Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paulo
Noivo Novato Setembro 2024 São Paulo

Frustração com Foto do Casamento

Paulo, dia 26 de Setembro de 2024 às 16:25 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 1 65

Contratamos o casal Hugo e Danielly que possuem uma empresa de fotografia chamada 'Criativamente Fotografia' (@criativamentefotografia pelo instagram). São um casal do Rio de Janeiro que aparentemente atendem varios estados.

Encontramos eles durante a busca por fotografos no instagram, vimos as fotos do feed e achamos boas e marcamos uma conversa por vídeo. Eles falaram sobre o estilo fografico deles, que seria algo menos formal e mais focado em 'fotos espontaneas' e que ele disponibilizaria 100% do material bruto e que não fariam edições. Ofertaram um pacote deles de Pré-Wedding + Fotos do Casamento + Filmagem por R$4.600,00 que poderiam ser parcelados no cartão. Nós informamos que queriamos somente um teaser do casamento, e que eles deveriam focar nas fotos do evento, e ficou acordado que um deles no dia ficaria com a noiva e o outro iria encontrar o noivo no buffet. O ponto que nos fez escolher eles foi a possibilidade de contar com dois profissionais de fotografia no evento com um valor que estavamos achando somente um. Como as fotos que vimos no instagram agradavam, fechamos com eles.

Como acordado, marcamos um ensaio fotografico pré-wedding que foi realizado no dia 23/06, um domingo, na instancia turistica de Paranapiacaba (Santo André/SP). É um local bem bonito onde são realizados muitos ensaios fotograficos por conta do ambiente rústico da ferrovia abandonada. Chegamos no local por volta de 15h e fotografamos até as 17h. Foram feitas cerca de 700 fotos desse dia. Ao recebermos as fotos começou o problema, fotos sem enquadramento algum, muitas fotos que eles dizem ser 'espontaneas' mas são fotos aleatórias e muitas fotos repetidas. Não gostamos do resultado, mas até por falta de tempo para o casamento, decidimos falar com eles sobre o que achamos das fotos para que eles se atentassem para o dia do casamento. Mandamos diversos audios e mensagens explicando em detalhes do que não gostamos e o Hugo sempre bem relutante de que nós que estavamos enganados sobre o resultado.

Seguimos para o dia do casamento - 01/09.

Making Off Noiva: Como falei, eles são do RJ e eles vão para os locais das fotos de onibus ou carro para economizar. Quando a isso, problema deles como eles fazem o translado para o local das fotos, mas no dia do casamento eles vieram de carro na noite anterior do Rio de Janeiro para São Paulo (cerca de 6hs de viagem), chegaram no salão de beleza onde minha esposa estava se arrumando com a mãe, a irmã e a filha, e informaram que tiveram um problema com o carro e não conseguiram dormir, então como 'a noiva ainda não estava pronta' o Hugo foi DORMIR. Ou seja, as fotos do making off da noiva são limitadas a quando ela já estava praticamente pronta, na hora que ele acordou.

Fotos da Cerimônia:

Durante a cerimônia o Hugo ficou filmando e a Danielly ficou tirando as fotos. Esperavamos que fossem feitas fotos que traduzissem a emoção do evento. Fotos espontaneas dos abraços, dos parentes emocionados e etc, algo que não foi feito. Muito pelo contrário, eu tenho fotos aleatórias de alguns convidados e poucas fotos da minha familia no altar. A melhor foto do altar, quem tirou foi uma convidada, pois as fotos do fotografo estão com o véu da noiva cortado (e isso é só um exemplo do enquadramento pífio apresentado nas fotos).

Fotos pós cerimonia:

Após a cerimonia, fomos todos para fora do buffet para realização das fotos tradicionais de casamento. Nem nessas fotos o Hugo conseguiu fazer bom enquadramento. A foto onde estão todos os participantes do altar, simplesmente tem um PILAR na frente de um dos padrinhos e meus pais que ficaram no fundo não aparecem direito. Sem contar que muitas fotos não foram feitas, tais como fotos dos casais de padrinhos ou dos casais de pais. As fotos que foram feitas da noiva, muitas com pessoas ao fundo, sem orientação nenhuma para que as pessoas saissem de tras.

Fotos da festa/evento:

Não fizemos pista de dança, o que facilita na hora de tirar as fotos dos convidados. Mesmo assim, o que temos são fotos sem enquadramento adequado, fotos aleatórias onde as pessoas estão escoradas na mesa ou mastigando, por exemplo.

Ao recebermos as fotos, a decepção foi enorme. O dia não volta mais e não vamos ter outra oportunidade para refazer as fotos. Recebemos cerca de 1200 fotos onde conseguimos selecionar cerca de 200 onde a maioria vão precisam passar por edição para ficarem aceitaveis (retirada de pessoas, enquadramento, edição para retirar algo da frente do foco da foto - tal como um pilar).

Quando recebemos o vídeo teaser (este pelo menos ficou bom), eu mandei uma mensagem para o Hugo informando que estavamos bem insatisfeitos com a qualidade das fotos e pontuei cada um dos problemas descritos acima. O retorno dele foi uma mensagem falando absurdos como "o local estava muito cheio" (local para 150 pessoas tinham 126), "o making off da noiva nao foi feito pq ela nao estava pronta" (até onde eu sei, making off é da preparação dela), e mandou um audio falando que eu estava agindo de má fé com ele pois estavam pedindo que ele me devolvesse 2mil reais (valor que me foi cobrado para editar as fotos) ou que ele mesmo fizesse a edição (algo que ele disse que não ia fazer). Falou que não me responderia mais e que se eu quissesse que processasse ele pois ele não tinha medo de processos.

Por fim, estou eu e minha esposa com um muitas fotos horriveis do nosso dia de casamento.

Sinceramente, não caiam no conto de contratar fotografos que: (1) não estão registrados nos sites de casamento (2) sem conhece-los pessoalmente antes e ver muito do portifolio deles (3) sem tentar contatar os casais que fizeram fotos com eles para saber mais sobre o atendimento deles e (4) se eles foram de outro estado, tenham uma atenção especial pois isso pode causar problemas e com certeza para finalizar EVITEM CONTRATAR AMADORES COMO OS DA CRIATIVAMENTE FOTOGRADIA (HUGO E DANIELLY). Fotografos profissionais tem olhar

65 Respostas

Última atividade por Rafaela, dia 24 de Janeiro de 2025 às 19:32
  • Rafaela
    Noiva Constante Setembro 2026 Minas Gerais
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oie me envia o link?

• Responder
  • Renata
    Noiva Constante outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sinto muito pelos Noivos! Como você mencionou, casamento só acontece uma vez, não há como repetir para tirar novas fotos, as fotos TEM QUE ficar boas no dia! Eu imagino a decepção e frustração na hora de ver as fotos, lamento muito por vocês!

E como uma noivinha aqui comentou, pela resposta que o Hugo te deu, dá pra ter uma noção do tipo de "profissional" que ele é! Esse tipo de coisa não deve acontecer com ninguém, foi um investimento, jogado no lixo, isso não é justo! Eu acho que processaria, não sei se vale a pena se incomodar ainda mais por isso, mas foi muito dinheiro, na minha realidade, é impossível gastar tudo isso num fotógrafo, então se fosse comigo, eu faria algo para conseguir nem que seja uma parte do dinheiro de volta. Sinto muito mais uma vez noivinhos, espero que apesar dos pesares, vocês estejam bem, e que tenham se divertido no dia.

• Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Duvido muito que eles tenham combinado um trabalho tão mal feito quanto esse.
    • Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acabei de ver as fotos e quero dizer que..

Primeiramente, Paulo! Sinto muito por todo estresse e decepção, independente de qualquer trabalho que seja, é muito frustrante não recebermos o que contratamos.

Espero sinceramente que você corra atrás do seu prejuízo de forma judicial, sei que indenização alguma irá sanar toda essa frustração e trazer boas lembranças desse dia, mas ao menos é uma forma de reparação.

Segundo, ao fotógrafo Hugo que está aqui veemente defendendo seu trabalho, não sou profissional em fotografia, mas também não é necessário ser uma para que a gente possa entender o quão amadora está essas fotos. Fora de ângulo, mal tiradas, de espontâneo não tem nada, aparentemente saiu tirando fotos aleatórias, nem mesmo o fato da noiva ser linda, a salvou de imagens ruins.

Outro ponto que muito me chamou atenção, como um profissional como você fecha os comentários nas redes sociais? Isso já me levanta suspeitas. Quem tem certeza do ótimo trabalho que faz, não precisa disso, pelo contrário, teria total confiança e aceitaria comentários de clientes a respeito do seu ótimo trabalho, afinal, o melhor marketing ainda continua sendo o boca a boca.

No mais, eu com meu iPhone tiro fotos melhores.

Um abraço.

• Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Dezembro 2025 São Paulo Estado
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivos, sinto muito que tenham passado por uma experiência tão frustrante! Lamentável a postura desse "profissional".

• Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não me enviou não! Vou mandar mensagem.
    • Responder
  • Agnes
    Noiva Ativa Abril 2026 São Paulo
    Agnes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pela postura do fotógrafo podemos entender bem o tipo de profissional que ele é, lamentável pessoas assim serem responsáveis por cuidar do sonho de alguém! Aos noivos: infelizmente é um dia que não volta mais, mas guardem com amor as sensações e registros dos convidados e, por favor, não deixem de procurar seus direitos.
    • Responder
  • Paulo
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pamela, eu não me recordo agora se você foi uma das pessoas que receberam o link, caso nao tenha sido, me chama no privado que eu lhe encaminho.

• Responder
  • Paulo
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Carol, pois é. É uma dia que não volta, são emoções que não serão revividas e o pior é ver a frustração da minha esposa ao ver as fotos. Mas se conseguirmos fazer com que outros casais não passem por essa mesma frustração, já temos uma vitória.

• Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Setembro 2025 Paraná
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se o serviço que vc presta não é um making off, então não deveria dar esse nome para tal.
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Certamente, se você Hugo, como fotógrafo fosse no mínimo profissional, não precisaria se submeter a tamanha baixaria. E realmente que decepção de fotos… Lindo casal porém, o fotógrafo não cooperou para que isso se tornasse memorável.
    Lamentável por você, Paulo! Nenhuma palavra irá reparar esse dano…
    • Responder
  • Thamara
    Super Noiva Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hugo fotógrafo, só vim dizer que analisando bem as fotos, posso te dizer que tiro melhores com meu Samsung. Não tem como te defender não!
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu li todos os comentários, vi as fotos e minha opinião sincera?
    Estão muito feias. Não parecem fotos tiradas por um fotógrafo, e sim por um celular. Fotos sem enquadramento, com gente do lado, os noivos com fazendo caras e bocas.
    Mas também não vi todas as fotos onde o Paulo reclamou que ficaram feias, não vi fotos da cerimônia, do making off, somente fotos aleatórias da festa, que realmente estão com pessoas em volta, escoradas em mesas e comendo.Sinceramente tô bem confusa. Olhei o Instagram do fotógrafo e as fotos são lindas, mas as que recebi aqui no drive são bem ruins.
    • Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O que define o trabalho não é o termo utilizado, mas sim o que foi previamente combinado e contratado. No nosso caso, o 'making of' refere-se ao registro dos momentos principais da preparação, dentro do estilo e ritmo de trabalho que seguimos, sempre alinhado com as expectativas acordadas. Cada profissional pode ter sua forma de interpretar e conduzir o processo, mas o essencial é que o combinado foi cumprido de acordo com o padrão que seguimos.

Se você visse todo o material de Pré wedding, fotografia do making of, cerimônia e festa e principalmente o filme de casamento do casal, voce iria se surpreender, visto que o material entregue está impecável, inclusive o próprio Paulo gostou do filme, mas nesse caso, não rendeu elogios, apenas poucas palavras.

• Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo visto no dele o significado é outro, mas só no dele rsrsrs
    • Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pode me mandar o link, Paulo?
    • Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas então o que seria bastidores pra você? Já que você não entende isso como making off?
    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Setembro 2025 Paraná
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha opinião
    Frustração com Foto do Casamento 1

• Responder
  • N
    Noiva Principiante Setembro 2024 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa sinceramente isso é desgastante! Desnecessário! Só causa mais desgosto e chateação!
    É lamentável!!!

• Responder
  • Paulo
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fique tranquilo que as noivas que estao entrando em contato comigo estao recebendo o link.
    • Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vocês me autorizam a postar as fotos do pré wedding, making of, cerimônia e festa aqui?
    Se sim escreve : " Eu ( nome todo ) autoriza a empresa Criativamente Fotografia a postar as fotos do meu pre wedding, making of, cerimônia e festa aqui no site casamentos.com

Havendo essa autorização formal eu posto aqui sim !
    • Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Show de bola, você deixou isso alinhado com eles ou eles alinharam isso com você, mas não foi isso que combinei com o casal! E eles estavam cientes disso!
    • Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hugo
    Já que você está tão animado com isso.
    Posta você, afinal de contas você que tirou!

• Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas não eu não revivi nada, foram vocês que vieram aqui se expressar e mostrar insatisfação, nós não podemos mostrar o lado lado? E outra coisa, o Paulo fez o primeiro comentário aqui a muito tempo atrás, eu respondi e agora depois de maior tempão vocês voltarem a reviver tudo. Olha gente, eu sinto muito por tudo isso, mas sinceramente eu não consigo enxergar aonde eu errei, o pré wedding de vocês foi lindo demais, todas as fotos estão incríveis, o casamento de vocês foi simples, e com muitas pessoas, tinha 4 colunas no ambiente das fotos do lado de fora, tinham pessoas transitando a todo mundo e em todos os locais, não tinha um único lugar que estivesse tranquilo pra gente fazer fotos e infelizmente tudo isso aconteceu
    • Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sinceramente, você não quer, nem nunca quis resolver essa questão de forma gentil e cortês. Sempre foi agressivo e isso é péssimo como profissional. Por isso não vejo você como um profissional.
    Nunca utilizamos nenhuma palavra que te denegrisse como pessoa. O fato aqui é que se você julga meu marido como mau caráter, como vc já mencionou. Isso é uma questão pessoal sua, como profissional você jamais deveria se posicionar dessa forma.

Falar dele não muda nada sobre o trabalho contratado. Apenas deixa a experiência com a sua empresa cada vez pior.

• Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo, pede pra eles postarem as fotos aqui do pré wedding, making of da noiva, cerimônia e festa, vamos todos nessa #PostaasFotosPaulo, ou podem usar a #Autorizaaelespostaremaqui
    • Responder
  • Pâmella
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não faz sentido isso! Meu fotógrafo deixou bem claro que o making off pega todo o processo de arrumação da noiva, se você precisa que ela esteja 100%cabelo e maquiagem, cadê o making off?
    • Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Todo momento vocês me atacam, rotulam o meu profissionalismo, QUASE me chamam de burro falando que nem sei o significado de making of e sou eu que tenho que tomar cuidado com as minhas palavras? Só fiz as pessoas avaliarem o que ELE mesmo falou, e sim, o que ele falou foi bem forte e fala muito mais sobre ele mesmo!
    • Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Novamente você querendo denegrir a imagem do Paulo.
    Primeiramente você não nos conhece, fala algo pela emoção do momento, se sente a vitima, se vitimiza, e quer julgar o caráter das pessoas. Tome cuidado, quando falamos dos outros, dizemos muito mais sobre nós mesmos!

Saiba que um bom profissional não precisa disso!

• Responder
  • Thamara
    Super Noiva Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Paulo, posta as fotos pra gente ver como ficaram. Pq de fato, as fotos do contratado são bem bonitas no Instagram.
    • Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uma história tem sempre três versões - Está faltando uma, a verdade. Não tenho motivos para mentir, não ganho nada com isso, meu casamento não vai voltar! Pra você foi só um trabalho, pra nós, foi o nosso casamento!
    O problema em si não foi somente o making of, existem várias questão que foram expostas a vocês, e em momento algum você quis ouvir. Como está mencionando eu fui a única noiva problema, porque não sei ouvir. Mas e você nos ouviu? Principalmente após o pré-wedding, poque ali falamos sobre diversos pontos para alinhar nossas expectativas.

Ser fotografo como já mencionei, é saber direcionar as pessoas, saber se posicionar, saber enquadrar, se atentar a detalhes. Sinto muito, mas muito mesmo que observei esses detalhes que fazem toda a diferença nas fotos.

Porém seu posicionamento agressivo, defensivo e provocativo na intenção de conflito, não ajuda absolutamente em nada. Não resolve nenhum situação e passa somente a imagem errada sua e da sua empresa.

Não preciso saber sobre a experiência que você teve com outros clientes, o fato é que você teve várias questões desde o pré-wedding, e não somente no casamento, conosco. Falar sobre o caso de terceiros, não resolve a nossa situação, não faz voltar o dia do meu casamento. Não faz essa sensação de frustração sumir!

Que bom que elas viram, e que deu tudo certo no evento delas. Um casamento sendo um sucesso e os noivos estando felizes, realizados e satisfeitos é exatamente o objetivo! Se outros clientes estão felizes, ótimo!!!

Cada vez que você quer jogar a culpa em nós, é reviver todo esse pesadelo. É extremamente estressante e desnecessário. Eu já estou infeliz com o resultado do seu trabalho. Infelizmente pra nós não temos uma boa recordação do trabalho que você apresentou. Não nos sentimos de fato atendidos em nenhum momento. Não temos uma foto do nosso casamento na nossa casa. Porque a experiência com você foi desgastante, e não precisamos ficar lembrando isso a todo momento.

Você querer nos desafiar a publicar o link é ridículo, infantil. Seu discurso de excelência e transparência cai todo por terra. Seu processo de devolutiva para com o cliente é totalmente ineficaz com isso.

Sua imagem com nós, que fomos seu cliente, é péssima. Você pode ter sido maravilhoso com outros clientes, mas com nós não foi. E você poderia ter criado outra imagem com a sua devolutiva perante nosso feedback, mas você escolheu fechar os ouvidos, ficar com a sua razão e partir pra briga.
    Nosso direto é expressar nossa indignação e frustração!!!

• Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha o que você falou " Desejo que a experiência delas seja tão péssima quanto a nossa" Era isso que eu queria mostrar pra todo mundo aqui, o tipo de pessoas que vocês são. Uma frase do Paulo que não sai da minha cabeça até hoje: Quando eu cheguei no local da cerimônia fui contar o que aconteceu durante a viajem com a gente, e com um tom de voz e um sorriso de deboche ele falou " O que importa é que vocês estão aqui", não mostrou nenhum pouco de humanidade ou sensibilidade, ali eu percebi que era ele. E não me venha dizer que vocês não tem nada haver com isso, porque se a gente não tivesse conseguido chegar ao casamento, vocês usariam isso pra processar a gente, então pelo menos eu esperava ouvir " Mas está tudo bem com vocês? " , enfim, agora ficou claro quem vocês são. Pode fazer reclamação nossa o quanto quiser, toda história tem 2 lados, quem for HUMANO, vai procurar saber os 2 lados!!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas