Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Noiva Principiante Janeiro 2015 São Paulo

Esposo ou Marido? Qual o correto?

Thyciane, dia 29 de Agosto de 2014 às 17:49

Publicado em Fórum Vida de casal 61

Esposa e esposo ou marido e mulher Logo depois do casamento meu todo partilhado, cheio de orgulho, ao encontrar um amigo, me apresentou: "Esta é minha esposa", tive que contar até dez para não ser mal educada e retrucar:" Sonhei tanto em casar, fui tanto tempo esposa, agora sou mulher." Assim que...
Esposa e esposo ou marido e mulher
Logo depois do casamento meu todo partilhado, cheio de orgulho, ao encontrar um amigo, me apresentou: "Esta é minha esposa", tive que contar até dez para não ser mal educada e retrucar:" Sonhei tanto em casar, fui tanto tempo esposa, agora sou mulher." Assim que ficamos só nós dois solicitei ao meu Amado que não me apresentasse mais assim. Esposa e esposo, não é sinônimo de marido e mulher e sim de noivos. Tanto que na hora em que nós, juízes de paz, declaramos os nubentes casados, somos obrigados a repetir o que está escrito no código civil EXATAMENTE ASSIM: " De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por MARIDO E MULHER...
Sendo assim não chame seu marido de esposo, fica parecendo que não houve noite de núpcias.
POR FAVOR ESPALHE AOS QUATRO VENTOS.
bj
Tenha uma tarde lilás

Fonte: http://liahjuizadepazfelizzz.blogspot.com.br/2011/03/esposa-e-esposo-ou-marido-e-mulher.html?m=1

61 Respostas

  • Priscila
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ate faz sentido. Pq a palavra quando casa eh desposar ne. Ou seja, deixa de ser esposa rs. Mas acho bobeira se importar com isso
    • Responder
  • M
    São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    “Esposo e esposa nao eh sinonimo de marido e mulher, e sim de noivo enoiva.” De onde vc tirou isso? Estou verificando sua fonte. Nao faz sentido algum! Moro fora do Brasil ha 15 anos e desde que nos casamos sempre dizemos esposo e esposa. Soa muito melhor e existe uma igualdade. Quando meus amigos brasileirios me dizem “essa eh minha mulher/ esse eh meu marido”, parece que eh como se fosse primitivo, do tempo da caverna e que nao existe uma certa igualdade nos termos. Termo “marido” eh ateh bonitinho mas o termo “mulher” soa ser de uma cultura bem machista.
    Digamos pq nao “Essa eh minha mulher/Esse eh meu homem”? Pq criaram um termo tao “sutil” para o homem como “marido”?
    Talvez, eu particularmente, nao goste desse termo marido/mulher pq em ingles sempre usei husband/wife e nao husband/woman. Sei que a traducao de “mulher” seria wife mas pq nao outro termo que iguala mais ai marido, como “esposo/esposa”?
    Pense nisso!
    • Responder
  • Rosi
    Noiva Novata Setembro 2016 Minas Gerais
    Rosi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo, as duas formas estão corretas, mas é mais bonito de se dizer é ouvir “ esposo e esposa” sem dúvidas.!
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Agosto 2017 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Geeeeeeeente, eu nunca tinha parado pra pensar nessas coisas, aheiueaheauiea..pra mim tanto faz, tenho tanta coisa na cabeça que isso não me é importante kkkkk..

    • Responder
  • Natalia
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho o mesmo! Bobeira é se importar com isso, achar que tem mais ou menos respeito ou significado chamando de uma maneira ou de outra. Usando qualquer uma das palavras as pessoas entenderão e é isso que importa.

    • Responder
  • Aline
    Noiva Curiosa Janeiro 2018 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Dessa eu não sabia.... Mas ainda assim não chamarei meu noivo de esposo... rsrs

    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também concordo, todas as hipóteses estão certas. Porém em determinadas ocasiões, mais informais, dizemos marido/mulher e em outras dizemos esposa/esposo.
    • Responder
  • O
    Mato Grosso
    Osmar ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não concordo com esta formalidade de chamar seu companheiro de marido acho meio passada muito antiga e de forma quadrada e por que não afirma muito grosseira Vejamos qual vêm de bom som ?(Meu marido) (Meu esposo ) Acho o forma de marido e passageira e como troca de roupa todos os dias

    Esposo e uma forma mais bonita e mais forte ate parece um compromisso duradouro e não Volúvel .

    Olha como e chato chama sua esposa sua companheira sua confidente .De minha mulher

    Mulher sim no sexo feminino tá super correto .Mais não na forma de companheira

    vejamos : minha esposa .Minha mulher

    Eu tenho uma esposa uma unica esposa do sexo feminino mulher

    Eu não tenho varias mulheres . Devo ter uma unica esposa

    • Responder
  • Abraao
    Super Noivo Janeiro 2019 São Paulo
    Abraao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dessa eu não sabia esse app realmente ajuda muita gente kk ..
    • Responder
  • R
    Santa Catarina
    REINALDO ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tá meio tarde para eu falar isso aqui mas, cada um fala o que quer a respeito de seu "cônjuge". Eu prefiro falar minha 'Mulher' pois só quem é mulher sabe o que esse nome significa. Mulher pode ser, esposa, amante, companheira, etc... Mas não se pode dizer o mesmo para Esposa, pois hoje neste mundo liberal e livre de preconceitos, homem que casa com homem, pode apresentar o seu companheiro como 'esposa', mas JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, vai poder apresentá-lo como: M U L H E R, digo e repito, jamais.

    • Responder
  • Katrine
    Noiva Constante Dezembro 2017 Minas Gerais
    Katrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que show,não sabia disso.Muito obrigada,então eu tenho um esposo kkkkkkkkk


    • Responder
  • Y
    Super Noiva Maio 2019 São Paulo
    Yasmin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sabia, nunca vi noivos se chamando de esposo e esposa
    • Responder
  • Valeska Félix
    Top das Noivas Fevereiro 2017 São Paulo
    Valeska Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nao sabia disso !

    • Responder
  • D
    Noivo Novato Janeiro 2017 São Paulo
    DIEGO ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Todas as hipóteses são corretas. As palavras marido e esposo são sinônimas e podem ser usadas para indicar um homem casado. As palavras mulher e esposa são sinônimas e podem ser usadas para indicar uma mulher casada. Existe ainda a palavra cônjuge, um substantivo sobrecomum masculino, apresentando sempre a forma o cônjuge para indicar o marido ou a mulher.

    Exemplos:

    • Este é o meu marido.
    • Este é o meu esposo.
    • Esta é a minha mulher.
    • Esta é a minha esposa.

    As palavras marido e mulher são as mais usadas pelos falantes. A palavra marido é unanimemente aceita, mas a palavra mulher é usada com alguma prudência por parte de alguns falantes, que optam muitas vezes por dizer marido e esposa. Todavia, essa prudência é infundada visto todas as hipóteses serem corretas e aceitas.

    Exemplos:

    • Este é o marido da minha irmã.
    • Este é o esposo da minha irmã.
    • Esta é a mulher do meu irmão.
    • Esta é a esposa do meu irmão.

    O substantivo masculino esposo tem sua origem na palavra em latim sponsus e pode se referir tanto ao noivo, ou seja, ao homem prometido para casar, como ao marido, ou seja, o homem casado. Usada no plural – esposos – se refere ao casal, ao marido e à mulher, sendo sinônima de cônjuges.

    O substantivo feminino esposa tem sua origem na palavra em latim sponsa e, tal como esposo, pode se referir à noiva ou à mulher.

    O substantivo masculino marido tem sua origem na palavra em latim maritus e se refere ao homem casado, ou seja, ao cônjuge masculino.

    O substantivo feminino mulher tem sua origem na palavra em latim mulier e, de todos estes conceitos, é o que tem uma maior variedade de significados, se referindo a uma pessoa do sexo feminino, a uma pessoa adulta do sexo feminino, a uma pessoa casada e a uma amante, entre outras. Assim, mulher se refere ao cônjuge feminino.

    FONTE: https://duvidas.dicio.com.br/esposo-ou-marido-esposa-ou-mulher/

    • Responder
  • J
    São Paulo
    JAQUELINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    BOM MINHA OPINIAO, TBM ACHO EXTRANHO MULHER, POREM NO SINONIMO DE CASADO ESSEE , MAS NAO LIGO, POIS NAMORADA NOIVA ESPOSA OU MULHER SEMPRE VOU SER UNICA NA VIDA DELE, O QUE IMPORTA E SE AMAR SER FELIZ CONFIAR UM NO OUTRO E SER FIEL.

    • Responder
  • Stephane
    Noivo VIP Novembro 2015 São Paulo
    Stephane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente...a palavra esposa é muito mais bonita do que mulher.....concordo com vc eu srmpre apresentei minha noiva como esposa é tão bonito também ser spresentafo como esposo.......ja pensou se minha esposa me apresentasse esse é meu homem ...kkkkkk estranho ne. ...
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Abril 2014 Paraná
    Mihh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa... nada a ver o que você falou... se não fossem casados ainda... seriam namorados ou noivos... eu vivo em união estável... e sempre chamo ele de namorado ou marido ou esposo... independente de sermos ou não casados no papel...
    Esposo ou marido, esposa ou mulher são sinônimos... ambos querem dizer a mesma coisa.... cada casal é que vê o que acha mais bonito falar....

    Vai estudar um pouquinho e pare de inventar merdas por aí.... é cada uma que inventam! Smiley xd Smiley xd Smiley xd

    • Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso mesmo!

    • Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tb acho esposa mais bonito...e nunca na vida soube disso. Lembrando que a forma como usamos as palavras é que as legitimam...foi o que aconteceu com o Vossa Mercê que virou você! Smiley winking

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Março 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho os dois fofos e não vou me importar rs
    • Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, juro que eu não ligo pra isso! Eu até acho esposa mais bonito do que mulher...rs

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Janeiro 2016 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Jura? Eu sou muito mal informada, pensei que esposa e esposo era só depois de casar!!.. rs

    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Setembro 2014 Santa Catarina
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Achava esposa tao fofo, ou esposo tb. Chamar de marido sei la, estranho parece mais grosseiro

    • Responder
  • D
    Super Noiva Setembro 2015 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossaaaaa =O Tô chocada ... E choquei meu ''esposo'' kkkkkkkkkkkk

    Bem explicado, prossigamos sem errar né ?! rs

    • Responder
  • Bianca
    Noiva Master Novembro 2015 Espírito Santo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente, se você não me contasse eu ia morrer sem saber! kkkkk então quer dizer que já sou esposa? Que lindo! :3 kkk

    • Responder
  • Elis
    Noiva VIP Abril 2014 São Paulo
    Elis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa eu jurava que esposo era o certo. Haha
    • Responder
  • Sinara Rios
    Noiva VIP Novembro 2014 Bahia
    Sinara Rios ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom saber... Não tinha noção disso. Mas eu acho a palavra "esposa" tão fofa.
    • Responder
  • R
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Regiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu chama de mulher.
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Smiley smile meeu noivoo me chama jaa de minha mulher.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas