Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luara
Noiva Novata Dezembro 2025 São Paulo

Entrar com mãe e padrasto na igreja

Luara, dia 21 de Junho de 2025 às 11:03 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 8

Olá noivinhas, me caso em dezembro desse ano e estou um pouco apreensiva quanto à entrada na igreja.
Sou católica e moro com minha mãe e meu padrasto há 20 anos. Com meu pai biológico tenho contato mas bem pouco, vejo ele 1x ao ano porque vou até a cidade dele, se não, não o veria (pra vocês terem ideia, nem meu noivo eles conhecem, e já estamos juntos há 3 anos). Tenho madrasta, irmãos, avós paternos enfim, amo muito todos eles, mas não vejo sentido de entrar com meu pai biológico e deixar meu padrasto e minha mãe que sempre tiveram comigo em todos os momentos. Então pensei em deixá-lo como padrinho com a minha madrasta e para entrar na igreja entraria com minha mãe e meu padrasto.
Minha irmã diz que meu pai ficará chateado e triste, mas quando eu fiquei também (na infância, por falta da presença dele) ninguém nunca se importou. Não sei se estou sendo arrogante de alguma forma, mas é o meu dia. Eu quero que pessoas que realmente são presentes na minha vida estejam lá comigo, e não ele somente para "fazer bonito". Será que estou errada por pensar assim? Como devo falar com ele sobre isso?

8 Respostas

Última atividade por Luara, dia 21 de Julho de 2025 às 11:01
  • Luara
    Noiva Novata Dezembro 2025 São Paulo
    Luara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada a todos que me ajudaram aqui. A conversa com meu pai fluiu tranquilamente. Ele entendeu e aceitou ser padrinho. De qualquer forma, agora estou mais tranquila para o grande dia Smiley heart

• Responder
  • Maria
    Admin Distrito Federal
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu entrei sozinha porque meu pai nunca foi exemplo enquanto esteve presente e, depois do divórcio, nunca fez o papel que lhe cabia. Eu entendo que tem que fazer o que realmente deseja. E, como é o seu casamento, você não deve satisfação para ninguém como será sua entrada, afinal, se ninguém quer saber de nada para não ter que ajudar, não precisa saber de nada para querer palpitar. O papel de pai tem que ser exercido no dia-a-dia, não na entrada da igreja em UM dia da vida da filha. Ninguém o cobrou para se fazer presente sempre, não tem que querer que ele pareça ser "O Paizão" neste dia. Apenas convide ele e sua madrasta e deixe a cerimonialista ciente. Aí ela organizará as entradas e quando todos estiverem no altar, aí você entra com sua mãe e seu padrasto e ponto final. Quem tem que se sentir culpado por qualquer coisa é ele, não você. Não é novela para cada um "exercer o papel que lhe cabe" neste dia.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Seja sincera, porém há outras opções, como seu pai levar até certo ponto e sua mãe e padastro seguir o restante, no entanto compreendo seu argumento e a resposta é bem simples, na verdade você já tem a resposta, seu pai nunca foi presente esse será seu argumento se ele questionar, caso contrário siga com o convite de padrinho, caso ele não aceite paciência é o que você tem a oferecer para que ele participe, mas se nem assim ele quer participar, vida que segue, Deus os abençoe.

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Passo pelo mesmo, a única diferença é que eu não tenho padrasto. Meu pai nem será convidado para o casamento, também não conhece meu noivo e é e sempre foi um pai ausente pra mim e meus irmãos (filhos de outras ex esposas), como quem te criou foi seu padrasto, acho mais do que justo que ele que te conduza até ao altar, pois precisamos quebrar tradições e colocar quem realmente nos ama e se importa. Seu pai ficar chateado, não doerá tanto quanto seu padrasto ficará, caso não entre, afinal, ele quem esteve com você em todos os momentos.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, pelo q vc falou seu pai optou por não fazer parte da sua vida e quem acabou preenchendo esse espaço foi seu padastro. Então, realmente faz mais sentido vc entrar c seu padastro. Eu entendo seu lado e acho q vc está certa...minha única preocupação e como vc vai informar a família, sem q isso vire um dramalhão mexicano...mas errada vc não está! Talvez fosse até bom para o seu pai fazer uma auto crítica e repensar as atitudes dele
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, pelo q vc falou seu pai optou por não fazer parte da sua vida e quem acabou preenchendo esse espaço foi seu padastro. Então, realmente faz mais sentido vc entrar c seu padastro. Eu entendo seu lado e acho q vc está certa...minha única preocupação e como vc vai informar a família, sem q isso vire um dramalhão mexicano...mas errada vc não está! Talvez fosse até bom para o seu pai fazer uma auto crítica e repensar as atitudes dele
    • Responder
  • Michelle
    Super Noiva outubro 2026 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, moça!
    Eu vou entrar com o meu filho, eu não vou me casar na igreja, então eu não sei se isso seria um problema.
    Mas eu acho que tem que fazer sentido para vc, e se faz sentido para vc, é o que importa.Se vc não tem proximidade com o seu pai, na minha opinião, nem seu padrinho ele deveria ser, mas aí fica a seu critério.Esse momento, da sua entrada, é algo muito importante e especial, tem que ser com pessoas que vc ama e vc quer do seu lado.
    Vai em paz na sua escolha, afinal é o seu casamento, tem que ser do jeito que vc é o seu noivo desejam
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas