Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Marielly
Noiva Novata Abril 2024 Santa Catarina

é possível organizar o casamento sozinha?

Marielly, dia 28 de outubro de 2021 às 23:45 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 31
Desde que decidi fazer a festa, tenho corrido atrás dos fornecedores e buscando leitura e ideias que me ajudem na construção da cerimônia e da festa. Mas dia desses, falando com uma empresa de decoração, ele me perguntou se eu já havia contratado uma cerimonialista pra organizar meu casamento, e que ele falaria com ela sobre os detalhes.

Primeiro, não gostei do tom. Quem paga e quem decide, sou eu. Segundo, fiquei apreensiva de estar fazendo algo errado em projetar as coisas sozinha. Alguém pode me dar uma opinião?

31 Respostas

Última atividade por Vitória, dia 1 de Novembro de 2021 às 03:07
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mari, eu não vejo problemas em organizar sozinha porém no dia é ideial ter uma cerimonialista para vc ficar em paz... Porque durante todo o processo vc consegue organizar porém no dia, vc vai estar nervosa/ansiosa, vai precisar se dedicar no seu dia da noiva então deixar alguém de confiança responsável pela arrumação e organização do local é essencial e nada melhor do que uma cerimonialista para fazer isso!!!
    • Responder
  • Francinete
    Noiva Ativa Dezembro 2021 Bahia
    Francinete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou organizando o meu sozinha, graças a Deus, está tudo bem. Ainda estou finalizando, mas é pouca coisa.
    A cada dia que passa, o coração acelera.
    Os convidados ligam, mandam mensagens, para saber como estou.
    É muita emoção!
    Sucesso para você, já deu tudo certo!
    • Responder
  • Francinete
    Francinete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marielly, desculpas, sem querer troquei seu nome com outra noiva. Mas desejo muito sucesso, qual seja a sua decisão!
    • Responder
  • Francinete
    Francinete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia noiva Amanda, então a cerimonialista, é realmente uma ótima sugestão, corrir atrás de uma, ela é ótima, porém, devido o meu orçamento, ficou o valor alto para mim e meu noivo, mas apoio a idéia, se você optar por este profissional, elas são ótimas em organizar tudo de casamento. Espero ter ajudado em alguma coisa. Desejo sucesso em todas as suas decisões.
    • Responder
  • Julia
    Super Noiva Abril 2023 Rio de Janeiro
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Utiliza o cronograma que tem aqui no site ou baixa uma lista no pinterest, que assim cada coisa que fizer vai checando.
    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Constante Dezembro 2022 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu super normal eu estou fazendo sozinha esta indo tudo bem planejamos dois anos antes agora falta 400 dias kkkk e esta tudo correndo bem contratei buffet evento perfeito que ja tem ceremonialista do dia to de boas kkkk
    • Responder
  • Marielly
    Marielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha sou desse time também, mas tenho medo de deixar faltar algo, insegurança!!
    • Responder
  • Julia
    Super Noiva Abril 2023 Rio de Janeiro
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fique calma noivinha. Não estava fazendo nada de errado e é super possivel fazer as coisas sozinhas. Eu so vou contratar cerimonialista para o dia do evento porque quero paz nesse dia e não resolver pepinos se aparecer rsrsrss. Mas eu estou fazendo tudo do casamento e ainda vou fazer algumas comidas no dia, porque não terá buffet contratado. eu vejo os meus fornecedores, eu converso com eles e eu que pesquiso tudo. O noivo so opina para facilitar rsrs porque não entende muito.

• Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Mari,
    É totalmente possível organizar sozinha, por aqui estou fazendo isso também!
    Só acho importante a cerimonialista mesmo, de resto...dispensável.
    • Responder
  • Stella
    Noiva Constante Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Stella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha , estou fazendo exatamente como a Júlia colocou no post dela.

Auxilio apenas para o dia pq eu queremos muito tudo do nosso jeito. Confie e dará certo.

Beijos e boa sorteSmiley heart

• Responder
  • Alessandra
    Noiva Constante outubro 2022 Paraná
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Marielly.

Como uma "boa e velha" psicóloga, eu sinto a necessidade de te responder de uma maneira diferente. E já peço desculpas se minha resposta ficar muito grande.

Li alguns comentários das outras noivinhas e concordo. Com certeza dá pra fazer sim seu casamento sem ajuda de uma cerimonialista, e ter essa pessoa apenas no dia para garantir que tudo saia bem. Muitas noivas adotam essa forma de organização e está tudo bem. Por aqui eu comecei assim também, praticamente todos os meus fornecedores, foi eu mesma que fui atrás, conversei, negociei, consegui descontos e fechei contratos (com a participação do noivo claro). Mesmo assim, ontem tive a minha primeira reunião com nossa cerimonialista, que vai nos ajudar a cuidar de tudinho até o dia. Foi muito legal a conversa que tivemos com ela ontem, e por isso lendo seu questionamento eu fiquei pensando no seguinte:

Claro, que não estava lá pra escutar o decorador, avaliar o tom de voz dele e tudo mais, você quem estava e tal.

Mas, talvez o decorador não tenha tido a intenção de te dizer que você não teria competência para isso sabe? Eu contratei meu decorador antes mesmo da cerimonialista. Talvez ele tenha dito isso, na intenção de que a pessoa possa te dar dicas. Quando ele fala sobre ver os detalhes com ela, acredito que possa ter sido, no sentido do layout do espaço, das possibilidades de cores para apresentar para você, e tantas outras coisas. Meu decorador, fez a mesma pergunta e comentou que conversaria com ela também.

Então não acho que ele tenha falado para afirmar que quem vai decidir é a cerimonialista, sabe. Como todos eles trabalham em muitos casamentos, e eventos, eles tem um q, para não deixar faltar nada.

Por exemplo, a minha cerimonialista, é designer de interiores, consultora de imagem e tem formação em cerimonial, ela deu umas sacadas geniais ontem para nós. E ela disse, que ideias vamos ter muitas, mas quem vai decidir vai ser nós. Ela vai sugerir, personalizar, cuidar dos mínimos detalhes para que seja perfeito do nosso jeitinho. Eu já escolhi varias coisas sem ela, e esta tudo certo. Inclusive até recebi elogios hahah. Mas ela por exemplo vai ficar responsavel pelas confirmaões, para lembrar datas de pagamentos, cuidar dos horarios dos fornecedores, vai nos acompanhar nas degustações e negociações, vai sugerir cores, paleta, e até vai ficar com a parte de falar pra alguem que ele nao foi convidado, caso venha um penetra confirmar presença. hehehe

Então, será que inconscientemente não existia um receio em você mesmo, sobre a certeza ou não de que não teria problema algum você organizar tudo sem cerimonialista, e quando o decorador comentou sobre, seu cérebro naturalmente reagiu a esse seu medo, e você se sentiu incomodada? Como se vc nao fosse competente para?

Também nao quero que vc se sinta julgada pelo que estou falando, mas essas reações sao normais, vai por mim.

De qualquer maneira, sei que vc vai fazer um trabalho incrivel.

• Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiê, noivinha!
    Sinceramente, é besteira contratar assessoria desde o começo, nós somos capazes de organizar e pesquisar tudo. Eu me casei em 18/09/2021 e fui atrás de tudo, tive assessoria apenas para o dia C, porque não quero ninguém mandando mais que eu e meu noivo hahaha
    • Responder
  • Isis
    Noiva VIP Março 2022 Minas Gerais
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, nós optamos por contratar uma cerimonialista, mas nada impede que vocês organizem sozinhos ou até mesmo contratem uma cerimonialista apenas para o dia. De qualquer forma, achei estranho essa fala desse decorador, pois mesmo com a cerimonialista escolhemos cada detalhe da decoração
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mari, por aqui estamos organizando sozinhos e com praticamente todos os fornecedores já fechados. Contratamos a cerimonialista apenas para o dia.
    A gente decidiu organizar sozinhos pq já tínhamos em mente o que queríamos e como queríamos, então não achamos necessário contratar assessoria para o decorrer dos meses, até pq a nossa cerimonialista sempre indicou alguns fornecedores que perguntamos. Eu acho super normal organizar só os noivos
    • Responder
  • Franciele
    Super Noiva Novembro 2024 Paraná
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Marii, não tem nada de errado em organizar sozinha não!
    Eu mesma estou fazendo bem dizer tudo sozinha por aqui.
    Como temos bastante tempo já estamos falando com alguns fornecedores, vendo valores, comprando algumas coisas tbm. O pessoal da chácara a onde fechamos para a cerimonia e recepção nos orientou a contratar uma cerimonialista pelo menos para o dia do casamento, para nos ajudar com o cortejo e qualquer outro imprevisto que possa acontecer.

• Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não há nada de errado em organizar sozinha noivinha!
    É possível sim organizar tudo sem ajuda, eu mesma estou fazendo assim. Estou fazendo tudo somente com a juda das meninas da comunidade... No dia terei cerimonialista, já está contartada e paga... mas o papel dela será de organizar as coisas conforme eu decidi!

Smiley heart

• Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha. Eu fiz tudo sozinha. Busquei orçamentos, fechei contratos e etc.

Porém contratei uma assessoria somente pro dia da festa justamente pra cuidar de alguns detalhes por mim. Por exemplo receber a decoração, orientar a montagem. Acho importante ter alguém lá pra garantir que tudo está sendo feito como vc quer e não quer dizer que a assessora que decide as coisas por vc. Ela apenas vai ser alguém com todos os seus desejos na mão, garantindo q vai ficar exatamente daquele jeito enquanto vc se arruma. Não da pra ser a noiva a organizar a montagem da festa.

• Responder
  • Vanessa Augusto
    Super Noiva Novembro 2021 São Paulo
    Vanessa Augusto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não tem nada de errado em organizar o casamento sozinha. O meu eu organizei 95% sozinha! Tenho uma cerimonialista do dia e pedi algumas dicas pontuais, mas eu que fui atrás de tudo
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo noivinha!!
    Por aqui as decisões e quem corre atrás de tudo sou eu, mas no meu dia C quero alguém para cuidar de tudo e eu festar hahaha.
    • Responder
  • Marielly
    Marielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amei, agora entendi a diferença. Preciso de alguém que me ajude no dia C, e não alguém que faça todas as escolhas pra mim! Obrigada pela explicação ❤
    • Responder
  • Marielly
    Marielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada demais!!! Vai dar certo 🥰
    • Responder
  • Marielly
    Marielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, muito obrigada!! Entendi bastante, eu fico em dúvida também sobre o que, de fato, significa investir em um assessor. Claro que se ele conseguir preços menores e ajustar os detalhes, já vai ser uma super ajuda mesmo!
    • Responder
  • Mariana
    Super Noiva Setembro 2022 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia noivinha, eu comecei organizando sozinha cheguei até fechar uns 3 ou 4 contratos correndo atrás dos fornecedores que eu já queria e fecharia só a assessoria de detalhes que você contrata para 1 mês antes do casamento e ela faz todas as reuniões finais com você e trabalha durante toda a festa.

Até que eu ouvi de um dos fornecedores de decoração o seguinte "geralmente eu não fico recomendando para os noivos assessoria, isso é uma decisão de vocês, mas estamos em uma fase dos eventos onde muita gente está fechando (por conta da pandemia), e querendo ou não são as assessoras que sabem quem está bem e quem não está." confesso que contratei a assessora na semana seguinte e não me arrependi, poderia sim ter continuado sozinha mas só as negociações que ela fez para mim já foi uma baita economia.

Então noivinha dá sim, com certeza, para você planejar sozinha e só contratar a assessoria de detalhe, mas se seu orçamento permitir eu super recomendo (isso que eu era a pessoa que falava que assessora era dinheiro mal investido kkkk)

• Responder
  • Karine
    Noiva Esperta Fevereiro 2022 Goiás
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, eu acredito sim que da de organizar tudo sozinha.. no dia é bom ter alguém que acompanhe e ajude, mas não é a via de regra.. se o seu casamento ainda tem um tempo pra acontecer, é melhor ainda você pode conhecer forncedores, e tudo mais..

• Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Mari, é 100% possivel e comum, não ligue pra isso porque a industria do casamento tenta te vender muitas coisas desnecessárias e ainda vão ter muitas situações do tipo na sua rotina, infelizmente. Foque nas suas ideias e você vai conseguir realizar o casamento dos seus sonhos e do seu gosto!
    • Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super dá sim, noivinha

mas pensa no dia da festa, onde vc quer aproveitar a festa e nao se preocupar com nada, a cerimonialista irá cuidar de tudo!!

• Responder
  • Joelma
    Super Noiva Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Joelma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha,
    Claro que você consegue organizar tudo, demanda muito tempo e dedicação + é possível. Particularmente, acho a figura da cerimonialista muito importante, a minha tem me ajudado demais. Acho que ela pode te ajudar bastante no dia, para que tudo saia conforme você tem planejado.
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Organizar sim, certamente. Mas no dia é indispensável ter alguém para cuidar dos fornecedores, cobrar e organizar para que você curta a festa.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Setembro 2025 São Paulo
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Marielly! Tudo bem?
    Eu acho bem possível organizar um casamento sozinha, sim. Principalmente se você tem tempo para ir atrás dos fornecedores, pesquisar bastante e se sabe negociar.
    Agora a cerimonialista, profissional que cuida de tudo no dia do casamento, eu acho que é indispensável para que os noivos consigam curtir o casamento com tranquiliadade. Dá uma olhadinha no post que a Júlia te indicou, acredito muito que irá te ajudar.
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Marielly!!
    Boa noite, tudo bem??
    Seja bem vinda a comunidade 🤩

Sim Marielly e possível organizar um casamento sozinha, mas para seu dia C ficar ainda melhor seria ótimo contratar uma cerimonialistas para ajudar no cortejo e demais detalhes na festa.

Por aqui eu mesmo estou fazendo tudo sozinha, contratação de forncedores, comprinhas para lembrancinhas de padrinhos, crianças, minhas jóias, sapatos, pesquisando buquê etc... Enfim muitas coisas estou fazendo sozinha, mas para o cortejo no dia do meu casamento eu terei alguém para me ajudar, uma cerimonialistas.

Olha só esse: post https://comunidade.casamentos.com.br/forum/cerimonialista-e-assessoria-venha-saber-a-diferenca--t666386
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não está errada noivinha!
    É possível sim organizar sozinha, e tenho certeza que sairá lindo da mesma forma!
    Com certeza cerimonialista ajuda, porém não é mandatório não! Beijo
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas