Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Keytellyn
Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso

Métodos contraceptivos - Não hormonais #parte5

Keytellyn, dia 11 de Fevereiro de 2020 às 15:56 Publicado em Fórum Vida de casal 2 6

Olá comunidade maravilhosa!

Preparadas para aprender um pouco mais?

Nessa longa saga já falamos sobre:

Métodos contraceptivos - o que são e como funcionam #parte1

Métodos contraceptivos - Hormonais #parte2

Métodos contraceptivos- Hormonais #parte3

Métodos contraceptivos - Não hormonais #parte4


E agora continuaremos falando sobre os não hormonais.

Vamos lá!


DIU DE COBRE

Significa dispositivo intrauterino, sendo que intrauterino quer dizer dentro do útero.

É um dispositivo pequeno, em forma de T, com um fio ou cilindros de cobre, que é colocado dentro do útero por um profissional da área da saúde. Libera íons de cobre que imobilizam o esperma e dificultam bastante a sua mobilidade em torno do útero, mas não impedem os ovários de liberarem um óvulo por mês.

Na rara ocasião em que um espermatozoide consegue ultrapassar essa barreira, o cobre também impede a implantação do ovo fecundado na parede do útero.


Vantagens

✔️Pode permanecer no lugar por até 5 ou 10 anos (de acordo com o tipo), mas pode ser retirado a qualquer momento

✔️Com taxa de 99%, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes

✔️Adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo reversível de longa duração por até 5 ou 10 anos e querem evitar esquemas de controle diário, semanal ou mensal

✔️Não interrompe o sexo

✔️Não é afetado por outras medicações

✔️Pode ser uma alternativa às mulheres para as quais o uso do hormônio estrógeno é contraindicado

✔️Pode ser usado durante a amamentação

✔️A fertilidade retorna aos níveis anteriores depois da retirada do DIU de Cobre


Desvantagens

Requer a assistência de um profissional da área da saúde treinado para colocação e remoção

Pode causar cólicas e/ou sangramento irregular

Algumas mulheres apresentam cefaléia e sensibilidade após colocação do DIU de Cobre

Apesar de raro pode ocorrer infecção na inserção, expulsão ou perfuração uterina

Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Pode tornar o fluxo menstrual mais intenso.


DIAFRAGMA

Parece um minúsculo chapéu e é inserido na vagina para criar uma barreira entre o esperma e a entrada do útero da mulher. Você primeiro precisa consultar um profissional da área de saúde para saber o tamanho certo de diafragma para você.

Porém, esse meio contraceptivo não é totalmente eficaz sozinho, de forma que é altamente recomendado combinar o seu uso com espermicida, para proporcionar maior eficácia.


Vantagens

  • ✔️Pode ser usado na hora que precisar

    ✔️Pode ser facilmente carregado com você

    ✔️Não é afetado por outras medicações

    ✔️Pode ser usado durante amamentação

    ✔️Livre de hormônios


Desvantagens

O uso pode exigir prática

Exige que você controle o número de horas que permanece no lugar

Nem sempre é adequado para mulheres que já tiveram filhos

Requer o uso de espermicida antes de todas as relações para atingir maior eficácia.

Pode interferir na espontaneidade da vida sexual

Requer consulta inicial com profissional da área da saúde para verificar o tamanho adequado

Pode causar irritação, reações alérgicas e infecção do trato urinário

Se você mantiver o diafragma no lugar por mais de 24 horas, há risco de síndrome do choque tóxico. Choque tóxico é uma infecção rara, mas grave.

Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Não deve ser retirado do lugar antes de 6 horas após a relação sexual.


ESPONJA CONTRACEPTIVA

É basicamente um pedaço de espuma em forma de disco pequeno com uma cavidade e uma alça que começa a funcionar depois de colocada no colo uterino.


Vantagens

✔️Pode ser usada na hora que precisar

✔️Pode ser facilmente carregada com você

✔️Não é afetada por outras medicações

✔️Pode ser usada durante amamentação

✔️É livre de hormônios


Desvantagens

Pode interferir na espontaneidade da vida sexual

O uso pode exigir prática

Requer que você controle o número de horas que permanece no lugar

Algumas mulheres podem ter dificuldade para retirar a esponja

Nem sempre é um meio contraceptivo adequado para mulheres que já tiveram filhos

Baixa eficácia mesmo quando utilizada conforme indicado

Pode causar irritação ou reações alérgicas

Se você a mantiver no lugar por mais de 24-30 horas, há risco de síndrome do choque tóxico.

Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)


Juro que estamos quase terminando! E obrigada a todas vocês que leram até aqui!

Beijão!


6 Respostas

Última atividade por Gizeli, dia 13 de Fevereiro de 2020 às 14:48
  • Gizeli
    Noiva Esperta Julho 2024 Espírito Santo
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Menina, sempre me descreveram dessa forma. Inclusive quando a minha ginecologista me pergunta sobre o diu, falo que ta tudo bem, só o corrimento que continua muito, ela fala que é assim mesmo..kkkkkk

    Sei la, mas resumindo, essa secreção benigna chata p caramba, independente do nome, aumenta com o uso do Diu..hahah

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu posso ter aprendido errado, mas na escola aprendi que corrimento é diferente de secreção vaginal e o que você descreveu é secreção, não corrimento. Mas vou pesquisar a respeito, posso estar enganada e falando errado a vida toda né kkk

    • Responder
  • Gizeli
    Noiva Esperta Julho 2024 Espírito Santo
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, é novo, minha ginecologista me indicou. O plano não cobre ele, tive que pagar, mas vale o investimento, o tanto de anticoncepcional que eu iria comprar em 5 anos, dava para comprar varios Dius..kkkkk

    Sobre o corrimento, é corrimento mesmo, aquele incolor que quase todo mundo tem, sem cheiro e tals. Tenho desde criança, o meu é normal, minha médica disse que é normal mesmo esse aumento, infelizmente. Só precisa ser tratado se tiver cor escura e cheiro estranho, mas até o momento, o meu é normal.

    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal Gizeli! Acho que ele não é muito conhecido né? Eu nunca tinha ouvido falar!

    Você fala corrimento mesmo ou secreção? Porque são diferentes e o corrimento precisa ser tratado. Já a secreção é normal.

    • Responder
  • Gizeli
    Noiva Esperta Julho 2024 Espírito Santo
    Gizeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também tem o DIU de prata e cobre, que é o que eu uso.

    Não é hormonal e a ideia dele, é diminuir as cólicas e diminuir o sangramento que o de cobre sozinho causa.

    Minha experiência: cólicas realmente não tenho muitas, dá umas pontadinhas nos primeiros dias, ou só no primeiro e pronto, mas eu já não tinha cólica antes quando tomava anticoncepcional. Aumentou o fluxo sim. Menstruava uns 4 dias no máximo, e era de média a baixa intensidade. Hoje são 7 dias, e uns 4 de intensidade moderada a alta, depois diminui. Aumenta também o corrimento vaginal (isso normalmente ninguém menciona, eu já tinha antes, e aumentou muito, o que incomoda um pouco). O de prata e cobre deve ser trocado a cada 5 anos, não 10 como o de cobre. Dá um pouquinho de incomodo em certas posições (isso comigo, não sei se é com todo mundo, mas nada demais também). Acho que é isso. Smiley laugh

    • Responder
  • Carol Lima
    Noiva Master Junho 2022 São Paulo
    Carol Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom conhecer novos métodos! Principalmente levando em consideração que muitas noivinhas só começam a usar realmente quando entram no casamento!
    Obrigada por compartilhar conosco!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas