Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais

Madrinhas

Nathalie, dia 16 de Junho de 2020 às 17:02 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 46
Oi pessoal! Quem além de mim decidiu não escolher cor pra madrinha? Eu nunca fui adepta porque pra mim roupa é muito pessoal (sou chata com roupa ate pra mim, não visto qualquer coisa, muito menos pra agradar quem quer que seja ), então impor isso pras pessoas não me deixa confortável. Também terei damas adultas e não vou escolher cor nem nada, apenas vou pedir pra ser longo e pronto.

Mesmo porque eu sinto que estaria impondo um gasto a pessoa, pois ela pode ter algo usável em casa ou facilidade de pegar emprestado, sem ter que gastar.

Mais alguém assim? Eu acho que sou a noiva mais desligada do mundo hahahahaha

46 Respostas

Última atividade por Nathalie, dia 21 de Junho de 2020 às 13:47
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cara não acrescento uma vírgula no que você escreveu, em especial da cultura. É incrível como brasileiro tem essa síndrome de importar tudo do exterior. Gente tem tanta coisa linda na nossa cultura e as pessoas por causa de meia dúzia de fotos causa um transtorno pra todo mundo, inclusive pra si mesma. Uma coisa é se as pessoas conversarem e decidirem juntas, garantindo que todo mundo concorde e tenha meios pra isso.

Agora essa da madrinha constrangida é realmente uma coisa que precisa ser falada. Eu pelo menos não consigo disfarçar quando estou desconfortável em uma roupa.
    Como falei em outros comentários, se encherem muito o meu saco por essas coisas, conversa oi com todas individualmente e vejo a viabilidade pra cada uma. Se entrarmos num consenso, decidimos juntas (Eu não ligo disso de cor do casamento, estilo etc). Já não basta tudo que eu tenho que pensar, mais essa??
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não quero escolher cor. Quero que cada uma se sinta à vontade para ir da forma que achar melhor.

Particularmente, já precisei fazer dois vestidos de cor especifica e tive problemas com as costureiras. A questão é a seguinte: faltando poucos dias do casamento, é muito mais difícil achar um vestido de cor especifica que qualquer vestido. Em um dos casos, precisei usar o vestido mal acabado e no outro precisei sair correndo atrás de um para alugar.
    Nos dois casos citados acima, as noivas acabaram tendo uma chateação desnecessária, pq ficaram preocupadas com esses problemas (q não foram só comigo). E isso eu tbm quero evitar. Já sou muito ansiosa e estressada normalmente. Para as noivas, é menos uma coisa para se preocupar.
    Muitas pensam nas fotos, mas já vi fotos horrorosas pelo simples fato de uma das madrinhas estar insatisfeita ou contrangida com a roupa e sair com a cara péssima em TODAS as fotos.
    E por último, isso nem é uma tradição nossa, é algo totalmente estadunidense que alguém importou e virou moda por aqui.
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, parece até q fui eu quem escreveu isso... Kkkk concordo totalmente
    • Responder
  • Tete
    Super Noiva Setembro 2021 Pernambuco
    Tete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza... por exemplo eu fui madrinha em um casamento que a noiva queria rosa.. nao uso roda.. devo ter uns 7 vestidos de festa longo.. e tive que fazer um (que foi mais barato que alugar) e ele esta guardado a 2 anos e nao uso... ai 2 meses depois tive outro casamento que eram p usar verde as madrinhas... la vai outro vestido
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa que história! Que bacana que ela foi compreensiva. Já tive notícia de noiva que virou a cara pra madrinha por causa de vestido! Como vc falou, com todas essas culturas importadas de países onde vestuário é infinitamente mais barato, ser madrinha virou um fardo em muitas ocasiões.

Eu não vou falar NADA. Se partir delas a ideia de cor, vamos conversar sobre o assunto e decidir juntas, conforme o gosto de cor e posses de cada uma. Eu não sou chata com cor sabe? Mesmo pq não sou fã de foto então não faria sentido pedir algo assim pq afinal é só por foto... (Vou ter fotógrafo mas vou pedir o mínimo de foto e a maioria espontânea... )
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também não julgo quem faz pq cada um sabe de si. Só não concordo com certas imposições e certos dramas quando uma madrinha não quer sabe? Pq não é questão de drama, cada pessoa tem suas questões, inclusive financeiras...
    • Responder
  • Tete
    Super Noiva Setembro 2021 Pernambuco
    Tete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oie Noivinha

Eu tbm decidi que não vou escolher as cores das madrinhas sabe... acho que é uma escolha tão pessoal... contudo tbm não julgo quem decide escolher as cores.... ficam composições lindas as fotos sabe..

mais prefiro deixar as madrinhas e as nossas mães bem a vontade pra escolher as cores

• Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo bastante com este debate, também não quero definir cor. Cada vez que fui madrinha na vida eu gastei uns 1000 reais somando tudo e NÃO é fácil. A gente não tem mil reais sobrando assim de repente.

Uma vez eu fui madrinha e a paleta de cores era um verde azulado que ia desde o tifanny até petróleo. Eu morava em Campinas e rodei TODAS as lojas de vestido sem conseguir encontrar algo que eu pudesse pagar na cor correta. A noiva, vendo meu drama, chegou a ir comigo até algumas lojas.
    Finalmente, eu encontrei um vestido no qual me senti incrível em uma loja em Jundiaí. Agora, o tom dele estava dividindo opiniões... Mostrando no celular algumas pessoas achavam que era mais azul, outros achavam que era mais verde... Mandei minha dúvida para a noiva e ela falou "Má, manda ver".
    No dia do casamento, eu cheguei e já me senti super envergonhada. O resto das meninas puxou muito para o verde (acabaram comprando tudo verde bandeira mesmo) e o meu vestido estava distoante. Algumas delas ficaram me dizendo para relaxar e não me importar. Depois da cerimônia, na minha vez de cumprimentar os noivos eu me aproximei da minha amiga noiva já pedindo desculpas pelo vestido. Ela me abraçou e disse "você está linda, Má!".
    Isso já faz 5 anos e ela é uma das minhas melhores amigas até hoje. Nos vemos quase todo fim de semana (tirando agora na quarentena) e acompanhei toda a primeira gravidez dela. Ela será madrinha no meu casamento também.
    Imagina se a gente tivesse brigado e estragado a amizade por causa de um vestido? Haha. Seria uma bobagem.
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Falou tudo: nosso limite termina onde começa o do outro. Se mais pessoas pensassem assim os problemas da humanidade seriam menores!
    • Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah nossa, sério, somos bem parecidas nesse aspecto. Fiquei tão chateada que eu amônia mais ser madrinha, e detalhe que esse BO ocorreu 15 dias antes do casamento... eu só acabei sendo por causa do meu noivo que não abria mão e me acalmou. Mas confesso que abalou muito a amizade.

É super isso Nath, eu tenho total empatia com a vida financeira do outro, não sei como ele está, quais são as prioridades, é duro a gnt querer fazer conta no bolso alheio e ainda dar a desculpa de “se eu sou importante ela vai aceitar”. Limites... o seu termina onde o meu começa né.
    • Responder
  • Lariça
    Super Noiva Junho 2021 São Paulo
    Lariça ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    👏👏👏👏👏
    É isso aí noivinha!!!!
    Eu quero minhas madrinhas felizes ao meu lado.... E não frustradas pq gastaram mais do que podiam ou pq estão vestindo uma cor que não gostam ou que não as valorizam!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Chá de cozinha nem comento. Uma coisa é querer um momento legal com amigos, outra é querer que outras pessoas montam a casa, sendo que a decisão de casar é do casal!!!!! Acho que a gente tem que casar com o que tem. Conheço casal que casou com um colchão (sim, ficava no chão , geladeira, fogão e tanquinho!!! E estavam ok pq era uma decisão deles casar. Não queriam esperar. Hoje tem apto próprio (num Sr condomínio ) , 3 filhos adolescentes e vivem bem na medida que da. Construíram juntos e dão até mais valor! Eu sinceramente não entendo issoIsso de querer casar e forçar as pessoas a bancar isso. Uma coisa é quando vem de coração, outra é a forçar a barra!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah pois eu sou a que fica de feio com a noiva! Eu aprendi que nosso dinheiro merece respeito. Uma coisa é você fazer de coração, outra é se sentir obrigada! Eu penso como vc também sobre o vestido de daminha. Pai e mãe já gasta horrores. A noiva que quer a criança e os pais ainda tem que pagar? Isso dá rombo no orçamento, especialmente porque as pessoas não sabem falar não, pela cultura. Quem fala não é tido de pão duro. Legal sua solução! Eu não terei daminhas pq não posso pagar e eu me conheço e ia querer igual. Então troquei palas adultas e tá ótimo!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeito Mari! Nesse caso há diálogo com as pessoas envolvidas e, como vocês são muito próximos, certeza que se alguém tiver alguma dificuldade de financiar a roupa irá falar. Essa leveza torna a coisa fácil!

Eu não vou falar NADA. Se encherem muito meu saco kkkk eu converso com todo mundo, vemos o financeiro de cada uma e escolhemos juntas. Só não concordo com imposições e com quem acha que a madrinha que não quer ou não pode usar não considera o casal... Sorte pra vocês e parabéns por levar as coisas de forma leve!
    • Responder
  • The
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também penso assim quando se trata do vestido das daminhas! Genteee, fazer a mãe da criança alugar vestido padronizado pra mim é o cúmulo!!! Ja falei para as mães das minhas daminhas que podem usar o vestidinho de festa que tiver, vou dar de presentinho um lacinho pro cabelo. Parece que se tornar madrinha esses dias é uma verdadeira missão né? Tem que agradar a noiva com a cor de vestido, tem que dar presente caro (afinal, se vc não der menos q 300 reais fica feio), mesmo vc não podendo arcar com aquilo, tem que “ajudar” (R&dollarSmiley winking no chá de cozinha.. enfim acho que as coisas vem do coração sabe? Vc se endivida toda pra não ficar feio com a noiva 🤦🏼‍♀️
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Constante Agosto 2021 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu defini, são tons de nude, desde o clarinho até o marrom, e dourado. Mas não sou encanada, se sair um pouco, não vou reclamar e nada, só para ficar mais padrãozinho, afinal, é o meu dia e minhas madrinhas são muito amigas minhas mesmo, inclusive do lado do meu namorado, brincamos até sobre isso. Então está leve, se tivesse alguma delas que eu sei que é encanada, ou que daria algum problema não definiria.

• Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também super respeito! Só não concordo com quem da chilique quando a madrinha fala que não gostou da cor ou que não tá podendo gastar. Gente a vida financeira de cada um é de cada um. Cada pessoa com seu planejamento. Eu planejo até o meu mínimo gasto! Deixo de ir em tudo que é coisa pq não tenho grana e meus amigos me entendem muito!!!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo do gosto, porém na minha opinião desde que haja empatia na questão do gasto da madrinha. Deixar claro que se a pessoa tiver com dificuldade, precisa avisar. Conversando tudo se ajeita.

Agora isso do vestido igual eu não vou nem comentar de tão absurdo que é, especialmente por querer enfiar aqui uma cultura que NÃO é nossa. Fora que lá fora você acha vestido de festa por 50 dolares, os corpos são mais ou menos padrão (gente americana é tábua kkkk sem ofensa ).
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente!!! E as pessoas, ainda mais hoje em dia, vão lembrar do seu dia como um dia que puderem ser elas mesmas! Quer recordação melhor?
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Thereza (amei sua grafia hahahahah aliás amo esse nome adendo kkkk) desde que conheço o " Me poupe" eu vi que educação financeira é fundamental. O brasileiro tem endividamento alto não porque ganha pouco, não porque tudo é caro, mas porque a mentalidade é que nao da pra economizar. E da. E tudo começa com o cuidado com o seu próprio dinheiro. O pensar nas condições dos outros vira automático quando a gente começa a pensar no que nos temos condições. E a nossa cultura é que se falamos não a um pedido, convite (insira a obrigação social aqui) estamos fazendo desfeita, não gostamos da pessoa. Quer dizer, a gente pode se f* financeiramente, ir contra as vezes o que pensamos só pra não desagradar alguém. Não tô falando que devemos deliberadamente desagradar as pessoas, muito menos que não devemos nos esforçar pra agradar. Mas esforço tem limites e certas imposições de algumas noivas a meu ver extrapolam esses limites. A verdade é que o brasileiro é tão pouco auto confiante que quer a todo custo implantar uma cultura (de vestidos de madrinha, que vem da gringa) que NÃO é nossa. Gente lá a noiva paga tudo. Lá não há tanta diversidade de corpos. Americana em especial não tem bunda, quando tem peito é silicone. Ou seja é muito mais fácil encaixar algo que de em todo mundo! E nem vou entrar no mérito dos valores pq lá com 50 dólares vc compra um vestido de festa!

E como vc falou, as consequências dessa pandemia vão demorar a passar!!! Vamos ser empáticos!

Aqui eu vou deixar livre. Se encherem meu saco eu converso com todo mundo antes, vejo as possibilidades de cada uma e decidimos uma cor juntas. Não tenho cor de preferência, pra mim é mero detalhe kkkkk
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lorrany, Eu penso que ser comum não significa que seja certo ou agrade. Creio que as pessoas vão atrás pra ver qual é, mas no fundo muitas estão mentalizando "fala que nenhuma" "ou fala a cor x, já tenho no armario". Se você tem essa dúvida, que tal uma conversa informal? Saber a quanto anda a vida, em especial em tempos de pandemia. Só dai você sente...
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    "Ia estragar o álbum se fosse a cor errada". Sou radical, correria a pessoa do meu ciclo de amizades. Gente eu não SUPORTO esse tipo de, perdoe a palavra forte, frivolidade. A pessoa querer uma foto bonita, ok, faz parte. Agora colocar uma meia dúzia de fotos acima do bem estar das pessoas que ela se diz amiga????? E no fim não teve olha que coisa. Realmente concordo com você, exigências assim extrapolam o limite da amizade. Eu digo, Hollywood fez estrago. Querem incorporar uma cultura que NÃO é nosso. Eu tenho preguiça de BR nesse sentido kkkkk

Então, eu vou fazer assim: não vou falar NADA! Se elas me pressionarem (e pressionar é encher meu saco) eu converso com todas, vejo como vai o financeiro, se da pra adaptar e aí decidimos a cor juntas (Eu gosto de todas as cores). Como pra você, pra mim não muda nada (até pq DETESTO tirar foto, vou tirar as básicas pq é importante registar kkkk). Acho que a amizade, a empatia, a gente mostra nas pequenas coisas. E aprendi lendo "o poder do habito" que um bom hábito, nesse caso ter empatia com a vida financeira das pessoas, gera reações em cadeia (sério pq não li esse livro anteeesss).
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bea elas já sinalizaram que tudo bem. Se isso é conversado então não tem problema. Informe a cor que você escolheu antes e de abertura caso alguém tenha dificuldade. Confesso que se eu fosse sua madrinha eu ia conversar com você. Como sou muito branca, amarelo me deixa doente kkkkk. Mas tudo é conversado. Converse informalmente antes de dar o convite. Tudo se ajeita com conversa!!!!
    • Responder
  • N
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cara porque quando a gente vai casar as nossas decisões viram de domínio público??? Hahahahaha O lado bom é que quando estamos bem com nossa decisão, pouco importa. E penso exatamente como voce: até 5, 6 anos atrás não tinha isso e todo mundo viveu, tem álbuns lindos etc. E eu que sou a viciada em tabela de gastos, planilhas de investimento, penso que se eu cuido muito bem do meu dinheiro, quanto mais do dinheiro dos outros. Não vou fazer gracinha pq cada um tem seu orçamento. E sim, madrinha GASTA demais. Se eu posso tirar um gasto porque não?

Agora se elas me pressionarem por uma cor, vamos então escolher juntas e faço questão de verificar inclusive as possibilidades financeiras de cada uma. Eu acho que sendo leve, sem imposição a coisa flui. Pq afinal são amigas, não meus enfeites!
    • Responder
  • Lariça
    Super Noiva Junho 2021 São Paulo
    Lariça ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha!!
    Eu, assim como você, também não defini cor para as madrinhas.... apenas pedi para não usar o verde que foi a cor escolhida pelas mães.
    Recebi algumas críticas ( mesmo sem eu perguntar a opinião 🤭🤭🤭) mas não me arrependo!Assim como você não acho legal impor nada.... mesmo porque nós mulheres temos muito dessa de achar que certas cores não nos valorizam e tal.... além disso, fico pensando que madrinha já tem tanto gasto e as vezes ela tem um vestido que gostaria de usar para evitar um gasto a mais, então, se eu imponho, ficáica mais difícil para a madrinha.Até pouco tempo atrás era assim.... pq que agora isso não é legal???? 🤭🤭🤭
    • Responder
  • Beatrice
    Super Noiva Setembro 2022 Distrito Federal
    Beatrice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu decidi por cor mas pensei muito nisso..,. Até porque escolhi amarelo.
    Quase todas as madrinhas me perguntam de cor desde sempre, na verdade já perguntam qual tom, então decidi não escolher uma paleta, só a cor e cada um decide a sua. Não fiz o convite oficial ainda, então não sei dizer se alguma com o pedido
    • Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    UHUUULLLLL ATÉ QUEM FIM alguém que pensa igual eu! 🙋🏼‍♀️🙋🏼‍♀️🙋🏼‍♀️🙋🏼‍♀️

Nath, acho lindo demais padronizar cores, mas gera uma tremenda dor de cabeça, já estive do outro lado e foi muito chato, muito chato meeeesmo me sentir obrigada a usar algo que eu não queria, ter que gastar com isso e além de tudo ter cobranças da noiva para mandar foto da cor para “aprovação”. Cheguei a ouvir que iria estragar o álbum se não fosse com a cor escolhida, só pq me senti no direito de não mandar foto do meu vestido. No final eu fui a única que mais se aproximou da cor escolhida e a noiva ainda teve BO com a equipe de foto e vídeo e não tem fotos... priorizou tanto as fotos ao invés da amizade e no final o que sobrou né!?E sinceramente não acho que a frase “ah o casamento é meu e o que custa ela fazer minha vontade de é realmente minha amiga”
    Existem limites, e isso pra mim extrapola TODOS ELES. Primeiro pq o casamento é única e exclusivamente dos noivos, exigir algo dos padrinhos é de péssimo gosto, ainda mais pq ser padrinho é um gasto alto... aí ter que usar algo que pode não te agradar é muito complicado!
    Confesso que estou na dúvida eterna entre escolher ou não cor.... cheguei a pensar em escolher uma paleta mas deixar claro que é somente sugestão, que o importante é elas se sentirem lindas independe da cor que estiverem vestido pq isso não muda nada pra mim! E realmente não muda mesmo.
    • Responder
  • Lorrany
    Noiva Ativa Agosto 2021 Distrito Federal
    Lorrany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda estou na dúvida se defino ou não. Pq aqui é tão comum q quando a noiva não define as madrinhas vão atrás pra saber qual é a cor kkk
    • Responder
  • The
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olhando suas respostas nos comentários agora vi que você tem o modo de pensar mtoooo parecido com o meu, adoro fazer planilhas de gastos e orçamentos hahaha as vezes me acho mão de vaca mas jamaaaaisss passarei aperto, planejamento financeiro é tudo nessa vida! Haha
    • Responder
  • The
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossaaa esse debate me definiu! Acho que a madrinha tem q se sentir bem na cor e modelo que ela escolher!! Só não quero que seja branco 🤣 Eu quando fui madrinha do casamento tinha vários vestidos de festa em casa e advinha? Tive que comprar mais um pq a cor q a noiva escolheu eu não tinha. Principalmente nesses tempos de pandemia, que a galera ta passando sufoco, mta gente perdeu emprego (inclusive um padrinho meu), não acho legal impor nada a ninguém haha
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Paraná
    Andri ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha. Também penso como você.
    Não irei exigir nada sobre a vestimenta dos convidados e nem mesmo das madrinhas. Estarei feliz vendo elas se sentindo bem com a roupa que escolheram.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Constante Julho 2022 Ceará
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também escolhi não definir uma cor para o vestido das minhas madrinhas. Quero que elas se sintam livres pra ir com uma cor que elas mais gostem!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe