Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ranne
Noiva Novata Abril 2026 Rio de Janeiro

Me ajudem, por favor! 🥺

Ranne, dia 8 de outubro de 2025 às 11:44 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 9
Meninas, eu morava em Recife e conheci meu namorado online e vim morar com ele no Rio de Janeiro. Agora, depois de um ano, estamos noivos e é impossível juntar as duas famílias para fazer um casamento tradicional. Vamos para Recife agora em dezembro para apresentar ele a minha família (nunca conheceram ele pessoalmente, só por videochamada) e eu queria unir o útil ao agradável e planejar nossa festa de noivado por adesão num restaurante (sem pedir presentes aos convidados). É muuuuito difícil planejar algo à distância assim, e eu tô com medo de ser indelicada ao fazer um noivado nesse estilo. Não tenho como focar direto no casamento porque muito provavelmente vamos só casar no civil aqui mesmo, sem outra festa. O que eu faço? Deem a opinião de vocês, por favor 🥺

9 Respostas

Última atividade por Gizeli, dia 14 de Novembro de 2025 às 17:15
  • Gizeli
    Noiva Esperta Novembro 2026 Espírito Santo
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fui num almoço de casamento da minha amiga no coco bambu.

Ela só se casou no civil, daí chamou amigos e familia para almoçarem, numa sexta, em que todos trabalham. Quem realmente se importa com vc, vai sem reclamar. Eu fui e ainda levei um presentinho, então acho muito válido. Minha festa de noivado, que eu nem queria, foi meio que organizado pelas tias do meu marido, e cada um levou algo de comer/beber e eu dei o bolo, então só faça, vai dar certo.

• Responder
  • Ranne
    Ranne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada por responder!! É exatamente isso que vou fazer! Um jantar simples com a família dele, e juntar para fazer a festa de casamento do nosso jeitinho em Recife. ♥️ Já vou começar a procurar as diquinhas
    • Responder
  • Ranne
    Ranne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada por compartilhar sua opinião, Bruna! E é exatamente isso que vou fazer. Por mais que na minha família já tiveram casos de casamento por adesão, nem eu e nem o meu noivo ficamos confortáveis com isso, então um dia em que é pra ser só celebração acabaria nos deixando culpados e com vergonha. Decidimos juntar um pouco mais, noivar no Rio e casar no religioso em Recife. 🥹
    • Responder
  • Cami
    Noiva Esperta Abril 2027 São Paulo
    Cami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você pode casar no civil e fazer uma comemoração com a família pequena do seu noivo, indo a um restaurante ou fazendo uma festinha em casa mesmo, como é pra pouca gente, não vai sair caro. Concordo com a Bruna, você pode casar no civil e depois planeje uma festa com a sua família no Recife. Com planejamento financeiro, boa gestão, você consegue fazer uma festa simples com a sua família. Você pode alugar uma chácara para o final de semana, fazer a decoração por conta, planejar um churrasco... tem várias diquinhas aqui no site pra economizar!!

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu vou ser honesta, já que vc pediu a opinião... eu particularmente, não acho legal casamento por adesão, pq na minha opinião, a pessoa faz o q que pode ou não faz nada... mas eu entendo q tem pessoas q ou fazem assim, ou não fazem nada, e acabam fazendo por adesão para não passar em branco, afinal casamento (deveria ser) uma vez na vida...

agora noivado por adesão eu acho mais complicado, pq a maioria das pessoas não faz noivado exatamente para economizar para o casamento, então transferir os gastos de um noivado para os convidados pra mim é bem deslegante.... na minha familia fazer um noivado por adesão geraria falatório,,, mas caso sua familia esteja acostumada com essa dinâmica, talvez achem ok... so acho q quem faz qualquer comemoração por adesão tem q ter em mente q vai ter gente q não vai poder/querer vir e isso tem q ser respeitado... não dá para levar pro lado pessoal quem não foi...

se eu tivesse no seu lugar, eu acho q casaria no civil no rj e procuraria guardar dinheiro pra maispara frente fazer uma comemoração simples no recife com a minha familia....

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O desafio do festa por adesão é as pessoas aceitarem ou não, mas tome por base o seguinte pensamento se eles quiserem de fato participar desse momento estarão lá, se for 30 pessoas ou 3 pelos menos estiveram com você aqueles que realmente se importam com vocês, Deus os abençoe.

• Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendi amore, pra você fazer um jantar por adesão você precisa conhecer seus convidados, eu não faria pois sei que boa parte da minha familia não iria por ter que pagar KKK as pessoas gostam de comer de graça e quando se trata de casamento esperam algo a mais, mas de uns tempos pra cá se tornou comum casar em restaurantes por adesão então se você acha que sua família iria vai em frente, não fica indelicado não.

• Responder
  • Ranne
    Ranne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simm! A família do meu noivo é beem pequena apenas pai, mãe irmão e avó, então vamos planejar um jantar simples com eles aqui no Rio. E pensamos em fazer algo mais caprichado com a minha família, cerca de 30 pessoas. A questão é que não sei se deveria realizar um jantar por adesão ou não...
    • Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não entendi você faria festa de noivado apenas para sua familia? pq como você disse não tem como juntar as duas familias e casaria no cívil no Rio? Bom vai depender da sua familia né, ao meu ver mesmo que esteja se tornando comum é mt dificil as pessoas aceitarem ir comemorar por adesão

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas