Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais

Festa: por que eu decidi não ter

Natiele, dia 11 de Março de 2021 às 21:54

Publicado em Fórum Festa 46

Olá pessoal, boa noite. Recentemente li aqui na comunidade um debate falando dos pontos de: por que fazer festa. E amei os pontos colocados, em especial pela forma empática que a pessoa escreveu. Então pensei, por que não fazer um também como os pontos de: por que não fazer festa? Afinal, creio que...

Olá pessoal, boa noite.

Recentemente li aqui na comunidade um debate falando dos pontos de: por que fazer festa. E amei os pontos colocados, em especial pela forma empática que a pessoa escreveu. Então pensei, por que não fazer um também como os pontos de: por que não fazer festa? Afinal, creio que debate é colocar os pontos para ajudar as pessoas a refletir o que é melhor em cada caso.

Sem mais delongas, aos pontos rsrs

1 - Nunca foi meu sonho. Ao contrário da maioria das mulheres, festa de casamento nunca foi meu sonho. Sempre me imaginei casando na igreja, afinal é a minha fé. Mas nunca me vi fazendo uma festa, da forma que a maioria sonha. Confesso pessoalmente que quando adolescente achava "um desperdício de dinheiro" (que se aplicava a quem fazia festa de 15 anos também). Sempre pensei: com esse valor eu viajo X dias, ainda da pra guardar e comprar coisas que eu quero muito como roupa e sapato, ou mesmo guardar pra minha habilitação (essa sim eu sonhava todos os dias).

Adendo 1 - depois de adulta entendi que sonho é sonho. Na mesma medida que eu me via com a minha habilitação dirigindo por aí ao som de "nas curvas da estrada de Santos" - versão Pitty e Samuel Rosa, tem gente que sonha com uma festa. Então hoje quando me vem na mente "que desperdício de dinheiro", lembro o quanto eu sonhava com minha habilitação. Isso ninguém tira. Lembro do dia como se fosse ontem, de cada sensação. Então a menos que seja o sonho da sua vida, não faça. Ninguém que fala "é estranho não ter festa" paga suas contas.

2 - Não gosto de ser o centro das atenções. Sim, me julguem, eu não gosto de em um evento ser o centro das atenções. Não gosto de "essa festa é sua". Me sinto constrangida, quero sumir. Aniversário por ex eu comemoro com 1 ou dois mais seletos, no trabalho não costumo falar, não faço aué. Pra mim é um dia como outro qualquer. Minha formatura de escola (de faculdade não paguei, me recuso - e nunca me arrependi) só foi paga pq meu pai faz questão dessas coisas. Me arrependi demais, não faria de novo não. Muita briga por convite, uma falsidade do caramba de colegas e por aí vai. Em resumo: acho desnecessário fazer aué com vitórias da vida. Elas são minhas e isso basta.

Adendo 2 - Com o tempo entendi que cada pessoa faz uma leitura das coisas da vida. Uns são como eu, acham que não precisa soltar foguete porque conseguiu algo. Outro acham que devem e ta tudo bem. Portanto, se você acha que é uma conquista que merece ser celebrada, com os pés no chão é claro, mas vá em frente. E se você, como eu, prefere algo mais íntimo, decida com seu amor. Nunca, jamais, saia festejando (e pagando) só "pq meus pais fazem questão" ou "pq meus pais estão casando o/a filho (a). Eles tiveram o momento deles. E se fizer birra, paciência.

3 - Prioridades - Sim, questão de prioridade. Como eu sempre falo, globo (minúsculo mesmo, aquilo não merece status de nome próprio) e hollywood fizeram estragos. Enfiaram na nossa cabeça que a gente "tem que". "Casar tem que ter vestid x" "casar tem que emocionar, com mil pessoas ao redor". Mas o mundo real as vezes é até cruel. Não dá pra ter tudo, ainda mais no nosso país. 90% da população não vive nem no Leblon, nem nos EUA. Então cada escolha uma renúncia. E temos que estar bem com essas escolhas e renúncias. No nosso caso a lua de mel era a prioridade. Por que? Bom, respeito quem diz: tenho a vida toda pra viajar, mas entendo que a vida a dois é bem complexa. O casal pode se planejar, mas nos 45 do 2º tempo o cano de casa pode estourar e pronto, lá vai a grana da viagem. Pq sim, existem imprevistos. Salvo quem já mora junto antes de casar, é mais fácil juntar grana pra uma mega viagem (falo de Europa, EUA, América Latina) morando com os pais que, ainda que ajudemos, não é tudo nas nossas costas. E no nosso caso específico, seremos abertos a vida, ou seja, nada de anticoncepcional, apenas método natural para espaçar os filhos por motivo grave. Então no nosso caso específico, ainda tem a questão de não sabermos, por ex, se eu vou estar grávida. Portanto, quem tem que definir as prioridades é o casal. O que é a prioridade da família de vocês? A expectativa dos demais não importa. Alinhem a expectativa com as possibilidades. Definam o que é prioridade. Isso é bom até para a relação.

3 - A questão familiar - Meus pais são separados. Se falam o básico, e por básico entendam alguma coisa em relação ao meu irmão, que ainda faz faculdade. Não existe isso de "ah mas é algo dos filhos" e sendo sincera, prefiro assim. Até porque a família da minha mãe nunca gostou ou aturou meu pai. E vice versa, minha mãe nunca foi bem quista na família do meu pai. No casamento avisei meu pai: você está convidado, mas a sua esposa não. Ah e ninguém da família dele, salvo minha irmã será convidado (a esposa dele não é mãe da minha irmã, ela é filha do 2 casamento dele). Então se ele quiser ir com a minha irmã na igreja fique a vontade, se não quiser por causa da mulher, lamento mas aí é com ele. Se ele preterir a filha por ela, ele que vai ter que lidar com isso no futuro, não eu (em tempo, minha mãe não casou de novo, nem tem ninguém). Ele demorou a entender isso, como já relatei aqui em outro debate, mas após algumas conversas, entendeu que é a minha dinâmica. Ele entendeu que pra mim não seria motivo de alegria, mas que me levaria de volta as sentimentos que levei tempo para curar.

4 - A questão da lista. Ele é muito bem relacionado. Conhece gente demais. Fora a família dele grande demais e minha família materna (a única que me importa) também. Então lista reduzida não era uma opção. Reduzindo bem, dariam 200 pessoas. E sem chance, pois gastaríamos na base de 70 mil ou mais, mesmo fazendo coisa simples. Igreja é grande, é público. Vai quem quer. Sem stress

Empasse: Tivemos um empasse na hora de decidir: ele gosta de comemorar as coisas. Brinco que a família dele se puder comemora a folha que caiu kkkkkkkk Conversamos e decidimos que depois da igreja vamos a uma pizzaria no famoso "cada um paga o seu". Estou olhando locais com custo benefício e que aceitem vale alimentação por ex. Vamos avisar todos antes. Vai quem quer e pode. Disse a ele que ele tem que ter em mente que alguns por mais que o considerem podem não querer ou não poder ir, e que ele tem que estar ciente disso. Vamos pagar pros pais e padrinhos, os pais dele vão pagar para algumas pessoas. Bem a contragosto aceitei ter uma mesa de bolo pra evitar a fadiga com a sogra pq não to a fim de mais falação na minha cabeça.

No fim, ficou bom pros 2. Está tendo critica? E como. Os pais dele não se conformam (em não ter festa), mas cheguei no meu limite de concessões. Ele vai comemorar e vamos viajar. O custo da viajem não vai dar nem um terço do que seria gasto com uma festa por mais simples que fosse. Vamos juntar grana e posteriormente comprar algo, nesse meio tempo vamos morar de aluguel.

Por fim, quis com esse debate ajudar quem está na dúvida em fazer ou não festa. Listem juntos as possibilidades, definam prioridades, se atentem a realidade de vocês. Se a decisão for: festa não é prioridade nem sonho, não façam por pressão de ninguém.

E pra quem me pergunta: tem medo de se arrepender? Respondo sem medo: nenhum. Talvez por isso esteja sendo tão leve a decisão!

46 Respostas

• D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amém!! Concordo e agradeço muito pelas palavras Smiley heart Smiley love Smiley kiss

• Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dani é isso, a realidade as vezes bate a porta e nos faz enxergar as coisas com praticidade. Acho que a maior lição da pandemia é essa: ser prático e nos ater a realidade, nos realizando na medida do possível. Como vocês já estão nessa, nem vale a pena desistir, ainda mais pq a grana já foi paga, além de ser um sonho pra vocês né. Então no final, vai dar certo conforme a realidade permitir. E a beleza de a realidade nos surpreender não tem preço. Com certeza seu casamento será melhor que o esperado.

Quanto aos meus sogros é bem isso Hahaha eles que lutem kkkkkk
    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂😂 eu adoraria pular de pára-quedas Natiela. Mas é isso mesmo, os dois precisam de ceder em algumas coisas para que haja entendimento e harmonia. E já que o estão a fazer, tenho a certeza que terão um dia muito feliz, pode parecer as vezes que não, mas tenho a certeza que no grande dia tudo se encaixará, tudo correrá bem. E que curtam bastante a vossa lua de mel.
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate, Natiele!

Pontos bem colocados e esclarecidos!!

Eu sempre tive o sonho de ter festa de casamento, e estou mantendo ainda porque começamos a fechar os contratos em 2019 e por ser um sonho tanto meu quanto dele, mas se fosse pra escolhermos hoje, na atual situação, fazer uma festa ou usar o dinheiro para investir no nosso apartamento e demais coisas, com certeza optaríamos pela 2ª opção.

Mesmo sendo um sonho, saberíamos que estamos em uma pandemia e nem cogitaríamos fazer festa de casamento, até pela dor de cabeça que dá ficar adiando com tudo tão incerto.

Enfim, Deus sabe de todas as coisas!!

Tenho certeza que seu casamento será especial mesmo sem festa! Seus sogros que lutem hahahaha

Smiley kiss

• Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Janice, obrigada pelo comentário de alguém que me entende no quesito aniversário hahahaha Confesso que todas essas ponderações estão me ajudando justamente no quesito "não ser 8 ou 80". Eu sou completamente 8 ou 80, ou tudo ou nada. Tenho muita mas muita dificuldade com o tal meio termo. Então essa coisa de casar está me forçando a ser maleável com as coisas.

Sim, você tem razão é sobre os dois, tanto que cedi em muita coisa justamente pra ver ele feliz também. No fundo nenhum dos dois está 100%, mas faz parte da vida a dois. Estou procurando trabalhar isso na minha cabeça e tentar ficar 100% feliz, além de Trabalhar o nervoso de todo mundo me dando atenção, parabéns, querendo tirar foto comigo (coisa que detesto é o tal de tirar foto)

Confesso pra você que não sou muito fã do tão "frio na barriga", salvo se for pra pular de paraquedas ou ir naquelas torres de queda livre de parque de diversão kkkkk Talvez eu seja centrada demais, ainda estou aprendendo a gostar de coisas que me fazem ficar ansiosa. Sempre fui a do: fazer o que tem que fazer, quando precisa fazer, porque precisa fazer. E não da pra ser assim pra sempre né?

Muitas felicidade pra vocês!
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Karina. A gente as vezes fica presentes mil e uma coisas que falam na nossa cabeça e não paramos pra pensar: isso tudo é pra mim ou pra satisfazer os demais? No seu caso você curte comemorar, então tem mais é que fazer dentro do que pode. Quis mesmo trazer uma reflexão
    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha
    Eu não sou 8 nem 80. Nunca fui de dar festas de aniversário enquanto via os meus vizinhos a darem uma festa para cada aniversário, pensando nessas razões todas que falaste, para mim sempre foi um desperdício de dinheiro e trabalho atoa kkkk. O meu dia de aniversário também foi sempre como um outro dia, mas dando graças ao Senhor por mais um aniversário. Na formatura fui para a cerimónia, que no início também não fazia questão nenhuma, mas o entusiasmo das minhas colegas me despertou, e sendo sincera, ainda bem, só fiz bem de ir, porq foi um dos momentos mais marcantes da minha vida com certeza. Na verdade. Também me sinto constrangida e nervosa quando sou o centro das atenções, mas talvez seja por isso que esses momentos tornam-se marcantes kkkk. Como quando fizemos a prova para tirar a carta de condução kkkk, o friozinho na barriga (ao menos comigo foi assim). A festa de casamento quero muiiiito ter, eu e o noivo sonhamos por isso. Não espero que as pessoas se emocionem, mas sim que divirtam-se, mas em primeiro lugar que nós, eu e o noivo, nos divirtamos, que aproveitemos cada momento. Por isso digo que não sou nem 8 nem 80. Não gosto de esbanjar mas também gosto de dar a mim, a oportunidade de tentar, de experimentar e de sentir de vez em quando aquele friozinho na barriga. Mas o importante mesmo é sermos felizes com as nossas decisões, mas não nos esquecendo q ao nos casarmos não são só as nossas vontades que devem estar em cima da mesa, para que ambos sejamos felizes. Muitas felicidades para vocês e q o vosso casamento seja do jeito que sempre sonharam. 😘😘
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Ana. Antes de escrever procurei outros debates sobre, e os que achei eram de noivas angustiadas porque a decisão (de fazer ou descartar festa) não a deixava em paz. E pra ponderar, creio que toda ajuda na questão de ponto de vista é bem vinda.
    • Responder
  • Ana Luiza
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Ana Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No fim das contas, é isso: a decisão tomada deve nos trazer paz, agradar a nós, seja ao optar pela festa ou por descartá-la.
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o seu debate, acho muito importante outros pontos de vista, eu nunca tive o "Sonho de Casamento" contudo amo festas e comemorações então nem que seja para ter um bolo em casa teria kkkk, então como não deixo nada passar embarquei com consciência nessa parte de planejamentos
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente. Acho que tudo deve ser pontuado pra ajudar as pessoas a refletir: estou realizando um sonho nosso, ou fazendo vontades alheias que não tem a ver comigo?

• Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acho importante a gente pontuar, porque vemos muita gente incentivando a fazer festa e me questiono se deixa quem no fundo sabe que não quer, que não é prioridade etc, insegura (o). E é um debate importante, pois muitas vezes por pilha fazemos o que não queremos.

• Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu penso exatamente como você! Todos os pontos que você mencionou foram os pontos que eu considerei pra não fazer também!

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito boas suas pontuações, noivinha.
    Realmente, cada um é cada um e cada sonho é um sonho.
    Que bom que está feliz com sua escolha!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas