Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

R
Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina

Documentação para Casamento na Igreja Católica

Regiane, dia 21 de Março de 2018 às 15:09 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 43

Hello Hello noivinhas!

Falei aqui nesse debate , que a nossa data estava finalmente marcada!! YEY!

tumblr_inline_mlzg6r5wPF1qz4rgp.gif

Mas nem tudo são flores né? haha

Tirando as taxas da Capela, da Igreja e o auxilio para o padre, eu fiquei apavorada com toda a Documentação Solicitada pela igreja para o casamento!

SEGUE:

-Certidão de Batismo com Data Recente - Sou de outra cidade, então tenho que pedir com antecedência , mas não muita senão a data não será aceita!

-Certidão de nascimento atualizada e RG - Me ferrei, porque o RG tem validade de 1o anos e completo os meus 10, nesse ano, mas como vou acrescentar o sobrenome do marido, vou ver se consigo passar com a antiguinha mesmo rs

-Comprovante do Curso de Noivos

-Comprovante de Dizimo

-Comprovante de Residência

-Nome completo do Celebrante

-Certidão de Casamento no civil -Detalhe que eles pedem os documentos com 6 meses de antecedência !! Como iremos financiar nosso apê, essa documentação teremos que conversar bem certinho para ver o que faremos. Casamos em Maio de 2019 e o apê fica pronto em Janeiro de 2019, iremos financiar só no nome dele, então estamos torcendo para o financiamento ser aceito (sim desde já )para que dai possamos casar no civil entregar a documentação na igreja hahahaha

-Comprovante 1ª Eucaristia e Crisma

-Nome completo dos padrinhos

-Declaração Matrimonial da Paróquia Residente

UFA!


É tanta coisa que a gente até se perde né? Isso para o casamento no religioso, porque no Civil a coisa muda e precisarei de mais documentos!

E na cidade/ Paróquia de vocês é a mesma documentação?

Sabiam da exigência de todos esses documentos?

Beijos beijos!

43 Respostas

Última atividade por Wellyngton, dia 8 de Dezembro de 2021 às 16:37
  • Wellyngton
    Noivo Novato Abril 1992 Minas Gerais
    Wellyngton ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso é uma piada, para se casar na igreja basta comprovante de crisma que já anula os outros, e os documentos básicos, mais do que isso é só
    Para faturar.
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nath, não sou de goiania, mas vou te responder ta?

    Olha só, assim como o curso de noivos, pra igreja católica, a crisma tbm e é um pre requisito.

    Seria interessante conversar na sua paróquia caso não tenha e verificar o que podes fazer, ou alguma alternativa. Caso o seu noivo ou vc sejam de outra religião, acredito que não há necessidade, somente uma outra comprovação documental.

    • Responder
  • N
    Noiva Novata Setembro 2019 Goiás
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguém conhece alguma paróquia ou Capela em Goiânia que não exige crisma?
    • Responder
  • N
    Noiva Novata Setembro 2019 Goiás
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Poderia me informar o nome e a cidade da paróquia, por gentileza?
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahaa complicado, e como a noivinha disse ali, a validade é de 6 meses. Exatamente a data que eles pediram a documentação, pra encaminharmos com antecedência hahaha
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah foram menos itens, mas a correria pra ir atrás de uns é igual né? Hahaha
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmm exatamente Tati
    • Responder
  • Ludmila
    Noiva Constante Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é!! Estou no pé do mozão pq ele é de outra cidade

    • Responder
  • Sthefany
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Sthefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na minha paróquia, precisei entregar xerox dos nossos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência, entregar o comprovante do batistério (solicitado na paróquia onde ocorreu o Sacramento com 6 meses de antecedência, pq ele tem validade de apenas 6 meses), comprovante de realização do curso de noivos e o pagamento da taxa, além de termos feito a entrevista com o padre. Preenchemos uma folha tbm, com nossos dados pessoais e informações de trabalho, além de entregar a documentação de dois padrinhos que irão assinar o livro.

    Não nos foi exigido o Sacramento do Crisma (embora sejamos crismados e atuantes na Pastoral - agora chamada de IVIC), nem comprovante de dízimo ou coisas do tipo. Smiley winking

    • Responder
  • Tati e Jeff
    Super Noiva Novembro 2018 São Paulo
    Tati e Jeff ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, por isso que as pessoas só casam no civil.

    Observei que as documentações necessária variam de paróquias...

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Junho 2018 Rio Grande do Sul
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É muita burocracia mesmo 😞
    • Responder
  • Renata
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha paróquia, pediram apenas certidão de nascimento atualizada e de batismo atualizada, xerox do RG e comprovante de residência.
    • Responder
  • Renata
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha paróquia foi mais suave, precisamos das certidões de nascimento e batismo atualizadas e pronto.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah simmm.... rsrsr

    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ufa, menos mal né haha

    Mas sobre o comprovante de dizimo, é que pagaremos 200 reais a menos no aluguel da capela e 200 a menos nas taxas da paróquia haha

    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É muita coisa né? haha

    Sobre o dizimo, já sou dizimista ai pra mim não foi tanto problema ahaha

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Exigiram bastante coisa né noivinha? Na minha paróquia não pediram comprovante de dizimo, e nem crisma.

    • Responder
  • Luanna
    Noiva Constante Abril 2018 Rio de Janeiro
    Luanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Comprovante de Dizimo??? EU vou casar em igreja catolica e não me pediram não!

    -Identidade (vou levar a habilitação, é nova hahah)

    -Comprovante de rezidencia

    -Certidão de batismo atualizada

    -Certificado do estado do civil

    -curso dos noivos

    e so!

    Ah e identidade e comprovante de residencia dos padrinhos

    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Milagre que não nos pediram check list também hahaha só faltou restringirem nossos fornecedores tbm rs

    Nem vou falar muito pra não trazer azar pras proximas noivinhas que casarem na mesma capela haha

    • Responder
  • Débora
    Noiva Esperta Junho 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caraca pediram bastante coisa... Aqui me pediram : cópia do RG , comprovante do curso de noivos, certidão atualizada do batismo e ficou pendente entregar o papel do casamento civil.. nem o comprovante de endereço a moça me pediu, só solicitou o endereço no dia em que ela deu a entrada. Além disso só preciso entregar um check list com o nome e telefone dos fornecedores que irão trabalhar no dia da cerimônia
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah sim, é sempre uma correria né Bru? hahah Acho que eles deveriam ser menos exigentes! Como eu disse em um dos comentários, as pessoas acabam desistindo de tudo por causa da burocracia! E depois a igreja questiona o motivo de os casais casarem só no civil hahahaha

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Esperta Junho 2018 Rio Grande do Sul
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, muita documentação mesmo!! Para nós pediram só a certidão de batismo, comprovante de residência, curso de noivos, essas coisas básicas. E por aqui ainda pode ser realizado somente o casamento no religioso, apesar de que pra nós seria tranquilo, pq ja somos casados no civil há 3 anos. Mas oq eu preciso correr é com o curso de noivos e certidão de batismo.
    • Responder
  • Heloise
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também casei em uma paróquia de outro bairro porque era uma capela, menor e atendia melhor aos poucos convidados que eu tive... Fiz todo processo na paróquia perto da minha casa e depois levei na capela que eu ia casar, não me pediram tantos documentos, mas por conta disso tive que pagar duas taxas, uma em cada igreja :/
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmmm doideira ne?
    O que acontece, eu vou casar numa paróquia vizinha! Mas da mesma diocese. Como se fosse um bairro /distrito. Não cheguei a ver na minha paróquia onde sou dizimista, pq eu não queria casar nas igrejas aqui perto haha e a capela que gostamos, pertence a essa paróquia, mas pensa a burocracia que é, as vezes dá vontade de desistir de tudo é casar só no cívil hahahahha
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só a certidão de batismo atualizada já achei um sacrifício, pq como sou de outra cidade, vai ser um caos conseguir hahaha realmente, cada paróquia tem suas regras e cada vez mais exigentes hahaha
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E não é? Um saquito hahah
    • Responder
  • Heloise
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei na igreja Católica Regi, mas não me pediram certidão de nascimento e rg atualizado, nem comprovante do dízimo, nem nome do celebrante e a certidão do civil poderia ser o protocolo de agendamento, de resto foi igual... A sua paroquia está bem burocrática mesmo Smiley surprise
    • Responder
  • N
    Noiva Constante Agosto 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, vou casar na igreja católica e não foi pedido nada disso! Pediram a certidão de batismo atualizada, cópia do comprovante de endereço e curso de noivos, apenas isso. Crisma, dízimo, nada disso foi pedido...acho que cada paróquia tem as suas regras então, e eu achando ruim de ter que pedir certidão de batismo kkkk
    • Responder
  • I
    Noiva Ativa Novembro 2020 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas, fiquei impressionada com a burocracia para casar na igreja, uma amiga minha casou e a igreja que ela frequenta pediu ate o comprovante de crisma de todos os padrinhos.
    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah que ótimo Tay! Obrigada pelo comentário, vou verificar essa possibilidade simmm!

    • Responder
  • Tayanara
    Noiva Ativa Abril 2018 Paraná
    Tayanara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, eu não precisei de muitas coisas que estão ai. Mas sobre a Certidão de Casamento Civil, no meu caso foi assim: demos entrada na Igreja com 6 meses de antecedência. Também nos pediram a certidão civil ou uma declaração do cartório de que o civil seria antes do religioso, porém deram o prazo de entregar isso 60 dias antes do casamento. Quando demos entrada no civil, pedimos esta declaração e levamos na Igreja, e eles aceitam. Resumindo o civil será 3 dias antes do religioso, por escolha nossa, mas poderia até ser no mesmo dia.

    Veja esta possibilidade, assim podem fazer o financiamento tranquilamente.

    • Responder
  • R
    Noiva Master Maio 2019 Santa Catarina
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahahah que bom que não precisou noivinha!

    Mas sempre tem alguma restrição né? Eu tbm tive com a Capela que escolhemos, mas com relação as datas, pq é bem concorrida...

    Sobre eles monopolizarem a decoração, que chato né? E concordo com você! O sacramento é o que vale para nós! Não sei pra que tanto empecilho haha depois reclamam quando ninguém mais quer casar na igreja e decide juntar as escovinhas de dentes!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas