Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

S
Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro

Entrevista com o Padre

Suelen, dia 13 de Maio de 2020 às 14:45 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 3 36

Boa tarde noivinhas Smiley ring

Nosso casamento está marcado para Outubro/20 se tudo ocorrer bem com a Graça de Deus.

Sendo assim, como algumas noivinhas sabem a Igreja Católica exige que os noivos façam o Curso de Noivos 6 meses antes do casamento. Nosso curso estava marcado para final de Abril, mas por conta do Covid foi adiado. Então a Diocese permitiu que façamos reuniões online para que quando tudo estiver normalizado já estarmos com o nosso certificado em mãos.

Só que em uma das reuniões foi falado em relação a entrevista com o padre. Oi, como assim gente ? Achei que isso só acontecia em filme americano



Confesso que fiquei de cabelo em pé. É certo que a figura do sacerdote intimida os noivos (e muito), que se sentem tensos sob a hipótese de dizer algo errado. Mas pelo que vi, as perguntas são bastante objetivas e só requerem a verdade. Afinal o padre só quer saber se estamos nos casando pelas razões certas e honesta para a igreja católica.

Então, fui em busca das perguntas que são feitas para preparar meu psicológico e não correr o risco de ter um casamento impedido.


1 – Jura dizer a verdade a nada além da verdade?

Essa é a primeira questão levantada pelo padre. Ela pode intimidar, mas na prática significa ser honesto com seus sentimentos e sua fé católica. Relaxe e confie na orientação de seu coração. Lembre-se que o padre é uma figura presente para ajudá-los, e não para tornar os seus caminhos tortuosos.

2 – Quanto tempo o casal tem de relacionamento?

As primeiras perguntas tendem a ser práticas e bastante “técnicas”, por assim dizer. O sacerdote buscará conhecer melhor o arranjo da relação dos noivos e há quanto tempo convivem. Essa pergunta não tem mistério, bastará informar o tempo de relacionamento do casal.

3 – Os noivos foram batizados?

A terceira pergunta da entrevista para casamento é igualmente simples e descomplicada. Não tem erro e não exige respostas super elaboradas e justificativas. Lembre-se que as respostas são individuais. Além disso, limite-se a responder o que pergunta o sacerdote. Se for o caso de alguma dúvida, ele próprio se encarregará da iniciativa para saná-la.

4 – Os noivos fizeram a primeira comunhão?

Seja honesto e torne a responder individualmente. Se os noivos fizeram a primeira comunhão, estarão prontos para partir para a próxima pergunta. Caso algum deles não tenha finalizado, o padre o incentivará a fazê-lo. O fator não será impedimento para a cerimônia, mas é de suma importância cumprir com ele o quanto antes. Nesse caso, o sacerdote repassará as orientações necessárias para se colocar em dia com a falta.

5 – Os noivos fizeram crisma/foram crismado?

O mesmo vale para essa questão. A negativa não contenta a igreja católica, mas tampouco será um fator terminante. Caso um dos – ou os dois – noivos não tenham sido crismados, o padre explicará a importância da crisma. Em seguida, uma vez entendido isso, o casal estará pronto para seguir com a entrevista.

6 – Os noivos já renegaram a fé católica?

Essa talvez seja a pergunta mais complicada. Ela pode confundir com o domínio de suas inúmeras interpretações. Se tiver dúvida, peça ao sacerdote para pontuar o que se classifica na renegação. Muitos padres procuraram saber se os noivos se converteram a alguma nova religião ou tornaram-se ateus. Lembrando que não frequentar às missas e discordar de algumas diretrizes não é renegar a religião católica. O que será levado em conta é sua fé e ser temente a ela. Muitos católicos se afastam da igreja durante alguns períodos. E, contando com a fé, retornam adiante. Por isso, não fique nervoso. Esclareça os pontos e deixe o assunto elucidado antes de articular e concluir uma resposta.

7 – Os noivos tem ciência de que o casamento é para sempre? Que aquilo que Deus une, nenhum homem não separa? O casal se compromete a nunca se separar?

Essas perguntas nada mais são do que uma demonstração de respeito e identificação com os dogmas da igreja católica. Se os noivos pretendem se casar, assume-se que tenham a vontade de conjugarem a vida juntos. Afinal de contas, ninguém se casa pensando em pedir o divórcio, correto? Portanto, é importante pontuar que o casal está comprometido em não se separar, uma vez que o propósito é a união em matrimônio. Aqueles que querem se casar diante os olhos de Deus, esperam ter a relação abençoada. Isto é, contam que nenhum homem poderá separar a união concebida diante de Deus. Sendo assim, não há porque se acanhar com a pergunta.

8 – Os noivos se comprometem a agirem como uma boa esposa e um bom esposo, cumprindo com suas obrigações? Os noivos se comprometem a viver de acordo a fé católica? Acolhendo aqueles filhos que Deus enviar e tratando de criá-los na igreja católica?

Essa pergunta sonda, mais uma vez, os valores dos noivos. No caso do casal ter filhos, o sacerdote se certificará de que serão repassados os ensinamentos católicos às crianças. Em outras palavras, se os possíveis frutos da união serão bem tratados e bem recebidos no seio da família e da fé. Quanto aos cumprimentos de bom esposo e boa esposa, naturalmente se pretende dividir a vida e o cotidiano, compromete-se a cuidar e respeitar seu companheiro. Afinal, será a dedicação mútua que garantirá uma união harmônica, próspera e estável.

9 – Se compromete em jamais realizar um aborto?

Aqui, o sacerdote reforça o princípio católico. Se o casal pretende ter filhos, é esperado que seja planejado e dentro do tempo certo. E que, antes disso, se não for do desejo do casal, que sejam tomadas medidas contraceptivas para evitar a gravidez. Desse modo, comprometer-se em não realizar um aborto é comprometer-se com a saúde e o bem estar do casal.

Ainda pode acontecer do padre perguntar se o casal compreende a importância do matrimônio; ou, ainda, se a união é de livre e espontânea vontade. Essas perguntas, como as demais, poderão ser tiradas de letra. Basta manter a calma e se manter focado.

Essas perguntas me tranquilizam um pouco, assim como espero ter ajudado vocês Smiley love





36 Respostas

Última atividade por Suelen, dia 23 de Julho de 2020 às 07:18
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Anna, que bom que gostou. Sim, os dois passam por esse processo juntos.

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2023 São Paulo
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei saber as perguntas que faz na entrevista, sempre quis saber!! Mas, será que quando o noivo não é católico, ele também tem que passar por essa entrevista??

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal uma assessora que foi missionária!!!!! Realmente estarão bem assistidos, principalmente em respeito a liturgia, porque infelizmente muitas assessorias enxergam apenas o evento, não a celebração. Aqui na paróquia já teve problema de o padre literalmente expulsar a assessora porque ela queria que ele repetisse o consentimento, porque a camera do fotografo deu problema. Ele parou tudo e mandou ela sair. Foi tenso (e ele tava certo a meu ver). Converse direitinho com ela. Quanto aos demais, não se prenda. Se são de outra religião, terão que respeitar, se sao catolicos de ibge tambem. Não deixem de ter se isso os deixa feliz. A celebração é o principal de tudo!




    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olha, na verdade ainda não conseguimos parar para ver isso, com essa coisa da pandemia demos uma freada e focamos mais na nossa obra, mas começamos a pesquisar algumas leituras e queríamos a eucaristia, mas ficamos meio receosos visto que alguns são aqueles católicos turistas, outros não tem religião, ou são evangélicos. Mas por nós dois teremos sim.

    E Deus nos deu a graça de ter a nossa assessora que é ex missionária da Canção Nova, então sabemos que teremos a melhor orientação possível.

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui a diocese também cortou flor no corredor. Se quiser são 4 arranjos no altar e mais nada.


    Também é desaconselhado plaquinhas, mas fica a cargo do pároco (a maioria não aceita). Pétalas e arroz também não. Já teve acidente que causou processo. Além disso arroz é desperdício de comida. Pode ser só um pouquinho mas poderia estar alimentando alguém. Então a diocese também não deixa.
    Como vocês estão preparando a liturgia? Quero primeira leitura e quero eucaristia!

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se Deus quiser lgo logo isso irá acabar.

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O que mais ficamos felizes quando pegamos o termo da Igreja foi, não pode plaquinha, não pode jogar pétalas, arroz, não pode tapete, flores no banco (apesar da igreja não precisar de nada disso como você pode ver nessas fotos). Além de ter o custo zero em relação a ornamentação (o que foi perfeito!) entendemos que o mais importante é a liturgia, a benção do padre e ter as pessoas mais importante conosco, plaquinhas, petálas, flores pode ficar pra recepção, acho que lá sim é local para isso.

    Isso, casam por casar, para agradar pais, casam na igreja sendo que frequentam outra religião, outra crença (nada contra, respeito quem faça!) Mas depois que a gente vive e tem Deus em primeiro lugar entendemos tudo mais claramente

    • Responder
  • Mislaine
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Mislaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou ve sim. Com fé em Deus o corona vai embora e não dá para perder o casamento por conta de prazo.
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso, ve o quanto antes para que você não perca esse processo, se não você não consegue dar entrada na papelada

    • Responder
  • Mislaine
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Mislaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah que bacana. Vou ligar hj na igreja para saber como fazer. Fiquei louca com essa informação e já fui correndo falar com o noivo. Kkkkk
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. Enquanto católica isso me entristece muito também. Sou ativa em minha paróquia e infelizmente o que mais vejo são casais que sequer entram na Igreja pra uma missa querendo decorar igreja a bel prazer, "personalizar cerimonia" (gente personalizar o que? A liturgia é magna e é linda!) Etc. E quando fala que não pode, nosssaaaaa. Outra coisa que vejo DEMAIS , ainda mais aqui em Minas, é quem casa na Igreja porque "se não os pais morreriam". Gente é sério demais pra simplesmente ir ali fazer um "teatro" só pra pais ficarem felizes. Eu sou a primeira a falar, se não acredita no que está sendo celebrado, no que aquilo realmente representa, NAO CASE NA IGREJA. Procure um celebrante que faça algo do jeito de vocês, mas não mexa com o sagrado.



    Precisamos de mais debates como o seu pra despertar mais a consciência.
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo plenamente com você. O sacramento vai muito além de entrar na igreja vestida de noiva para realizar um sonho, existe todo um contexto por trás disso e o que mais me deixa chateada é saber que pessoas casam na Igreja somente por dizer que casou sem saber o real sentido da coisa. Acho que por isso as igrejas andam um pouco mais ríspida em alguns quesitos em relação a celebrar um casamento.

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho que o padre conhecendo o casal, faz com que isso se torna uma coisa mais leve e não uma coisa cabulosa. Agora tô ansiosa para a entrevista rs

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu já estava ansiosa para fazer o curso desde quando sairão as datas e com essa coisa da pandemia me deu uma desanimada, mas confesso que ta sendo uma experiencia maravilhosa.

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu to amando fazer, apesar de tá sendo online (morro de vergonha de ser 'filmada') já tá sendo uma experiencia maravilhosa. Aqui também as reuniões são em dois dias, mas nesse formato eles estenderam para 10 reuniões.

    Acho que se fosse um padre que não nos conhecesse confesso que estaria muito mais apreensiva, mas nosso padre é tão tranquilo que me fez ficar mais calma rs

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    No nosso caso somos crismados a anos, mas tenho uma amiga que o noivo não tinha a crisma mas o padre autorizou pois já acompanhava o casal a muito tempo, mas exigiu que o noivo fizesse depois do casamento.

    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que mais me fascina* corretor
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei!!


    Apenas um adendo, se me permite. Um sacerdote (pelo menos um sacerdote obediente a Roma -ta raro... ) jamais vai sequer citar contracepção, salvo nos casos gravíssimos. O catecismo diz que em caso de situação financeira grave (nao é quero poupar pra uma casa ou viagem é estamos passando fome) , pode-se por um tempo, espaçar a chegada dos filhos, bem como problemas graves de saúde, como um dos cônjuges com doença mental ou pesada como um câncer. Porém o único método permitido pelo catecismo é o método natural, como MOB (não é tabela tem que estudar muito e exige compromisso do casal -é o que mais me faxina pois desonera a mulher de ter que ficar na neura). Qualquer outros (pílula, camisinha, coito interrompido, diu, etc) são condenados e um bom sacerdote deve informar isso.
    Ahhh outra coisa, manifestar o não desejo de ter filhos torna o sacramento nulo (isso é dogma, não tem discussão).
    O principal objetivo de um matrimônio é gerar a vida. Se um do casal não está aberto a isso, é inválido e um bom sacerdote (de novo tá raro... ) deve inclusive não autorizar a celebração.
    Da medo? Da. Mas, pelo menos pra nós católicos, da dimensão do que é o sacramento. Importantíssimo antes de contrair.
    • Responder
  • Jenypher
    Super Noiva Dezembro 2020 São Paulo
    Jenypher ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha, me ajudou mtoooo
    • Responder
  • Mislaine
    Noiva Constante outubro 2021 São Paulo
    Mislaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha agr vc me deu um choque de realidade. Tbm caso em outubro e nem tava lembrando dessas coisas 🤦
    Agr vou ter que correr atrás. Jesus me ajude
    • Responder
  • Dayana
    Noiva VIP Abril 2021 Rio de Janeiro
    Dayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bom ter visto algumas perguntar por aqui, obrigada noivinha.. nos fizemos nosso curso início de março inclusive já se falavam em pandemia mas não estava rigoroso, então igreja reduziu o tempo do curso que seria o dia inteiro para metade do dia, conseguimos o certificado mas essa questão da entrevista da um nervoso mesmo rs !
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lendo os outros comentários, lembrei q realmente o padre pergunta se já fomos casados antes e tal...


    É sobre o "segredo" na hora q ele perguntou, eu pensei em toda a minha vida pra ver se Tinha algo q ele não sabia. 😂
    • Responder
  • Lorrine
    Super Noiva Junho 2021 Rio de Janeiro
    Lorrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    *crismamos
    • Responder
  • Lorrine
    Super Noiva Junho 2021 Rio de Janeiro
    Lorrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que pra isso acontecer só se for algo muito grave. Eu e meu noivo, por exemplo, não somos praticantes e nem criamos, e não teve nenhum problema.
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Essa do segredo é interessante e me fez até pensar em alguma situação que nunca tenho contado.

    obrigado por compartilhar Smiley love

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na hora da reunião quando os responsáveis falaram que já teve situação do padre impedir o casamento, confesso que fiquei meio apreensiva, mas vai dar tudo certo

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nane, muito bom saber disso. Me faz ficar mais tranquila, apesar de não ter anda a temer rs

    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinhas! Fiz a entrevista com o padre no sábado passado e ele fez exatamente as perguntas que você colocou aí em cima, e mesmo as diferentes, seguiram a mesma linha: filhos, maternidade, indissolubilidade do casamento, aborto. Fique tranquila! Não tem nada de demais. Vi mais como um protocolo/ exigência da igreja do que efeito prático propriamente dito, rsrs
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu lembro muito vagamente sabe?

    Mas perguntas q me marcaram foi a questão dos filhos. Ele perguntou se pretendemos ter filhos e minha decisão era NÃO, tive q trabalhar isso e conversar muito com meu, na época, noivo. Até eu decidir q queria sim. Daqui uns anos.

    Tb me marcou qd ele perguntou se havia algum segredo de minha parte na qual eu nunca tinha contado pro meu noivo.
    No mais, essas perguntas q vc citou, tb me recordo.

    • Responder
  • Lorrine
    Super Noiva Junho 2021 Rio de Janeiro
    Lorrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui foi super tranquilo. Perguntou quanto tempo estávamos juntos, se éramos batizados, se fizemos primeira comunhão, como praticamos a fé (e não tem problema se não pratica muito, não vão barrar o casamento 😂). Se já moramos com outra pessoa antes, se fomos casados, se estamos dispostos a aceitar os filhos, se fomos crismados (nenhum dos dois fomos e não teve nenhum problema).
    Não falou nada sobre aborto, renegar a fé, nada disso...
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado Carol Smiley love

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bárbara, eu confesso que nem sabia dessa questão de entrevista. Talvez por não ter tido alguém tão próximo a mim que casou na igreja acreditava que isso só acontecia nos filmes rsrs

    Que bom que te ajudei Smiley kiss

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas