Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Novata Junho 2025 Minas Gerais

Lista de presentes e casamento sem festa

Andressa, dia 5 de Fevereiro de 2025 às 18:35 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 17
Boa tarde a todos!

Gostaria de tirar uma dúvida, o que pensam sobre enviar lista de presentes sendo um casamento sem festa, terá somente uma cerimônia na igreja. O que vocês acham?

17 Respostas

Última atividade por Jéssica, dia 7 de Fevereiro de 2025 às 17:05
  • Jéssica
    Noiva Novata outubro 2025 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha , eu não vou fazer festa , porém vou fazer chá Bar vou chamar amigos e familiares , fazer algo bem legal e pretendo fazer uma lista de presente sabe , não com coisas muito caras , para quero fazer uma lista , até por que os meus convidados serão próximos não será qualquer pessoa .
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, faz a lista e, caso alguem comente com vc sobre presentes envia... quem realmente tem interesse de te presentear, fatalmente irá te procurar...

por experiência própria eu te falo isso, pq eu não fiz qualquer menção no convite sobre lista e muita gente me perguntou...

se eu fosse convidada para um casamento so na igreja eu particularmente mandaria presente, pq a minha mãe me ensinou que quando a gente é convidado para um casamento a gente sempre manda presente, mesmo q a gente não possa comparecer... mas foi a forma que eu fui criada... ninguem é obrigado pensar igual

• Responder
  • Anne
    Noiva Constante Abril 2025 Paraná
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho um pouco chato a lista de presente já que não terá festa, massss nada impede de mandar

• Responder
  • Giovanna
    Noiva Esperta Maio 2025 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uai, na minha opinião, é. Se não fosse, por que todos pedem? Eu não vejo ninguém fazer lista pra aniversário ou outras comemorações especiais. Mas como falei, é minha opinião, tudo bem não concordar. Smiley smile

• Responder
  • Thayná
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não faria lista de presentes.
    Fiz casamento com festa, fiquei com receio de fazer chá de panela e lista de presentes pra não ficar muita coisa, por fim fiz somente lista de presentes. E muita gente não deu presente.
    Foram na festa, comeram e beberam e não deram nadinha. (Ninguém é obrigado a dar nada, mas por consideração dar algo barato pra mostrar que lembrou ne, maaaas ...)
    Acho que os costumes estão mudando, então nesse caso eu não faria lista.

• Responder
  • Maria
    Noiva Esperta Junho 2026 São Paulo Estado
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tirando pela grande maioria de pessoas que eu conheço (inclusive eu e tbm pela maioria dos comentários), achariam bem deselegante (para n dizer sem noção) por parte do casal mandar uma lista de presentes sem fazer uma festinha por menor que seja. Só pessoas MUITO próximas ao casal presenteiam sem uma festa. Como a Bruna disse, os convidados no geral dão um presente em forma de agradecimento por terem ido a festa.
    Sugiro fazer um chá de panela/casa nova, mesmo q seja simples, assim as pessoas tendem a aceitar a lista de presentes

• Responder
  • Larissa
    Noiva Esperta Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então eu acredito que a melhor opção noivinha, seja você fazer uma lista e mandar para quem quiser te presentear. Aí as pessoas que querem vão saber o que podem te dar e ninguém se sente naquela "pressão" de dar o presente porque você mandou a lista junto.
    • Responder
  • Thamara
    Noiva VIP Agosto 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, sinceramente, eu nunca soube que dar presentes em casamento sem festa é algo cultural.
    • Responder
  • Anne
    Noiva Constante Abril 2025 Paraná
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha, você pode fazer um chá de panela, pensa em fazer ? é uma forma de ganhar presentes bem legais daí você pode fazer uma lista com sugestão de presentes para não ganhar coisas repetidas. já presentes mais caros geralmente é os padrinhos que dão. tenho uma amiga que casou so no civil mas ela fez o chá de panela e a lista dela era na havan, ela ganhou muita coisa legal

• Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Complicado! Eu não faria isso, nunca. É o cúmulo do absurdo!

A melhor forma é fazer um chá de panela, será bem melhor e menos constrangedor.

• Responder
  • Giovanna
    Noiva Esperta Maio 2025 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou contra a maioria dos comentários daqui. Acho que dar presente em casamentos é algo cultural, e não depende de uma festa. Eu no seu lugar, faria sim uma lista de presentes, só não seria insistente. Mandaria só uma mensagem, deixando a critério dos convidados.

• Responder
  • Isabela
    Super Noiva Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie noivinha! Acho que seria legal fazer um chá de panela ou algo do gênero
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Ativa Junho 2025 São Paulo Estado
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha!
    Se eu fosse você, eu optaria por fazer algum chá de panela ou chá de casa nova! Não é bem uma festa, e sim um jeito de você adquirir presentes sem fazer sua festa de casamento. E acaba sendo até um meio de comemoração, só que mais econômico e não passaria em branco.
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Junho 2025 Minas Gerais
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não pensei em colocar como uma obrigatoriedade, mas só como um rodapé do convite, algo escrito "Caso queira nos presentar...". É mais para não ganhar coisa aleatória, muitos convidados estão falando comigo sobre presentes e eu fiquei pensando nessa questão de não oferecer a festa...
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, presente não é obrigaçao... normalmente, quando uma pessoa dá uma festa, o convidado como forma de retribuição, pelo carinho de ser convidado, dá o presente... mas ainda assim, é um cuidado, gentileza, mas não e obrigaçao... a lista de presente surgiu, pq os convidados ficavam perdidos sem saber o que presentear... e a lista é um direcionamento... caso alguem queira presentear, utiliza a lista...

eu casei, dei festa, mas no convite nem tinha menção da lista... quem me pergutava eu falei que a lista tava no site...

dito isso, eu acho chato fazer lista se vc não vai oferecer festa, eu atpe acho q vai ter gente q irá de presentear ( eu te presentearia, inclusive), mas acho q tem q partir da pessoa...

na pandemia, aconteceu algo semelhante na minha familia... uma pessoa engravidou e fez uma lista virtual de chá de bebe enviou pra gente e a gente tinha q comprar e mandar pra casa dela... eu particularmente dei, outros parentes tb deram , mas ninguem se sentiu muito confortável, pq não foi algo espontâneo, sabe? foi meio forçado

• Responder
  • Larissa
    Noiva Esperta Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não faria. Se alguém se oferecer para dar um presente é uma coisa, mas ter lista de presentes para um casamento sem festa é um pouco deselegante.
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente? Acho o cúmulo. Não é que a gente faça festa pensando em ganhar presentes, mas querer ganhar presentes sem ao menos dar um “mimo” pros convidados é meio foda né.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas