Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Aline
Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo

Machismo no casamento

Aline, dia 30 de Dezembro de 2019 às 10:52 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 2 33
Estava eu aproveitando o tempo livre (amadas férias!) pra fuçar os blogs que eu não abria há algum tempo e encontrei esse post no da Bel Ornelas (aliás, foi com os vídeos dela que eu mergulhei na organização de casamentos, linda):
https://belornelas.com.br/noivos-padrinhos-madrinhas/machismo-no-casamento/

Ela lista os itens:• O chá de panela• Despedida de solteiro• Game over (camisetas, sapatos...)• O pedido de casamento• A mulher adotando o sobrenome do marido• A organização do casamento fica a cargo da mulher• O pai levando a noiva até o noivo• Plaquinhas “Foge não, ela tá linda”• Jogando o bouquet• Topo de bolo (noivo amarrado e afins)Claro que muita coisa já mudou e não fazemos essas coisas pelas mesmas razões que elas eram feitas antigamente, mas é interessante pensar no porquê de cada tradição. Eu sou dessas que só topa aquilo que faz sentido pra mim, mas nem sempre a gente pensa em tudo. E aí, o que vocês acham disso? Tem alguma tradição que vocês estão pulando ou adaptando por causa disso? Quais rituais estão surgindo que combinam mais com o nosso tempo? (Pra essa última pergunta, eu apontaria de cara o First Look!)

33 Respostas

Última atividade por Maria Duda, dia 2 de Janeiro de 2020 às 17:04
  • Maria Duda
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Maria Duda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu nao entrei com meu pai, convidei para o casamento e tudo mais, mas sempre deixei claro que não iria entrar com ele. Não troquei meu nome, tanto eu quanto ele continuamos com nossos nomes. Tive placas, mas não foram com esse tipo de frase de corre, tbm não gosto de top de bolo ou fotos que a noiva segurando ou mostrando que o noivo esta casando a força.

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siiiim, esse mesmo!

    muito bom, tudo lindíssimo... ahhhhh se eu fosse rica... kkkkk

    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    MENINA! Eu vi esse casamento hoje! Fiquei arrepiada! 😍
    Pra quem não viu: https://belornelas.com.br/casamentos-reais/casamento-personalizado-belo-horizonte/
    Machismo no casamento 1
    Machismo no casamento 2
    Machismo no casamento 3
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Demais, muito fofa.

    Vou mandar foto!

    Machismo no casamento 4


    O buquê de fitas fica bem organizado mesmo. Vi um casamento onde a noiva não jogou o buquê, nem fez nada disso, só distribuiu buques para todas as mulheres do casamento "em nome do amor próprio". e eu AMEIIIII né. pena q não temos verba pra isso hahahaha. Se não faria assim tbm.

    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza vai ser!!! Dps conta aqui! 💕
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, saber do que se gosta e seguir os próprios gostos é o básico. Eu gosto de saber o porquê e a origem das coisas, por isso achei legal compartilhar. Acho que pra mim é importante entender tudo e adaptar ao meu contexto ou cortar de vez. Não me vejo fazendo algo tão importante sem refletir sobre os significados.
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na minha concepção é sim pra mostrar respeito.


    Graças a Deus ele honra a família dele igualmente eu honrou a minha. Estamos bem alinhados em relação a isso. Somos muiiitooo família
    Sim. E isso mostra como cada noiva tem sua história e ta tudo bem ❤
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho isso tudo tanta besteira, eu fiz um bocado dessas coisas aí e não vejo nada desses mimimi
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é! Engraçado como muda de uma noiva pra outra. Eu até imaginei que fosse essa questão de respeito por eles, mas não tinha certeza se era isso. Fico feliz que seu marido tenha feito tudo isso, rs! Mostra como é importante o casal estar alinhado (e a família também, né?).
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahaha


    Q interessante seu ponto de vista.
    É assim msm. Cada um tem uma história e tem um ponto de vista.

    No meu caso, se meu marido não tivesse pedido minha mão em casamento aos meus pais, se não tivéssemos noivado e recebido a bênção de meu pai e mãe, eu nao estaria casada! Sou uma mulher q fui criada pra ser dona de mim mesma tb, fiz faculdade e sou independente, mas isso nao muda minha historia, se eu sou independente é pq meu pai me guiou pra isso, meus valores quem deu foi ele. Eu honro tudo o q meu pai e minha mãe fizeram por mim. Meu marido ter pedido minha mão em casamento ao meu pai é minha mãe, na minha visão, é sinal de respeito com eles.
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que lindo, Liliane! ❤️
    Meu pai me levar ou não, vai depender muito de quão importante isso é pra ele. Eu acho que ele não liga muito pra isso, mas ao mesmo tempo não vou estranhar se ele quiser seguir pelo menos um protocolo. Um mistério, rs! 🤷🏻‍♀️
    Quando penso nessas tradições com pai, a única que eu ia detestar é ser pedida em casamento pra ele. Vejo várias noivas aqui falando disso com muita alegria, mas seria descabido no meu contexto. Acho que ele me criou pra ser dona do meu próprio nariz e decidir as coisas por mim mesma. Talvez ele achasse um pedido pra ele meio bizarro, rs. Aliás, até onde eu sei, ele não pediu minha mãe pra ninguém.
    • Responder
  • Carolline
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Carolline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bacana. Gostei bastante sim. Espero que meu momento seja especial também
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu detesto brincadeiras do tipo; game over, chá d3 panela somente com presença de mulheres, topo de bolo com homem amarrado, Fotos dos padrinhos puxando o marido da esposa etc... não fiz!


    Agr algo q eu não abriria mão jamais é; meu pai ter me levado até o altar.
    Meu pai quem me criou, me sustentou, moldou minha personalidade, pagou minha festa de casamento, é meu herói e o maior exemplo de homem q eu tenho.... óbvio q tinha q ser ele.
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Carol! Ah, q bom q vc gostou!!! Nós fomos no parque em q nos falamos a 1 vez, levamos espumante e lemos declarações q fizemos um pro outro, depois trocamos as alianças. Foi bem emocionante e especial!
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah, eu adorei a experiência de ver vestido com meu noivo! Ele chorou e tudo hahahahah
    Não vamos nos arrumar juntos pq ele quer um momento com o pai dele e eu com a minha mãe e vó, mas first look com certeza!
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adoro textão! Kkkkkk
    Menina, achei maravilhosa essa placa de "para o que der e vier", muito amor! 😍
    Gosto do buquê de fitas também, pela organização e por ficar lindo. Eu ia curtir isso de ter homem brincando pra pegar o buquê!
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que amor! 💞
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Junho 2020 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não conhecia o blog dela, parece ser bem legal! Li o post completo... algumas coisas concordo, outras nem tanto, acho exagero... talvez só o modo de pensar seja diferente, enfim.

    O chá de panela iremos fazer para os noivos, não só para a noiva e as mulheres. Isso nem passou pela nossa cabeça e o meu noivo é doido pra participar. A despedida de solteiro realmente é algo muito machista e sempre odiei essa ideia! Meu noivo também. Até pq somos cristãos e isso não tem nada a ver com a gente. A nossa "despedida", se acontecer, seria uma noite na casa de amigos jogando video game no caso dele e uma noite saindo com minhas amigas pra qualquer lugar pra papear e nos divertir, no meu caso. Que não é uma despedida, isso é até saudável! As frases de "game over" e plaquinhas "divertidas" também acho muito OVER mesmo, nada a ver, machista real... vamos ter só uma plaquinha que o pajem vai levar escrito algo como "Jesus, nosso convidado de honra" ou "Ela está vindo... para o que der e vier contigo" algo assim (tá tudo salvo no meu pinterest kkkk). O pedido de casamento sempre foi um sonho como romântica que sou, e aconteceu e eu amei como foi, mais intimista, no Natal... foi lindo e romântico, nada machista. E não vejo ele como o "príncipe" que veio me salvar, pelo contrário kkkkk acho que eu q sou a princesa que veio salva-lo, nada mais justo q ele pedir kkkkkkkk. Sobre o sobrenome, eu quero adotar o sobrenome dele, porque quero mesmo, não pq ele quer q eu adote. E não vou excluir meus sobrenomes, não mesmo! Vou só acrescentar o dele no final. Sobre a organização do casamento, realmente até hoje na maioria dos casos a mulher que organiza quase tudo... mas não acho que seja por machismo do homem, acho que é pq eles são mais desligados pra esses detalhes mesmo... no que precisa ajudar ele ajuda sem reclamar, pelo contrário. Ele sempre dá opiniões, as vezes nem quero kkkkk. Eu amo a ideia de ter meu pai me levando até o altar, e não acho que isso é tratar como mercadoria. É só o fim de um ciclo e o começo de outro. Eu saindo da minha família e iniciando uma nova... até pq ele tbm vai fazer a mesma coisa, a mãe dele vai levá-lo... então, acho nada a ver! Eu não vou jogar o buquê, também acho meio sei lá essa ideia das mulheres se matando pra pegar um buquê (se bem que já vi casamentos que homens estavam no meio e até pegavam o buquê kkkk). Eu vou fazer o buquê de fitas que é muito mais divertido e não passa essa ideia de "desespero". E, por fim, o topo de bolo acho que é o pior de todos! realmente super machista!! no meu não vou ter nada parecido, só um lettering escrito "love".

    Terminei meu textão kkkkk

    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    São aspectos a pensar mesmo... Pretendo jogar o buquê, pois acho lindo e super divertido. As plaquinhas, a maioria não gosto. No nosso terá "Jesus nosso convidado de honra".
    • Responder
  • Carolline
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Carolline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós sempre conversamos sobre essas questões, já pensamos em entrar os dois com os pais, um de cada lado, ainda não decidimos. Mas ele vai entrar antes. Acho lindo a entrada da noiva ser a maior expectativa da cerimônia.
    Quanto a plaquinhas, topo de bolo, game over acho que todas as noivas deveriam ver o verdadeiro significado por trás dessa "brincadeira". Vamos fazer o topo do bolo com a tia dele. Vai ser nossa caricatura, algo fofo, romântico. Plaquinhas optamos pela entrada das alianças pelo priminho dele como "segurança das alianças".O chá, vamos fazer o "barnela" que vi aqui na comunidade mesmo e adorei a ideia, já conversamos e vamos fazer algo para reunir os amigos, meninas e meninos. Mais uma festinha mesmo.Para o sobrenome também pensamos em ou trocar um do outro, e ainda vou pegar o da mãe dele (porque é mais bonito hahaha) ou manter o atual mesmo.
    • Responder
  • Marchetti
    Noiva Esperta outubro 2020 São Paulo
    Marchetti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quero muito o cortejo com crianças, mas não vou colocá-las em pares, entrarão em fila. Porque criança não namora e não há necessidade de parzinhos. ..
    • Responder
  • Nany Rodrigues
    Noiva Master Novembro 2020 Distrito Federal
    Nany Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim. Seremos a Família Gonzaga Rodrigues.
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Stephanie, se ele explicar o porquê da importância disso pra ele, às vezes até você vai achar o máximo. O amado me convence das coisas assim. Eu sou muito teimosa, então quando ele me faz mudar de ideia... eu acabo realmente incorporando o pensamento, rs.
    Em relação ao buquê, eu também troco de opinião todo hora! Não sei se vou ter um, mas vou acabar decidindo nos minutos finais.
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Menina, eu vi seu debate mesmo! Nós também estamos juntos há 5 anos. As coisas vão se desenvolvendo com a dedicação dos dois, então não vejo razão pra um precisar fazer o pedido. O importante é, na minha visão, oficializar e essa troca de alianças faz bem esse papel. Eu não tenho a mínima intenção de usar aliança, então fico pensando em outras formas: um comunicado pra família sobre a data e uma comemoraçãozinha, um noivado bem intimista...
    • Responder
  • Carolline
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Carolline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa que legal! Eu estou justamente com um debate aberto falando da minha ansiedade pelo meu pedido, mesmo já tem muita coisa certa para o casamento. Super curti a ideia de fazermos a teoca de alianças juntos, até porque poderemos usar a mesma para o casamento.
    • Responder
  • S
    Noiva Esperta Setembro 2020 Goiás
    Stephanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, desses itens não vou fazer chá panela, não vou ter topo de bolo (quero o bolo decorado só com flores), não teve pedido de casamento ( conversamos e decidimos que era hora de casar), não vou ter plaquinhas no casamento (não gosto).
    Sobre o buquê, ainda não decidi se vou jogar, se fosse hoje não jogaria, mas mudo de ideia toda hora, kkkkkk.
    Apesar de não querer fazer nenhum tipo de chá, quero fazer uma despedida de solteira, acho legal um momento para reunir as amigas mais chegadas.Agora o maior dilema é sobre pegar o sobrenome do marido. Eu nunca quis, acho que não tem necessidade, não faz sentido pra mim. Mas o noivo pensa o oposto e faz questão. Não sei se vale a pena comprar a briga ou se é melhor ceder. Mas enfim, tenho alguns meses ainda para resolver isso.No mais, costumo fugir de tradições que considero machistas.
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Chá de panela: adoro, mas quem vai ficar nela é o amado. Tô até pensando em fazer um chá de lavanderia, que é onde as tarefas domésticas mais me agradam. 😆
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adoro noivos que escolhem o vestido juntos! Mas o meu namorado não teria paciência e eu não ia querer ele dando pitaco, rs. Outra coisa que eu acho bacana é casal que se arruma junto. Novamente, não quero porque não seria uma escolha sábia da minha parte, rs. O que eu quero MUITO é o First Look! Até porque se (mais quando do que se) eu estiver surtada é ele quem vai me colocar pra respirar antes de ir pra cerimônia, rs.
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E aí os sobrenomes dos filhos ficariam iguais ao dos dois? 😍
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Game over também é o pior pra mim! Lembra um caso de um noivo que no casamento civil fez piadinha na hora de responder a pergunta "é de livre e espontânea vontade..." e ferrou com a cerimônia.
    Sobre o sobrenome, duas coisas me fazem cogitar: a primeira é que meus filhos teriam exatamente o meu sobrenome e eu adoro isso (o meu e o do meu irmão é igual ao da minha mãe, que optou por mudar quando casou) e a segunda é que eu acho fofo o casal ter o mesmo nome de família. Porém, além de odiar a origem dessa tradição, vejo vários contrapontos: meu nome não seria mais como oda minha mãe e do meu irmão, parte do meu eu sumiria (sim, sou apegada ao meu sobrenome), as publicações (acadêmicas) que eu fizer vão parecer de outra pessoa... Difícil decidir, cada hora eu fico pendendo pra um lado! Eu gosto do sobrenome do meu amado, se ele trocar pelo meu vai ficar esquisito. Seria lindo na teoria, feio na prática. Kkkkkk
    • Responder
  • Nany Rodrigues
    Noiva Master Novembro 2020 Distrito Federal
    Nany Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As plaquinhas são as piores, nunca gostei. Quanto ao nome meu noivo pegará o meu último e eu pegarei o de meio dele, no final o meu que será o sobrenome da nossa família, mas por pura questão de gosto mesmo...
    • Responder
  • Renata
    Super Noiva Novembro 2020 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo mt! Eu e meu noivo nos conhecemos em contexto de militância, então realmente só fazemos o q faz sentido pra gente. No meu casamento não vai ter nada q mencione game over, eu e ele vamos entrar juntos (não vejo pq ele me esperar no "altar"), chá de panela, nosso pedido de casamento não foi um pedido, nós mandamos fazer as alianças e quando elas chegaram fomos num lugar significativo pra gente, lemos umas coisas q tínhamos escrito um pro outro e trocamos elas. Buquê eu ainda não decidi se vai rolar ou não. Tbm não vou pegar o nome dele (estamos cogitando os dois acrescentarem um sobrenome do outro, mas estamos com preguiça da burocracia kkkkk)... Até vestido ele foi comigo comprar, pq é meu parceiro e fazemos tudo juntos. Acho q casamento é pros dois curtirem, ou não vale a pena
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas