Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

S
Noiva Novata Dezembro 2023 São Paulo Estado

Lá vem textão. Assunto delicado.

Suzinha, dia 20 de outubro de 2022 às 17:24 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 23
Lembrando que por mais que sou acostumada com o jeito sistemático e "caipira" da minha mãe, tem coisas que fico triste. Vamos lá. Primeiro de tudo, eu amo ela, por mais que eu odeie o jeito dela. Ela é machista, eu sei, pois sei que se eu fosse um homem, talvez ela nem ligaria. Bom, depois de tanto tempo me iludindo, com traumas na infância, baixa auto estima e rejeição, vou casar com o amor da minha vida. Aliás ele que me tirou da seca kkk zoeiras a parte! E ela poderia ficar feliz né? Pois não. Vou ser bem direta: Ela está cismada em participar do meu casamento porque a família do meu namorado são "bonitos". Vulgo, BRANCOS Aff. Sim isso mesmo. Ela, filha de casal interracial. Branca e pai negro. Sim meus avós maternos. Aliás, toda vez que eu estava ficando com um cara "bonito" ela achava demais pra mim. Ela, a única negra das primas que ela MAIS AMA! Porém, comigo é diferente. Lembrando que várias vezes ela já até tentou jogar caras negros pra mim. Fica afirmando que curte negros, e etc. E o pior de tudo, é que temos 5 anos de namoro, minha mãe conversa de tudo com meu noivo, meu noivo AMA meu pai que é bem mais pretinho do que nós duas juntas. Os parentes do meu pai até têm invejinha da relação dos dois. Meu noivo doa até a alma dele pro meu pai. Já meu pai, não tá nem aí. Bem mente aberta! A família do meu pai é bem mista. Mas só minha mãe tá com essa cisma. Diz que tá vergonha, diz que todo mundo vai ficar com nojo dela. Parece até que ela vai morar com minha sogra e minhas cunhadas. Sem contar, que minha sogra e minhas cunhadas fazem de tudo por mim, me dão roupas, faz churrasco pra mim, mandam mensagens pra mim... Sempre dividi com minha mãe a minha baixa auto estima, o racismo que sofri até por meninos negros podem ela prefere ficar do lado deles e diz que sempre eu que fui a paranóica. Me sinto triste em saber que se fosse por ela, o noivo e a família do noivo, seria outra. Pior de tudo é: Ao contrário sempre existiu, mas é mais aceito.

23 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 24 de outubro de 2022 às 21:21
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Suzinha, primeiramente sinta-se abraçada...imagino como deve está seu coração com esses sentimentos retrógrados entranhados que sua mãe transparece e o melhor conselho ( que também foi dado pelas meninas abaixo) é, converse com sua mãe sobre esse sentimento para que tudo fique bem esclarecido... Aparentemente sua mãe tem medo que você sofra e o que você deve deixar claro que essas atitudes dela é que tem feito você sofrer.

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Julho 2023 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Su, nossa, o comentário da Jaque foi sensacional, acho esse é um bom caminho, inserir sua mãe aos poucos nessa convivência para que ela se sinta confortável!

    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nesse caso não tem jeito: só com muita paciência (sei que vc já está tendo, mas vai precisar de mais...) e falando aos poucos que não é assim, que a presença dela significa muito p vc, que os tempos mudaram, etc
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aliás o termo seria preconceito.
    Sinceramente, vc deve ter passado por situações muito difíceis... sendo colocada para baixo, afetando sua autoestima. Espero de coração que vc e sua mãe consigam se entender e vcs consigam aproveitar juntas esse momento tão gostoso que é organizar o casamento.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Suzinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim noivinha... Entendo. Nesse ponto deve ser isso. Mas com o tempo igual por exemplo hoje, ela se dá muito bem com ele. Acho que com o tempo ela vai perceber que eu não vou casar com as irmãs dele. Aliás são apenas 2 kkkk. Obrigada pelo comentário.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Suzinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Racismo é ofender alguém pela cor. Odiar. Isso é preferência. Assim como os homens dizem que "loiras são as melhores" e só pegam se for padrão rs. Obrigada pelo conselho.
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Fevereiro 2023 Roraima
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nãaaaao, não mesmo, acho que você não entendeu muito bem ou eu não me expressei direito 😅 o que eu estava querendo dizer era que ela reconhecendo os erros dela e aceitando ou ao menos respeitando o seu relacionamento já ajudaria muito, ou seja, você não estaria mais passando pelo o que está passando e que está te abalando tanto…
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, sinto muito por estar passando por essa situação. Mas acredito que sua mãe pode ter passado por alguma espécie de trauma, infelizmente vc terá que ser um pouco dura com ela e falar que é um momento único da sua vida e vc quer compartilhar com ela.

    Minha mãe é branca e meu pai é negro, metade da minha família é branca e a outra negra. Por aqui é o oposto, as mulheres negras se relacionam com brancos... não sei se por preferência ou por racismo contra a própria cor e eu nem falo sobre esse assunto para não gerar confusão.

    • Responder
  • Carol
    Noivo Constante Abril 2025 São Paulo Estado
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me parece que é um bloqueio emocional da sua mãe, pode ser até de um trauma passado e que ela talvez nem se lembre, será que não vale a pena conversar com ela passar com psicanalista, afinal ter psicólogo hoje é demais, mesmo que a gente acha que não tem problemas na vida, eles encontram algo e ajudam bastante, vai ser um bem pra vida dela, não só para o seu casamento, mas talvez ela esteja precisando disso para ser feliz também
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Suzinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade... O que o mundo FEZ comigo né? Pois sempre quando eu desabafava com ela, ela defendia os garotos da minha infância dizendo que o racismo está na minha cabeça.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Suzinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tá. Mas porque ela sempre debochou quando eu dizia que os meninos negros ficavam com as meninas brancas? Eu desenvolvi baixa auto estima por isso também. Fiquei anos e anos no Celibato Involuntário. E ela dizendo que era minha culpa e eu era paranóica e o preconceito tava na minha cabeça. Acho que o importa é os meus traumas e sentimentos. Até porque meu noivo ama meu pai, pai tem mente aberta. A família TODA é miscigenada. A melhor amiga dela é LOIRA. As priminhas dela são brancas e vivem grudadas. Eu ainda vou ter que ter uma conversa com ela, mesmo sabendo que isso não tem nada haver com os traumas dela, porque o preconceito que ela passou foi por ter sido criança muito pobre. Porque se tivesse sofrido racismo, ela me entenderia também.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Suzinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim sim. Eu sofri bem mais que ela. Garota já fiquei 2 anos sem beijar. Me apaixonei por caras negros que me humilhavam. Essa parte acho que muitas não leram. SOBRE MIM e não sobre a minha mãe. Dá a impressão que tenho que entender mais os sentimentos dela do que os meus. Obrigada.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Suzinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Porém os caras negros ficam com meninas brancas. Porque eles não tem receio? O fato de eu ter sofrido bullying na minha vida, ela deveria me entender. Sempre fui rejeitada, quando conheci meu namorado não pensei duas vezes.
    • Responder
  • S
    Noiva Novata Dezembro 2023 São Paulo Estado
    Suzinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu noivo nem fala sobre isso... Porque pra ele isso não é importante. Somos seres humanos. E não feito apenas de cores... Eu sofri bem mais que minha mãe. E por pessoas negras. E ela, não entende a mim, isso que eu disse. Então na cabeça dela, isso é tudo paranóia. Ela sabe muito bem que nossa família é mista. Porque com homens negros e mulheres brancas ela acha super fofo? A melhor amiga dela é loira. As primas que ela ama são brancas. Ela sabe muito bem que eu amo meu noivo, e ele também. Ela sempre teve características rígidas, acho que é mais de personalidade. Obrigada pelo carinho.
    • Responder
  • Victoria
    Noiva VIP Novembro 2023 São Paulo
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, eu sinto muito por está passando por isso e ainda mais da sua mãe, sei que o casamento e o planejamento dele e uma parte gostosa de realizar, não tenho o poder de falar e muito menos julgar os pensamentos de sua mãe, é uma situação muito delicada, mas eu acredito que tudo se resolva na base da conversa e com persistência. Espero que vocês duas consigam chegar em um acordo para que o seu dia seja maravilhoso.

    • Responder
  • Nara
    Noiva Esperta Julho 2023 Distrito Federal
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiquei me perguntando o que o mundo fez com a sua mãe a ponto de fazê-la acreditar nisso. Me doeu ler o que você escreveu.
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Suzi. Eu acho que não é que sua mãe não apoia seu casamento ou não gosta do seu noivo. Essa parte que vc diz "Diz que tá vergonha, diz que todo mundo vai ficar com nojo dela", me fez pensar que ela já sofreu muito preconceito na vida e teme que isso aconteça no seu casamento pq estará cheio de pessoas brancas. Converse com ela e a acolha, explica como é bem tratada por todos e que não existirá preconceito, que existem pessoas preconceituosas sim mas não é o caso do seu noivo e da família dele. Acredito que uma conversa sincera e entendendo o lado dela e fazendo ela entender que tá tudo bem, tudo vai dar certo!

    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Suzinha, um abraço forte no seu coração Smiley heart

    Eu fiquei um tempão pensando em como responder esse post e no que eu poderia te dizer. O assunto racismo está com muita força atualmente (ainda bem!) e as manifestações estão sendo cada vez maiores para que essa loucura acabe de uma vez. Sou de Salvador, dizem que 90% da população é negra, eu tenho a pele clara, mas não me sinto "branca" e apesar de não ter vivido nada relacionado a cor da minha pele, sofri racismo estando em outro país (por exemplo).

    Será que sua mãe sofreu muito quando era pequena e por isso tem essa atitude agora? Não justifica nada, mas cada pessoa vive o mundo de acordo com suas experiências.

    Imagino que sim, mas vou perguntar de novo, você já conversou sério com ela sobre como você se sente? Sobre como entre as duas, podem encontrar una solução para tudo isso?

    Eu tenho certeza que ela deseja o seu bem e te ama, mas de repente precisa de uma ajuda para superar algo que está bloqueado..

    O que você acha? E com o seu noivo, já falaram abertamente sobre o tema?

    Espero que tudo fique em paz, que você tenha o seu dia especial sem chateações e se a gente puder ajudar em algo, aqui estamos Smiley heart

    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Primeiramente, queria me solidarizar c vcs. Como mulher branca, não consigo mensurar o sofrimento que o racismo trouxe p vcs. Quanto a sua mãe, acredito q ela deve ter sofrido muito preconceito e isso repercute bastante na vida dela até hj. Olhando a situação como mãe, acredito q essa questão de empurrar vc para rapazes negros, era uma tentativa de te proteger, pois na cabeça dela, uma família negra não iria ter preconceito c vc


    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Suzinha, indico que leve esses temas para um acompanhamento terapêutico, caso não faça. No caso da sua mãe, indicaria o mesmo. Não são temas simples de serem tratados, são feridas históricas, que perpassam toda a vida e sociedade, não podem ser simplificadas em um mero "deixa pra lá". Lendo o comentário da Jaqueline (que tem vivência no tema), penso que seria bom conversar com pessoas em situação similar a sua, talvez em grupos de Facebook ou Telegram você encontre uma rede de contatos que possa ser acolhedora, pra você entender melhor esse lugar que você e sua mãe estão ocupando.

    No mais, desejo que as relações possam ser estreitadas e o vínculo familiar prevaleça. Um abraço com carinho! Smiley heart

    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Esperta Abril 2023 Paraná
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Suzi, como uma mulher vista como negra de família interracial quero trocar uma ideia com vc. Me casei com um homem branco, assim como meu pai casou com uma mulher branca (no caso minha mãe), aqui em casa a cor dos pares que escolhemos nunca foi um problema, mas a diferença entre nós sempre foi uma pauta amplamente discutida.
    Pq a verdade é que por mais seguro que um espaço ou uma pessoa seja para nós (que somos negros, isso incluindo mãe e marido) podem existir pisadas de bola por parte de pessoas brancas que nos rodeiam...claro que quando vindo das pessoas que amamos não deve ser proposital (eu espero)...mas machuca...e infelizmente temos que ter uma reação correta o suficiente para dizer a eles onde dói, para que aquilo não se repita novamente...só que isso cansa e acredito que sua mãe além de ser uma mulher cansada disso tudo deve ter medo também.Sua mãe deve ter passado muito racismo ao longo da vida, seu pai também...assim como eu e meu pai. É extremamente normal que a gente desenvolva inseguranças em relações as pessoas brancas, acredito que seja o medo dela em ver você passar por situações de discriminação e de também reviver alguns traumas.
    A primeira conversa que minha mãe teve com meu marido quando soube que ele iria me apresentar para família polonesa do interior foi "sua mulher é negra, gorda e umbandista...você precisa estar pronto para isso, você está?". Seria bom você abrir com ela sobre as inseguranças que a cercam, tentar criar encontros com pessoas da família do seu noivo que você considera que sejam seguras para a convivência com a sua mãe...e tentar reforçar com ela que não existe esse papo de branco bonito e preto feio, existem pessoas que tem suas diferenças e não podemos esquecer disso, pq é essa a chave pra uma relação boa e sem apagamentos de identidade.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu sinto muito por estar passando por essa situação, não sei se aconteceu alguma coisa com a sua mãe que fez ela ter esse tipo de pensamento mas preconceito é algo horrível, você deixa de enxergar a pessoa da forma que ela realmente é por conta da aparência dela.. então acho que deveria ser bem firme com a sua mãe nessa questão pra não atrapalhar o relacionamento de vocês.
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Fevereiro 2023 Roraima
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fico muito triste por saber que você já passou e continua passando por situações desse tipo, aconselho você a chegar e conversar com a sua mãe e dar um ponto final nisso dizendo que você a respeita e a ama, mas que não vai compactuar com as atitudes dela, deixe claro que sempre estará aberta para recebê-la, mas que as decisões do seu relacionamento só envolvem você e seu noivo, espero que ela reconheça os erros dela e se aproxime mais de vocês de forma graciosa
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas