Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Paulo
Noivo Novato Setembro 2024 São Paulo

Frustração com Foto do Casamento

Paulo, dia 26 de Setembro de 2024 às 16:25

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 65

Contratamos o casal Hugo e Danielly que possuem uma empresa de fotografia chamada 'Criativamente Fotografia' (@criativamentefotografia pelo instagram). São um casal do Rio de Janeiro que aparentemente atendem varios estados. Encontramos eles durante a busca por fotografos no instagram, vimos as...

Contratamos o casal Hugo e Danielly que possuem uma empresa de fotografia chamada 'Criativamente Fotografia' (@criativamentefotografia pelo instagram). São um casal do Rio de Janeiro que aparentemente atendem varios estados.

Encontramos eles durante a busca por fotografos no instagram, vimos as fotos do feed e achamos boas e marcamos uma conversa por vídeo. Eles falaram sobre o estilo fografico deles, que seria algo menos formal e mais focado em 'fotos espontaneas' e que ele disponibilizaria 100% do material bruto e que não fariam edições. Ofertaram um pacote deles de Pré-Wedding + Fotos do Casamento + Filmagem por R$4.600,00 que poderiam ser parcelados no cartão. Nós informamos que queriamos somente um teaser do casamento, e que eles deveriam focar nas fotos do evento, e ficou acordado que um deles no dia ficaria com a noiva e o outro iria encontrar o noivo no buffet. O ponto que nos fez escolher eles foi a possibilidade de contar com dois profissionais de fotografia no evento com um valor que estavamos achando somente um. Como as fotos que vimos no instagram agradavam, fechamos com eles.

Como acordado, marcamos um ensaio fotografico pré-wedding que foi realizado no dia 23/06, um domingo, na instancia turistica de Paranapiacaba (Santo André/SP). É um local bem bonito onde são realizados muitos ensaios fotograficos por conta do ambiente rústico da ferrovia abandonada. Chegamos no local por volta de 15h e fotografamos até as 17h. Foram feitas cerca de 700 fotos desse dia. Ao recebermos as fotos começou o problema, fotos sem enquadramento algum, muitas fotos que eles dizem ser 'espontaneas' mas são fotos aleatórias e muitas fotos repetidas. Não gostamos do resultado, mas até por falta de tempo para o casamento, decidimos falar com eles sobre o que achamos das fotos para que eles se atentassem para o dia do casamento. Mandamos diversos audios e mensagens explicando em detalhes do que não gostamos e o Hugo sempre bem relutante de que nós que estavamos enganados sobre o resultado.

Seguimos para o dia do casamento - 01/09.

Making Off Noiva: Como falei, eles são do RJ e eles vão para os locais das fotos de onibus ou carro para economizar. Quando a isso, problema deles como eles fazem o translado para o local das fotos, mas no dia do casamento eles vieram de carro na noite anterior do Rio de Janeiro para São Paulo (cerca de 6hs de viagem), chegaram no salão de beleza onde minha esposa estava se arrumando com a mãe, a irmã e a filha, e informaram que tiveram um problema com o carro e não conseguiram dormir, então como 'a noiva ainda não estava pronta' o Hugo foi DORMIR. Ou seja, as fotos do making off da noiva são limitadas a quando ela já estava praticamente pronta, na hora que ele acordou.

Fotos da Cerimônia:

Durante a cerimônia o Hugo ficou filmando e a Danielly ficou tirando as fotos. Esperavamos que fossem feitas fotos que traduzissem a emoção do evento. Fotos espontaneas dos abraços, dos parentes emocionados e etc, algo que não foi feito. Muito pelo contrário, eu tenho fotos aleatórias de alguns convidados e poucas fotos da minha familia no altar. A melhor foto do altar, quem tirou foi uma convidada, pois as fotos do fotografo estão com o véu da noiva cortado (e isso é só um exemplo do enquadramento pífio apresentado nas fotos).

Fotos pós cerimonia:

Após a cerimonia, fomos todos para fora do buffet para realização das fotos tradicionais de casamento. Nem nessas fotos o Hugo conseguiu fazer bom enquadramento. A foto onde estão todos os participantes do altar, simplesmente tem um PILAR na frente de um dos padrinhos e meus pais que ficaram no fundo não aparecem direito. Sem contar que muitas fotos não foram feitas, tais como fotos dos casais de padrinhos ou dos casais de pais. As fotos que foram feitas da noiva, muitas com pessoas ao fundo, sem orientação nenhuma para que as pessoas saissem de tras.

Fotos da festa/evento:

Não fizemos pista de dança, o que facilita na hora de tirar as fotos dos convidados. Mesmo assim, o que temos são fotos sem enquadramento adequado, fotos aleatórias onde as pessoas estão escoradas na mesa ou mastigando, por exemplo.

Ao recebermos as fotos, a decepção foi enorme. O dia não volta mais e não vamos ter outra oportunidade para refazer as fotos. Recebemos cerca de 1200 fotos onde conseguimos selecionar cerca de 200 onde a maioria vão precisam passar por edição para ficarem aceitaveis (retirada de pessoas, enquadramento, edição para retirar algo da frente do foco da foto - tal como um pilar).

Quando recebemos o vídeo teaser (este pelo menos ficou bom), eu mandei uma mensagem para o Hugo informando que estavamos bem insatisfeitos com a qualidade das fotos e pontuei cada um dos problemas descritos acima. O retorno dele foi uma mensagem falando absurdos como "o local estava muito cheio" (local para 150 pessoas tinham 126), "o making off da noiva nao foi feito pq ela nao estava pronta" (até onde eu sei, making off é da preparação dela), e mandou um audio falando que eu estava agindo de má fé com ele pois estavam pedindo que ele me devolvesse 2mil reais (valor que me foi cobrado para editar as fotos) ou que ele mesmo fizesse a edição (algo que ele disse que não ia fazer). Falou que não me responderia mais e que se eu quissesse que processasse ele pois ele não tinha medo de processos.

Por fim, estou eu e minha esposa com um muitas fotos horriveis do nosso dia de casamento.

Sinceramente, não caiam no conto de contratar fotografos que: (1) não estão registrados nos sites de casamento (2) sem conhece-los pessoalmente antes e ver muito do portifolio deles (3) sem tentar contatar os casais que fizeram fotos com eles para saber mais sobre o atendimento deles e (4) se eles foram de outro estado, tenham uma atenção especial pois isso pode causar problemas e com certeza para finalizar EVITEM CONTRATAR AMADORES COMO OS DA CRIATIVAMENTE FOTOGRADIA (HUGO E DANIELLY). Fotografos profissionais tem olhar

65 Respostas

• Paulo
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente o numero do meu contato foi deletado da msg, creio que por questoes de seguranca. Mas é so me responder aqui que vemos uma forma segura de eu compartilhar o link.
    • Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mentira mais uma vez, eu tenho toda a nossa conversa salva aqui, em nenhum momento combinei com você que chegaria às 7 horas pra iniciar as fotos, tentei convencer você e sua maquiadora pra te deixar pronta 3 horas antes para INICIARMOS A PARTIR DAÍ os trabalhos, mas você mesma disse que não daria que era tempo demais e precisaria chegar mais cedo, não teria como, pra eu ficar despreocupado porque sua prioridade era as fotos da cerimônia e festa, está tudo aqui salvo e é claro que não iria postar nada tendo todo esse transtorno!
    • Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas não foi isso que combinei com eles e não é isso que combino com nenhum casal, entrego foto e FILME quer bastidores precisa contratar um StoryMaker ou combinar exatamente o que você quer com o profissional de fotografia e filmagem, em nenhum momento a noiva me mandou mensagem ou alinhou alguma coisa do que ela queria e quando eu entrei em contato com ela, ela mesma falou que a prioridade dela eram as fotos da cerimônia e festa e não do making of, por isso 1 hora pra ela era suficiente e não foi !!
    • Responder
  • N
    Noiva Principiante Setembro 2024 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sabíamos sim que não contratamos a manipulação de imagem, mas sim um pacote de fotografia de casamento. Se houvesse enquadramento, bom posicionamento, atenção aos detalhes, direção, conhecimento de regras de fotografia, não haveria a menor necessidade de manipulação de imagens.

Novamente fica claro que o termo making of é algo que foge ao seu conhecimento.

Alinhamento de expectativas tentamos desde o pré-wedding, como mencionamos.

Ter meu contato apenas 2 dias antes do evento é um erro administrativo seu.

O horário combinado para a chegada de vocês no salão foi exatamente as 7h, e não 1 hora antes da cerimônia. Chegar uma hora antes da cerimônia não faz o menor sentido. Além de que, novamente, um fotografo ficaria com a noiva e o outro iria par o buffet, para tirar foto da decoração e também do noivo que já estaria no local. Porém nada disso foi feito.
    Problemas de translado nada nos diz respeito, o comprometimento e realização do trabalho foi o que contratamos. E pelos seus próprios dizerem não foram cumpridos.

Creio que a divulgação das fotos e filmagem é seu trabalho, não nosso.
    Se você quer mostrar seu trabalho e divulgá-lo, cabe somente a você. Esse não é nosso trabalho.

• Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí você já está mentindo, eu tenho toda a conversa aqui, combinei com você que era pra você está 100% pronta entre maquiagem e Penteado para iniciarmos as fotos, mas tanto você, como sua maquiadora falaram que não precisava que era tempo demais, então pedi pra pelo menos você ficar 100% pronta 1 hora antes da cerimônia comdcar e você só ficou pronta 10 minutos antes da cerimônia, uma prova disso são as fotos do makingof , com a penteadista fazendo seu penteado ainda, você não teve foto de noiva durante o making of, porque não me deu ouvidos, inclusive você foi a única noiva no ano de 2024 que não me deu ouvidos quanto ao horário do making of e infelizmente toda essa situação aconteceu. Eu sei ouvir críticas, se não soubesse não teríamos chegado e conquistado nossso espaço no mercado, mas vocês vieram aqui contando apenas as versões de vocês, em nenhum momento vi vocês falando assim : " Tinha pessoas aparecendo nas minhas fotos, mas de fato eles falaram que não fazem manutenção de imagem", ou seja, vocês vem aqui apenas para tantas tirar nossa credibilidade, porém as noivas que nos contratam não são burras. Tivemos 3 noivas nossas que viram a primeira publicação de vocês aqui referente a isso e vieram nos questionar, fizemos reunião com as 3 e no final de tudo mostrando as 2 versões e sabem o que um casal falou?

" Nossa esse casal é muito sem noção "
    Por isso eu peço, publique aqui o link com todo o material e veremos quem tem razão.
    • Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acredito que dentro da contratação de um serviço de fotografia em um casamento, quem deva se adequar ao horário do evento e também do tempo hábil para os preparativos, deva ser o contratado e não a contratante que já está com inúmeros detalhes tomando suas energias.
    Porém em todo caso, caso o contratado não tenha condição de atender ao evento e suas demandas, deverá comunicar que não apresenta condições de realizá-lo.

Não preciso te explicar novamente os horários que tínhamos, como houve várias trocas de mensagens ficou muito claro e alinhado o que seria possível fazer. Dormir não era algo que estava programado no contrato. Como mencionado anteriormente, procure referências de outros colegas e verá que em muitos bastidores da arrumação da noiva, existe sim registro do início ao fim do processo. Porém em todo caso, posso te enviar uma amostra para você conferir que muitos profissionais sabem exatamente como registrar um making of.

• Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando vocês fecharam com a gente eu fui bem claro com tudo o que eu entregaria a vocês e da maneira como trabalhamos, inclusive tanto antes do fechamento de contrato e no dia do pré wedding, informei que não trabalhamos fazendo manipulação de imagem e fui bem claro, informei que entrego a vocês a cerimônia na integra e também um filme do casamento, que são algumas cenas entre making of, cerimônia e festa, eu sei muito bem o que significa making of, mas em nenhum momento falei que faria bastidores de nada. Agora com mais tranquilidade consigo entender o que aconteceu, falta de alinhamento de expectativas, em nenhum momentos vocês me passaram referências do que vocês queriam, na verdade eu só tive seu whatsapp 2 dias antes da cerimônia, todo o contato até então era com o Paulo e só para esclarecer, eu dormir porque tínhamos combinado um horário para iniciar as fotos e seria 1 hora antes da cerimônia começar, foi exatamente esse horário que combinamos e na viajem até São Paulo nosso pneu furou então não conseguimos dormir antes. Mais uma vez eu peço, divulgue aqui o link com as fotos do pré wedding, foto e filmagem da cerimônia, vamos ver se as noivas que aqui estão vão achar nosso trabalho amador, tenho a impressão que não, se vocês não tem nada a perder, divulga aqui e vamos ver os comentários após isso!
    • Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Outro ponto que você mencionou, caso algum fotógrafo tivesse ficado comigo, teríamos registros da noiva completamente pronta, juntamente com a mãe e a irmã, algo que a maquiadora fez questão de registrar. Seguindo o cronograma apresentado pela própria maquiadora a vocês. Onde haveria tempo para esse tipo de registro!

Assim como vocês também receberam o cronograma do casamento com o horário de todos os acontecimentos.

Se transparência fosse o foco de toda esse história, nada disso estaria sendo exposta aqui. Teríamos resolvido essa questão com profissionalismo e cortesia principalmente da parte contratada!

• Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Se você está tão certo do trabalho que vc entregou pra nós, por quê não existe nenhuma evidência nas suas publicações?

Já passei por esse processo de making of em outras ocasiões, e com certeza nenhum profissional tem essa visão como a sua! Realmente pelos seus comentário e ênfase nesse ponto, você realmente não sabe o significado do termo making of, e não tem condição de cobrir esse momento em um pacote de casamento!
    Como já mencionado, tempo para os bastidores da noiva tivemos de sobra, se vc chegou as 7h30 no salão como mencionou, e cerimônia iniciou as 11h, faça as contas e vc verá que tivemos o tempo que "você" queria.
    Em todo caso minha maquiadora e cabeleireira podem ser testemunha de como foi seu trabalho! Lógico, além das outras pessoas que tbm estavam presente e que não aparecem em nenhum foto desse momento.
    Além de nenhum fotografo ter ficado comigo como foi contratado! E de você Hugo ter dormido durante as horas de trabalho que foram contratadas.

• Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Frustração com Foto do Casamento 1

Para quem for procurar, parece que a conta (@criativamentefotografia) no Instagram foi removida.
    • Responder
  • Paulo
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Só pra avisar, eles agora mudaram de nome e de instagram.. chamam BLISS FILMS (https://www.instagram.com/bliss_films/). Fiquem atentos, não caiam no golpe do fotografo amador.

• Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É importante esclarecer algumas questões para evitar mal-entendidos. Não existe a possibilidade de um fotógrafo ou videomaker iniciar o registro enquanto a noiva ainda está se maquiando e o penteado não está finalizado. O trabalho só começa quando a noiva está completamente pronta, justamente para garantir que o resultado seja impecável e que cada momento capturado seja perfeito.

Além disso, qualquer sugestão de que não houve alinhamento sobre os horários é equivocada. Nosso objetivo é sempre oferecer um trabalho de excelência, mas para isso, dependemos de um cronograma bem definido e seguido por todos os envolvidos. Se há dúvidas sobre a qualidade ou a continuidade do nosso trabalho, convido que compartilhem o link completo do pré-wedding e do casamento para que outras noivas possam analisar e tirar suas próprias conclusões. Não estamos aqui para discutir, mas para esclarecer e garantir transparência.

• Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você fala como se eu não tivesse quase suplicando pra sua maquiadora te deixar pronta 3 horas antes da cerimônia começar e outra coisa não existe isso, nenhum profissional registra a noiva se maquiando, eles esperam a.noiva está 100% entre maquiagem e Penteado e logo depois inicia a produção de fotografia e filmagem, só pelo o que você falou aqui agora consigo entender , que não alinhamos bem as expectativas, mas não vou ficar aqui discutindo, se forem capazes coloque aqui para todo mundo ver o link do pré wedding com o casamento, e deixe as noivas tomaram suas conclusões
    • Responder
  • Paulo
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu posso compartilhar sim o link e irei com todos aqueles que assim quiserem. Posso compartilhar também as mensagens que trocamos e os insultos que você fez por não aceitar criticas ao seu trabalho.

E não, não somos os únicos que reclamaram do seu trabalho. Você mesmo contou a historia de outro casal que não ficou satisfeito com seu trabalho e pediu o dinheiro de volta. Lembra?

Sobre o local, eu convido vocês a buscarem aqui no site o BUFFET CASA LE JOIE e verem por conta própria a qualidade impar que o local trás para casamentos até 150 pessoas. Meu casamento tinha 130 e TODAS sem NENHUMA EXCEÇÃO estavam com lugares nas mesas.

As pessoas ficaram em pé, pois é um casamento meu amigo, as pessoas andam, conversam, compartilham momentos, é assim que funciona um evento.

Se eu seu compromisso é entregar o melhor, saiba, você esta falhando miseravelmente com ele. Nos tivemos um dia sensacional, impar, sem igual e infelizmente só passamos raiva ao lembrar que não temos uma foto boa para lembrar. Minto, temos fotos boas sim, alguns convidados conseguiram tirar fotos melhores que as suas.

Dicas de ouro:

- Enquadramento não é luxo fotográfico, é padrão.

- Foto de pessoas mastigando não são fotos espontâneas.

- Prestar atenção no posicionamento na hora de tirar foto é padrão também.

- Direção de foto é o mínimo que se espera de um profissional.

- Tirar foto de copo de água não conta como book do casamento.

- e por último, mas não menos importante, pós venda é tão importante quando o pré.

Eu espero que ninguém mais tenha que passar pela decepção que eu e a Natalia passamos com você.

• Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Amanda
    Já encontramos alguns profissionais que realizam esse trabalho, porém tudo tem um custo. Estamos nos organizando para conseguir editar algumas fotos!

• Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Cíntia
    Para ser bem sincera, já tentei montar o álbum algumas vezes, mas todas as vezes me sinto frustrada. Procuro por fotos que não existem, e quando tento selecionar alguma foto, sempre tem algum detalhe para estragar a foto. É desanimador!!!
    O que salva pra esse dia é um teaser que o DJ fez, e que ficou ótimo!!!
    Infelizmente não somos, e não seremos nem o primeiro, nem o último casal que passa por uma situação dessa!
    Porém creio sim que cabe a nós que nos sentimos lesados, buscar nossos direitos. Muitas vezes um processo é custoso e demorado, e isso nos faz desaminar. Mas esse tipo de pensamento só leva ao povo brasileiro se conformar com situações como essa, e acredito que para que isso não volte a acontecer, precisamos agir. Fazer nossa voz ser ouvida!
    Acredito que tudo que se faz aqui, se paga! Uma hora ou outra a vida cobra, seja por um processo ou pelo fracasso. O tempo sempre mostra a verdade. E muitas vezes achar que temos razão não prova nada!

• Responder
  • N
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá
    Me chamo Natalia e sou a noiva nessa história.
    Até então, não havia me manifestado no site sinceramente, não acredito que a postura dessa empresa vá mudar. Além de assumirem uma postura mentirosa, onde não conseguem nem provar o que dizem, não acredito que haverá mudanças de nada. Muito menos o dia do meu casamento irá voltar.
    Porém acredito que ninguém precise passar por isso! Apenas pela postura agressiva que a empresa responde, já dá pra ter uma ideia do tipo de pós tratamento que recebemos e como sabem lidar com feedbacks!
    Bom o que vou publicar aqui é minha indignação com todo o ocorrido. Escrevi após a entrega do material, mas acredito que não adianta jogar pérolas a porcos.

Dia 27 de setembro de 2024
    Primeiramente que péssima postura profissional apresentada. Sinto muito se ouvir uma crítica ou feedback de seus clientes te causa irritação. Feedbacks negativos sempre irão acontecer em qualquer tipo de serviço contratado. Lamentável você não saber se posicionar com profissionalismo.Algo muito importante, caso você não saiba o significado de um termo em inglês, procure a respeito ou não o use.Significado do making ofO making of da noiva significa registrar nos bastidores os principais momentos daquele dia em que a noiva recebe todos os cuidados dignos de uma rainha. Essa missão cabe à equipe de profissionais de foto e vídeo captar detalhes. Além disso, o making of da noiva também registra seus momentos íntimos e de emoção e ansiedade com sua mãe e também com as madrinhas. E todo esse registro vai desde a preparação da noiva para o grande dia, até a porta de entrada do casamento.
    Cheguei no salão as 7h00 e seguindo significado exato do termo making of, esse serviço não foi realizado. A "equipe de fotografia" chegou as 7h40 e se acomodaram no sofá e salão e um dos fotógrafos dormiu. Segundo o que havia combinado desde o início do contrato é que um fotógrafo ficaria comigo e outro com meu noivo no local da festa. Durante a preparação avisei a todos os momentos o que iria fazer, iniciando pela maquiagem - onde fui avisar que iria iniciar, em seguida o cabelo - onde também fui avisar que iria iniciar. Inclusive a maquiadora achou muito estranho quando começou a me maquiar, que nenhuma fotografia foi feita. O serviço contratado dispunha de um fotógrafo que registraria todo o processo da minha preparação. O que não aconteceu. Inclusive não tendo nenhuma foto do meu vestido, ou da minha mãe, irmã e madrinha que tbm estavam no local.Finalizei minha preparação no salão e não havia nenhum fotógrafo comigo. Ambos seguiram para o buffet. Cheguei ao buffet juntamente com minha irmã e minha mãe. Ambas participaram da cerimônia e esperei no carro por cerca de 40 min. até a cerimônia iniciar. Em momento nenhum fui fotografada no carro.Como vcs receberam o cronograma do salão e também do casamento, a cerimônia se iniciou com 15 min. de atraso, as 11h45. Logo não me vesti minutos antes da cerimônia. E como vc disse que chegou as 7 e pouco no salão, houve tempo suficiente para realizar o making of, que normalmente tem duração máxima de 2 horas para conseguir capturar muitas cenas e detalhes.Quanto ao que eu disse "que não teria problema se não desse para fazer todas as fotos do making of, que o mais importante eram as fotos da cerimônia". Tempo hábil tivemos de sobra, porém houve descaso e falta de profissionalismo da sua parte. Primeiramente ao dormir durante o período que estava me maquiando, e segundo aos dois fotógrafos irem para o buffet e me deixarem sozinha no salão e não registrarem nenhum outro momento da minha preparação - a não ser enquanto eu fazia o cabelo; até a entrada no buffet.
    Sobre o buffet - Primeiramente não te devo satisfação quanto ao contrato feito com buffet. Todos os convidados possuíam local para se sentar. Acredito que vc não sabe a capacidade máxima do buffet, muito menos a quantidade de convidados presentes. Pois o serviço contratado para sua competência era foto e filmagem. Se você não sabe se posicionar e fazer enquadramentos não fiquei dando justificativas que não corresponde a sua competênciaAo contratar uma equipe de fotografia acredito que não é necessário ter uma assessoria para orientar quais fotos devem ser registradas. Uma equipe experiente e profissional sabe exatamente seu serviço.
    Com certeza arrogância e imaturidade refletem bem o tipo de "profissional" e trabalho que apresentaram.Entendo que seu portifólio seja seu Instagram, onde as fotos são editadas, e não houve nenhum poste do nosso ensaio de pré-wedding ou do nosso casamento. O que reflete por conclusão que não foi um trabalho bem feito ou de qualidade, pois não recebeu nenhum merecimento ou reconhecimento da sua parte. Apenas descaso e incompetência.
    Que azar o nosso em ter escolhido seu trabalho para registrar uma data tão importante pra nós.No pré- wedding achei que tivemos uma falha de comunicação e por isso resolvemos dar um feedback sobre as fotos.Porém no nosso dia tão esperado, onde programamos todos os detalhes com carinho, tbm sentimos que não fomos bem atendidos.A impressão que fica é que houve muita falta de profissionalismo, e entenda isso como uma forma de descaso, pirraça e incompetência da sua parte.A começar pelo making of onde pouquíssimas fotos foram tiradas, não tive foto fazendo a maquiagem, do meu vestido de noiva, fotos com madrinhas prontas, escrevendo meus votos, e tudo mais que aparentemente vc oferece. O fato de não estar preocupada com o making of não quer dizer que não gostaria que todo o possível fosse registrado. Uma vez que vcs chegaram antes de eu começar a me arrumar e onde vc dormiu por um bom tempo e não honrou com seu trabalho.Chegando ao local da cerimônia não tenho uma foto das mesas postas, arrumadas ou da decoração. As poucas fotos que tem são focadas praticamente nas taças de água. Não tenho uma foto da mesa do bolo inteira, muito menos do topo de bolo de frente.Não tem nenhuma foto do noivo sem ser da cerimônia. Da mesma maneira que a noiva merece ser fotografada, o noivo tbm precisa.As fotos então "espontâneas", na minha percepção são simplesmente aleatórias, além de não haver nenhum enquadramento.Uma foto espontânea geralmente é para registrar um momento alegre, onde as pessoas estão sorrindo, ou até mesmo emocionadas. E não qdo as pessoas está sentadas de qualquer jeito ou com o olhar perdido.Pelo que pude ver nas suas redes sociais vc sabe dirigir as pessoas para que se posicionem para as fotos. Porém no nosso caso isso pouquíssimo aconteceu.As fotos feitas do lado de fora do salão após cerimônia tinha tudo para ficarem lindas, porém novamente houve falta de direção e enquadramento. Dirija as pessoas para que elas se posicionem de forma correta, para que olhem, sorriam para a foto. Peça para as pessoas saírem do enquadramento da foto caso elas não façam parte da foto.Arrume ou peça para as pessoas arrumarem a roupa ou a postura qdo for tirar a foto.Em um casamento fotos espontâneas são ótimas, porém fotos protocolares são essenciais e precisam estar perfeitas. É um dia único, onde todos se prepararam, é um dia que não tem como voltar e fazer de novo.Se vc tirou uma foto onde todos não estão olhando para a foto, chame a atenção e tire outra, até que fique boa. Apertar o botão e disparar a câmera em sequência, qualquer pessoa sabe fazer.
    A grande diferença de um bom fotógrafo são os detalhes, ter um olhar diferenciado, saber se posicionar. Registrar memórias, mostrar sorrisos espontâneas, capturar a essência dos sentimentos.No casamento vc estava em uma posição privilegiada para capturar a melhor imagem, fazer o melhor enquadramento. Mas falhou em diversos momentos.Seu equipamento é excelente, mas para fazer uma foto de qualidade não basta apenas ter um bom equipamento, 90% do trabalho é seu olhar aos detalhes. E parece que no nosso caso, isso foi o que menos importou pra vc.
    Paguei por um serviço apresentado como profissional, porém recebi um trabalho de amador, e não apenas 1 vez, mas duas. O mais triste é que esse dia não vão voltar, e infelizmente temos pouquíssimas fotos que podemos guardar.Existem sim fotos que se salvam. Que estão enquadradas, com boa iluminação, espontâneas e onde todos estão olhando para a foto. Mas são pouquíssimas.
    O que posso dizer é que estou frustrada com resultado que foi apresentado, lamentável!Não poderíamos estar mais arrependidos da escolha que fizemos ao contratar a @criativamentefotografia para registrar esse dia tão especial pra nós .
    Sobre entregar todas as fotos, é realmente ótimo. Mas não se esqueça que é a apresentação do seu trabalho, e muitas vezes sem uma boa edição seu trabalho pode ser interpretado como ruim ou amador.
    Não espero nenhuma justificativa ou resposta. Mas assim como nós estamos insatisfeito com seu trabalho, e tbm já ouvi sobre outros clientes que vc mesmo comentou. Reflita sobre isso!Seu tipo de trabalho gera expectativas, é uma recordação de um dia importante. Por isso aprenda a ouvir, observe mais, se preocupe com os detalhes, se capacite melhor, faça edições. Não envie fotos que vc não publicaria nas redes sociais, e se isso te limita ao número de fotos que vc vai enviar, isso deveria ser um grande alerta. Reflita sobre a forma que está trabalhando, se precisar procure referências, faça cursos, treine seu olhar. E principalmente aprenda a postura correta que um profissional precisa ter ao receber um feedback de um cliente. Se vc não sabe lidar com esse tipo de assunto, contrate alguém ou aprenda a se controlar e a ser tão simpático e receptivo como vc faz ao ser contratado. Aprender a finalizar um contrato com respeito e seriedade.Apenas para finalizar não estamos juntos nessa, em momento nenhum houve parceria ou uma comunicação eficiente. Quem demonstra agir de má fé é vc com essa postura agressiva e irônica.Parabéns por destruir e frustar a memória de um dia tão especial para um casal.Pessoas como vc não deveriam trabalhar nesse ramo, uma vez que não possuem maturidade profissional suficiente! Como fotógrafo vc foi um excelente vendedor. É uma pena que vc só venda ilusões!
    E nunca tentamos trabalhar com fotografia, tanto eu como o Paulo já estudamos fotografia e o fizemos porque gostamos, não porque queríamos trabalhar com isso. Novamente esse tipo de comentário só reflete quem você é de verdade e como não sabe assumir uma postura profissional.
    Nosso relato aqui é para que ninguém mais passe por isso. Para que "empresas" como a de vocês de fato não prosperem e não tenham lugar para arruinar as memórias de mais nenhum casal.
    E como vc mesmo já nos relatou, não foram todos seus clientes que saíram satisfeitos com seu trabalho. E assim como nós deve haver outros que preferiram não se manifestar pois ao pensar sobre a experiência que passamos com você, um sentimento de frustração, insatisfação e desânimo toma conta de nós.
    • Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É interessante como a insatisfação de uma única pessoa pode tentar desqualificar o trabalho que realizamos com tanto cuidado e dedicação. Desde 2019, já registramos mais de 299 casamentos, todos com clientes felizes e emocionados com o resultado. Essa é a primeira e única reclamação que recebemos em todos esses anos de atuação, e sabemos que isso fala mais sobre a excelência do nosso trabalho do que qualquer argumento.

Mas, para que todos possam avaliar com justiça, convidamos você a compartilhar o link do seu pré-wedding e do filme completo do seu casamento. Assim, quem quiser poderá analisar a qualidade do nosso trabalho e decidir se ele realmente pode ser chamado de “amador”.
    Ah, e já que estamos trazendo transparência, por que não mostrar também como estava a organização do evento, incluindo questões como a quantidade de convidados em pé por falta de assentos? Somos profissionais dedicados, mas não somos responsáveis pela gestão de itens fora do nosso controle.
    Nosso compromisso sempre foi e sempre será entregar o melhor, e a satisfação dos nossos clientes ao longo desses anos é a prova mais sólida disso.

• Responder
  • Paulo
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

REITERIO PARA TODOS, QUEM QUISER VER AS FOTOS E TIRAR SUAS PROPRIAS CONCLUSÕES, ME AVISE QUE EU PASSO O LINK COM TODO O PRAZER.

A AMIGA DA MINHA ESPOSA CANCELOU COM ELES DEPOIS DE VER O RESULTADO, FAÇO QUESTÃO DE PASSAR O CONTATO DELA TAMBÉM CASO QUEIRAM.

• Responder
  • Paulo
    Paulo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Primeiramente, nem o nome da noiva você sabe direito. Ela chama Natalia, não natHalia.

Eu tenho todos as conversas e áudios de conversas com você, inclusive você me chamando de meu caráter. Seu trabalho é amador e eu tenho as fotos para provar.

Aqueles que quiserem ver como ficaram as fotos do casamento, podem me pedir que envio o link com prazer.

Você dormiu quando chegou no salão onde a noiva se preparava, meu vídeo do casamento tem tomada da parede do salão (???), não tem meia duzia de fotos que estão devidamente enquadradas e parece que voce tem um problema de posicionamento que todas as fotos estão 'puxadas" para a direita.

Hugo (ou Danielly - não sei quem respondeu) façam um curso de fotografia, aprendam sobre o tema, e principalmente, não vendam algo que vocês não podem entregar. Nos fizemos comentários sobre o seu trabalho logo após o pre wedding e você ficou irritado e no dia do casamento foi ainda pior.

Cara, eu chego a tremer de raiva lembrando disso...

• Responder
  • Thamara
    Super Noiva Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, que situação lamentável. Sinto muito por terem passado por isso, com algo q é extremamente importante no grande dia. Isso serve de alerta para nós, muito obrigada por compartilhar.
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Ativa Abril 2025 Rio Grande do Sul
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinto muito pela experiência ruim e confesso que estou com muito medo em relação ao meu fotógrafo que quando chamei eles foi na mesma situação sua.
    Achei o valor no início do ano muito atrativo ($3.500) pagos via Pix, mediante contrato, totalmente pago sem um dia de atraso para a produtora.
    Mas o descaso de me atenderem, quando eu pagava ou querer conversar começou a me balançar. Voltei a olhar o portifólio deles com um olhar mais crítico e não gosto do que vejo em relação a outros fotógrafos.Eles tem pouco material no perfil do Instagram e muitas promessas, pois o valor que mencionei é para o pré wedding, making off noiva e noivo, e cerimônia, tudo com foto e filmagem.Sinceramente, estou com muito medo de receber um material como foi o do Paulo, mas eu ainda vou realizar o ensaio em janeiro e vai ser a partir daí que vou saber o que eles vão nos entregar, porém já estou com uma lista de coisas que quero e que não quero e vou cobrar esta responsabilidade deles pra no mínimo entregar algo bom, já que sinto que não terei o ótimo.Infelizmente esta será a única coisa ruim que pode acontecer e vou tentar evitar. Pois as fotos são a recordação do nosso dia tão sonhado e não pode sair uma coisa amadora e sem qualidade, pagamos por isso e o mínimo que queremos é ter algo bom. No mais tudo corre bem por aqui.
    • Responder
  • Hugo
    Rio de Janeiro
    Hugo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, pessoal! Aqui é o casal da Criativamente.
    Sabemos que é fácil tirar conclusões rápidas a partir de um depoimento como o do Paulo, que naturalmente gera indignação em quem lê. Mas toda história tem dois lados, e queremos compartilhar o que realmente aconteceu.
    Primeiro ponto: O Making of da Noiva
    Desde o início, fizemos questão de alinhar todos os detalhes com a noiva, Nathalia. Eu até sugeri a ela e à maquiadora que se preparassem três horas antes da cerimônia para garantirmos tempo para as fotos do making of. No entanto, a própria Nathalia nos comunicou que sua prioridade eram as fotos da cerimônia, e não do making of, dizendo que só estaria pronta uma hora antes da cerimônia. Com essa informação, respeitamos a decisão dela e não insistimos.
    No dia do casamento, a cerimônia estava marcada para as 11h, e nós chegamos ao local às 7h30 para garantir que nada fosse feito às pressas. Por volta das 9h55, quando fui avisado de que a noiva estava pronta, me preparei para começar o making of. No entanto, ao chegar, percebi que apenas a maquiagem estava pronta – o penteado ainda estava em andamento. As fotos que conseguimos tirar mostram exatamente esse momento. Quando Nathalia ficou totalmente pronta, faltavam apenas 20 minutos para o início da cerimônia, o que nos deixou sem tempo para o making of completo. Esse foi o primeiro ponto.
    Segundo ponto: Fotos com Objetos e Pessoas ao Fundo
    Paulo também mencionou fotos com objetos e pessoas ao fundo. Desde o início, no pré-wedding, deixamos claro que não fazemos manipulação de imagem. O espaço onde foram tiradas as fotos era pequeno e estava muito cheio – isso pode ser visto no próprio filme do casamento, que mostra vários convidados de pé por falta de espaço. Portanto, a presença de pessoas nas fotos foi algo inevitável e sobre o qual ele estava ciente. Além disso, o local onde tiramos as fotos dos padrinhos e madrinhas tinha quatro colunas finas. Paulo sugeriu que essas colunas fossem removidas, mas novamente reiteramos que nossa abordagem é registrar o momento sem manipulações digitais.
    E sim, afirmei que não tenho medo de processo quando sei que estou com a razão e que fizemos o possível para entregar o melhor, sempre com transparência e alinhamento.

---
    Esperamos que, ao conhecer todos os detalhes, vocês possam compreender nosso lado dessa história. Nosso compromisso é com a transparência e o respeito aos desejos de nossos clientes, sempre buscando a melhor experiência e resultado possível, por isso temos tantos Feedbacks lindos sobre nosso trabalho, mas acredito que o casal tinham visão diferente, principalmente por já terem tentado trabalhar com fotografia e nunca terem conseguido engajar na área.
    • Responder
  • F
    Noiva Esperta Dezembro 2024 Paraná
    Flaviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu Deus, que situação... sinto muito

• Responder
  • N
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que tristeza ler esse tipo de coisa. Uma das coisas mais importantes do dia, algo que ficará de lembrança para recordação, e esses profissionais agem dessa forma. Aliás, nem profissional isso é na minha opinião. Sinto muito mesmo por vocês.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Fevereiro 2025 Mato Grosso do Sul
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai que absurdo gente! como pessoas que se dizem profissionais não tem respeito pelo momento das pessoas. Sei que as fotos realmente são a única lembrança do dia c de vocês, e por isso imagino e dou total razão a sua frustração.

• Responder
  • Kamila
    Noiva Ativa Novembro 2024 Minas Gerais
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sem palavras, que situação horrível, fiz meu pré no RJ com uma fotografa aqui do site, deu tudo certo graças a Deus. Mas a minha fotografa do casamento também é aqui do site e agora com seu relato me deixou com um baita medo, porque achei o preço bem em conta. Vou buscar mais informações. Obrigada pelo alerta!

• Responder
  • Italí
    Noiva Ativa Março 2025 Bahia
    Italí Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, olhando a pagina deles parece ser incrível as fotos, mas também não sabemos como foi a experiência dos outros noivos. Realmente uma pena...

• Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Junho 2024 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie!

Não consegue um outro profissional para editar? As vezes consegue salvar algumas, pode ser uma solução legal!
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que triste

Por isso é sempre bom pesquisar bastante, e estranhar quando o valor é bem mais abaixo do valor de mercado. Só minha fotografia foi quase 5 mil (2 fotógrafos) para o casamento e pre wedding, sem vídeo
    O vídeo foi uma outra empresa que paguei mais uns 4 mil.

Uma pena, espero que consigam solucionar isso

• Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Dezembro 2025 São Paulo Estado
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sinto muito que tenham passado por isso, ainda mais com algo insubstituível como os registros do casamento! Procurem o direito de vocês.
    Agradeço o relato para que outros casais aqui fiquem atentos. Priorizem indicações sempre, infelizmente a internet é um mar de enganação.

• Responder
  • Cíntia
    Super Noiva outubro 2025 Rio de Janeiro
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, Paulo! Sinto muito por vocês terem passado por isso. É horrível ser ludibriado por "profissionais" irresponsáveis e amadores. Sei bem como é. Como você falou, a melhor coisa, sem dúvidas, é pesquisar a reputação do fornecedor com outros contratantes. Acrescento ainda que vale até mesmo verificar o status do profissional nos sites do TJ e da Receita Federal. Aprendi isso à força, pois levei um golpe de um fotógrafo que havia conhecido aqui no site. Paguei 50% do valor e o cara simplesmente sumiu. Quando pedi para cancelar o contrato pela falta de comunicação, aí que ele não deu mais sinal de vida, mesmo. Tomara que vocês tenham ficado com uma quantidade de fotos suficientemente boas para pelo menos montar o álbum. Verifique se cabe processo.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas