Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

S
Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro

Entrevista com o Padre

Suelen, dia 13 de Maio de 2020 às 14:45

Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 36

Boa tarde noivinhas Nosso casamento está marcado para Outubro/20 se tudo ocorrer bem com a Graça de Deus. Sendo assim, como algumas noivinhas sabem a Igreja Católica exige que os noivos façam o Curso de Noivos 6 meses antes do casamento. Nosso curso estava marcado para final de Abril, mas...

Boa tarde noivinhas Smiley ring

Nosso casamento está marcado para Outubro/20 se tudo ocorrer bem com a Graça de Deus.

Sendo assim, como algumas noivinhas sabem a Igreja Católica exige que os noivos façam o Curso de Noivos 6 meses antes do casamento. Nosso curso estava marcado para final de Abril, mas por conta do Covid foi adiado. Então a Diocese permitiu que façamos reuniões online para que quando tudo estiver normalizado já estarmos com o nosso certificado em mãos.

Só que em uma das reuniões foi falado em relação a entrevista com o padre. Oi, como assim gente ? Achei que isso só acontecia em filme americano



Confesso que fiquei de cabelo em pé. É certo que a figura do sacerdote intimida os noivos (e muito), que se sentem tensos sob a hipótese de dizer algo errado. Mas pelo que vi, as perguntas são bastante objetivas e só requerem a verdade. Afinal o padre só quer saber se estamos nos casando pelas razões certas e honesta para a igreja católica.

Então, fui em busca das perguntas que são feitas para preparar meu psicológico e não correr o risco de ter um casamento impedido.


1 – Jura dizer a verdade a nada além da verdade?

Essa é a primeira questão levantada pelo padre. Ela pode intimidar, mas na prática significa ser honesto com seus sentimentos e sua fé católica. Relaxe e confie na orientação de seu coração. Lembre-se que o padre é uma figura presente para ajudá-los, e não para tornar os seus caminhos tortuosos.

2 – Quanto tempo o casal tem de relacionamento?

As primeiras perguntas tendem a ser práticas e bastante “técnicas”, por assim dizer. O sacerdote buscará conhecer melhor o arranjo da relação dos noivos e há quanto tempo convivem. Essa pergunta não tem mistério, bastará informar o tempo de relacionamento do casal.

3 – Os noivos foram batizados?

A terceira pergunta da entrevista para casamento é igualmente simples e descomplicada. Não tem erro e não exige respostas super elaboradas e justificativas. Lembre-se que as respostas são individuais. Além disso, limite-se a responder o que pergunta o sacerdote. Se for o caso de alguma dúvida, ele próprio se encarregará da iniciativa para saná-la.

4 – Os noivos fizeram a primeira comunhão?

Seja honesto e torne a responder individualmente. Se os noivos fizeram a primeira comunhão, estarão prontos para partir para a próxima pergunta. Caso algum deles não tenha finalizado, o padre o incentivará a fazê-lo. O fator não será impedimento para a cerimônia, mas é de suma importância cumprir com ele o quanto antes. Nesse caso, o sacerdote repassará as orientações necessárias para se colocar em dia com a falta.

5 – Os noivos fizeram crisma/foram crismado?

O mesmo vale para essa questão. A negativa não contenta a igreja católica, mas tampouco será um fator terminante. Caso um dos – ou os dois – noivos não tenham sido crismados, o padre explicará a importância da crisma. Em seguida, uma vez entendido isso, o casal estará pronto para seguir com a entrevista.

6 – Os noivos já renegaram a fé católica?

Essa talvez seja a pergunta mais complicada. Ela pode confundir com o domínio de suas inúmeras interpretações. Se tiver dúvida, peça ao sacerdote para pontuar o que se classifica na renegação. Muitos padres procuraram saber se os noivos se converteram a alguma nova religião ou tornaram-se ateus. Lembrando que não frequentar às missas e discordar de algumas diretrizes não é renegar a religião católica. O que será levado em conta é sua fé e ser temente a ela. Muitos católicos se afastam da igreja durante alguns períodos. E, contando com a fé, retornam adiante. Por isso, não fique nervoso. Esclareça os pontos e deixe o assunto elucidado antes de articular e concluir uma resposta.

7 – Os noivos tem ciência de que o casamento é para sempre? Que aquilo que Deus une, nenhum homem não separa? O casal se compromete a nunca se separar?

Essas perguntas nada mais são do que uma demonstração de respeito e identificação com os dogmas da igreja católica. Se os noivos pretendem se casar, assume-se que tenham a vontade de conjugarem a vida juntos. Afinal de contas, ninguém se casa pensando em pedir o divórcio, correto? Portanto, é importante pontuar que o casal está comprometido em não se separar, uma vez que o propósito é a união em matrimônio. Aqueles que querem se casar diante os olhos de Deus, esperam ter a relação abençoada. Isto é, contam que nenhum homem poderá separar a união concebida diante de Deus. Sendo assim, não há porque se acanhar com a pergunta.

8 – Os noivos se comprometem a agirem como uma boa esposa e um bom esposo, cumprindo com suas obrigações? Os noivos se comprometem a viver de acordo a fé católica? Acolhendo aqueles filhos que Deus enviar e tratando de criá-los na igreja católica?

Essa pergunta sonda, mais uma vez, os valores dos noivos. No caso do casal ter filhos, o sacerdote se certificará de que serão repassados os ensinamentos católicos às crianças. Em outras palavras, se os possíveis frutos da união serão bem tratados e bem recebidos no seio da família e da fé. Quanto aos cumprimentos de bom esposo e boa esposa, naturalmente se pretende dividir a vida e o cotidiano, compromete-se a cuidar e respeitar seu companheiro. Afinal, será a dedicação mútua que garantirá uma união harmônica, próspera e estável.

9 – Se compromete em jamais realizar um aborto?

Aqui, o sacerdote reforça o princípio católico. Se o casal pretende ter filhos, é esperado que seja planejado e dentro do tempo certo. E que, antes disso, se não for do desejo do casal, que sejam tomadas medidas contraceptivas para evitar a gravidez. Desse modo, comprometer-se em não realizar um aborto é comprometer-se com a saúde e o bem estar do casal.

Ainda pode acontecer do padre perguntar se o casal compreende a importância do matrimônio; ou, ainda, se a união é de livre e espontânea vontade. Essas perguntas, como as demais, poderão ser tiradas de letra. Basta manter a calma e se manter focado.

Essas perguntas me tranquilizam um pouco, assim como espero ter ajudado vocês Smiley love





36 Respostas

  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós também frequentamos e já conversamos com o padre sobre algumas coisas do nosso casamento. Aliás ele só irá celebrar a nossa cerimonia na capela pq frequentamos praticamente desde quando inaugurou, que na verdade a capela nem era para celebrar cerimonias (somente seria para os cooperadores), mas conseguimos que ele abrisse exceção

    mas mesmo assim, bate uma insegurança, fico apreensiva pq fico muito nervosa com coisa boba, fora a timidez rs.

    Teve mais alguma pergunta que ele fez, mas que por algum motivo eu não coloquei ?

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Constante Novembro 2022 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah Suelen, esse debate é muito importante. Somente após marcar na igreja que vim saber da entrevista, do juramento...
    Vou até guardar, obrigada
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc resumiu muito beeeem!
    É basicamente isso. Mas no caso as perguntas não são para o casal, tendo em vista q a entrevista é feita individualmente.

    No nosso caso, servimos na igreja e portanto conhecemos os padres de lá. A entrevista foi super seria (claro), mas sem nenhuma pressao. Foi ate descontraída.
    Boa sorte e relaxa ❤
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bacana!!


    Muito bom o seu debateAs noivinhas que vão casar na igreja católica ctz farão bom proveito eheheh
    Boa sorte com o padre! Hehe
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas