Hoje eu vim aqui pq tenho visto muitas noivas pensando em fazer festa sem buffet. Quem me conhece daqui já sabe que eu por N motivos não vou fazer festa de casamento. POREM, eu sou de família grande (ala um dos motivos que não dá pra fazer festa kkkk) e sempre fui acostumada a organizar festa. Até pq minha vó trabalhava com isso.
Então aí vão umas #dicas
Jantar:
- apesar da ideia do jantar ser legal, é mais caro em especial pra quem faz festa sem buffet. Nath mas o buffet faz. Gente, buffet compra coisa pra 10, 15 festas. Então pagam mais barato na matéria prima. Da pra fazer? Da. Mas dependendo da localidade fica BEM mais caro ou quase o preço de um buffet.
Mas então como fazer sem buffet e valer a pena.
Resposta:
Contratando equipe de cozinha e fazendo apenas um coquetel. Sim, apenas salgados!!!
Hoje com a internet, a gente acha todo tipo de fornecedor. Como a quantidade é grande, você consegue comprar com o fabricante a preço de atacado. Se tiver um amigo ou parente com CNPJ mais fácil ainda, pois a pessoa pode comprar alegando que é pra revenda.
Mas as pessoas não ficam com fome?
Não se você calcular direito!!!
Veja, pra uma festa normal ( com jantar e prato quente - calma vou chegar lá hahaha) a gente calcula 10 salgados por pessoa. Isso pra uma festa de 6 horas.
Pra esse estilo, o ideal é dobrar a quantidade, ou seja, 20 salgados por pessoa. Logo se sua lista tem 250 pessoas, seria em média 5 000 salgados. Comprando em atacado seriam 50 centos. Pelo menos por aqui em BH a gente acha o cento a R$20 reais congelado. Ou seja, todos os salgados da festa ficam em 1000 reais.
Meu Deus nath R$ 1000 pra comida toda??? Pois é. Bem menos que 15 mil de buffet né?
Tá mas e pra fritar? Aí entra o pulo do gato!!! Você vai precisar de uma equipe de cozinha, de preferência que tenha os vasilhames como panela, fritadeira essas coisas. De novo, se for uma festa pra 250 pessoas, é preciso que a equipe tenha no mínimo 4 fritadeiras ou 2 fritadeiras e um forninho. Se não tiverem, você pode tentar conseguir emprestado com alguém ou até alugar (aumenta um pouco mas é pra logística dar certo). Essas pessoas têm a manhã do tempo de fritar e ir soltando as porções.
Preço medio da equipe: 2 500 a 3 000.
Opa, já deu economia aqui, na ponta do lápis já deu 4 000 a comida com o preparo
O que nos leva a: servir.
A média que minha avó sempre contestava era 1 garçom pra cada 25 pessoas. Ou seja, numa festa de 250,seriam 10 garçons. Contando que pelo menos aqui a média de que um garçom ganha numa festa é 70 reais, seriam mais 700 reais.
Atualizado:
4.700 mil
Ok, mas tem os docinhos. E o bolo...
Lá vem conta kkkk
Se você fizer questão de bolo, calcule 100 gr por pessoa caso for colocar docinho. Nesse caso seriam 10 docinhos por pessoa, ou seja, pra uma festa com 250 pessoas 2.500 doces. A vantagem aqui é que se vc for animada (o), vc mesma pode fazer!!! Daí só gasta material!
Tá nath, mas e o bolo?
Tendo doces, calcule 100gr por pessoa, x 250 pessoas, seria um bolo de mais ou menos 2,5 kg. Pra ficar mais redondo o ideal seria um de 3 kg. Aí o preço vai da localidade, mas acho que a economia é tanta que vale esse pequeno gasto a mais kkkk
Vamos supor que vc gaste mais 1000 reais no bolo e doces.
Conta atualizada: 5.700
Ufa! Até que economiza né? Mas onde vou servir o povo?
Bem, aí são 2 opções, ou alugar louça (pesquise bem os lugares. Não fica tão caro e além de reduzir o lixo, planeta agradece ) você teria que locar apenas pratos de sobremesa, pois serviriam para colocar as porções de salgados e pra servir o bolo. Então você não teria que alugar nem talher nem guardanapo.
Calcule em média um prato e um copo por pessoa, e acrescente mais uns 20 só pra ter de "sobra" então seriam mais ou menos, 270 copos e pratinhos de sobremesa. A média aqui é 10 reais a dizia de cada. Então, 230 reais em copo e 230 em pratos. Logo, 460 em vasilhame.
Ou se preferir, você pode comprar descartáveis de luxo pra economizar (nesse caso calcule 1,5 por pessoa de prato e copo. Se sobrar aproveita em outra coisa hahaha )
Tá, já sabemos como economizar na comida. Mas e bebida?Aí vem o pulo do gato 2
Bebidas são fáceis de comprar em distribuidora. E mais barato. Lembra que falei que pode ver alguém com CNPJ? Então, aqui da pra fazer isso tbm.
No caso o cálculo é:
Se for servir só refri, água e suco, seriam 500ml de cada por pessoa, 1,5 l. Ou seja, numa festa de 250 pessoas, serão necessários em média, 375 litros de bebida. Se for numa época de calor forte, pode aumentar pra 2l por pessoa tranquilo.
Mas e se eu for colocar mais qualidade de bebida? Dívida os 1,5l ou 2l pelo número do tipo de bebida. Ex são 4 tipos de bebida? 500ml de cada por pessoa. São 10 tipos de bebida ? 100ml de cada por pessoa
Vamos atualizar nossa conta?
Supondo que vc só sirva suco, água e refri. 375l pra festa. Supondo que vc consiga 3 reais no litro (uma garrafa de guarana pelas minha bandas tá 6 Jairs hahahah) Seriam mais 1.125 em bebidas.
Atualizando:
Numa media: 3000 da equipe 1000 da comida 700 do garçom 1000 bolo e doces 460 vasilhame 1.125 bebidasTotal (estimativa) : 6.825 pra servir a galera. Contando que a maioria dos buffets cobra 15.000 em algo simples, temos concordar que fica BEM mais barato.
Porém como vcs viram da muito trabalho. Se vocês têm tempo, é uma boa opção.
Espero ter ajudado!!!!