Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabi
Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo

Marcar mesas… chique ou chato?

Gabi, dia 26 de Julho de 2016 às 17:47 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 38

Os casamentos fora do Brasil têm, na sua grande maioria, mesas marcadas na festa / recepção. Pra eles isso é normal e ninguém acha ruim. Inclusive lá é costume colocar casais com casais, solteiros com solteiros, crianças com crianças e idosos com idosos.
Sinceramente? Desse jeito eu acho chato! Eu não iria gostar de sentar numa mesa com um monte de gente que não conheço, só porque estou solteira ou porque sou casada.
Eu faria diferente, mas explicarei mais abaixo.

Aqui no Brasil é uma prática menos usada e as pessoas ainda estranham um pouco.

Muitas noivas têm vontade de marcar as mesas por vários motivos, mas acabam não o fazendo pois têm medo dos convidados acharem ruim. Eu e o gatinho temos muita vontade de marcar as mesas, então comecei a pensar nos prós e contras disso. Usei isso pra decidir se marcaremos ou não.
Mas antes de listar os prós e contras, já vou dizer que se nosso casamento tivesse 300 ou mais convidados, eu não marcaria as mesas! Fica super complicado organizar esse monte de gente e daria um trabalhão!

Agora, os pontos positivos e negativos que encontramos:

>>> Prós

Melhor aproveitamento do espaço:
Com mesas marcadas, você aproveita ao máximo todas as cadeiras das mesas, sem precisar se preocupar com mesas a mais caso um casal que não conhece ninguém queira sentar sozinho. Lembre-se que uma mesinha que seja a mais vai gerar um gasto a mais: Mais um arranjo de flores, mais uma toalha, mais sousplats, mais guardanapos, mais menu… Sem contar que a imagem do salão com mesas quase vazias não é bonito.

Melhor distribuição para evitar desconfortos:
Com a marcação é possível colocar aquelas duas tias que não se falam separadas, ou colocar os idosos longe da pista de dança e mais perto do buffet. Também dá pra colocar casais que têm filhos todos juntos, para as crianças socializarem.

Evitar aglomeração no momento de entrar no salão:
As pessoas tendem a entrar correndo pra pegar a melhor mesa, e sair colocando bolsas, echarpes e casacos nas cadeiras pra guardar lugar. Marcando os lugares as pessoas vão entrar com mais calma, olhando mesa por mesa para achar seu numero.

Evitar saia justa entre pessoas que não se conhecem:
Os últimos a chegarem sempre saem procurando lugares vagos e acabam sentando com pessoas que não conhecem, muitas vezes longe dos amigos ou até mesmo de pessoas da família que também foram convidadas e foram em carros separados. Já ouvi falar de casos onde a pessoa senta com desconhecidos, sozinha, e NINGUÉM conversa com ela!

Colocar as turmas todas juntas:
Os padrinhos podem sentar com seus amigos, assim como a turma do colégio, da vizinhança e do trabalho.

Evitar bagunça do layout:
Alguma turma de amigos seus vai “montar” uma mesa com 15 cadeiras e deixar a mesa do lado com 1 única cadeira, pode apostar! Marcar os lugares também evita isso.

Fotos mais rápidas:
Você quer tirar fotos com todo mundo da mesma turma junto? Fica muito mais fácil se todos já estiverem sentados juntos, ou pelo menos nas mesas próximas! Ou caso você queira tirar fotos posadas, chamar as pessoas por numero da mesa para se dirigirem ao local da foto posada é muito mais organizado! Você não vai surtar os garçons que terão que lidar com aquela fila imensa no meio do salão.

>>> Contras

Pessoas insatisfeitas com a mesa:
Sempre vai ter a amiga que não queria sentar com a turma que vê todo santo dia no trabalho, e sim com aquele gatinho que ela conheceu durante a cerimonia e que deu carona pra ela até a recepção.

Pessoas insatisfeitas com o lugar:
Aquele seu tio vai achar que foi descaso seu colocar ele tão longe assim da mesa dos noivos, ou alguém não vai curtir ter ficado perto da porta do toalete.

Tempo disponibilizado:
Os noivos vão precisar separar um tempo pra dividir todo mundo nos lugares, e fazer / comprar os marcadores das mesas, assim como um mural do lado externo para as pessoas verem onde vão se sentar antes de entrar. Esse mapa de mesas deve ser revisado logo depois do RSVP, a cada vez que alguém avisar que não vai ao casamento, ou sempre que alguém perguntar (e você consentir) se pode levar uma pessoa a mais com ela.

Organização com a Decoração:
É necessário combinar tudo direitinho com a pessoa responsável pela decoração, para colocar os marcadores nos lugares certos conforme o mapa que você desenhar. Também será necessário uma pessoa recepcionando todo mundo com a lista de lugares, ou disponibilizar um mural com o mapa das mesas e os nomes de todo mundo.

Algo que pode ajudar a decidir por marca ou não, é pensar como você se sentiria se fosse a um casamento com lugar marcado. Com quem você gostaria de sentar? Como se sentiria se ficasse perto da pista de dança? E se ficasse longe dos noivos?

Optei por marcar os lugares, e agora?

Se você optar por marcar os lugares, pense em talvez não marcar pessoa a pessoa e sim turma a turma.
Por exemplo: Vamos supor que aquela sua turma do tempo do colégio que você vai convidar tem 15 pessoas (contando com o convitinho a mais que você deu pros(as) solteiros(as), hein?), então separe duas mesas próximas uma da outra e reserve para eles. Eles chegam e se sentem a vontade pra separar em mesas entre casais ou solteiros, homens ou mulheres, ou quem tem ou não filhos. Ou aleatório – o mais provável!. Uma bagunça organizada!

Você também pode fazer marcadores personalizados, com fotos dos noivos com aquelas pessoas ou colocar algum objeto que remeta a boas memórias com ambos ou algum dos dois! Eles vão se sentir amados e especiais.

É bom deixar sempre claro que foram os noivos que fizeram o mapa das mesas. Informe seus pais e padrinhos sobre essa decisão, assim se a decisão for questionada por algum convidado reclamão, eles informarão que a decisão partiu dos noivos.

Vocês se decidiram a marcar mesas?
Conta pra gente!

Fonte: Casa, comida e roupa espalhada

38 Respostas

Última atividade por Giovana, dia 3 de Julho de 2020 às 01:32
  • Giovana
    Noiva Ativa Novembro 2021 São Paulo
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou marcar mesa sim! A maioria dos casamentos que fui e tinha assento livre, fiquei em mesas que não me agradou, que cheguei tarde demais ou fiquei sozinha com meu namorado numa mesa enorme porque nas outras não tinha mais lugar. Até quando foi marcado por zona aconteceu isso... odeio ter que me apressar, pegar a fila pra sentar numa mesa agradável que tenha todos os meus amigos, sendo que isso não acontece quase nunca. Meu casamento vai ter menos de 200 pessoas e conhecemos muito bem todos os convidados, a grande maioria já se conhece e são amigos, porque somos todos da mesma igreja, então não acho que haverá esse problema de não gostarem ou não se dar bem com as pessoas na mesa. Acho que fica bem mais organizado e mostra pros convidados que pensamos no bem-estar dele até no seu lugar de sentar, que conhecemos as pessoas e com quem eles conversam e tem assuntos em comum.

    • Responder
  • M
    Noiva Master outubro 2020 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou separar apenas a nossa, pais e padrinhos, e SÓ!


    • Responder
  • Tais
    Noiva Curiosa Janeiro 2019 Paraná
    Tais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu to pensando ainda, mas acho que não marcarei
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Constante Julho 2017 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossaaaaa amei a publicação noivinhas!!!! Parabéns... eu já queria fazer a marcação... agora quero mais ainda!!! Tenho 300 convidados... sei que vai dar trabalho mas mesmo assim vou fazer pois nao tenho nenhum lugar extra e não quero ninguém deslocado... obrigada bjuuuuu
    • Responder
  • Angélica
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu marcarei as mesas noivinha... fiz isso na minha formatura e dá super certo... se não fizesse, seria a maior bagunça,...

    • Responder
  • Tânia Moura
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Tânia Moura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho chato,com semre vejo somente as mesas dos pais e padrinhos ficam marcadas o resto é livre

    Deixe que as pessoas se sintam a vontade para escolher o luga.

    Reserve somente as melhores para os padrinhos e sem descrição (noiva,noivo)

    • Responder
  • Khaty
    Noiva VIP Janeiro 2017 Goiás
    Khaty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tbem nao vou marcar lugares, pq as pessoas vao escolherem com quem sentar... pq e ruim separar as pessoas...

    • Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que fica elegante... você poderia marcar as mesas por famílias! Acho que cai bem, mas é só minha opinião! Boa sorte na decisão...

    • Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Dorcasejean ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha noivinha, você vai casar fora do Brasil? Se for como ta escrito é normal.

    Aqui no Brasil, eu acho super chato, odeio ir em casamentos assim, eu não vou marca, porém as mesa e as cadeiras do meu casamento será colocadas na contia certa ( 25 meses com 8 cadeira= 200 convidados)

    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Novembro 2016 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu fui a um casamento assim recentemente e sinceramente odiei. Fiquei em uma mesa que não conhecia ninguém e foi super chato, os únicos amigos que eu tinha no local foram os noivos estavam em outra mesa.

    Conclusão: Fui embora super cedo.

    Eu vou marcar só uma mesa que será para os noivos e família.

    • Responder
  • Verônica
    Noiva Esperta Novembro 2017 Goiás
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou marca as mesas dos noivos, pais dos noivos, pastores.. O restante vão sentar onde se sentir melhor

    • Responder
  • Paloma
    Noiva Master Julho 2021 Rio de Janeiro
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom eu sou a favor de marcar.

    Mas só ´ra familiares e padrinhos, o restante senta onde quiser, com quem quiser. Até porque eles tem que se socializar haha.

    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Esperta Fevereiro 2017 Rio de Janeiro
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    So irei marcar os padrinhos e a familia, o restante vou deixar a vontade, ja fiquei em mesa marcada e odiei...

    • Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate noivinha. Optarei por marcar também

    • Responder
  • T
    Super Noiva Novembro 2016 Paraná
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pretendo marcar, assim fica mais organizado na hora da janta, cada um respeita e não da aquele vuco vuco na hora de servir. Mais cada convidado ira escolher a mesa que pretende sentar

    • Responder
  • Elis
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Elis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pensei muito em marcar e já havíamos decidido que marcaríamos, pois temos situações de convidados que se odeiam e não quero nenhum barraco no meu dia hahah maaassss, escolhelhemos um local onde há vários ambientes e não um salão interiço, sabe? Aí se marcassemos, poderia parecer que estávamos nos desfazendo de alguém. Me pus no lugar do convidado quando visitamos o espaço, e por fim decidimos não marcar as mesas e apostar que os convidados que se odeiam, sentem bem longe um do outro hahhahahahah
    • Responder
  • Paola
    Noiva Constante Dezembro 2018 Santa Catarina
    Paola ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou marcar todos os convidados. Nos ultimos casamentos que fui, era mesa marcada e achei super prático.

    Inclusive em um dos casamentos q fui, não conhecia ngm alem dos noivos e dos pais deles, só eu e meu noivo. E achei que o fato de ser mesa marcada, foi mais natural a forma que nos aproximamos dos outros convidados da mesma mesa.

    Claro q o ideal é colocar pessoas q se conhecem juntas, ou que tenham alguma coisa em comum (filhos da mesma idade, casais sem filhos, que trabalhem na mesma área), assim o diálogo será mais natural.

    • Responder
  • Ayla
    Noiva Principiante Maio 2017 São Paulo
    Ayla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não defini ainda se vou marcar as mesas, mas gostaria muito.

    Bem estranho isso de "solteiros para um lado, casados para o outro".

    Acho importante marcar a mesa pois sabemos quem ficará mais a vontade perto da pista, quem é melhor ficar mais distante. Você consegue aproveitar melhor o espaço e as mesas. Claro que dá vergonha quando você conhece poucas pessoas e senta com quem você nunca viu, mas paciência, não dá pra ter mesas individuais.

    Não podemos esquecer de uma coisa: sempre vai ter alguém que vai reclamar, mesmo que tudo esteja perfeito. Então a prioridade é: o casal estar satisfeito com a forma que tudo está acontecendo, afinal, é o dia de vocês.

    • Responder
  • Verônica
    Noiva Constante Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai noivinhas estou na dúvida danada, gostaria de fazer a marcação para não ficar muito bagunçado.

    • Responder
  • Tânia Moura
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Tânia Moura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Marcação só nas mesas para padrinhos e familiares,sem colocar nome somente "Reservado" ou Reservado padrinhos", "reservado famila noivo (a)

    Acho muito chato e deselegante e muitos convidados irão odiar e senirem deslocados.

    • Responder
  • Thamiris
    Noiva Esperta Março 2019 São Paulo
    Thamiris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu prefiro não marcar, para não dar conversa, que estou separando a família kkkkkkkk Eu preferi que cada um sente onde quiser, ainda mais porque no meu salão tem um espaço em cima, que vou ter que utilizar !

    • Responder
  • Talita
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou marcar as mesas dos padrinhos e vou deixar as mesas por zonas/sessão

    Vou colocar um "mapinha", falando quais mesas são da família do noivo, da noivo e amigos. Acho que assim todos que se conhecessem sentam juntos e podem escolher os lugares.

    • Responder
  • Liane
    Noiva Principiante outubro 2018 Rio de Janeiro
    Liane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa!! Estou pensando exatamente nisso mas estou na duvida!!! As mesas dos meus pais e meus sogros eu vou marcar sim!
    • Responder
  • Aline
    Super Noiva Janeiro 2017 Pará
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já pensei sobre, mas não decidi nada!

    Mas eu simplesmente não gosto de chegar numa festa e sentar numa mesa na qual não conheço ninguém. Acho muito chato.

    Fui madrinha de um casamento e a minha amiga não se preocupou com isso, quando chegamos não havia lugar para sentarmos juntos, os padrinhos, na verdade nem mesas vazias havia, só alguns lugares, foi bem chato para mim que estava com um sapato me matando....acabamos ficando em pé e eu tirando o sapato no início da festa....enfim, eu tendo para as marcações, mas já ouvi relatos de uma outra amiga que as pessoas não gostam por muitas vezes se sentarem em lugares ruins...enfim como vc listou há prós e contras. Mas eu ainda não falei com minha cerimonilista sobre...um assunto a mais!

    • Responder
  • Elizangela Freb
    Noiva Master outubro 2016 Rio Grande do Sul
    Elizangela Freb ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vamos marcar sim.. nosso espaço é bem limitado e nao teremos muitas mesas livres.. entao levando em consideração tudo oque voce listou, vamos sim ter marcação.

    • Responder
  • Jamile
    Noiva Master Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No inicio eu ia marcar, mas minha cerimonialista falou que normalmente os convidados não seguem a marcação e sentam onde querem rs

    • Responder
  • Giselle
    Noiva Esperta Setembro 2016 Minas Gerais
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    é muito dificil marcar mesa, até porque nem todos os convidados sentam, de acordo com meu cerimonial em todas as festas sentamos 70% dos convidados. Não vou marcar, cada um fica livre pra sentar aonde deseja.

    • Responder
  • Rubi
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Rubi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Prefiro marcar odeio tudo bagunçado

    • Responder
  • Carol Sgubim
    Top das Noivas Setembro 2016 Paraná
    Carol Sgubim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu prefiro não marcar, pro pessoal ficar mais a vontade.

    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva Constante outubro 2016 São Paulo
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu decidi marcar sim. Pensando em todos os pros que você listou. Bjos
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP outubro 2017 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda não pensei sobre! Vou conversar com minha cerimonialista!
    • Responder
  • Cibele
    Super Noiva Maio 2017 São Paulo
    Cibele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda não consegui decidi se vou marcar as mesas ou não.. to super em dúvida Smiley winking
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas