Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ursula
Noiva Ativa Fevereiro 2026 Paraná

Gravata e sapato da noiva, o que vocês opinam?

Ursula, dia 24 de Junho de 2025 às 16:12 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 30
Guardado

Qual é o pensamento de vocês e relação a este fato, nós estamos pensando em não fazer, para não constranger ninguém.

Sim

54%

63 votos

Não

46%

54 votos

30 Respostas

Última atividade por Railene, dia 22 de Setembro de 2025 às 02:31
  • Railene
    Noiva Curiosa Maio 2026 Pará
    Railene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós estamos pensando em não fazer.
    • Responder
  • Ursula
    Ursula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tbm estamos pensando em fazer algo asi mais sutil!

Até porque os nossos presentes já serão em dinheiro!

• Responder
  • Ursula
    Ursula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nosa que ideia Genial, AMEI

• Responder
  • Rafaela
    Noiva Ativa outubro 2025 Pernambuco
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu votei sim! Porque algumas regiões é muito comum esse tipo de “diversão” no casamento, inclusive nem pensei em nada para o meu kkkkkkkk
    Mas como dizemos lista de presentes virtual divertidos, com opção de receber o dinheiro 💰
    Mas não vejo problema e se você achar que os convidados são de boa pra isso, não em frente
    • Responder
  • Daniella
    Noiva Novata outubro 2026 Minas Gerais
    Daniella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faz um bingo no lugar ou então “escolha a música” em que a pessoa paga um valor pra escolher a música a ser tocada.
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Principiante Agosto 2026 São Paulo Estado
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou fazer, por aqui adoramos bagunça e nossos padrinhos tbm, pensei ate naquele site, mas conhecendo muitos convidados, vao nem entrar. Por aqui os mais velhos ate separam o dinheiro fisico mesmo, gera risadas.

• Responder
  • Rê
    Noiva Ativa Agosto 2026 São Paulo Estado
    ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Votei não.

Sei que passar o sapatinho é uma tradição, mas confesso que não curto muito. Acho um pouco deselegante. Nos casamentos que participei, sempre contribui com um pix ou um dinheirinho, mas não posso negar que, quando vejo aquela agitação, com barulheira e fotógrafos, me sinto bastante desconfortável.

Por isso, decidi que no meu casamento não farei essa tradição. Em vez disso, vou colocar raspadinhas e QR codes nas mesas para que os convidados possam contribuir de uma forma mais prática e discreta.

Mas...cada casamento é único, e o importante é fazer o que vocês curtem.

• Responder
  • Camila
    Noiva Esperta outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu passei porque é super comum aqui. Foi animado, engraçado e nos rendeu um dinheiro excelente

• Responder
  • Laura
    Noiva Principiante outubro 2028 Minas Gerais
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm não iremos fazer, nossas famílias não tem uma condição financeira estável então achamos que seria meio constrangedor.
    • Responder
  • Leeh
    Noiva Novata Novembro 2025 São Paulo Estado
    Leeh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós não iremos fazer pq o nosso casamento será no litoral, então as pessoas terão a gastar bastante pra se locomover até o casamento, mas fizemos um site, quem puder ajudar com $$ será por lá
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Novata outubro 2026 São Paulo Estado
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Porque è um momento único, se puderem ajudar amém caso contrário amém também! O importante è vocês conseguirem algo
    • Responder
  • Lais
    Noiva Curiosa Novembro 2025 São Paulo Estado
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu votei que sim, na minha família é super comum kkk nunca fui em um casamento sem a gravata. Sapatinho eu confesso que é novidade para mim rs, mas vou fazer sim!

• Responder
  • Thiago
    Noivo Novato outubro 2026 Rio de Janeiro
    Thiago ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em minha região a gravata é muito utilizada pra arrecadação, não acho nada dê constrangimento até pq tem gente que não deu nenhum presente e é um ótimo momento de ajudar!
    • Responder
  • Maria
    Noiva Principiante Setembro 2026 Minas Gerais
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tentaria algo mais divertido pra tentar minimizar o constrangimento
    • Responder
  • Gaby
    Noiva Curiosa Dezembro 2025 Pernambuco
    Gaby ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amiga, só não sei se faria porque onde eu moro não é muito comum… to com medo de ficarem sem graça jkkkk mas se na sua região já é algo comum e as pessoas são animadas, acho uma boa!
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho uma tradição bacana, mas você pode escolher somente um, tem gente que faz os dois eu acho desnecessário, não é uma obrigação, paga quem quiser, Deus os abençoe.

• Responder
  • Daniela
    Noiva Novata Julho 2026 Minas Gerais
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gosto da ideia da chave, um valor que não precisar ser definido paga quanto puder, no final levam algo legar. Acho super descontraído e sem precionar
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Constante Novembro 2025 Bahia
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha,
    Na minha região isso é muito comum fazer, então passaremos a gravata pq ja é algo que acontece na maioria dos casamentos aqui.
    Tem ideias de modernizar e colocar brindes

• Responder
  • Ursula
    Ursula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso pensei tbm tem alguma questão assim, ou alguem comentou sobre a plaquinha do PIX, também pode ser.

Eu sei que muitas pessoas acham tradição, mas isso é no Brasil, toda minha familia vem de fora, eles nem sabem que isso acontecerá, teria que avisar da tradição, pois eles se sentiram constrangidos.

• Responder
  • Maria
    Noiva Esperta Junho 2026 São Paulo Estado
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Votei "sim" pq os convidados SEMPRE vão preparados para esse momento, não é como se fosse uma surpresa pra ninguém. Além disso, tbm n acho que pegue a impressão de "convidado bancar a festa" pq o gasto do convidado n chega nem na beirada do gasto dos noivos. Ajuda quem quer e quem pode.

• Responder
  • Michelle
    Super Noiva outubro 2026 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não faria! Eu acho uma falta de noção enorme, pqe o convidado pode ser constrangido de formas absurdas, não curto. Além de parecer que amos noivos querem que os convidados banquem o casamento ou a lua de mel, eu mesma, não gosto. As experiências que tive não foram legais.
    Mas penso em deixar uma plaquinha nas mesas com o ar pra quem quiser contribuir.
    E talvez fazer um sorteio de uma ou duas garrafas de bebida, eai “vender” como se fosse rifa ou algo do tipo!
    • Responder
  • Maria
    Admin Distrito Federal
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Lara
    Noiva Esperta Abril 2026 São Paulo Estado
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu noivo vai passar a gravata, mas não vou fazer o sapatinho porque acho que já é pedir muito pros convidados.

• Responder
  • Isabela
    Super Noiva Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que tudo depende, principalmente se vocês se sentirão constrangidos ou não. Eu não passei o sapatinho pq eu tenho o mesmo pensamento, as pessoas já investiram de alguma forma no casamento e conforme esse momento for conduzido acredito que constrange sim os convidados. Mas o meu marido fez a gravata, só que pedi para não constranger o convidado de nenhuma forma (ex: não colocar aqueles adesivos de mão de vaca e etc) e deu tudo certo.
    Acho que vai mais por uma questão de vocês se sentirem confortáveis com esse momento.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo com a deborah, não acho legal... no meu meio não é comum e acho q as pessoas contribuem mais pq se sentem constrangidas do que pq vontade própria...lista de presentes existe para quem quer ajudar os noivos a começarem a nova vida, nao precisa de mais nada

• Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não fiz e não fez falta para ninguém. Parece trote de faculdade: só porque você já passou pelo constrangimento se acha no direito de fazer depois, e acham que é "tradição". Com tantas formas de ganhar presente em lista fictícia, torna-se ainda mais deselegante e desnecessário para o convidado.
    • Responder
  • Thamara
    Noiva VIP Agosto 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Votei SIM pq farei os dois e além disso colocarei plaquinha nas mesas com qrcode operação lua de mel.
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também votei sim, desde que o mundo é mundo que isso existe e as pessoas já vão preparadas pra isso.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Dezembro 2025 Santa Catarina
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também votei sim.
    Mas, iremos fazer a venda de códigos para abrir um cadeado na caixa de acrílico com whiskys/gim...

• Responder
  • Maria
    Noiva Curiosa Setembro 2026 Paraná
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu votei que sim porque aqui na minha região é MUITO comum a questão do sapato e da gravata então o pessoal já vai preparado para esse momento. Entretanto, eu e meu noivo estamos vendo possibilidades diferentes pra esse momento como venda de chaves pra um prêmio ou algo assim.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas