Noivinhas, faz um tempo que tenho vontade de escrever sobre isso. Acho que essa comunidade é um ótimo canal pra compartilhar dicas, conselhos e principalmente nos apoiarmos. Acho que só uma noiva entende outra noiva Rsrs.
(então senta que lá vem textão)
Eu tenho 18 anos e convivo há 3 anos com a depressão. Já tive dias piores e hoje sei lidar bem, com ajuda médica e apoio do meu noivo.
A questão é que desde que decidi me casar, eu não tive paz! Não conseguia desligar o pensamento, e mesmo faltando mais de um ano pro grande dia, eu ainda sim perdia o sono, pesquisava preços de tudo, fui comprando muitas coisas do casamento pq isso de alguma forma me fazia sentir mais perto do meu dia.
Tanto que com esse tempo de antecedência eu encomendei 150 lágrimas de alegria (coisa que se faz faltando meses), já tenho o véu, sapato, convite dos padrinhos.. E não que isso seja ruim, mas eu fui fazendo isso por impulso. Sentia tanta angústia por não passar logo o tempo, chorava de tanta ansiedade e sensação de sobrecarga. Chorava o tempo inteiro.
Fiquei uns 2 meses nessa agonia. Meu noivo e todos a minha volta percebiam que eu estava totalmente desequilibrada emocionalmente. E que isso poderia até me causar uma depressão pós casamento (se não sabe o que é, pesquise)
Me dei conta de que eu estava transformando esse momento que deveria ser mágico, em angústia e desespero.
Resolvi procurar ajuda médica e retomar a terapia (havia parado por causa do meu novo emprego).
Falando sobre isso com minha psico e ela me disse:
Vc não acha que está colocando energias demais em coisas do futuro, e isso está te tirando as forças de agora?
Foi ali que percebi que eu estava me preocupando tanto com coisas que eu poderia me preocupar depois, e isso estava sugando minhas forças, me deixando exausta emocionalmente.
Há uma passagem na bíblia que diz: Basta cada dia o seu mal.
Ou seja; vamos viver um dia de cada vez, uma dificuldade de cada vez. Eu sei que falar é muito fácil. Não dá p simplesmente desligar o botão do casamento e ficar super relaxada. Mas ver o quanto pensar demais nisso pode estar te prejudicando, reconhecer isso pode ser a porta pra começar a pensar em outras coisas.
Eu por exemplo comecei esse processo lendo livros que gosto, assistindo os filmes que sempre quis, tirando o dia pra mim, pra lavar meu cabelo, fazer as unhas, cuidar da pele. Separei um dia pra não pesquisar nada do casamento, outro pra não comentar sobre ele pra ninguém. De sair com meu noivo sem tocar nesse assunto.
Não foi fácil e ainda não é. Mas aos poucos eu fui vendo que posso passar por esse momento de forma boa. Curtindo a organização do meu grande dia. Esse momento não pode ser desesperador ou dolorido. Precisa ser gostoso. Claro que preocupações vão haver, mas isso não pode tomar conta da gente.
Se vc se sente como eu me senti, tente se policiar, desabafar com alguém, tirar um dia pra se desligar disso..
Vai te fazer bem. Vc precisa estar bem pra fazer do seu dia o dia mais lindo de todos. Saúde emocional não deve ser ignorada, se cuide, se ame e proteja sua mente.
Vai dar tudo certo, acredite.
Descanse seu coração.