Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ingrid
Noiva Esperta Maio 2023 São Paulo

Gafes que Noivos Cometem (na minha opinião)

Ingrid, dia 25 de outubro de 2022 às 11:04 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 28

Oiê, noivinhas!
Como estão?


Organizando o meu casamento, eu comecei a prestar atenção em muitos detalhes e, notei algumas gafes (mais comuns) que vemos os noivos cometendo.. Muitas das gafes são cometidas sem intenção, o pessoal vai no automático, sabe?!

1° Colocar somente presentes caros na lista de sugestões de presentes (essa atitude dá a impressão de aproveitamento. Todos nós amamos presentes, mas o correto é colocar presentes que vão contemplar todos os tipos de ''bolsos'');

2° Pedir presentes específicos para os padrinhos do casamento (acho essa situação mega constrangedora... Por mais que a pessoa aparenta ter boas condições financeiras, nós nunca saberemos o que cada um está disposto a dar. Na minha humilde opinião: presente não se pede, ainda mais estimular valores).

3° Não alertar sobre a paleta de cores (é viável informar a paleta de cores para os convidados, pois é chato os convidados chegaram com os trajes no tom dos trajes dos padrinhos. Muitas pessoas não gostam de estar iguais as outras e isso pode influenciar o ''clima'' do casamento);

4° Mentir o horário no convite de casamento (''ah, Ingrid. Todo mundo faz isso''. Sim, realmente! Mas *eu* vejo como falta de respeito... Dá a impressão que os convidados são descompromissados com horários. A minha sugestão é: Informar o horário corretor e orientar que os convidados cheguem com 15min de antecedência para se acomodarem);

5° Igreja pequena ou grande para a quantidade de convidados (igrejas pequenas para casamentos médios/grandes tornam a cerimônia desagradável e, igrejas grandes para casamentos pequenos aparentam que a cerimônia não foi prestigiada);

6° Atraso da entrada da noiva (Genteeee! Eu acho isso deselegante e já passou de moda, né?! Desagradável com o noivo e convidados. Mega ''démodé'' kkk);

7° Beber em excesso na recepção/festa (eu e eu noivo amamos sair com os amigos para beber, amamos um barzinho, dançar e aproveitar sem olhar o relógio. Mas beber em excesso (ficar ''loucão'' kk) para no dia seguinte não lembrar dos momentos vivenciados no dia do seu casamento beira a vexame).


Mas, e aí?
Concordam comigo?

Beijooos! Smiley heart

28 Respostas

Última atividade por Larissa, dia 28 de outubro de 2022 às 11:13
  • Larissa
    Noiva Ativa Fevereiro 2023 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkk tomara é que o meu está marcado para 11h tenho receio de colocar 10h30 e as pessoas acharem cedo demais
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lari, vou deixar 30 minutos mesmo.. conversei com algumas noivas que casaram lá e elas falaram que eles abrem mesmo assim kkkkkk
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Fevereiro 2023 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mari, no evento perfeito só abrem com 15 minutos antes do horário marcado. Como você fará com o horário dos convites?
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não concordo com a a questão da cor das madrinhas, (ficaria zero constrangida de usar a mesma cor das madrinhas), a questão do horário é cultural, brasileiro nunca chega no horário, então acho compreensivel q as pessoas não coloquem o horário verdadeiro no convite. A igreja eu, pq pra mim, é o mais importante do casamento. pra mim os noivos tem q escolher a igreja q tiver um significado especial para eles.

    No mais, ainda acrescentaria qualquer tentativa de arrecadar dinheiro em casamento ( sapato, gravata, etc) eu não acho legal, acho q onera demais os convidados q ja tiveram outros gastos

    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para nós os itens 3, 4 e 6 não foram bem assim. (3) Não informamos a paleta aos convidados, mesmo pq só os padrinhos estariam no altar - e é impossível prever tudo (muitos convidados não lêem o convite). Assim, o (6) também não funciona na prática: apesar de termos colocado o horário correto e pedido p vir com antecedência, a maioria atrasou uns 30min. No item (4), acabei atrasando quase 2h, mas não por culpa minha, e sim da cerimonialista, que sumiu com meu enfeite de cabelo e, assim, atrasou meu ensaio making of. Então, a verdade é que imprevistos acontecem e infelizmente não temos como fazer nada
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Constante Setembro 2024 Distrito Federal
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A 3 pra mim não é constrangedora. Nunca fui em casamento em que as noivas avisassem a paleta das madrinhas e fui em um casamento em que estava da mesma cor das madrinhas e foi normal kkk achei engraçado. Eu particularmente acho deselegante restringir os convidados, exceto o branco da noiva, claro.
    Pra mim a maior gafe é agir como se seu casamento fosse da família real. Sigo uma colega que vive postando coisas como: não pergunte se pode levar convidados, se brincar nem você vai!
    Acho muito feio, porque parece que a pessoa está fazendo um favor ao convidar pessoas importantes
    • Responder
  • Carol
    Noiva Constante Abril 2025 São Paulo Estado
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com TUDO! Achei que só eu achava deselegante a lista de presente caro, não terei lista de presente, e se alguém quiser dar algo ficarei feliz com o item que a própria pessoa escolher em me dar, outra coisa que não quero é a gravatinha ou sapatinho, eu nunca me senti confortável com isso então não vou querer no meu casamento
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo total sobre a questão da lista... tanto que colocamos presentes de todos os valores e dividimos os que achamos mais caros em cotas para que ninguém se sinta obrigado a comprar algo caro e a probabilidade de ganharmos aquilo exista.

    Também concordo que não se pede algo de presente, a não ser que seja perguntando se vocês querem algo especifico... A pessoa da o que tem e pode.

    Mas sobre mentir no horário já não concordo... pelos menos uns 30 minutos da para colocar a menos, para garantir que grande parte tenha chegado ao evento. ( Brasileiro é fogo com horário)

    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tirando o atraso (o brasileiro é sim descompromissado, infelizmente, é cultural) e o da igreja (porque pode ter um significado pro casal que pra mim é mais importante que impressão de igreja vazia ou cheio demais), concordo com tudo, principalmente dos presentes. Eu não compro coisa cara nem pra mim, vou muito comprar prós outros...
    • Responder
  • Élita
    Super Noiva Novembro 2022 Paraná
    Élita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A lista de presente não posso discordar kkkk é deveras complicado. Um dia desses conheci uma moça que será madrinha da melhor amiga de infância. A noiva pediu uma geladeira de presente, e não qualquer uma, um modelo bem específico de quase 5mil. Perguntei a moça se de fato ela dará a geladeira e ela simplesmente respondeu "vou né, é minha melhor amiga" e dava para ver que a madrinha não tem taaannnta condição financeira assim para tá sobrando 5mil no orçamento sabe. Confesso que até hoje não consegui processar essa informação kkkkkk não compro uma geladeira assim nem pra mim, quiçá dar de presente pra alguém kkkkkkk

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com você Ingrid, porém, o horário do convite é muito difícil desfazer porque isso acabou virando normal e se colocar 15 minutos antes a chance de ter convidado do lado de fora enquanto a cerimônia está acontecendo é enorme e eu odiaria ter que atrasar a cerimônia por isso.
    • Responder
  • Diego
    Noivo VIP Junho 2024 São Paulo Estado
    Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não concordo com o item 4 (Mentir o horário no convite de casamento)


    As pessoas são descompromissadas, sim. É o tal do "jeitinho brasileiro" de deixar tudo para última hora. Deus me free gente entrando junto comigo e chamando a atenção durante a cerimônia.

    No convite eu anuncio 1 hora antes do início da cerimônia, de fato.

    O risco de alguém chegar mais tarde é menor. Só se rolar algum imprevisto (e a gente sabe que acontece).

    • Responder
  • Luana
    Noiva Curiosa Junho 2026 Bahia
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com você, ainda mais a questão dos presentes, ninguém merece receber a lista e ter uma TV KKKKK Já aconteceu comigo e eu não recomendo
    • Responder
  • Kamila
    Noiva Esperta Novembro 2023 Paraná
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Super concordo com tudo que disse!

    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, concordo com tudo em citado, sobre lista de presentes tem gente que acaba nem dando por conta dos valores altos, padrinhos realmente o que é citado ele dará de bom coração e não tem que ser pedido, referente as outras informações concordo também, colocar muita antecedência no convite o convidado chega e não tem ngm lá.

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Julho 2023 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Assim como as outras novinhas só não concordo com a questão do horário... Os demais concordo com tudo
    • Responder
  • Ingrid
    Noiva Esperta Maio 2023 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, meninas!
    Agradeço pela interação no post. Vocês são maravilhosas! Smiley heart

    Respondendo aos assuntos mais citados:

    4° Mentir o horário no convite de casamento - Compreendendo perfeitamente a posição de todas e que imprevistos acontecem, mas, para que eu não fizesse isso (mentir no convite), todos os meus fornecedores são da região da catedral em que vou me casar, além da igreja realizar somente 1 casamento por dia. Portanto, os fornecedores terão o dia inteiro para a organização, tanto na igreja quanto no espaço para a recepção.
    Tenho duas primas que casaram recentemente e não tiveram atrasos. O nosso ciclo é bem comum, por isso, acredito que no meu será semelhante.

    5° Igreja pequena ou grande para a quantidade de convidados - Para os casos em que a igreja é especial para o casal, é totalmente compreensível. Entendo, pois a catedral que escolhemos faz parte da nossa história e tivemos sorte, pq que ela comporta a quantidade dos nossos convidados kkk. Porém, para outras situações, continuo achando desagradável. Smiley sad

    6° Atraso da entrada da noiva - Sei que para muitas continua sendo tradição e que em alguns casos, o atraso é por conta de outras pessoas. Eu também correrei este risco rs, mas caso não aconteça nenhum imprevisto, eu jamais irei atrasar por ''tradição'', pois como já dito, eu acho deselegante.

    7° Beber em excesso na recepção/festa - Festa é para curtir, né?! Ainda mais em um evento como esse... Temos que celebrar SIM! Eu pretendo curtir muuuuito, dançar, beber e comer, afinal, planejamos tudo isso. Porém, beber em excesso (ficar bêbado), não é nada legal...

    • Responder
  • Maria Giullia
    Super Noiva Maio 2023 Rio de Janeiro
    Maria Giullia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com tudo, inclusive ainda assino em baixo !!!

    amei-valtatui.gif



    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Assim como as meninas, concordo com tudo... menos com a parte do horário. Imagina várias pessoas chegando na hora da cerimônia, acho bem desagradável e fora que as pessoas precisam de acomodar. Eu quero pegar o porto do sol, marquei meu casamento para as 17:00 para começar as 17:30.


    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com praticamente tudo, a parte do horário do convite ser diferente não, na prática não funciona pedir para que cheguem antes, infelizmente kkk e para mim não se aplica a questão de informar a paleta de cores aos convidados, considerando que não fixei nenhuma paleta para as minhas madrinhas e padrinhos!
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Março 2024 Bahia
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo contigo em quase tudo. Acho que sobre o horário não adianta, se não colocar um horário mais cedo as pessoas vão atrasar, é muita gente envolvida então é importante sempre contar com algum imprevisto, ainda mais pra noivinhas que dependem de algo, como por exemplo o pôr do sol, algo do tipo.

    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo muito! Só a parte ali do horário mesmo que eu aconselho colocar mais cedo, o pessoal sempre atrasa. Eu coloquei 30 minutos e tinha gente chegando 10 minutos antes
    • Responder
  • Jéssika
    Noiva Esperta Dezembro 2022 Distrito Federal
    Jéssika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo, exceto a parte do horário no convite, todos os fornecedores me orientaram a colocar o horário um pouco mais cedo para facilitar a organização, e na minha experiência smp ocorreu de terem atrasos, meu noivado marquei 16h, o povo chegou lá pras 16:40. Eu costumo ser pontual, e acabo me estressando com isso pq smp sou a que espera os outros chegarem kk
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, sobre o atraso "da noiva", eu já coloco entre aspas porque TODOS os casos que eu acompanhei, o atraso na verdade era de alguma pessoa envolvida no cortejo: no casamento da minha irmã, foi uma daminha; no de uma amiga que eu fui madrinha, o atraso foi de outra madrinha; no meu casamento, o atraso foi do meu irmão e cunhada... Mas nem posso reclamar, porque no casamento deles, quem atrasou fui eu (madrinha também), mas ainda cheguei antes do juiz de paz Smiley xd

    O que eu sempre digo é: evento é um dia que envolve MUITAS pessoas, é praticamente impossível não acontecerem imprevistos. No último casamento que eu fui madrinha, meu ziper quebrou na hora de subir e eu ia levar a mãe da noiva pro casamento, com o buquê inclusive. Por sorte, consegui resolver sem muito atraso e chegamos num horário esperado. Mas eu SUPER entendo os imprevistos hahaha

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ingrid. Concordo com tudo menos com os itens 4 e 5.

    4 - Mentir o horário no convite de casamento - Prefiro passar a impressão que os convidados são descompromissados do que correr o risco de ter gente chegando na hora da minha entrada ou padrinhos perdendo a entrada por estarem atrasados ou até atrasar todo o casamento esperando alguém. Não adianta dar a orientação pros convidados chegarem antes do horário do convite, poucas pessoas vão fazer isso.

    Coloquei 30 minutos de antecedência no convite do horário inicial do casamento e vi gente chegando quando eu já estava no carro na porta da igreja. Um casal de padrinhos chegou com 10 minutos pro inicio real, quase perdeu a entrada. (por um imprevisto, mas tinham se programado de acordo com o horário do convite)

    5 - Igreja menor ou maior em relação a quantidade de convidados - A igreja é a parte mais importante do casamento e ela é escolhida pelos noivos e pros noivos, não baseada nos convidados. A igreja que casei cabia o dobro da quantidade de pessoas que convidei e eu jamais deixaria de escolhe-la por isso. É a igreja mais linda que eu já vi, mesmo se tivesse somente eu e o noivo, o casamento aconteceria lá!

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP Novembro 2022 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ingrid
    perfeito o seu post! concordo total, principalmente com relação a especificar presentes para padrinhos.
    padrinhos são amigos chegados, pessoas que caminham conosco, nos amam e nos abençoam, não tem que ser escolhido para mobiliar sua casa!
    sobre atraso de noiva eu fico doida, tenho fobia de atrasos, é ridículo isso, acho muita falta de respeito e sobre ficar super bêbado no casamento nao vou nem comentar kkkkkk é feio demais! muito vexame... mas cada um é cada um, né?
    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com tudo, menos com a parte do horário, pois pelo menos aqui já esperam que o horário do convite seja 30 minutos antes do início da cerimônia. Acho errado colocar antes disso, afinal os pontuais acabam ficando muito tempo esperando, mas acho 15 minutos muito pouco tempo pra acomodar as pessoas caso se tenha mais de 100 convidados. No meu eu coloquei 30 minutos de antecedência e foi um prazo muito bom, não acho que esperar 30 minutos seja tempo demais (pelo menos pra mim nunca foi).

    Sobre noiva atrasar demais, eu também não curto, mas todos os casamentos que eu fui onde a noiva atrasou mais de 30 min foram por causa de algum imprevisto (o último que fui, o vestido da mãe da noiva rasgou de fora a fora 10 min antes de irem pra igreja), então isso não tem como controlar, infelizmente.

    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo, e ainda iria além, sobretudo com lista de presentes, de incluir itens que são de uso pessoal quando deveria ser para a casa (exemplo: colocar vídeo game e notebook na lista), e que ainda vai e faz "brincadeira" de sapato e gravata.
    Agora, quanto à igreja x número de convidados, eu me vi representada kkkkk. Eu e meu marido sempre frequentamos a mesma igreja há anos, então, tínhamos que casar nela; só que, para nossos 100 convidados, ela era bem grande. Eu poderia ter escolhido uma menor? Na prática sim, no significado não. Então, esse é o mais relativo.



    Agora um item a mais que eu colocaria é "agradar família". Se o casamento é nosso e se a sogra, sogro, pai, mãe, papagaio quer dar palpite, que mande catar coquinho invés de sofrer com isso. Esse é um erro comum que vejo, inclusive, com freqüencia aqui.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas