Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carol Lima
Noiva Master Junho 2022 São Paulo

Economia de Verdade 2 (juntando dinheiro pro casamento!)

Carol Lima, dia 8 de Dezembro de 2019 às 09:14

Publicado em Fórum Antes do casamento 44

Oi noivinhxs! Pra quem não sabe, fiz um debate anterior: Economia de verdade (pra quem não vai ganhar as coisas!) E pra quem já sabe: bora juntar grana pra conseguir investir nesse casório? #Bora! Vou compartilhar minha experiência para inspirar vocês: combinei com o mozão que iríamos juntar uma...

Oi noivinhxs!

Pra quem não sabe, fiz um debate anterior: Economia de verdade (pra quem não vai ganhar as coisas!)

E pra quem já sabe: bora juntar grana pra conseguir investir nesse casório? #Bora!


Vou compartilhar minha experiência para inspirar vocês: combinei com o mozão que iríamos juntar uma grana numa poupança pra usar no casório! Cada mês os dois dão um mesmo valor X pra coisa ser justa! (dentro da realidade do que ganha menos, se o que ganha mais quiser guardar um valor maior, melhor ainda)


Mas e o valor? Como definir? $$

Bom, aí depende de vocês. Como eu disse, não recebemos o mesmo salário. Então fiz todo esse planejamento com base no salário menor pra coisa ficar justa e ninguém se apertar!

1º: Antes de definir o valor, ZEREM SUAS DÍVIDAS. Sabe o cartão? Pega o 13° e, ao invés de comprar presente pra todo mundo e não receber de ninguém ou gastar ele inteiro numa bolsa nova que vai sair de moda ano que vem, quita as parcelas e já inicia o ano com ele zeradinho. Se não der pra acabar com todo o valor, acabe com a maior parte pelo menos. Quanto menos você gasta no mês, mais sobra pra guardar!

2º: Tenha noção do quanto você gasta por mês com as contas recorrentes (água, luz, aluguel pra quem já saiu de casa, gasolina pro trabalho, etc) e veja o quanto realmente sobra do seu salário.

Com base nisso, você separa um valor pra lazer, outro pra emergências e outro pra guardar.

MAS LEMBREM-SE: CARTÃO DE CRÉDITO NÃO É DÍVIDA RECORRENTE! VOCÊ GASTA NELE O QUE QUER E TEM TOTAL CONTROLE SOBRE ISSO!

Um exemplo: A pessoa que ganha menos ganha 1.200 por mês e gasta 500 em contas recorrentes.

Sobraram 700 reais: pode deixar 200 pra lazer no mês (é isso que sua fatura do cartão tem que custar, bebê, cuidado com as parcelas), 100 pra uma possível emergência e aí sobrou 400 pra poupar.

Aí basta todo mês você e seu noivo juntarem os 400 reais numa poupança a parte (ou seja, vão guardar 800 no total) e em um ano terão 9.600 reais (um casamento simples), em dois anos terão 19.200 reais (casamento legal, dá até pra aumentar os convidados) e assim por diante.


Dica Extra: Pra engordar mais ainda esse porquinho, dá pra colocar a mais: dinheiro das férias, 13º salário, prêmios da empresa, renda extra com vendas e serviços que você pode oferecer fora do seu trabalho normal...

E gente, e aqui vale lembrar também: não importa o tempo de noivado. Já vi uns que duraram 3 meses assim como já vi outros que duraram 5 anos! Se o seu sonho é festão: vai demorar sim, mas vai valer a pena. Se o seu sonho é simplicidade, a coisa pode vir mais rápido! Só não vale desistir!


Boa sorte e fiquem ricas! ... até o casamento, é claro. kkkk

44 Respostas

  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Show de bola, Carol! Arrasou!
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas noivinha, obrigada! 😊
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faço simmm! Obrigada! Bom saber que curte as diquinhas!
    Então, esses extras ajudam muito mesmo! Não adianta, tem que saber que durante o planejamento a grana vai ser curta e grossa. Não tem jeito kkkk
    • Responder
  • P
    Noiva Constante Maio 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carol faz mais!! Gosto dos seus debates kk
    Eu e meu noivo estamos na luta pra diminuir o cartão (mês passado veio 4k de fatura 😣) mas mesmo assim, mês de novembro, ainda conseguimos guardar 10k pro casório, justamente por conta de décimo e férias, ajuda muuuuuuito, ufa 🙌🏼
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bacana a dica Carol! Esses bancos digitais dão opções muito boas para os clientes, vale a pena analisar os benefícios! ☺️
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade!
    Muitas pessoas têm medo de investir por não saber ao certo como funciona, etc... Por isso, mais uma dica, pra quem tem esse receio: a Poupança da Nuconta (da Nubank) rende diariamente por se tratar de um desses investimentos. Vale a pena mesmo pesquisar! Smiley heart

    • Responder
  • Elaine
    Noiva Esperta Novembro 2021 São Paulo
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas... Se seguir direitinho conseguimos casar com dinheiro no bolso e sem dividas. Parabéns noivinha 💞
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate Carol!
    Sou muito adepta ao poupar, acredito que seja extremamente importante pra cada sonho e objetivo na vida! Tudo dá certo se bem planejado!
    Até deixo uma dica, invistam em algo como tesouro direto ou fundos de investimento por exemplo, não deixem o dinheiro em poupança que ela não rende! Na verdade, por conta da inflação estar mais alta que o rendimento da poupança, quem deixa o dinheiro lá está desvalorizam seu poder de compra! Então verifica quanto está rendendo o sistema de fundos do seu banco! 😉
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Esperta Agosto 2021 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo
    Começamos com esse controle agora, e já melhorou bastante toda semana a gente preenche com os gastos anteriores tem ajudado muito!

    Obrigada 🙏🏽👏🏼
    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Cartão é maior amigo e o pior inimigo de todo mundo, Mariana. Tem que saber usar mesmo, se não ele te complica a vida!

    Minha dica: Faz uma planilha sempre que usar ele pra alguma coisa. Eu tenho uma e sei quanto vou pagar nos próximos meses do cartão (com as famosas 1 de 10, 2 de 5 e assim vai kkk). Então se chega uma hora que a fatura já tá no meu limite, por mais que seja tentador e o limite do cartão aceite, eu não compro mais. Espero a fatura virar, pago a parcela atual e só depois compro mais alguma coisa se os próximos meses permitirem! E ah, nunca parcele uma fatura. Que sobre 1 único real pra você passar o resto do mês, mas parcelar fatura e pagar juros altíssimos é um pecado que precisamos evitar cometer!

    Boa sorte e foco, noivinha!

    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que deu certo! Tá vendo só? Foco que a coisa vai. kkk
    Se usar a grana que tá guardando pra pagar aquela parcela específica do cartão não tem problema nenhum! O problema é quando a galera vê que sobram os "700" reais do salário e me inventam uma parcela de 600 pro cartão. Aí não tem jeito. kkkk

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Esperta Agosto 2021 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    👏🏼
    Arrasou nas dicas!
    Confesso que diminuir o cartão é o mais desafiador para mim, um foi bloqueado já vai me sobrar um pouco mais e o outro vou tentar congelar os gastos o máximo possível!
    E vamo que vamo🙏🏽💕
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas