Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

G
São Paulo Estado

"Mãe vira parente depois que você casa"

Guilherme, dia 15 de Março de 2024 às 20:30 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 8
Gente, antes de mais nada eu não sei como funciona a plataforma, eu vi postagens sobre vários assuntos diferentes aqui então eu acho que dá para conversar sobre várias coisas.



Por algum motivo tá na moda discutir quem é prioridade na família, e uma das coisas que a galera fala muito na internet afora é que mãe vira parente depois que o filho casa. Sou filho, e nunca vi sentido em frases do tipo: mãe vira parente depois que o filho casa. E não vejo sentido por dois motivos. Primeiro: sua mãe sempre foi sua parente. Sim, o grau de parentesco é definido primeiro por consanguinidade e segundo juridicamente. Então, não importa se você é um bebê recém-nascido ou um adulto independente com três graduações nas costas, o grau de parentesco com sua mãe sempre foi o mesmo. Segundo, porque parentes são parte da família de qualquer jeito, eles apenas ocupam graus (posições) diferentes na árvore genealógica que compõem a família. Mas entendo que quando as pessoas falam disso, elas estão falando no sentido afetivo. E aí entra o segundo ponto: o fato de você se casar não diminui o afeto que você sente pelos seus pais, então qual é o sentido de deixar de considerá-los como parte da sua família? Sim, quando nós nos casamos, o foco da nossa atenção é para a família que estamos construindo. Qual seria a lógica de casar, ter filhos e viver voltado para seus pais? Mas isso muda o fato deles continuarem sendo sua família também? Por acaso, quando um filho sai de casa para construir a própria independência, a relação de afeto e cuidado mútuo que existe entre os filhos e os pais automaticamente termina ali? Falo por mim. Hoje, nesse exato momento, eu sou um adulto e as responsabilidades que a minha mãe antigamente tinha comigo se acabaram. Mas continuo amando ela da mesma forma que eu amava quando era criança, e ela continua fazendo tão parte da minha família, quanto fazia quando eu era criança. E mesmo que o trabalho, os estudos e talvez um futuro casamento façam com que a atenção que tenho para ela diminua, ela sempre poderá contar comigo e nunca estará sozinha. Afinal, minha relação com ela é para sempre. Mas antes disso, ela me priorizou. Minha mãe era o tipo de mulher que não pensaria duas vezes em pular fora de um casamento se o parceiro dela não me respeitasse. Porque ela sabia que, quando a gente tem filhos, a vida deixa de ser somente sobre a gente, sobre aquilo que nos faz feliz, e é também sobre aquilo que faz bem aos nossos filhos, nossa responsabilidade. E nem por isso ela deixou de viver a própria vida, de ter amizades. Não, ela não se tornou a mãe chata que tenta controlar a minha vida. Pelo contrário, ela sempre me incentivou a ser o mais independente possível. E nunca se meteu em nenhum dos meus relacionamentos. Somente cumpria o seu papel de mãe ao me dizer: tome cuidado com quem você se envolve, uma mulher sem caráter pode prejudicar sua vida. É um mito que mães que priorizam os filhos se tornam mães narcisistas, quem disse isso não faz ideia do que é narcisismo; está na moda falar de narcisismo, né? E sim, se você deixar de viver a sua vida e viver somente para seus filhos, certamente você vai se sentir extremamente amargurada quando eles se tornarem adultos e independentes e existe, sim, a chance de você virar a sogra controladora chata que não consegue cortar o cordão umbilical. Mas desde quando priorizar os filhos é abdicar da própria vida? Se hoje a minha mãe tem um filho disposto a socorrê-la e ajudá-la a qualquer momento, é porque ela fez isso por mim primeiro.

8 Respostas

Última atividade por Luiza, dia 19 de Março de 2024 às 10:16
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Guilherme, não entendi qual foi o intuito do seu texto, se era um desabafo ou não... De toda forma, a maneira como as relações familiares funcionam é fortemente impactada pela cultura (no caso do Brasil, de forma geral, muito aglutinadora e centralizada na figura materna), num âmbito mais geral, e pela história de vida pregressa, no âmbito individual. Então para cada pessoa/casal essas relações vão se desenhar de uma forma específica, alguns serão muito mais autônomos em relação a suas famílias de origem, enquanto outros serão fortemente influenciados e dependentes dessa validação familiar.

    Falando como uma pessoa que foi criada para desenvolver minha independência, pra mim é inconcebível um adulto funcional que necessite do aval dos pais para tomar suas próprias decisões. Mas entendo totalmente que essa é uma forma de relação que acontece com muitas famílias, apesar de não achar que seja algo necessariamente saudável, especialmente quando causa impactos negativos na vida do casal, se estendendo até mesmo às decisões a respeito da criação de seus filhos.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é nem questão de ser casado ou não, mas se seus pais ja não moram com você, não te sustentam, nem tem autoridade sobre suas ações, eles já deixam de ser prioridade, sentimentos são compartilhados com a familia PRA SEMPRE só deixa de vir EM PRIMEIRO LUGAR. Quando casado em primeiro lugar é o cônjuge, e se a opinião do cônjuge e qualquer outra pessoa for divergente, a do cônjuge tem mais peso, simples assim
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha opinião, essa questão se e parente se e família e irrelevante pq e questão de nomenclatura...na minha opinião continua td igual: pode se pedir conselhos, compartilhar felicidade a única diferença ( q nem sei se chega ser uma diferença, pq a partir do momento q casal opta por casar e ele já devem começar a fazer isso) e q as decisões são tomadas pelo casal.
    • Responder
  • Alianora
    Noiva Novata Setembro 2023 Rio Grande do Norte
    Alianora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ignorar o conselho dos seus pais ou de pessoas que tem mais conhecimento e levar em consideração só a opinião do seu cônjuge não é sinônimo de priorizar o casamento ou qualquer priorizar o casamento, é sinônimo de tolice e imprudência. Não há errado impedir conselhos a outras pessoas que não sejam seu parceiro ou então de ligar para os seus pais para contar que você finalmente passou na faculdade que você gostaria e que você vai fazer um jantar para comemorar isso. Viver só para o cônjuge deve ser cansativo para caramba.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, ótima colocação!

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A opinião da sua mãe/pai/irmãos que podia antes ter peso relevante na sua tomada de decisões, passa a ter peso totalmente ignoravel após a independencia (sair da casa deles) e mais ainda após o casamento (começar a construir sua familia), e é nesse sentido que se fala sobre vorar parente. Significa que a partir do momento que você casa, se você tiver um problema não é pra sua mãe que você deve pedir ajuda ou conselhos, é para sua esposa, se você estiver feliz não é com sua mãe que você deve comemorar, é com sua esposa, se você estiver triste não é o consolo e colo da sua mãe que deve buscar, e sim o da sua esposa, e quando quiser tomar decisões sobre sua vida e futuro não é com sua mãe que deve conversar e sim com sua esposa. Não é uma competição, apenas uma fase nova da vida, onde os pais já não fazem parte da rotina nem das decisões ou prioridades
    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com a Thais, especialmente no quesito da relação com a família mudar sim. São seus pais e o respeito e o amor são os mesmos de antes, mas algumas coisas mudam sim, e agora quero dar foco aqui no ser mulher. A relação com a mãe muda para que a esposa possa assumir esse papel feminino da casa. É para a esposa que o homem vai destinar seus maiores esforços e seu empenho
    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O casamento muda sim o relacionamento que você tem com a sua família, afinal é um ciclo que se fecha. Agora você tem a sua própria família.
    Mas não quer dizer que vão te deserdar. O sentimento que um pai e uma mãe com boa saúde mental tem pelos seus filhos jamais vai mudar, eles amam, cuidam, se preocupam e vão sempre se importar.
    Pais saudáveis criam seus filhos para o mundo, para tomarem suas prioridades decisões, e apoiam onde podem.
    Mas a gente sabe que muitas famílias não possuem um relacionamento saudável e talvez seja por isso a frase.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas