Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bárbara
Noiva VIP Janeiro 2023 Rio Grande do Sul

Madrinha não quer usar cor

Bárbara, dia 16 de Agosto de 2022 às 22:03 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 22

Olá noivinhas. Vou dar um contexto rápido para vocês entenderem melhor a situação.
Meu casamento inicialmente seria beeem informal, mas as coisas foram mudando e tomaram proporções diferentes. Inicialmente a ideia seria as madrinhas usarem roupas diferentes mas em tons parecidos, como nude e dourado. Aí uma delas comprou um vestido na Shein muito lindo e veio ideia de todas usarem o mesmo vestido (laranja/dourado). Teria a opção de todas irem com o mesmo vestido em lilás, que combinaria mais com o casamento, pois as flores são brancas e lilás e meu noivo vai usar detalhes em roxo.

Porém, nem segui com a ideia do lilás pois uma das madrinhas já me sinalizou que não queria roxo, já foi muito ela aceitar o vestido igual na cor laranja. No entanto, na hora de comprar, o vestido laranja estava esgotado em quase todas as numerações e o lilás ainda tem todas disponíveis. Como alternativa, sugeri para a madrinha eu comprar o vestido pra mim (usamos o mesmo número) e eu emprestá-lo pro casamento. Porém ainda não obtive resposta.
Estou pensando que caso ela não aceite minha proposta, perguntar se ela se sente mais à vontade indo apenas como convidada.
Ou então, voltar à ideia de apenas usarem os tons nude...
O que vocês fariam?

22 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 5 de outubro de 2022 às 15:34
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa Fernando que história! Sinto pela sua noiva. Triste demais as pessoas ficarem tão obscecadas por fotos que esquecem os amigos que estão ali. Concordo com tudo que vc escreveu. Acho que vale até um posto!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, roupa pra mim é pessoal demais. Eu não uso o que não gosto por ninguém (tenho sérios problemas de auto estima, então roupa pra mim é seríssimo). Então acho que você pode ser sincera e perguntar se ela prefere ir como convidada. Não é feio ser aberto, ainda mais pela proximidade de vocês. Creio que fica melhor pra todo mundo
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu teria uma conversa séria e franca
    Falaria “oi amiga, seria muito importante para mim que as madrinhas ficassem nesse padrão, esse é um dia especial e eu gostaria muito que você usasse esse vestido tudo bem?”
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Julho 2023 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha,
    Acho que você deu muita abertura para que as madrinhas opinassem demais e quando decidiu "impor" não foi bem visto.

    Talvez não tenha nada a ver com a cor, as vezes ela não quer ser madrinha e por isso está sendo inflexível... Porque ela iria querer gastar para vestir algo que não gosta sendo que nem queria tal "posto"?
    Por aqui, antes de oficializar o convite para padrinhos e madrinhas eu conversei com meu noivo e optamos por conversar individualmente com nossos padrinhos e madrinhas informando o desejo de ter eles como padrinhos e mostrar a paleta de cor que escolhemos e inspirações que eles usem como base, dessa forma eles se sentem confortáveis em negar caso não queiram investir ou usar a cor, sem que se sintam desconfortáveis em negar o pedido com caixinha e tudo... Não concordo com "padrinhos não tem direito de opinar" mas entendo que o combinado não sai caro, então não aceito que opinem ou queiram mudar algo que eu falei antes.
    • Responder
  • Viviane
    Noiva Curiosa Setembro 2022 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh é, não concordo não, acho que a questão não é colocar o vestido como sendo mais importante que a madrinha, mas sim o casamento como um todo. Normalmente o casamento é um sonho da noiva, e com ela toda a decoração, vestidos e etc…
    Acho q precisaria de compreensão das pessoas que participarão deste momento.
    Beijos, sua noiva…. ❤️
    • Responder
  • Flávia
    Super Noiva Fevereiro 2023 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha noivinha, desculpe a sinceridade mas faltou um pouco de organização na sua parte.
    Na hora do convite oficial se você tem preferência pela cor você deveria ter definido, isso evitaria esse troca a troca...

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bárbara, concordo em tudo com o Fernando.
    • Responder
  • Fernando
    Noivo Ativo Setembro 2022 São Paulo
    Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    "...trocar de madrinha por causa do vestido me passa a ideia q o vestido e mais importante q a pessoa..." Voce disse tudo e mais um pouco com isso. Assino embaixo!

    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo com vc... eu entendo que noiva tem o sonho e isso claro tem q ser respeitado, mas acho que precisa existir bom senso. Não acho justo uma pessoa ter que se sentir desconfortável para agradar a noiva, entende? Ora, se eu vou vestir e pagar por um vestido, nada mais justo que eu dar a minha opinião, afinal eu sou parte interessada nisso. Eu não gosto de ir nem até o supermercado com uma roupa que eu não me sinto bem, que dirá num casamento em que vai ter diversas pessoas e vão ser tiradas várias fotos. Acho q dá sim pra entrar em um consenso e encontrar uma solução que seja boa para as duas partes.

    Por fim, acho um pouco injusto essa historia, ah, não quis usar o vestido, troca de madrinha. Se a pessoa foi escolhida pra madrinha é pq ela importante pra vc....trocar de madrinha por causa do vestido me passa a ideia q o vestido e mais importante q a pessoa...

    • Responder
  • Fernando
    Noivo Ativo Setembro 2022 São Paulo
    Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Barbara! Vou dar uma opinada no assunto e depois compartilhar uma experiência que eu tive com uma situação bem parecida com a sua.

    Eu não acho legal "impor" algo a uma pessoa (independente da relação que você tenha com ela), pessoas são diferentes, tem corpos diferentes, tons de pele diferente, caracteristicas diferentes, idades diferentes e estabelecer um cor especifica e num modelo especifico pode não vestir bem todas as suas madrinhas. Uma reflexão que eu trago (e espero que isso sirva para outras noivas que estejam ou ja passaram por situação semelhante), se é pra "impor" algo, que esse "algo" seja mostrado no momento em que o convite é realizado - o bom e velho papo direto e reto - porque ai você da oportunidade da pessoa convidada aceitar ou não essa imposição.

    Minha experiência foi a seguinte, fui padrinho de um casamento em que a noiva estabeleceu a mesma cor e modelo de vestido para todas as 12 madrinhas, tinha madrinhas com 18 anos e madrinhas com 70, altas e baixas, bem branquinhas ate morenas, etc. O ponto é, o mesmo vestido não vestiu bem todas as 12 madrinhas. Quando fomos convidados a noiva disse que gostaria que as madrinhas fossem em tons de rosa, até então achamos que o modelo e a cor em si seria livre para cada madrinha escolher. Num dia especifico que a noiva escolheu, foram as 12 madrinhas na loja que a noiva estipulou e somente la elas ficaram sabem que seria a mesma cor e modelo para todas, e que o vestido deveria ser comprado por todas. Não preciso dizer que isso não agradou as madrinhas. Depois de muita conversa das madrinhas com a noiva, ela deixou que o vestido fosse um pouco customizado por cada madrinha, mas tendo como base o vestido que ja tinha sido comprado - na cor e modelo escolhido pela noiva. Minha namorada na época fez algumas customizações no vestido que simplesmente não agradou a noiva no dia do casamento, resumo...ela foi cortada de TODAS as fotos do casamento, ela não aparece em nenhuma, e como eu era o par dela consequentemente eu também não apareci em nenhuma foto deles.

    Entendo que o dia do casamento é um dos momentos mais especiais e aguardados na vida de um casal (principalmente da mulher), mas não acho justo essa coisa de "tudo tem que ser do jeito que a noiva quer", "é o dia dela e ela decide tudo", "não gostou do que a noiva escolhei, não tivesse aceitado o convite pra ser madrinha". Acho que aqui cabe um bom senso de ver que pessoas são diferentes e que isso é uma dádiva e que nem tudo que fica bom em um, ficará bom no outro.

    Espero ter ajudado!

    Beijos

    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bárbara, eu entendo que, se sou tão especial para um casal a ponto de ser escolhida como madrinha, eu respeito a vontade deles porque não custa, uma vez na vida, usar uma cor "x" por algumas horas. O que me parece é que essa pessoa não está à vontade em ser madrinha e ponto, apenas tem usado a cor como "desculpa" para que a decisão de desconvidar seja tomada por você e para que ela não tenha que te falar isso diretamente, sabe? Eu fico com a opção de apenas convidá-la para o casamento já que quer "causar" por conta de vestido.
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha o dia é de vcs, a festa e o sonho são de vcs! Padrinhos e madrinhas não podem dar pitaco na cor que terão que vestir. Quando vc aceita ser padrinho/madrinha, vc respeita a escolha dos noivos.
    Eu já fui madrinha 8x, eu não gosto de rosa... e 90% das vezes que fui madrinha, a cor que a noiva escolheu foi rosa. Nunca falei nada, é o momento deles, sabe? Os noivos já ficam com tanta coisa na cabeça para ter que se preocupar com isso.
    No meu primeiro casamento, teve dança com padrinhos e madrinhas... na semana do casamento uma madrinha queria colocar vestido curto na hora da dança. Não deixei, ela era minha amiga desde infância... 3 dias antes do casamento consegui outra madrinha que já queríamos colocar e essa até então minha "amiga" não foi ao casamento. Depois de anos tentamos fazer as pazes, mas por uma série de questões não foi adiante.
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Bárbara. Por aqui eu tentei ser bastante democrática com essa questão das roupas e levei o debate para um grupo do WhatsApp com as madrinhas. Porém, eu coloquei algumas opções e a decisão final foi minha e do noivo.

    Na minha opinião, por mais que as madrinhas e padrinhos sejam pessoas importantes e muito queridas, eles precisam compreender que o casamento não é um momento de ego ou vaidade deles. Vejo que não gostar da cor não é um bom argumento sabe? A festa é do casal, pensada para celebrar a união deles. Se eu fosse chamada pra ser madrinha e a cor fosse rosa (que eu não gosto), eu não questionaria porque essa é a escolha da noiva e foi pensada por um motivo. É tipo “ok, a cor talvez não valoriza tanto, mas também nao prejudica” sabe? Depois da pra vender o vestido.
    Já o modelo eu acho ruim padronizar porque é algo que muda muito de acordo com o corpo da pessoa. Eu optei por deixar o modelo livre, desde que dentro de uma paleta de cores e que fosse longo.
    Enfim, o que eu faria: definiria qual cor você quer e passaria para elas. Caso alguém não gostasse, dai conversaria em particular com aquela madrinha, pedindo a compreensão dela ou perguntando se ela não gostaria de ir como convidada. Apenas acho que ruim que uma delas já comprou o vestido e se mudar para o lilas talvez ela se sinta prejudicada. Você tentou ser democrática, mas não dá pra agradar 100% todo mundo.
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não sou adepta de definir a cor de madrinhas, justamente para evitar problemas e não deixar elas em posições de usar uma cor que não gostam. Na minha visão a madrinha não se sentir à vontade com a cor/não querer usar cor determinada não seria motivo para deixar de ser madrinha, afinal o que define ela ter essa posição é usar uma cor específica ou ter alguma importância na vida da noiva/casal? Sei que é uma conversa delicada, mas acho que você pode tentar novamente uma conversa com ela e tentar chegar num consenso mesmo, até pq achei a sua proposta de comprar o vestido razoável. Boa sorte!
    • Responder
  • Káthyllenn
    Noiva Esperta Setembro 2025 Pernambuco
    Káthyllenn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O casamento é para noiva, e as madrinhas estão ali para auxiliar e deixar o dia mais leve, até porque são pessoas importantes. Eu conversaria com ela sobre isso e se mesmo assim ela continuasse insistindo, eu diria a ela pra ir só como convidada mesmo.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha opinião (que não é verdade absoluta, tá), difere da maioria das noivas que eu vejo aqui. Quem vai usar e pagar por uma roupa, tem direito sim de opinar. Eu por exemplo, jamais usaria laranja, odiaria ter q usar (e pagar) um vestido dessa cor. Mas no caso especifico, eu achei q vc foi bem razoável pq vc sugeriu arcar com o gasto do vestido e emprestá-lo. Imagino ainda que ela seja importante pra vc , já que convidou para ser madrinha, então acho q a melhor solução é ser diplomatica. Então, se eu tivesse no seu lugar e cor fosse importante pra mim (pq eu ligo zero pra isso, no meu casamento cada um foi com a roupa que quis), caso ela não aceite usar seu vestido emprestado, falaria, educadamente, que entendia que já que ela não se sentia confortável em ir com o vestido, achava melhor ela ir como convidada

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Novembro 2022 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha acho que você deixou elas opinarem muito... Penso apesar de próximas o foco é em você, seu dia, suas escolhas... Madrinha não opina na cor, exceto apenas quando a noiva diz que é livre...
    Eu escolheria o lilás e conversaria com ela, diz que para você é importante a presença dela, mas que a cor é essa e que infelizmente não está em debate a mudança na cor ( até pq pelo que entendi essa é a cor que mais combina).
    Caso ela insista em não aceita informa que infelizmente ela vai apenas como convidada ( até pq está faltando ela preencher requisitos de madrinha como compreensão e ajuda para noiva ).
    • Responder
  • Barbara
    Super Noiva Novembro 2023 São Paulo Estado
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi xará!! Acho que você deu muita liberdade pra elas… O dia é seu, então você deveria ser mais incisiva no que você quer. Se elas reclamarem, não vale a pena discutir, ou é do seu jeito ou não é kkkkkk mas vai dar tudo certo tenho certeza!!!
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP Novembro 2022 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tb perguntaria se não gostaria de ir como convidada. vc ja esta propondo um grande favor para ela... na vdd ela nao deveria nem questionar, o casamento é seu e nao tem que escolher a cor que ela quer usar.
    fica em paz e se ela nao aceitar, peça para ir convidada e que ela use a cor que quiser
    • Responder
  • Aline
    Noiva VIP Janeiro 2023 São Paulo Estado
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também perguntaria se sente à vontade de ir somente como convidada. Madrinha é pra ajudar e não pra ficar botando empecilho não, oxi
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas a madrinha nem tem que escolher!
    • Responder
  • S
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo Estado
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahhh, eu seria bem direta mesmo, se não aceitar vai como convidada e pronto!!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas