Olá comunidade!!! Vim contar pra vcs como eu fiz essa peripécia de lavar meu vestido em casa. Sei que a maioria das noivas não precisa disso pq aluga o vestido, aí ele já vem limpo. Mas para quem faz o vestido em costureira, ou compra o vestido (usado ou pelo Aliexpress) e manda ajustar e customizar, acaba tendo que lavar, pois o manuseio acaba sujando o vestido. Na lavanderia as taxas estavam em torno de 400 reais, então já viu né.
Vou contar aqui um pouco da minha experiência de lavagem rs:
1. É meio óbvio que não se lava o vestido na máquina. Foi lavado à mão mesmo. E claro que o tanque onde lavei e tudo que usei foi muito bem limpo antes.
2. Sabão em pó não! Poderia manchar. Dei uma lida a respeito e o melhor era usar sabão líquido para tecidos finos, ou o bom e velho sabão de côco LÍQUIDO que foi o que eu usei.
3. De partes em partes o vestido foi lavado. Não dá pra enfiar ele todo na água, fui aos poucos, começando pela barra.
4. Roupa normal a gente torce pra poder tirar o excesso de água. Como ninguém é louca de fazer isso com vestido de noiva, o jeito foi deixar descansar um pouco no tanque pra escoar a água antes de colocar pra secar.
5. O tecido molhado fica muito mais pesado. Colocar o vestido pendurado pra secar iria matá-lo. Ele precisou secar sobre uma superfície limpa, um pouco inclinada pra escorrer a água. Eu usei uma cadeira (limpa e protegida) e inclinei o encosto.
6. Depois de seco, não tem jeito, precisa passar. Teve que ser um ferro com bom controle de temperatura e usei a temperatura mínima. E claro, usei um pano por cima pra proteger.
Bem, é isso. Deu tudo certo e meu vestido saiu branquinho e lindo da Silva.
O conteúdo da publicação foi ocultado
Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui