Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maria
Noiva Principiante Novembro 2025 São Paulo Estado

Lista de casamento

Maria, dia 14 de Janeiro de 2024 às 13:23 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 19
Olá,
Preciso de ajuda. Fechamos a maioria dos fornecedores após uma lista de 110 convidados.
Deixamos gente de fora, principalmente pelo fato de que, além de festa que já está em um grande valor, temos gastos do apartamento e toda mobília, fora a vontade de fazer uma lua de mel. Acontece que agora que estamos para fechar o chopp, meu noivo decidiu que quer agradar os pais dele e convidar todos os parentes do lado do pai, sendo que não temos proximidade e meu noivo não gosta deles.
Ocorre que fui muito sincera com meus pais e deixei muita gente, parentes e amigos, de fora. E eles entenderam.
Não sei mais o que fazer. Estou desanimada, nem quero mais fazer o casamento. Fechamos a maior parte das coisas e nessa reta "final" ele quer aumentar a lista só pra não magoar os pais, sendo que já foi conversado com eles. Incluímos amigos dos pais dele já.
Ainda, se eu colocar o pessoal que meus sogros querem, teria que colocar os que os meus pais querem para ficar "justo", só que nisso, aumentaria minha lista em mais 60 pessoas.
Por favor, me ajudem. Não sei o que fazer. Estamos em pé de guerra.

19 Respostas

Última atividade por Eduarda, dia 15 de Janeiro de 2024 às 23:26
  • Eduarda
    Noiva Principiante Março 2025 Rio Grande do Sul
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha!
    Eu acredito que você não deve fazer a vontade dos seus sogros. Eu por aqui deixei bem claro que o casamento é meu e quem convida sou eu. Pessoas que não tem contato nenhum comigo e nem com o noivo, nunca mandaram uma mensagem pra saber se estamos bem, já foram os primeiros a ser cortados. Resumindo, conseguimos enxugar uma lista que seria facilmente 300 pessoas, pra um casamentos de 80 convidados. Pelo menos, lá eu tenho certeza que só terão pessoas que nos amam e querem o nosso bem.
    • Responder
  • Helena
    Noiva Constante Agosto 2024 São Paulo Estado
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, você tem razão, um aumento dessas implica bastante coisa mesmo! Eu concordo plenamente. Mas vai dar certo, já já essa parte difícil passa
    • Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa... essas mudanças em cima da hora complicam demais.
    Deixei o assunto esfriar, até pq, não estava fazendo bem pra nós dois. Conversamos muito normalmente, mas isso não estamos conseguindo chegar a um acordo, pq ele quer ficar do lado dos pais, com o papo de que eles "já ajudaram ele demais".

Eu entendo ele, mas casamento não se convida por educação. É um dia especial, com pessoas especiais. E mesmo que meus sogros tenham informado que darão o buffet de presente, não é só esse gasto a mais que terei quando incluir todo esse pessoal.
    Vou tentar novamente entrar no assunto. O que foi combinado inicialmente com todos eles tem que prevalecer, pq não dá pra mudar a lista de forma considerável em pouco tempo e após ter fechado tudo! Boa sorte pra vocês também!
    • Responder
  • Helena
    Noiva Constante Agosto 2024 São Paulo Estado
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Maria! Nossa, estou passando exatamente pela mesma situação, no início eu e meu noivo fechamos com 70 convidados e todo mundo estava de acordo, agora faltando 7 meses pro casamento fomos revisar a lista com os pais dele e já quiseram incluir mais 20 pessoas "porque tem que convidar", com a falácia que essas pessoas tem muita consideração por nós, mas na verdade tem consideração pelos pais dele mesmo. Da minha família mesmo só vai 8 pessoas, então está muito desproporcional, enfim né, entendo a sua situação, se fossem pessoas que realmente iriam fazer a diferença, mas e só por educação, e essa educação toda sai caro. Eu estou fazendo da seguinte maneira, deixei o assunto esfriar um pouco para que nós dois não fiquemos estressados e para não brigarmos por algo que nem tem a ver com a gente e eu já deixei claro que, quem quiser incluir alguém terá que ajudar a pagar o casamento então, pq até então estamos pagando sozinhos, se forem ajudar eu aceito incluir quantas pessoas quiserem, senão não temos condições nenhuma. Converse sobre isso e exponha o que você acha, mas faça isso só em hora apropriada, com bastante tranquilidade, pra não ter estresse. Boa sorte por aí! Bjss
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O certo seria seu sogro pagar ja q ele faz tanta questão, mas se isso for gerar muito estresse, e melhor relevar e pagar, pq na minha opinião, não vale a pena iniciar a vida de casada brigada com a famila do marido ne... então no meu caso eu preferi pagar do q comprar essa briga...

mas foi q eu falei, se é parente distante ( ainda mais no caso da minha sogra q os parentes eram de outra cidade), a chance de ir no casamento é pequena...

• Responder
  • T
    Noiva Novata Junho 2025 Minas Gerais
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse tema é um assunto muito delicado mesmo, Não queríamos comprar briga, então o que fizemos aqui foi calcular quanto custava cada convidado, com bebida, comida, lembrancinha, doces, bolo, espaço, e fechamos um número que cada convidado custava. As exigências dos sogros em convidar parentes e amigos distante está sendo paga por eles. Ex, meu pai queria convidar a família da segunda esposa, ele está pagando cada convidado dele dentro do casamento.

• Responder
  • Maria
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Dos 5 anos que estou com ele, só conheci a família toda do meu sogro ano passado, depois que descobriram que íamos casar. Coincidência, né? Kkkkk
    O que me chateia é que meu noivo, minha sogra e minha cunhada NÃO GOSTAM DELES, mas para agradar todo mundo, meu noivo está disposto a convidar os tios e todos os primos, só pra não magoar o pai dele.
    Acontece que, dos 8 irmãos, 4 são brigados entre eles, então, tem mais esse rolo. Eles não podem se ver, e meus sogros insistindo pra convidar todo mundo "pra não ficar chato".
    Olha, tá bem complicado.
    Se fosse por vontade do meu noivo, pq ELE quer convidar, eu não teria problemas, mas desde que conheço ele, ele não suporta os tios e primos por parte do pai dele, por isso quase não temos contato.
    Vou torcer pra se decidir convidar todo mundo, eles não apareçam.
    • Responder
  • Suzanne
    Noiva Constante Agosto 2024 São Paulo
    Suzanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi novinha! Você deve ser firme nessa hora, principalmente com o sacrificio que foi feito do lado da sua familia. Se tudo der errado e ele insistir, faça as contas dos acertos com os fornecedores que vocês terão que fazer, adicionando essas novas pessoas e apresente pro seu noivo e veja se ele realmente está disposto a gastar todo esse dinheiro com pessoas que ele não tem proximidade.

• Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É o que eu vou acabar fazendo também. Vou convidar, mas já contando que eles não vêm. E vou entregar esses convites deles 1 mês antes, pra não dar tempo na programação mesmo 🤣
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Minha sogra fez exatamente a mesma coisa, ela tinha a lista dos convidados dela...sendo q tinha pessoas q nem o próprio noivo conhecia ...como eu sou uma pessoa muito da paz, eu acabei cedendo e convidando, até pq eu imaginei q pessoas q ela não via há mais de vinte anos não iam aparecer
    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lista de convidados é sempre um problema, né? Por aqui não é muito diferente. Minha sogra quer chamar uns parentes que não ela não vê há séculos e que eu mesma não conheço e nunca vi (e olha que eu tô com meu noivo há 7 anos e meio). A estratégia é passar o valor por pessoa e o seu sogro arcar. Como disse a Fernanda, acrescentar 60 pessoas dá um aumento de praticamente 50% da sua lista, é muito gente. Eu acho isso inviável
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Constante Junho 2024 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu conversaria, mas não resolvendo eu incluiria os seus convidados.. justo!
    • Responder
  • Diego
    Noivo VIP Junho 2024 São Paulo Estado
    Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vocês precisam conversar!
    Isso é a base de tudo.
    Quando um cede o outro tem que ceder. Se ele acrescentar gente, faça ele pagar pelos acréscimos e diga que infelizmente não vai ajudar porque você abriu mão da sua parte!
    • Responder
  • Karina
    Noiva VIP outubro 2024 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha é difícil porque é o seu noivo que tomou a decisão, converse com eles e chame os seus sogros para conversar também, explique a real situação. Espero que tudo se organize por aí.
    • Responder
  • Nara
    Super Noiva Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O comentario cortou!
    Noivinha, é um assunto delicado. Eu entendo que é muito frustante ter que mudar a rota assim tão perto. Acho que vale a pena conversar com calma e ver quem vcs realmente iriam chamar e quantas pessoas iria acrescentar na lista. Realmente não seria justo chamar só os convidados dos pais, mas as vzs o casamento não é só sobre o que é justo. Se isso é tão importante para seu noivo, vale a pena tentar entender porque é importante e fazer as contas para vê se cabe no orçamento e se cabe no espaço. Lembrando que uma quantidade de convidados vai aumentar bastante os orçamentos, vcs tem que se preparar para esse novo custo. Eu entendo que é muito frustante essa mudança proximo ao casamento, mas tenta conversar com calma sem brigar e tenta escutar porque é tão importante para ele convidar essas pessoas. A dica para vc é não comece seu casamento brigando por causa de uma lista de convidados, é pequeno comparado a tudo que vcs ainda vão viver juntos
    • Responder
  • Nara
    Super Noiva Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, é um assunto delicado. Eu entendo que é muito frustante ter que mudar a rota assim tão perto. Acho que vale a pena conversar com calma e ver quem vcs realmente iriam chamar e quantas pessoas iriam acrescentar na lista. Realmente não seria justo chamar só os convidados dos pais, mas as vzs o casamento nao
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Constante Abril 2024 Rio de Janeiro
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, nossa que assunto delicado, mas converse novamente com seu noivo e explique o que tudo isso geraria até mesmo com seus pais. O casamento é de vocês então uma hora ou outra o pai dele vai ter que entender, ainda mais por vocês não terem proximidade com essa parte da família.

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, não sei quanto está custando seu casamento, mas seu noivo sabe que aumentar em mais de 50% a lista vai aumentar o gasto proporcionalmente e tem que pagar tudo até a data do casamento além do que já tinha que ser pago antes? Praticamente todos os fornecedores vão atualizar o valor nesse caso pois um casamento para 110 e um para 170 pessoas são casamentos de portes bem diferentes. Seu seu casamento está na faixa de 50 mil por exemplo, ele vai pra 70-75 mil facilmente, se está em 20 vai para 30, se está em 100 mil vai para 150 mil no mínimo, enfim, é um aumento significativo de gasto pra fazer assim do nada ainda mais na reta final

• Responder
  • Lorranny
    Noiva Master Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha!
    Tive esse tipo de problema no começo com o meu noivo. Ele queria convidar alguns primos só porque eles moram junto com tios que ele realmente queria chamar. Então estaria chamando somente por educação.
    Foram muitas brigas e debates sobre isso, até que decidimos juntos, que era melhor tirar. Porque não ia dar para nosso orçamento convidar alguém só por educação e que não ficaria animado por nós.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas