Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais

Festa: por que eu decidi não ter

Natiele, dia 11 de Março de 2021 às 21:54 Publicado em Fórum Festa 1 46

Olá pessoal, boa noite.


Recentemente li aqui na comunidade um debate falando dos pontos de: por que fazer festa. E amei os pontos colocados, em especial pela forma empática que a pessoa escreveu. Então pensei, por que não fazer um também como os pontos de: por que não fazer festa? Afinal, creio que debate é colocar os pontos para ajudar as pessoas a refletir o que é melhor em cada caso.


Sem mais delongas, aos pontos rsrs

1 - Nunca foi meu sonho. Ao contrário da maioria das mulheres, festa de casamento nunca foi meu sonho. Sempre me imaginei casando na igreja, afinal é a minha fé. Mas nunca me vi fazendo uma festa, da forma que a maioria sonha. Confesso pessoalmente que quando adolescente achava "um desperdício de dinheiro" (que se aplicava a quem fazia festa de 15 anos também). Sempre pensei: com esse valor eu viajo X dias, ainda da pra guardar e comprar coisas que eu quero muito como roupa e sapato, ou mesmo guardar pra minha habilitação (essa sim eu sonhava todos os dias).

Adendo 1 - depois de adulta entendi que sonho é sonho. Na mesma medida que eu me via com a minha habilitação dirigindo por aí ao som de "nas curvas da estrada de Santos" - versão Pitty e Samuel Rosa, tem gente que sonha com uma festa. Então hoje quando me vem na mente "que desperdício de dinheiro", lembro o quanto eu sonhava com minha habilitação. Isso ninguém tira. Lembro do dia como se fosse ontem, de cada sensação. Então a menos que seja o sonho da sua vida, não faça. Ninguém que fala "é estranho não ter festa" paga suas contas.


2 - Não gosto de ser o centro das atenções. Sim, me julguem, eu não gosto de em um evento ser o centro das atenções. Não gosto de "essa festa é sua". Me sinto constrangida, quero sumir. Aniversário por ex eu comemoro com 1 ou dois mais seletos, no trabalho não costumo falar, não faço aué. Pra mim é um dia como outro qualquer. Minha formatura de escola (de faculdade não paguei, me recuso - e nunca me arrependi) só foi paga pq meu pai faz questão dessas coisas. Me arrependi demais, não faria de novo não. Muita briga por convite, uma falsidade do caramba de colegas e por aí vai. Em resumo: acho desnecessário fazer aué com vitórias da vida. Elas são minhas e isso basta.

Adendo 2 - Com o tempo entendi que cada pessoa faz uma leitura das coisas da vida. Uns são como eu, acham que não precisa soltar foguete porque conseguiu algo. Outro acham que devem e ta tudo bem. Portanto, se você acha que é uma conquista que merece ser celebrada, com os pés no chão é claro, mas vá em frente. E se você, como eu, prefere algo mais íntimo, decida com seu amor. Nunca, jamais, saia festejando (e pagando) só "pq meus pais fazem questão" ou "pq meus pais estão casando o/a filho (a). Eles tiveram o momento deles. E se fizer birra, paciência.


3 - Prioridades - Sim, questão de prioridade. Como eu sempre falo, globo (minúsculo mesmo, aquilo não merece status de nome próprio) e hollywood fizeram estragos. Enfiaram na nossa cabeça que a gente "tem que". "Casar tem que ter vestid x" "casar tem que emocionar, com mil pessoas ao redor". Mas o mundo real as vezes é até cruel. Não dá pra ter tudo, ainda mais no nosso país. 90% da população não vive nem no Leblon, nem nos EUA. Então cada escolha uma renúncia. E temos que estar bem com essas escolhas e renúncias. No nosso caso a lua de mel era a prioridade. Por que? Bom, respeito quem diz: tenho a vida toda pra viajar, mas entendo que a vida a dois é bem complexa. O casal pode se planejar, mas nos 45 do 2º tempo o cano de casa pode estourar e pronto, lá vai a grana da viagem. Pq sim, existem imprevistos. Salvo quem já mora junto antes de casar, é mais fácil juntar grana pra uma mega viagem (falo de Europa, EUA, América Latina) morando com os pais que, ainda que ajudemos, não é tudo nas nossas costas. E no nosso caso específico, seremos abertos a vida, ou seja, nada de anticoncepcional, apenas método natural para espaçar os filhos por motivo grave. Então no nosso caso específico, ainda tem a questão de não sabermos, por ex, se eu vou estar grávida. Portanto, quem tem que definir as prioridades é o casal. O que é a prioridade da família de vocês? A expectativa dos demais não importa. Alinhem a expectativa com as possibilidades. Definam o que é prioridade. Isso é bom até para a relação.


3 - A questão familiar - Meus pais são separados. Se falam o básico, e por básico entendam alguma coisa em relação ao meu irmão, que ainda faz faculdade. Não existe isso de "ah mas é algo dos filhos" e sendo sincera, prefiro assim. Até porque a família da minha mãe nunca gostou ou aturou meu pai. E vice versa, minha mãe nunca foi bem quista na família do meu pai. No casamento avisei meu pai: você está convidado, mas a sua esposa não. Ah e ninguém da família dele, salvo minha irmã será convidado (a esposa dele não é mãe da minha irmã, ela é filha do 2 casamento dele). Então se ele quiser ir com a minha irmã na igreja fique a vontade, se não quiser por causa da mulher, lamento mas aí é com ele. Se ele preterir a filha por ela, ele que vai ter que lidar com isso no futuro, não eu (em tempo, minha mãe não casou de novo, nem tem ninguém). Ele demorou a entender isso, como já relatei aqui em outro debate, mas após algumas conversas, entendeu que é a minha dinâmica. Ele entendeu que pra mim não seria motivo de alegria, mas que me levaria de volta as sentimentos que levei tempo para curar.


4 - A questão da lista. Ele é muito bem relacionado. Conhece gente demais. Fora a família dele grande demais e minha família materna (a única que me importa) também. Então lista reduzida não era uma opção. Reduzindo bem, dariam 200 pessoas. E sem chance, pois gastaríamos na base de 70 mil ou mais, mesmo fazendo coisa simples. Igreja é grande, é público. Vai quem quer. Sem stress


Empasse: Tivemos um empasse na hora de decidir: ele gosta de comemorar as coisas. Brinco que a família dele se puder comemora a folha que caiu kkkkkkkk Conversamos e decidimos que depois da igreja vamos a uma pizzaria no famoso "cada um paga o seu". Estou olhando locais com custo benefício e que aceitem vale alimentação por ex. Vamos avisar todos antes. Vai quem quer e pode. Disse a ele que ele tem que ter em mente que alguns por mais que o considerem podem não querer ou não poder ir, e que ele tem que estar ciente disso. Vamos pagar pros pais e padrinhos, os pais dele vão pagar para algumas pessoas. Bem a contragosto aceitei ter uma mesa de bolo pra evitar a fadiga com a sogra pq não to a fim de mais falação na minha cabeça.



No fim, ficou bom pros 2. Está tendo critica? E como. Os pais dele não se conformam (em não ter festa), mas cheguei no meu limite de concessões. Ele vai comemorar e vamos viajar. O custo da viajem não vai dar nem um terço do que seria gasto com uma festa por mais simples que fosse. Vamos juntar grana e posteriormente comprar algo, nesse meio tempo vamos morar de aluguel.



Por fim, quis com esse debate ajudar quem está na dúvida em fazer ou não festa. Listem juntos as possibilidades, definam prioridades, se atentem a realidade de vocês. Se a decisão for: festa não é prioridade nem sonho, não façam por pressão de ninguém.


E pra quem me pergunta: tem medo de se arrepender? Respondo sem medo: nenhum. Talvez por isso esteja sendo tão leve a decisão!

46 Respostas

Última atividade por Natiele, dia 14 de Março de 2021 às 14:01
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu jamais condeno quem casa com pompa, mas em especial pros católicos como nós, enchergar a beleza na simplicidade é lindo. Porque na minha visão, um casa que se dispõe a casar na missa, quer nada mais que o sacramento, ou seja entendeu tudo, ainda que seja pela falta de condições de uma pompa. E concordo, pelo menos pra mim, nada é mais memorável que viajar o mundo
    • Responder
  • Anna
    Noiva Constante Agosto 2021 Minas Gerais
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Eu já vi um casamento na missa e foi a coisa mais emocionante de todas! É de fato muito simples e rico ao mesmo tempo, e acho que é por isso que eu fico emocionada só de pensar rsrsrsrsrrsrs. Eu sempre quis isso. Semana passada um casal pediu a benção de renovação dos 25 anos de casamento 💒 dessa forma e eu e meu noivo nos vimos ali também, ficamos plenamente agradecidos. Eu sou suspeita para isso, choro em casamentos, batismos, eucaristia 😂😂😂😂😂 também acho lindo casar com pompa, mas viajar mundo afora é melhor 🥂
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nos queremos ir pra Europa, Milão, Barcelona. Ainda vamos ver. Provavelmente vamos nos jogar no airbnb que além de mais econômico, da mais liberdade... E queremos verão por motivos de praia, sol, anoitece tarde kkkk



    Se me permite apenas um conselho, que vc não solicitou eu sei, mas já e que comentou: não coloque valor mínimo pras pessoas. Deixe livre pra cada um dar o que puder. Porque o seu mínimo pode estar longe da possibilidade das pessoas. Amo a ideia da lista convertida em dinheiro (aliás vou fazer pq sou bem chata com essas coisas), mas acho que ter mínimo pode assustar. Enfim, só uma visão de fora. Você conhece a realidade dos envolvidos então rsrsrs

    Austrália é um sonho mesmo! Confesso que tenho bem medo de lá pq já vi caso de bicho peçonhento em casas rsrsrs.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como falei no primeiro topico: só faça festa se vocês dois avaliarem que é o sonho e a prioridade. Do contrário, que achem o que quiserem. Ninguém paga as suas contas e mesmo se a opção for pela festa vão falar. Não se prenda ao que as pessoas vão pensar, siga o coração
    • Responder
  • Pamella
    Noiva Ativa Abril 2022 São Paulo
    Pamella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou pensando seriamente em só realizar a cerimônia religiosa. Não sei qual será a reação os convidados, mas para mim é muito mais significativo com do que a festa.
    Estou pensando em fazer a cerimônia e depois entrar uma lembrança para quem foi.
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Constante outubro 2023 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Naati eu queria muito muito ir pra Australia, ou pra Santigo no chile ,na epoca de inverno.. E

    outra coisa, eu ja moro com meu namorado,( ja temos tudo) então n vou fazer lista de presente em nenhuma das comemorações, vou fazer no iCasei, onde posso colocar como presente a passagem area, e ai dou o Minimo a ser colocado pelos convidados ... Assim posso ganhar dinheiro de presente para usar na viagem...

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeita a forma como vocês contornaram a situação dos pais quererem festa. Assim fica a comemoração. Eu te entendo demais. Se fosse uma festa no meu caso, me sentiria da mesma forma. É algo que não é a gente, é a expectativa de outros. E os pais já no casamento entenderem o limite da intromissão é a melhor ajuda pro casamento. Pra onde vocês pretendem viajar?
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Constante outubro 2023 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu amei !! Meu sonho é fazer uam viagem maravilhosaaaa pós casamento, Não festa kkkk

    nosso spais queriam muito uma festa tradicional com muita gente, todos os familiares e essas coisas. Mas eu sei que no dia eu não estaria me sentindo o mais confortavel nesse situação.

    Nossa decisão foi a seguinte, vamos fazer cha bar/ cha de cozinha convidar nossos amigos e fmilia normal, festa total informal, mais uma reunião de familia sabe. e Pronto.
    O casamento será em um sitio de casamentos mesmo, tudo lindo decorado, mas para apenas 20 pessoas, nosso pais irmaos, padrinhos e só ! Não quero ninguem alem deles.

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nat é disso que eu tô falando! De parar pra refletir o que realmente é o sonho do casal, o que é expectativa que enfiaram na nossa cabeça, e o que é expectativa de terceiros. E a realidade é a nossa melhor amiga. Muita gente acaba vindo aqui desabafar porque a realidade bate e sofrem dizendo: ah mas é meu sonho. E eu me pergunto: será que a pessoa sonha com isso mesmo, ou está deslumbrada por causa de filmes etc? Pq tem gente que realmente sonha, mas tem pessoas como você que pensa que esse é o sonho quando, ao parar pra encarar os fatos, percebe que não é. E Se percebe que sim, é o sonho do casal, começa a criar meios de fazer acontecer conforme a sua realidade.


    E como você falou, quando a gente fica leve é pq tem certeza da decisão. Que a gente possa refletir: ao definir prioridades, entendemos nossos sonhos!
    • Responder
  • Natália
    Noiva Esperta Novembro 2023 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que debate mais prático e delicioso de ler! Concordo com você, no começo eu realmente acreditava que a festa era um sonho. Mas tudo mudou quando recebemos os orçamentos e nos assustamos com a realidade. Começamos a pontuar nossas prioridades e no final, festa não era uma delas. Meu sonho sempre foi usar um vestido de noiva e casar na Igreja.

    O sonho dele? Casar no civil, viajar e casa própria kkk

    Conversamos, definimos nossos objetivos e posso dizer como é tão gostoso ter a certeza da nossa escolha Smiley heart

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico muito feliz que as pessoas estão entendendo o intuito da reflexão. É exatamente isso, é estar alinhado com o que faz sentido para o casal, e se atentar a sua própria realidade. Mídia, filmes, etc, colocaram o "tem que" gigante na nossa cabeça. Então vejo muita gente frustrada, achando que não vai se realizar sem o "tem que" ou sem agradar as expectativas de pais, irmãos, tio, cachorro, papagaio. E não é por aí. Já vi pessoas que no fim só queriam que a festa passasse, que muito tarde se deram conta que estavam vivendo as expectativas e sonhos de outrem. E não tem nada mais frustrante que isso. Não tem nada demais querer celebrar as conquistas, assim como não tem nada demais não querer. Desde que seja de fato o que se quer.



    E no seu caso, tranquila. Você fez o que o coração mandava e ainda ficou com uma lição: as vezes o primeiro pensamento é o que queremos de verdade. Seu dia será lindo!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Fevereiro 2022 Santa Catarina
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Achei bem interessante as coisas que você pontuou, principalmente quando logo de inicio fala sobre sonho.

    Eu confesso que sempre amei comemorar cada conquista e sempre sonhei com a festa, mais ainda do que com o próprio casamento, rs!

    Só que é muito importante estarmos alinhados com as nossas vontades para não cair nessas ciladas de tentar agradar, eu sempre quis uma festa com tudo o que eu tenho direito, uma festa inesquecível, para pessoas especiais, podia ser para 30, 40 não me importava, desde que todos saíssem com aquela sensação de melhor festa da vida.

    Acabei fechando um pacote para cem pessoas pq minha família e do meu noivo não são daqui, então só convidaríamos nossos pais e irmãos mesmo, agora temos muitos amigos e não queríamos chatear ninguém deixando de fora, eis que veio a pandemia, adiei pela terceira vez, sofri bastante com os adiamentos, tive prejuízos financeiros e vi que eu podia ter feito meu "festão" para aquelas 40 pessoas que me deram uma força enorme nesse período, muitos além de não ajudarem ainda me deixaram mais chateada.

    Acho que respeito e sincronia com o noivo é fundamental, não existe esse negócio de tem que, não tem que nada, se vc se sente bem em não fazer uma festa não faça e curta seu momento, com festa ou sem festa.

    • Responder
  • May Grunewald
    Noiva VIP Agosto 2021 Rio de Janeiro
    May Grunewald ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, é assim mesmo!
    Tem que ter equilíbrio se não, já era!
    Mas no final tudo da certo! Eu abri mão de algumas coisas sim, mas de outras não vou abrir e fim!Se não, daqui a pouco não será o meu casamento e não terá a ver comigo e nem com o meu noivo rsrsAchei muito necessário sua visão!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico feliz que tenha gostado do texto, tentei ser o mais clara possível no sentido que não é uma imposição mas u ma reflexão.




    É tem horas que em nome da paz temos que fazer concessões. Meus sogros também queriam pagar a festa, mas eu não quis. Não é orgulho, é prevenção de futuras jogadas na cara "eu te dei isso", e não se iluda, isso acaba acontecendo. Com muito mas muito custo e pisando na minha vontade, aceitei o restaurante. Falei pra ele que já que querem pagar, paguem os convidados deles no restaurante. Os meus cada um paga o seu, fim. Até mesa de bolo acabei aceitando pra não discutir, mas agora não faço mais concessão. É o tal do equilíbrio.

    Eu também acho necessário falar disso porque vejo muitas pessoas desabafando sobre lista, sobre gastos, e me pergunto: a pessoa está fazendo por ela ou pelos demais? Por que muitas vezes a gente vai na onda e não se questiona.

    Fazer ou não festa tem que ter a ver com o casal, e se for ser feito, com o pé no chão.
    • Responder
  • May Grunewald
    Noiva VIP Agosto 2021 Rio de Janeiro
    May Grunewald ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei, super necessário! Esse post me fez vontade de ler. Confesso que tem uns, que começo a ler e já paro, preguiça de tanto mimimi... Mas esse não, esse li do início ao fim!
    Festa nunca foi o meu sonho! Casar de noiva sim!
    No início não íamos fazer festa, mas meus sogros ofereceram ajuda, e então tive que ceder pra não ter tanto estresse. Mas ainda sim, tô tendo em algumas questões, como por exemplo quantidade de convidados. Kkkkkk'Aceitei fazer a festa, mas nas minhas condições. Ter poucos convidados, no máximo 70. Mas fechei a casa de festa para 60 pessoas. E eu tô na cabeça que vai ser apenas 60 convidados! Não abro mão disso!Tem coisas que abri mão sim, mas tem coisas que não abro mão! É o meu casamento, é o meu momento! Quanto a viagem, não vamos fazer a viagem dos sonhos, vamos para Búzios - RJ. Mas tenho certeza que será incrível! Eu e meu finalmente marido rs'É tanto estresse casamento, e são coisas tão pequenas mas que mexem comigo! Mas, parei de reclamar e deixei nas mãos de Deus!Quanto mais eu reclamo, mas estressada eu fico hahaha' Bato palmas pra quem não teve 1 estresse com o casamento! Merece um prêmio essa pessoa! Hahahahaha'Cada um tem um sonho! O meu sonho é casar e ponto! Quem sonha em ter festa grande, deve sim realizar seu sonho! Claro, se tiver condições para fazer. Rsrs'Parabéns pelos pontos citados, eles realmente são importantes e penso assim!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E como te entendo Anna. Eu sempre quis só casar também. Nunca quis aquela pompa, até me imagino de noiva, mas num vestido bem simples sabe. Por trabalhar com publicidade, sei bem o que é o mercado e o que há por trás. Tem muita coisa que quem não tem auto conhecimento suficiente acha que é o que sempre quis. Mas muitas vezes no fundo não é! Muitas vezes se trata de expectativas alheias de como tem que ser as coisas. E acaba que quem deveria ser agradado não o é. Imagino a frustração da sua mãe, mas você nao pode fazer algo que pra você nao faz sentido por uma expectativa alheia. Claro, concessões a gente faz em nome da paz. Mas são concessões, não mudar tudo o que quer pra atender as pessoas. Isso não é certo.



    E achei lindo você casar na missa. Imagina que surpresa pras pessoas, do nada: um casamento. Eu ia achar lindo. Porque pra nós católicos é isso: simplicidade, o sacramento. Sim, pompa é lindo, quem quer e tem condição tem mais que fazer mesmo. Mas não é essencial.

    Quanto aos parentes, bem deixa sonhar né kkkkk
    • Responder
  • Anna
    Noiva Constante Agosto 2021 Minas Gerais
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Debate muito necessário! Achei bem legal!
    Eu sempre quis só... casar! Entende? kkkkkkkkkk nada de festona, nada de aparecer vestida de branco, nada de cortejo, nada de crianças, convite só digital ou no boca a boca mesmo... foi muito frustrante para minha mãe quando comecei a planejar isso, mas quem tinha que gostar era meu noivo e eu né mesmo? E olha que ainda foi muita mudança de planos do início pra cá, antes eu estava pensando em 25 pessoas para um almoço depois do casamento no civil, fiquei aterrorizada com o orçamento, posso fazer um passeio tão legal e amamos viajar, viajamos pelo menos 2x no ano. Assim, entendemos que quem tivesse condições poderia pagar o seu e ir com a gente, pagaríamos os nossos pais e avós. Depois do covid a gente deu um tempo em pensamento de comemoração e vou confessar que foi melhor, pois meus parentes (aqueles amados que nem seriam chamados, mas ficaram sabendo) falaram até dessa questão de pagar do próprio bolso... Sendo que nossos amigos mesmo nem ligando estavam, eles adoraram a ideia. Não vou adiar a data, estamos moramos juntos e decidimos que é melhor assim, não posso chamar ninguém para almoçar fora em maio devido ao momento em que estamos, seria arriscado demais.. Vamos no civil numa quarta, vamos comemorar com nós 2 na nossa casa, minha mãe e minha irmã (a mãe dele não pode vir pois mora no interior e é idosa e os irmãos moram em outro estado, ele não quer que ninguém se desloque por isso) e vida que segue.. Sábado eu casarei em uma missa, bem do jeito que eu sempre quis, sem ser o centro das atenções, nós e a Igreja do Senhor como nossos convidados... Maravilhoso! A gente tá gostando muito disso pois somos bem reservados, graças a Deus! Aos poucos, eu pretendo convidar aquelas pessoas que eu convidaria para o almoço para irem na minha casa para almoçar/jantar e está ótimo!

    A família dele quer que ''quando tudo passar, a gente faz uma festa no interior'' eu deixo pensar que vai ser assim kkkkkkkkkk não estresso com isso. Até lá muita água rola kkkkkkkk

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é. Eu respeito quem pensa: ah mas sonho não tem preço. Só que tem sim. Dinheiro é o que move o mundo e como diz todo educador financeiro, não aceita desaforo. Ok, se festa grande é REALMENTE o sonho do casal, que tenha organização pra isso e não de um passo maior que a perna. Tenho amigos que fizeram renda extra, batalharam, casaram sem dívida, mas porque era o SONHO do casal. Mas tenho amigos que como eu não veem sentido.



    É a questão de entender as prioridades de cada um, entender a realidade, saber o que é ou não possível. A realidade pode nos surpreender. E precisamos estar conscientes das nossas escolhas e renúncias.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Erica, muito obrigada pelo seu relato. Sim, não volta, você aproveitou, mas percebe que não era O essencial. E meu ponto é esse. Enquanto publicitária eu sei que necessidade é o mercado que cria. Se não temos auto conhecimento o suficiente pra sabermos o que faz ou não sentido pra nossa realidade, caímos como patos em lábia, sonhos que nem são nossos. É isso, refletir o sonho real. Como você sempre sonhei com cerimônia, com as leituras, a homilia que o padre faria, nosso consentimento (pro católico não existem votos). É isso que eu sempre quis, então adaptamos pra ele também ter o que quer. É sobre isso. Sobre saber a prioridade do casal
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu que agradeço Mariana. Relatos como o seu são necessários pois estamos tão presos no mundo que o mercado nos oferece que poucas pessoas param e se questionam: tá mas é isso mesmo que eu quero? Isso é mesmo pra mim? Eu vejo que pela profissão (sou publicitária), mercado não me pega, justamente porque conheço o por trás. A necessidade é o mercado que cria. Então se a gente não tem auto conhecimento, cai igual a um pato. E acabamos fazendo " pq todo mundo faz" "pq é estranho não ter" e por aí vai.


    Esse é o intuito! Provocar nas pessoas aqui a reflexão: isso o que eu quero ou o que me disseram que eu quero?

    Felicidade pra vocês!!!
    • Responder
  • Barbara
    Noiva Ativa Março 2022 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Arrasou!!

    Penso como você, no começo também queria fazer um festão, até começar a receber os orçamentos, e vê quão caro isso é, pra nós também não é um sonho, mas gostamos de comemorações mas, não pretendemos mais fazer essa mega festa.

    • Responder
  • Erica
    Super Noiva Fevereiro 2021 São Paulo
    Erica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito do debate! Natiele eu tinha o sonho de casar, mas olha só que coisa engraçada, era mais pelo vestido e entrar vendo a pessoa me esperar no altar 😍 ou seja SÓ a Cerimônia!! Só que não me toquei kkkk e fiz tuuudo, graças a Deus pagamos tudo a tempo, estamos sem dívidas 🙌🏻


    Cara eu ameeei a minha cerimônia, foi muito emocionante pra todos, vários elogios, realizei meu sonho de princesa e tal. Só que ao planejar meu casamento o mercado tem o “combo” que enfia na nossa mente e nos faz adquirir coisas junto que é a festa. É legal a festa? Sim, mas é muito de se pensar...
    Após eu casar, depois também de todo sofrimento em meio a pandemia (casa-adia), todo trabalho, estresse e gastos, eu refleti que poderia realizar meu sonho só fazendo cerimônia! Pouparia muiiitas coisas principalmente meu bolso, e com o dinheiro eu poderia fazer outras coisas melhores. Procurei economizar o máximo com tudo, mas mesmo assim é bem caro as coisas, só Jesus!
    Se eu fosse casar de novo faria a cerimônia e um almoço para padrinhos e o pessoal de casa, e acabou. Eu acho q nisso eu iria economizar, sem brincadeira, uns 15 mil reais pra mais. Ia ter meu sonho realizado e acabou a história. Bom que dinheiro a gente trabalha e conquista de novo, mas serve de experiência.
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adorei isso aí noivinha
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Esperta Agosto 2021 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpe!
    Apertei sem querer ...
    Continuando RSCom as restrição e cada vez mais redução de pessoas fui percebendo que grande parte da minha lista era obrigação, e somente uma parte era do coração ou seja os essencial.E hj meu sonho já não é festão, meu sonho é comemorar esse dia com quem faz sentindoVou me casar em Abril se tudo der certo, e após a cerimônia vamos numa churrascaria pois aquela festona do início foi cancelada, e ao contrário do que pensei me sinto bem melhor, a economia é algo que te convence, quando já se está meio balançada!Obrigada por esse debate!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Esperta Agosto 2021 Paraná
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate legal!
    Li tudo mesmo sendo grande hahaha
    Pois bem, quero te contar o que a Pandemia mudou em mim.Sempre tive um sonho de ter festão, dança até as pernas cair e etc, lutamos por isso eu e o meu noivo, juntando desde 2019 todo dinheiro que sobrava até que a Pandemia chegou e ficou ...E comecei então com as restrição e corte de convidados a entender que naonão
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagino a frustração Lara, mas como falei em outro comentário, acalme o coração. Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou foi a beleza de nos surpreendermos com as coisas.


    Muito legal sua história por se vê que a opção pela festa foi algo completamente genuíno, algo pra vocês. O intuito da reflexão é ajudar quem ainda está em cima do muro a ponderar os contras pra uma festa e ver o que faz mais sentido para o casal. Porque o casamento é isso. Não pode ser um "porque vão estranhar" ou "por que as pessoas". Sendo um acordo, algo dos dois e para os dois, o resto que lute
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Entendo todos os seus pontos e concordo com a maior parte deles, mesmo a gente tendo optado por fazer festa.

    Casar nunca foi meu sonho e nem do meu noivo, mas nós gostamos MUITO de festa de casamento. Quando ficamos noivos, ele se empolgou e falou de festa desde sempre e eu chamando pra realidade. Acabou q aos poucos fui me empolgando e pensei que já realizei muitas coisas na vida, que fazer uma festa de casamento, mesmo não sendo um sonho e nem prioridade, seria algo mais para realizar.

    E cá estamos, faltam 3 meses pro casamento, uma pandemia maluca, muitas incertezas, mas no fundo tenho esperanças que dará tudo certo e valerá a pena. Mas quando penso que optamos por fazer a festa pelos abraços, pista bombando, dança, interação, diversão e que, provavelmente, não poderemos ter muito disso, bate uma tristezinha rs.

    • Responder
  • Clara
    Noiva VIP Abril 2021 Minas Gerais
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A Mulan é um ícone hahaha amoo

    Realmente, tem que fazer o que tá no coração e não o que tá na boca dos outros!!

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso que importa! Fazer pela gente! O intuito foi uma reflexão em especial pra quem está na dúvida. Porque vejo muita gente falando: faz sim, pq pode arrepender. Ou : não faz é desperdício de dinheiro. Eu quis colocar pontos concretos pra ajudar as pessoas a refletirem e ficarem leves, seja fazendo ou não festa 😄
    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A única princesa da Disney que eu sou é a Mulan. A Mulan é linda, guerreira, feminina, tem o Lee Chang, salva tudo. Hahahahhaha



    A ideia é essa mesma, colocar não uma imposição, mas os pontos que nos levaram a tomar a decisão que faz sentido pra nossa realidade. Vejo muita noiva desesperada com lista, com decoração e me pergunto as vezes: ela está fazendo isso pelo casal ou por uma expectativa de terceiros? Pq quando a gente faz por nós, a gente fica leve. Tem as dores de cabeça, mas não vira um monstro sabe?

    A gente precisa ser prático kkkk obrigada pelo sensata, eu tento kkkkk (mas é cada drama...)
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate Nati
    Por aqui eu sempre tive um sonho de princesa de casar e ter uma linda festa
    Eu adoro festas gosto muito
    • Responder
  • Clara
    Noiva VIP Abril 2021 Minas Gerais
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei seu debate Natiele!!! Como já disse vc é a noiva sensata hahaha

    Todos os pontos que você mencionou são super relevantes e acho que todo mundo deveria levar em conta!!

    Confesso ser uma princesa da Disney interior hahaha mas acho que o mais importante é aproveitar esse momento como casal, por isso também decidimos não fazer festa e investir na gente Smiley heart

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas