Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Aryane
Noiva Novata Dezembro 2025 São Paulo

Meu namorado quer morar junto comigo

Aryane, dia 4 de Setembro de 2023 às 13:48 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 16
Oie gente, então namoro a 1 ano e 2 meses. Ainda não estou NOIVA, mas meu namorado tem muita vontade de casar, ter família e crescer junto comigo. Nesse tempo sempre pensamos sobre o assunto em comprar um apartamento para moramos juntos. Mas por conta de não termos condições adequadas ainda esse plano ficou um pouco fora do ar. Então decidimos terminar de construir uma casa que tem no fundo da casa dos meus pais, estávamos com o plano em pé de terminar a casa, noivar… e moramos juntos. Porém… minha sogra (mãe do meu namorado) estará se mudando daqui dois anos para outro apartamento, então ela ofereceu o seu apartamento para que nós comprássemos. A questão é o apartamento já está no nome dele, não é um lugar muito seguro já houve roubo lá. E eu também não gostaria de ir pra lá porque queria sim ficar por mais um tempo perto dos meus pais, outro porém é que eu não tenho uma amizade lá de mil maravilhas com a minha sogra e também estava contando com o que tínhamos planejado… que seria finalizar a casa. Estou extremamente em dúvida é com receio do que fazer, qual decisão tomar… e medo de ser enganada também. Pois meu namorado é imaturo ainda pra idade dele é não tem responsabilidade financeira nenhuma. Afinal o que vocês fariam no meu lugar? Aceito conselhos

16 Respostas

Última atividade por Kauany, dia 17 de Novembro de 2023 às 14:52
  • Kauany
    Paraná
    Kauany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tenho 21 anos e meu namorado 19, meus pais não estão mais aceitando o nosso namoro pq meu namorado desrespeitou a minha família dizendo q sou mandada pelos pais, e que se eu não fosse c ele para a praia iria terminar, meus pais ficaram sabendo e ficaram muito chateados, ele me pediu mil desculpas me ligou mais de 80 vezes, eu perdoei ele, mas agora ele quer morar junto, mas meus pais ainda estão preocupados e não sabem ainda, a preocupação deles é que ele possa me fazer sofrer no futuro, além do mais eles não deixam agente ficar sozinhos e eu não posso ir na casa dele pq ele mora sozinho, eles não confiam nele, nem em mim, mas nunca fizemos nada errado, pelas outras questões parecidas que aconteceram no namoro, o que vcs acham, eu continuo namorando e morando c meus pais, me caso ou termino o namoro?

• Responder
  • Taline
    Noiva Constante outubro 2023 Bahia
    Taline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvidas o melhor conselho!
    • Responder
  • Taline
    Noiva Constante outubro 2023 Bahia
    Taline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amiga, com toda certeza eu não aceitaria morar nessa casa aí por vaaarias questões, principalmente a segurança e por ser dele, e não nossa.
    Iria aguardar mais e fazer a nossa casa ao próximo aos meu pais, com toda certeza. Nem que eu precisasse esperar 2 anos pra isso
    • Responder
  • Isabelly
    Noiva Constante Julho 2026 São Paulo Estado
    Isabelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui é bem complicado pois as paredes são de tijolinhos.. 😫 mas tudo vale a pena e vão com calma!! Eu e o meu noivo se apressamos pois ele me leva e busca no serviço, se vimos todo dia, ele vive dormindo em casa.. acaba sendo um casamento terceiro mas mesmo assim está dando tudo certo, tive um pedido de noivado lindo pra caramba, conseguimos fazer o que queremos.. mas é tudo um processo principalmente mental para suportar os momentos que é acirrado e parece não ter solução.. e sobre a irresponsabilidade eu entendo.. MEU NOIVO ACABOU DE COMPRAR UM VÍDEO GAME… zero necessidade agora mas ele está fazendo tudo e não está deixando faltar, então nem tenho como rebater.. apenas não concordo nadinha!! E como isso me incomodou conversamos sempre sobre para não acontecer novamente e atingir em nós sabe..
    • Responder
  • Aryane
    Aryane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa sua casa está ficando uma graça! Desejo todo o sucesso para vocês, a minha está na mesma situação as paredes já foram feitas e boa parte já foi construída pelo meu pai mesmo quando eu era menor. Agora queremos terminar o restante para moramos juntos, mas claro será por algum tempo também (até porque futuramente queremos comprar nosso apartamento) mas de começo estamos recorrendo a isto porque não temos condições para comprar já um apartamento, financiar e afins. Em questão da irresponsabilidade financeira dele, fico sempre no pé mesmo ele me achando chata as vezes porque ele precisa amadurecer e muito nesse quesito. Afinal casar não é algo fácil hoje em dia é se você quer algo tem que economizar e se esforçar… deixar de lado o que não é tão necessário naquele momento. Mesmo assim obrigado pela dica clareou muito para mim
    • Responder
  • Isabelly
    Noiva Constante Julho 2026 São Paulo Estado
    Isabelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii.. olha eu tenho 20 anos, meu noivo 19 anos! Estamos fazendo hoje 1 ano e 2 meses também, e vamos se casar daqui 7 meses e meio..

Um conselho… se você é madura o suficiente para ter controle financeiro, comece a intervir no que seu namorado faz.. e tenta moldar para que possam crescer juntos! Eu moro em uma casa e atrás tem outras 2, eu e meu noivo resolvemos reformar totalmente e estamos gastando bastante… PORÉM é algo que sabemos que não teremos retorno além de não ter o “ aluguel “ para pagar.. eu não me arrependo até porque eu e meu noivo temos uma renda em média de 3.500, e é pouco para comprar um apartamento, mobiliar, casar e etc.. então estamos investimento de corpo e alma no casamento, ganhamos basicamente todos os móveis já e não estamos fazendo enxoval.. então basicamente é a casinha e o casamento que estamos gastando.. e eu digo com clareza que sei que valerá a pena.. eu vou morar no fundo de casa, num bairro que sou acostumada, meu noivo tem carro o que já facilita muita coisa.. então pretendemos ficar por aqui uns 6 anos.. até conseguir mudar (contando o tempo de obras que dura em média hoje em dia 2 anos e pouco) . Tirando isso da irresponsabilidade financeira do seu namorado, não vejo nada dms em terminar de construir ou reformar.. até porque é algo que futuramente poderá ser seu! E outra coisa talvez seu namorado não tenho responsabilidade por conta de não ter “ contas “ o suficiente para exigir a maturidade.. pois quando estamos em situações de certeza, mudamos.. mas enfim boa sorte!! Que vocês consigam chegar a uma solução plausível!! Aqui está algumas fotos do que estamos fazendo braçal para não gastar hahahaha e a nossa casinha está cada dia mais linda.. e será nosso lar! AAA E EU ESQUECI.. caso não tenham filhos, evitem até terem algo de vocês!! Isso acaba SIM atrapalhando/atrasando alguns planos que talvez façam! Meu namorado quer morar junto comigo 1
    Meu namorado quer morar junto comigo 2
    Meu namorado quer morar junto comigo 3
    Meu namorado quer morar junto comigo 4

• Responder
  • Tayse
    Super Noiva Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Tayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii amiga, é uma decisão bem sua mas como vc aceita conselho estarei dando o meu.
    Na minha opinião n moraria junto agora, tem pouco tenpo de namoro é bom esperar amadurecer tanto na vida pessoal tanto na vida amorosa de vcs e em questão da casa fica onde vc se sente mais segura, que é mais próximo de seus pais. E vao conversando se conhecendo aproveitando a fase de namoro.
    Que Deus abençoe vcs❤
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu não sou a melhor pessoa para te aconselhar, pq eu sou advogada, e um conselho q vc jamais vai ouvir de advogado é construir em terreno q não seja seu... é a pior besteira q eu alguém pode fazer...

ir morar no apartamento da sua sogra eu tb não acho uma boa ideia, pq ainda q vcs comprem, eu acho dificil ela conseguir desvincular da cabeça dela q ela não e mais dona do apartamento e querer se meter na vida de voces... Fora q talvez ela queira vender para vocês pq é bom para ela, q quer sair de lá, mas se o local não e seguro, não será bom para voces e já q vcs vão gastar dinheiro, q seja comprando algo q seja do agrado de vcs

Por fim, eu acho muito complicado ir morar com alguém que é imaturo financeiramente, como vc disse q seu namorado é.

Por último, eu acho que nem voce está pronta para o casamento, pois voce mesma disse q ainda quer morar mais um tempo com seus pais...

• Responder
  • Aryane
    Aryane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado Mayara, e eu também pensei a respeito disso. Como algumas meninas disseram comprar um apartamento em outro lugar ou financiar não é algo tão difícil hoje em dia. Até porque seria algo para chamar de nosso, outra que podemos ver isso com o tempo afinal ainda tenho 19 anos kkk e iriei encontrar um trabalho melhor para termos um renda maior, mesmo assim obrigado pela dica!
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Aryane. Sinceramente eu não gosto de nenhuma das ideias.

O primeiro plano que é construir no terreno dos seus pais tem grande chance de dar problema, afinal quem casa quer ter privacidade e morando no mesmo terreno dos sogros é quase impossível. O segundo que é comprar o apartamento da sua sogra, não tem nenhuma vantagem, já q ela pretende te vender, com o dinheiro que vai comprar o apto dela, pode comprar outro em outro lugar.

E a questão da irresponsabilidade financeira e imaturidade do seu namorado é o grande ponto q pode fazer nada disso dar certo. Acredito q vcs ainda estão no começo do relacionamento e podem dar cada passo com calma e com responsabilidade. Não tenha pressa pra morar junto, converse com ele, tenham objetivos e passem a ter planos de como realiza-los, assim quando acontecer de vcs morarem juntos, vcs não terão problemas que poderiam ter sido resolvidos antes, como por exemplo a falta de responsabilidade financeira que é essencial pra um casamento dar certo. Quem sabe alugar um casa pra fazer um teste seja um bom começo?

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá olha igual as meninas já falaram a conversa e a chave de tudo e se você não tem uma confiança no seu parceiro pela imaturidade dele e melhor ainda não começarem a montar uma nova familia pois casamento tem que ser de responsabilidade dos dois, e como você não está se sentindo segura em ficar longe dos seus pais para e reflita e eu se fosse vocês arrumaria um canto que será dos dois.

Pense direitinho e tudo dará certo

• Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que conversa é o ponto chave dessa historia. Particularmente eu não ficaria nem na casa dos meus pais e nem do meu namorado. É meio complicado porque nao é de vocês. Aparentemente vocês são jovens, tem como planejar tudo com calma sem atravessar nenhuma etapa. Hoje em dia é tão mais simples comprar apartamentos, esses da planta são uma mao na roda para quem está começando a pensar em algo. Sobre a maturidade, eu jamais cogitaria morar e dividir a vida com alguém que não cuida do próprio dinheiro, imagina do resto? São pequenos detalhes que precisam ser alinhados ANTES de um passo tão grande como casar e começar uma vida juntos. Infelizmente em muitas famílias a irresponsabilidade financeira é a grande porta para brigas.

• Responder
  • Aryane
    Aryane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado pela eu conselho, me ajudou a clarear bastante o que estava pensando e concordo em diversos pontos com você. Se nós casarmos pretendo sim ser no papel, afinal estaremos construindo uma vida juntos. Obrigadinho!
    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Ary! Imagino que seja uma situação muito difícil, mas como a Ana comentou, você precisa estar segura sobre essa decisão. Casamento nunca vai ser fácil, mas é extremamente importante você confiar no seu parceiro, se ainda não tem maturidade e responsabilidade financeira, não é o momento. Vocês precisam estar mais maduros e confiantes dessa decisão, se morar perto dos seus pais te deixa mais tranquila, minha dica é: confie nos seus instintos! No fundo, você já sabe qual decisão tomar!

• Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, já que você aceita conselhos aqui vão os meus (longe de serem perfeitos, mas baseados no que eu aprendi com minha mãe que trabalhou mais de 30 anos na justiça e viu muito relacionamento que deu errado).
    Se eu fosse você eu revia o relacionamento,se ele não tem maturidade talvez não seja a hora de pensar em morar junto, porque há grande chances de você não ganhar um marido e sim um filho para cuidar. Você tem a vida inteira pela frente.
    Segunda coisa, se realmente você quer manter a relação, procura uma advogada. Esse negócio de comprar o que já está no nome dele é estranho e também pensem que com o dinheiro de comprar uma casa num lugar que você não gosta você investe numa casa que você gosta. Se vai gastar que seja por algo que seja bom pra vocês e não por algo bom pra sua sogra. Ela quer vender porque provavelmente isso ajuda ela, mas isso realmente ajuda vocês? E além disso, façam orcamentos de casas e apartamentos em outros lugares, incluindo possibilidades de financiamento. Aí vocês comparam.Terceiro ponto, se for morar junto case ou, no mínimo, faça um contrato de união estável. No mínimo! Essa pode ser uma questão polêmica, mas um contrato sobre o relacionamento aumenta muito a segurança. Quando eu falo em casar eu nem estou falando de festa nem nada, estou falando mesmo é de assinar o contrato. Eu fiz isso, casei em julho de 2022 e não fiz festa, só farei ano que vem, com uma celebração nova, mas assinei o contrato.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Junho 2024 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii Aryane, os pontos que você mencionou de irresponsabilidade financeira, imaturidade e outros realmente são complicados. Morar junto é estar casando com a pessoa, pois passarão a dividir rotina e responsabilidades.

Se você não se sente segura em deixar a casa dos seus pais por hora e tbm não se sente segura em relação ao posicionamento do seu namorado, acredito que agora não seja o momento ideal pra dar esse passo.

Converse com seu namorado sobre suas expectativas e anseios para essa etapa da vida a dois, esse será o melhor método para que consigam se alinhar.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas