Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais

Festa sem buffet

Nathalie, dia 10 de Junho de 2020 às 16:26 Publicado em Fórum Festa 0 36
Oi oi pessoas lindas do meu ❤

Hoje eu vim aqui pq tenho visto muitas noivas pensando em fazer festa sem buffet. Quem me conhece daqui já sabe que eu por N motivos não vou fazer festa de casamento. POREM, eu sou de família grande (ala um dos motivos que não dá pra fazer festa kkkk) e sempre fui acostumada a organizar festa. Até pq minha vó trabalhava com isso.
Então aí vão umas #dicas

Jantar:
- apesar da ideia do jantar ser legal, é mais caro em especial pra quem faz festa sem buffet. Nath mas o buffet faz. Gente, buffet compra coisa pra 10, 15 festas. Então pagam mais barato na matéria prima. Da pra fazer? Da. Mas dependendo da localidade fica BEM mais caro ou quase o preço de um buffet.
Mas então como fazer sem buffet e valer a pena.
Resposta:
Contratando equipe de cozinha e fazendo apenas um coquetel. Sim, apenas salgados!!!
Hoje com a internet, a gente acha todo tipo de fornecedor. Como a quantidade é grande, você consegue comprar com o fabricante a preço de atacado. Se tiver um amigo ou parente com CNPJ mais fácil ainda, pois a pessoa pode comprar alegando que é pra revenda.

Mas as pessoas não ficam com fome?
Não se você calcular direito!!!
Veja, pra uma festa normal ( com jantar e prato quente - calma vou chegar lá hahaha) a gente calcula 10 salgados por pessoa. Isso pra uma festa de 6 horas.
Pra esse estilo, o ideal é dobrar a quantidade, ou seja, 20 salgados por pessoa. Logo se sua lista tem 250 pessoas, seria em média 5 000 salgados. Comprando em atacado seriam 50 centos. Pelo menos por aqui em BH a gente acha o cento a R$20 reais congelado. Ou seja, todos os salgados da festa ficam em 1000 reais.
Meu Deus nath R$ 1000 pra comida toda??? Pois é. Bem menos que 15 mil de buffet né?
Tá mas e pra fritar? Aí entra o pulo do gato!!! Você vai precisar de uma equipe de cozinha, de preferência que tenha os vasilhames como panela, fritadeira essas coisas. De novo, se for uma festa pra 250 pessoas, é preciso que a equipe tenha no mínimo 4 fritadeiras ou 2 fritadeiras e um forninho. Se não tiverem, você pode tentar conseguir emprestado com alguém ou até alugar (aumenta um pouco mas é pra logística dar certo). Essas pessoas têm a manhã do tempo de fritar e ir soltando as porções.
Preço medio da equipe: 2 500 a 3 000.
Opa, já deu economia aqui, na ponta do lápis já deu 4 000 a comida com o preparo

O que nos leva a: servir.

A média que minha avó sempre contestava era 1 garçom pra cada 25 pessoas. Ou seja, numa festa de 250,seriam 10 garçons. Contando que pelo menos aqui a média de que um garçom ganha numa festa é 70 reais, seriam mais 700 reais.
Atualizado:
4.700 mil
Ok, mas tem os docinhos. E o bolo...
Lá vem conta kkkk
Se você fizer questão de bolo, calcule 100 gr por pessoa caso for colocar docinho. Nesse caso seriam 10 docinhos por pessoa, ou seja, pra uma festa com 250 pessoas 2.500 doces. A vantagem aqui é que se vc for animada (o), vc mesma pode fazer!!! Daí só gasta material!
Tá nath, mas e o bolo?
Tendo doces, calcule 100gr por pessoa, x 250 pessoas, seria um bolo de mais ou menos 2,5 kg. Pra ficar mais redondo o ideal seria um de 3 kg. Aí o preço vai da localidade, mas acho que a economia é tanta que vale esse pequeno gasto a mais kkkk
Vamos supor que vc gaste mais 1000 reais no bolo e doces.
Conta atualizada: 5.700
Ufa! Até que economiza né? Mas onde vou servir o povo?
Bem, aí são 2 opções, ou alugar louça (pesquise bem os lugares. Não fica tão caro e além de reduzir o lixo, planeta agradece ) você teria que locar apenas pratos de sobremesa, pois serviriam para colocar as porções de salgados e pra servir o bolo. Então você não teria que alugar nem talher nem guardanapo.
Calcule em média um prato e um copo por pessoa, e acrescente mais uns 20 só pra ter de "sobra" então seriam mais ou menos, 270 copos e pratinhos de sobremesa. A média aqui é 10 reais a dizia de cada. Então, 230 reais em copo e 230 em pratos. Logo, 460 em vasilhame.
Ou se preferir, você pode comprar descartáveis de luxo pra economizar (nesse caso calcule 1,5 por pessoa de prato e copo. Se sobrar aproveita em outra coisa hahaha )

Tá, já sabemos como economizar na comida. Mas e bebida?Aí vem o pulo do gato 2

Bebidas são fáceis de comprar em distribuidora. E mais barato. Lembra que falei que pode ver alguém com CNPJ? Então, aqui da pra fazer isso tbm.
No caso o cálculo é:
Se for servir só refri, água e suco, seriam 500ml de cada por pessoa, 1,5 l. Ou seja, numa festa de 250 pessoas, serão necessários em média, 375 litros de bebida. Se for numa época de calor forte, pode aumentar pra 2l por pessoa tranquilo.
Mas e se eu for colocar mais qualidade de bebida? Dívida os 1,5l ou 2l pelo número do tipo de bebida. Ex são 4 tipos de bebida? 500ml de cada por pessoa. São 10 tipos de bebida ? 100ml de cada por pessoa Smiley winking
Vamos atualizar nossa conta?
Supondo que vc só sirva suco, água e refri. 375l pra festa. Supondo que vc consiga 3 reais no litro (uma garrafa de guarana pelas minha bandas tá 6 Jairs hahahah) Seriam mais 1.125 em bebidas.
Atualizando:
Numa media: 3000 da equipe 1000 da comida 700 do garçom 1000 bolo e doces 460 vasilhame 1.125 bebidasTotal (estimativa) : 6.825 pra servir a galera. Contando que a maioria dos buffets cobra 15.000 em algo simples, temos concordar que fica BEM mais barato.
Porém como vcs viram da muito trabalho. Se vocês têm tempo, é uma boa opção.
Espero ter ajudado!!!!

36 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 12 de Junho de 2020 às 09:46
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, concordo plenamente que com criatividade da sim pra gastar pouco. Porém é sempre legal ajudar as pessoas com opções que podem ser viáveis pra ela.

Me desculpe a sinceridade, mas entendi a sua colocação como uma "diminuição " colocando, na minha interpretação (e peço desculpas se interpretei de forma equivocada) como um: isso é besteira, ou isso não economiza. Tanto que você se deu a trabalho de procurar outras opções para "me provar" que eu estava errada, que tudo que eu escrevi é bobagem (pode não ter sido sua intenção, mas foi assim que eu recebi).

Sendo que pra realidade de muitos pode sim ser uma economia que valha a pena para a pessoa, em especial pelo estilo. Pizza é bacana? É. É mais barato? É. Mas pode não ser o estilo de muitas pessoas aqui. O mesmo com comida de buteco que, pelo menos pra nós belorizontinos, é como ir no bar da esquina, visto que aqui é a capital mundial do bar. Então pelo menos aqui, é uma coisa cotidiana, ao passo que salgadinho a gente não come todo dia. Então é uma opção para variar o cardápio, para a pessoa ver se isso na realidade dela vale a pena.

Como falei desde o princípio, é apenas uma sugestão. Não é a mais certa? Depende. O conceito de certo e errado varia nessa situação. É a mais barata? Nao. Mas fica mais em conta pra quem quer uma festa com estilo mais requintado ou com um cardápio que atenda mais aos convidados dela, ou que atenda às expectativas dela. Até porque tem pessoas que não tem noção nenhuma de nada relacionado a festa. Da mais trabalho? Da. Mas a pessoa pode achar que pra ela vale a pena.

O intuito do debate foi ajudar quem as vezes quer uma luz, para adaptar a sua realidade: local, cultural e de expectativas. E me perdoe, mas a forma da sua colocação me ofendeu, ainda que não tenha sido sua intenção.
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso, aqueles doces em copinho de chocolate, sabe? Caro demais! E nem é tão difícil... Lógico, tem gente que só por Deus, não consegue fazer um bolo de fubá sem queimar, né, mas se a pessoa tiver um pouquinho de habilidade e dedicação pra treinar, da pra fazer com certeza
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu Deus 400 reais em doce de copinho???? Socorro!!!!!! Realmente muito caro. Se a pessoa tem a grana e não quer o trabalho ok, mas acho que eu faria mesmo se tivesse grana! E realmente aí é bem caro mesmo. Aqui é caro mas não chega a isso!!!!

E é uma coisa legal né? Imagina você olhar a mesa e pensar: eu mesma que fiz! Fora a economia, creio que deve ser uma sensação legal!
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, mas se for avaliar outros tipos de serviços, como buffet de pizza ou crepe, fica o mesmo preço, até mais barato que fazer tudo por conta.
    Peixe Urbano sempre tem ofertas excelentes, e pra essa quantidade de pessoas (250) certamente as empresas fariam preços semelhantes. Aqui algumas opções em BH (acabei de olhar no app)

Buffet de crepe: R$ 9,99 por pessoa, sem bebidas.https://peixe.app.link/jloslfhwf7
    Festa sem buffet 1
    Comida de boteco: R$34,50 por pessoa, inclui água, refrigerante e chopp, equipe e alimentação.https://peixe.app.link/thb3cz1wf7
    Festa sem buffet 2
    Festa sem buffet 3
    Buffet de pizzas e massas: R$ 16,90 por pessoa sem bebidashttps://peixe.app.link/lz41uhfxf7
    Festa sem buffet 4
    Todas opções econômicas e diferentes de "salgados fritos". Não queria ser a chata, contradizendo, mas mostrar que com criatividade da pra fazer algo mto legal sem gastar muito.
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui eu estou querendo fazer os doces, aproveitando a quarentena pra aprender a lidar com chocolate etc.
    Achei cento de brigadeiro por R$300! Absurdo! Em média povo tá cobrando em torno de R$140 a R$200 o cento de brigadeiros gourmet, que custam 1/4 disso em material pra fazer, e com a receita certa duram até 15 dias (só por um pouco de xarope de glucose na receita).
    E doces com chocolate (copinho recheado etc) facilmente por R$420 reais o cento, que custam também 1/4 disso pra fazer com chocolate belga.Sei lá, mto caro, mas, pra quem pode pagar... Eu aqui vou eu mesma fazer meus doces (ajuda que são 90 convidados só, 450 doces da pra fazer tranquilamente).
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, como eu falei vai da região. Aqui em BH consegue bem mais em conta isso de aluguel de salão, sítio etc. Então vale a pessoa fazer as contas se pra região dela vale a pena. Aqui em BH um buffet barato e bom é no mínimo 80 a 90 reais com 1 bebida. 60 reais até acha na região metropolitana, ou seja tem o fator distância.

Utensilio também, conhecendo os lugares certos, você consegue bem barato. E no caso de coquetel, não acho que precisa de utensílio para manter comida quente, pois é salgadinho, não jantar. Na hipótese acima seria servido nas mesas.

Se a pessoa faz questão de jantar, aí concordo que não vale a pena. Agora a questão do buffet, eu sinceramente não acho que economizar 5 000 seja pouco. E no cálculo eu coloquei sem alcoólico justamente por que se a ordem é economizar, vale cortar (muitos conhecidos meus fazem isso). 5000 a menos da pra investir em outra coisa.

Enfim, cada um precisa ver a realidade da sua localidade e analisar as possibilidades. Creio que toda ajuda é válida.

• Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alessandra eu penso que se a pessoa tem disponibilidade e onde armazenar é uma excelente pedida!!!!! Pois além de economizar, acredito que a sensação do "eu que fiz" é fantástica!!!!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vixe verdade!!!!! Obrigada pela correção!! Acho que fiz muita conta junta e passou batido! Valeu mesmo. Pena que não dá pra corrigir no debate!
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No caso, daria um total então de R$8.800 +/-, considerando o recálculo. Se for ainda incluir locação de rechauds e travessas (para manter as comidas aquecidas), pode incluir mais uns R$500 no mínimo. Ou seja, perto de R$9.500.

Se for considerar que o buffet cobraria R$15.000 mas já leva toda a louça (pratos de louça, copos de vidro, e todos os utensílios para servir), além de já levar os garçons, preparar tudo, e geralmente nesse valor de R$60 por pessoa já inclui pelo menos cerveja de alcoólico, e alguns algumas batidas até, e servem além de salgados fritos algum prato quente (uma massinha ou escondidinho), definitivamente não vale a pena fazer por conta. Aqui na região de Campinas, que é uma das mais caras do país pra casar, vc acha buffet de R$60 com jantar (arroz + 1 acompanhamento, 2 saladas e 1 carne), com a cerveja e todo o serviço, e ainda consegue parcelar o pagamento até a data.
    Se realmente quiser economizar, vale mais a pena ir atrás do buffet, pesquisar muito até achar um com preço bom, e tentar economizar no menu, dependendo, servir só massas (a carne encarece bastante), ou mesmo rodízio de pizza (acha rodízio em torno de R$20 a R$25 por pessoa, e levam todos os talheres e louça), ou de crepes.
    Definitivamente não vale a pena fazer por conta.
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sobre os doces: estou planejando fazer meus próprios doces, e pelas contas que fiz pra fazer um cento de brigadeiro gourmet (com chocolate de boa qualidade ao invés de manteiga) fica em torno de R$60 o cento. Ou seja, de doces, pra 250 pessoas, seriam mais R$1.500, totalizando com o bolo R$3.000 (com um bolo de corte simples de R$50/kg e os doces feitos em casa).
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem um erro no cálculo do bolo: 100g por pessoa para 250 pessoas da 25kg de bolo, não 2,5kg. Considerando R$50 reais por quilo de bolo, da R$1.250 reais de bolo.
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como falei é da realidade do local. Mas ainda assim sai mais barato, em especial pros que não conseguem diminuir a lista!
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excelente debate noivinha! Por aqui acho que esses preços aumentariam bastante, mas ainda sim, sairia mais barato que os buffets hahah

• Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahahaah obrigada Ana! Eu já sou da opinião que vale pra qualquer estilo se é o que o casal pode pagar. Você cairia dura se eu contar quantas festas, de 15 anos a casamento, noturnas que fui nesse estilo. E foram festas animadas que sai rolando. Penso que se é o que o casal pode, não tem que se prender. Ao convidado cabe aceitar de bom grado, afinal fizeram o melhor que podiam!
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não foram dicas, foi um tutorial completo para casamento estilo coquetel. 😅
    Acho que para casamentos diurnos, com uma pegada mais despojada seja uma ótima opção 😘
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assim, nem o bem alimentado eu acho que deve ser o foco. Acho que o foco deve ser estar feliz pelo casal. Claro que é preciso planejar porque afinal o casal quer uma festa animada pra si e quanto mais as pessoas têm o que comer, mais ficam. Mas fui educada pra aceitar se bom grado as coisas e, caso ainda esteja com fome, só eu comer em casa depois. Mas isso sou eu. Entendi o seu ponto e concordo caso seja o desejo do casal em alongar a festa.

No debate eu calculei o dobro de salgado que se calcula pra uma festa normal (com jantar ou prato quente). Serve muito mas muito bem, até pq salgado enche. O importante é ser feliz kkkkkkkk
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com vc, cada um serve aquilo que pode, ao convidado cabe a ser grato pelo que for servido. Não vejo problemas em um coquetel noturno desde que seja bem servido. No fundo as pessoa querem sair bem alimentadas não importa com o que seja kkkk
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, o intuito foi essa!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é Thalita! Meu intuito foi bem esse: abrir a mente. Pq a pessoa pode não ter tempo nem disposição pra contratar equipe, mas pode ter ideia de servir um coquetel por ex. E não tem essa, na minha opinião, de horário. Pq fui educada pra ir nas coisas das pessoas por elas. O que tiver, aceitar e ficar feliz, pois foi o que a pessoa pode, e com certeza é o melhor que ela pode.
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu achei perfeito o debate, serve para abrir a mente em vários fatores ,primeiro para entender as dificuldades do cozinheiro X Buffet, que pode ser uma opção valida dependendo da sua disponibilidade, e também para abrir a visão das pessoas nas possibilidades que ate um buffet pode oferecer, como o Coquetel ou Brunch
    • Responder
  • Simone
    Noiva Master outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem legal as dicas! Tenho certeza que vai ajudar muitas noivinhas. ❤️👏🏻
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que ajudar construtivamente é sempre válido!!!
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nath! Adorei o debate, certamente irá ajudar muitas noivinhas indecisas e que querem economizar mas não sabem como. Obrigada por compartilhar conosco! ☺️👏🏼
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ter que pagar o transporte mas compensa 🙃
    • Responder
  • Rebeka
    Noiva Master Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Rebeka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siiim!! A cidade vizinha é beeem grande, posso achar por lá sim 🥰 vou fazer isso!!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já pensou em ver em grupos de emprego no Facebook? Lá é um ótimo local pra garimpar essas coisas. Talvez em cidade vizinha você acha. Pq nesses grupos tem sempre alguém fazendo divulgação de trabalho.
    • Responder
  • Rebeka
    Noiva Master Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Rebeka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siiiim! 😍❤️ Só tô tendo dificuldade em encontrar gente para fazer comida americana.. sugestão?! Pensei em colocar no grupo da cidade porque pode aparecer gente que cozinhe e tenha a torneira de waffles
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sempre bom abrir a mente para outras possibilidades!!!
    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas 👏🏻❤
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como boa mineira de família de cidade histórica eu AMOOO café colonial!

Acho que a gente precisa abrir as possibilidades. Muitas pessoas as vezes ficam presas a buffet, jantar essas coisas e sequer pensam em outras coisas como brunch e coquetel. É uma forma de abrir a mente.
    Que bom que gostou!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aff não foi tudo.

Porém, acho justo quem pensa que a noite as pessoas têm mais fome e tal. Mas vai de cada casal: do que pode e quer proporcionar.
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então só se for aí pq por aqui o povo quer é encher a cara (mineiros kkkk) e esse conceito de requinte vai do casal. Tem gente que não liga. Por aqui tendo cachaça, breja e um petisco kkkk

Pelo menos na minha opinião, comer pra ficar cheio eu como em casa. Vou a festas pra me divertir, ver os amigos dançar. Se tem um tira gosto ótimo. E pelo menos pra mim, se a pessoa tá com tanta fome assim o podrão da esquina tá logo aí. Desculpe a sinceridade, mas qurm vai a uma festa de casamento pensando em tirar a barriga da miséria nem lá deve estar.
    Penso que a festa é pra celebrar a união do casal dentro da possibilidade dos mesmos. Se tiver um salgadinho ótimo. Se só tiver água, ótimo. Pelo menos eu fui educada dessa forma (tanto que sempre frequentei casamento sem festa, só bombom na porta e sempre achei normal).

Acho que cada casal deve discernir o que lhe encaixa melhor. Se for um coquetel a noite, que seja. Eu penso que festa a festa é sobre o casal.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas