Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabi
Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo

Marcar mesas… chique ou chato?

Gabi, dia 26 de Julho de 2016 às 17:47

Publicado em Fórum Organizar um casamento 38

Os casamentos fora do Brasil têm, na sua grande maioria, mesas marcadas na festa / recepção. Pra eles isso é normal e ninguém acha ruim. Inclusive lá é costume colocar casais com casais, solteiros com solteiros, crianças com crianças e idosos com idosos. Sinceramente? Desse jeito eu acho chato! Eu...

Os casamentos fora do Brasil têm, na sua grande maioria, mesas marcadas na festa / recepção. Pra eles isso é normal e ninguém acha ruim. Inclusive lá é costume colocar casais com casais, solteiros com solteiros, crianças com crianças e idosos com idosos.
Sinceramente? Desse jeito eu acho chato! Eu não iria gostar de sentar numa mesa com um monte de gente que não conheço, só porque estou solteira ou porque sou casada.
Eu faria diferente, mas explicarei mais abaixo.

Aqui no Brasil é uma prática menos usada e as pessoas ainda estranham um pouco.

Muitas noivas têm vontade de marcar as mesas por vários motivos, mas acabam não o fazendo pois têm medo dos convidados acharem ruim. Eu e o gatinho temos muita vontade de marcar as mesas, então comecei a pensar nos prós e contras disso. Usei isso pra decidir se marcaremos ou não.
Mas antes de listar os prós e contras, já vou dizer que se nosso casamento tivesse 300 ou mais convidados, eu não marcaria as mesas! Fica super complicado organizar esse monte de gente e daria um trabalhão!

Agora, os pontos positivos e negativos que encontramos:

>>> Prós

Melhor aproveitamento do espaço:
Com mesas marcadas, você aproveita ao máximo todas as cadeiras das mesas, sem precisar se preocupar com mesas a mais caso um casal que não conhece ninguém queira sentar sozinho. Lembre-se que uma mesinha que seja a mais vai gerar um gasto a mais: Mais um arranjo de flores, mais uma toalha, mais sousplats, mais guardanapos, mais menu… Sem contar que a imagem do salão com mesas quase vazias não é bonito.

Melhor distribuição para evitar desconfortos:
Com a marcação é possível colocar aquelas duas tias que não se falam separadas, ou colocar os idosos longe da pista de dança e mais perto do buffet. Também dá pra colocar casais que têm filhos todos juntos, para as crianças socializarem.

Evitar aglomeração no momento de entrar no salão:
As pessoas tendem a entrar correndo pra pegar a melhor mesa, e sair colocando bolsas, echarpes e casacos nas cadeiras pra guardar lugar. Marcando os lugares as pessoas vão entrar com mais calma, olhando mesa por mesa para achar seu numero.

Evitar saia justa entre pessoas que não se conhecem:
Os últimos a chegarem sempre saem procurando lugares vagos e acabam sentando com pessoas que não conhecem, muitas vezes longe dos amigos ou até mesmo de pessoas da família que também foram convidadas e foram em carros separados. Já ouvi falar de casos onde a pessoa senta com desconhecidos, sozinha, e NINGUÉM conversa com ela!

Colocar as turmas todas juntas:
Os padrinhos podem sentar com seus amigos, assim como a turma do colégio, da vizinhança e do trabalho.

Evitar bagunça do layout:
Alguma turma de amigos seus vai “montar” uma mesa com 15 cadeiras e deixar a mesa do lado com 1 única cadeira, pode apostar! Marcar os lugares também evita isso.

Fotos mais rápidas:
Você quer tirar fotos com todo mundo da mesma turma junto? Fica muito mais fácil se todos já estiverem sentados juntos, ou pelo menos nas mesas próximas! Ou caso você queira tirar fotos posadas, chamar as pessoas por numero da mesa para se dirigirem ao local da foto posada é muito mais organizado! Você não vai surtar os garçons que terão que lidar com aquela fila imensa no meio do salão.

>>> Contras

Pessoas insatisfeitas com a mesa:
Sempre vai ter a amiga que não queria sentar com a turma que vê todo santo dia no trabalho, e sim com aquele gatinho que ela conheceu durante a cerimonia e que deu carona pra ela até a recepção.

Pessoas insatisfeitas com o lugar:
Aquele seu tio vai achar que foi descaso seu colocar ele tão longe assim da mesa dos noivos, ou alguém não vai curtir ter ficado perto da porta do toalete.

Tempo disponibilizado:
Os noivos vão precisar separar um tempo pra dividir todo mundo nos lugares, e fazer / comprar os marcadores das mesas, assim como um mural do lado externo para as pessoas verem onde vão se sentar antes de entrar. Esse mapa de mesas deve ser revisado logo depois do RSVP, a cada vez que alguém avisar que não vai ao casamento, ou sempre que alguém perguntar (e você consentir) se pode levar uma pessoa a mais com ela.

Organização com a Decoração:
É necessário combinar tudo direitinho com a pessoa responsável pela decoração, para colocar os marcadores nos lugares certos conforme o mapa que você desenhar. Também será necessário uma pessoa recepcionando todo mundo com a lista de lugares, ou disponibilizar um mural com o mapa das mesas e os nomes de todo mundo.

Algo que pode ajudar a decidir por marca ou não, é pensar como você se sentiria se fosse a um casamento com lugar marcado. Com quem você gostaria de sentar? Como se sentiria se ficasse perto da pista de dança? E se ficasse longe dos noivos?

Optei por marcar os lugares, e agora?

Se você optar por marcar os lugares, pense em talvez não marcar pessoa a pessoa e sim turma a turma.
Por exemplo: Vamos supor que aquela sua turma do tempo do colégio que você vai convidar tem 15 pessoas (contando com o convitinho a mais que você deu pros(as) solteiros(as), hein?), então separe duas mesas próximas uma da outra e reserve para eles. Eles chegam e se sentem a vontade pra separar em mesas entre casais ou solteiros, homens ou mulheres, ou quem tem ou não filhos. Ou aleatório – o mais provável!. Uma bagunça organizada!

Você também pode fazer marcadores personalizados, com fotos dos noivos com aquelas pessoas ou colocar algum objeto que remeta a boas memórias com ambos ou algum dos dois! Eles vão se sentir amados e especiais.

É bom deixar sempre claro que foram os noivos que fizeram o mapa das mesas. Informe seus pais e padrinhos sobre essa decisão, assim se a decisão for questionada por algum convidado reclamão, eles informarão que a decisão partiu dos noivos.

Vocês se decidiram a marcar mesas?
Conta pra gente!

Fonte: Casa, comida e roupa espalhada

38 Respostas

  • Patricia
    Noiva Master Dezembro 2016 Ceará
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que essa tradição não é mto comum aqui no Brasil...casais que não conhecem mais ninguém não poderão ficar só numa mesa de 6 pessoas...cabe a cerimonialista e o bom senso do convidado juntar-se a outras pessoas...
    • Responder
  • Aninha
    Noiva Constante Agosto 2016 São Paulo
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todas as minhas mesas serão enumeradas, e cada convidado será indicado o número da mesa. O que eu acho chato, é você ir num casamento, é só ter lugar para você sentar com pessoas que você não conhece! Não quero ninguém desconfortável na nossa festa, então optamos em marcar as mesas e definir o mapa conforme cada grupo que já se conhece ou que são da mesma família. Dá muito mais trabalho, mas já fiz isso no meu almoço de aniversário, e todos adoraram, eram famílias que ainda não tinham uma convivência tão próxima, logo em seguida meu futuro sogro fez o mesmo no aniversário dele, ou seja, marcar as mesas é bem vindo, desde que você saiba organizar o mapa de acordo com as afinidades de cada.
    • Responder
  • Dani
    Super Noiva outubro 2017 Amazonas
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    To querendo muito marcar as mesas, mas ainda não decidi com meu noivo sobre isso, acho q fica muito melhor
    • Responder
  • G
    Super Noiva Março 2017 São Paulo
    Gilvana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou marca apesar dos prós e contras acho chato escolher com quês as pessoas devem sentar
    • Responder
  • L
    São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito Chique
    • Responder
  • B
    Noiva Master outubro 2018 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou marcar as mesas dos meus padrinhos e dos pais, como eles estarão em pé na cerimônia não poderão escolher os lugares.

    Doa a quem doer, o casmento é meu kkkkkkkkkkkkkk

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas