Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

M
Noiva Novata Novembro 2023 São Paulo Estado

Meu pai tá chateado comigo por causa do casamento.

Mayara, dia 12 de Novembro de 2023 às 12:49 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 19
Oi noivinhas.
Queria a opinião de outras pessoas fora do meu meio social. Ontem fui até o cartório pra marcarmos a data e resolvi tirar um dos sobrenomes do meu pai e acrescentar do meu noivo. Senão ficaria muito grande. Falta menos de um mês pra meu casamento e meu pai não está nem falando comigo. Está magoado pelo que fiz. Eu não consigo achar normal isso. Foi uma escolha minha, é a maneira como vou assinar. E ele disse estar chateado por ter escolhido tirar um sobrenome dele. Não sei mais o que fazer. Quero meu pai de volta e preciso dele pois mês que vem será o casório. Alguma de vocês mudaram ou mudarão o nome? Como seus pais reagiram?

19 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 22 de Novembro de 2023 às 01:40
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pretendo tirar um da minha mãe e a opinião dela não me diz respeito. Eu deixo chorar. No seu lugar eu seria firme: ah da de xilique? Então não vai. Você que perde o meu casamento por orgulho besta (eu fiz isso com meu pai quando informei que não aceito a mulher dele lá na frente. Ameaçou dar show e eu cortei. ). A verdade é que nossos pais muitas vezes são infantis, coisas da sociedade brasileira que é incapaz de respeitar escolhas e leva tudo pro pessoal. Na boa? Não de corda. Quanto mais corda, mais drama. Ele é adulto. Quer dar show? Lide com as consequências
    • Responder
  • Mayara
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpe, May, mas acho que seu pai está só dificultando as coisas. Pais têm que entender que os filhos fazem as próprias escolhas e que o papel deles é apoiar e dar suporte e não fazer drama e chantagem emocional.
    • Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Setembro 2024 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não irei mudar, iremos manter os nosso nomes. Mas se tirar o sobrenome do seu pai é oq vc queria então não mude. Seu pai está bravo agora. Mas isso passa, ele não vai deixar de ser pai por isso. De um tempo a ele, logo volta tudo ao nomal.
    • Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você não deixa de ser filha dele mudando o sobrenome. Eu acho desnecessário esse show antes do casamento. Na realidade é apenas um papel, e na minha opinião isso me parece drama, xilique desnecessário. Espera ele se acalmar e expõe isso pra ele, mas não mude suas convicções e escolhas por causa disso.

Eu tenho nome composto e só um sobrenome. Pretendo mudar totalmente meu nome, cm todos os sobrenomes que nunca tive kkkkkk

• Responder
  • Gizelle
    Noiva Ativa Maio 2024 São Paulo
    Gizelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, acho que dá para entender seu pai também, né? Se o único sobrenome dele você tirou, é normal ele ficar chateado, é como se você estivesse rompendo definitivamente um vínculo com ele.
    Mas penso que ele esteja agindo assim só no calor da emoção, depois ele vai se dar conta de que vai perder o casamento da filha e que esse momento não vai voltar. Espera as coisas se acalmarem e tenta conversar com ele, explica o motivo da sua escolh.

Quando fazemos uma escolha, ela pode chatear pessoas que amamos.Particularmente eu preferi não alterar meu sobrenome e também não tiraria o sobrenome dos meus pais.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa outubro 2024 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ei! Então eu não sei como é seu relacionamento com seu pai, mas sei que os pais e principlamente mães são bem ciumentos com os filhos em questão de casamento.

Na minha opinião, vc fez o certo! Até porque quando vc casa sua prioridade é seu conjugue, então se pra vc é importante ter o sobronome dele, está erto.

Vá orando a Deus e conversando com seu pai, explica como foi dito ali que vc está criando sua família, mas que ele sempre será seu pai

• Responder
  • Mercedes
    Noiva Constante outubro 2024 Pernambuco
    Mercedes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa noivinha, que chato seu pai não está falando com você. Fiquei com uma dúvida, você tem mais de um sobrenome dele? Mas, tenho certeza que em breve tudo ficará bem! Tenta conversar com ele e explicar porque tomou essa decisão. Nós, por aqui, optamos por não mudar nossos sobrenomes, devido a tanta burocracia nos documentos.

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Constante Junho 2024 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu entendo os dois. Eu não tiraria meu sobrenome, apenas incluiria mesmo que ficasse grande.. acho complexo isso do nome
    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mayara, entendo seu pai e te entendo também. Eu quase tirei o sobrenome para não ficar grande demais, mas pensei melhor, acho que o meu também ficaria chateado por isso. Decidi manter o nome grande mesmo. Dá um tempinho pra ele processar e se acostumar com a ideia, nome é mais representativo, tenho certeza que seu amor por ele não diminuiu por isso e ele vai perceber isso também.
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Ativa Janeiro 2027 São Paulo Estado
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, noivinha... Poxa, que situação complicada.

Olha, não acredito que seu pai seja narcisista, acho que seria uma chateação, pois os pais algumas vezes podem se sentir trocados depois de tantos anos nos dando amor, provavelmente a chateação dele é essa. Eu optei por permanecer meu nome como está, mas não pelos meus pais ou para não parecer que eu "pertenço" ao meu noivo, mas sim pq é muita burocracia e é mais fácil deixar como sempre foi rsrs, então não tenho uma experiência para te dizer isso, mas acredito que o melhor é conversar, esclarecer, ele te ama e alguma hora vai entender, principalmente se ele ver que está super chateada por conta disso!

Boa sorte, que vcs tenham um casamento abencoado! Smiley heart

• Responder
  • Adriana
    Noiva Novata Novembro 2024 Rio de Janeiro
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia..
    O seu pai está com o sentimento de " perda" é difícil pra ele entender que vc cresceu e vai ter a sua família! Ele precisa compreender isso, sua escolha. Não será por causa do nome que vc não amará mais ele. Converse isso com ele. Que vc sempre será a filha dele como ele formou uma família agora é sua vez. A vida é um ciclo.
    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo a chateação dele, embora acho que não faça muito sentido. De qualquer forma, noivinha, o jeito é sustentar a sua decisão independente da reação dele, pois você está fazendo por você e pela sua vida de agora em diante.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa outubro 2023 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não adotei o sobrenome do meu marido,pq na minha opinião isso veio de uma época que a mulher iria "pertencer" ao homem,entende?
    Fora ter que mudar inúmeros documentos...

Mas essa sou eu,e você quis adotar,e deve ser respeitada! Converse com seu pai e exponha sua opinião.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu entendo vc optar por tirar o nome do seu pai, e acho q vc tem esse direito...mas tbm entendo o lado dele...e pra ser honesta se eu tivesse no lugar dele tb ficaria chateada...mas agora q vc tomou a decisão, tem q explicar p ele e tentar se entender

• Responder
  • Melyssa Pinheiro Lopes
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Melyssa Pinheiro Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A gente precisa aprender a conviver com a frustração das pessoas em relação a nossas escolhas.... Tudo bem vc tirar e tudo bem ele ficar chateado. Só não acho que vc precisa repensar suas escolhas pq desagradou alguém. As vezes os adultos fazem igual criança e batem o pé, fazem birra até que a gente faça o que eles querem, e isso é muito problemático.
    Pai e mãe também erram e também fazem coisas infantis.
    • Responder
  • Julliane
    Noiva Novata Novembro 2024
    Julliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ei noivinha, não acho normal o seu pai parar de falar com você porque retirou um dos sobrenomes deles, acho que isso se chama ser narcisista, é o seu momento, sua vida e suas escolhas, ele pode ficar magoado e chateado sim, porém, ele tem que entender a sua escolha e aceitas, porque você é adulta e ele também. Converse com ele sobre o assunto, é a melhor opção, mas não se sinta culpada, você não fez nada demais.
    • Responder
  • Leandra
    Noiva Esperta Julho 2024 Goiás
    Leandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie noivinha, nossa que situação difícil em, olha para ser sincera eu nunca tiraria o nome do meu pai, só acrescentaria o do meu noivo e para assinar eu posso abreviar! Não seria um problema ter um nome grande ao meu ver! Mas já que vc não vê problema tente conversar com ele e pedir desculpas, que você não sabia que iria chatear tanto ele! Mas caso não tenha feito ainda repense antes de tirar, se para ele é tão valioso vc ter o sobrenome dele vale a pena vc ponderar!
    • Responder
  • Karinati
    Super Noiva Março 2024 Santa Catarina
    Karinati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tendo seu pai, pois vc pode ver como "apenas um nome", mas pra ele pode ser algo q liga vcs dois... as pessoas mais velhas costuma dar mta importancia para os sobrenomes, acho q vc poderia considerar ao invés de tirar o dele apenas acrescentar o do seu noivo. O momento no qual um filho casa ja costuma ser traumatico para os pais, e acho q o fato de vc estar tirando um sobrenome está piorando essa situação para seu pai. Claro, a escolha é sua, mas tb vc vai precisar arcar com as consequencias dessa escolha, q pode ser sei pai se fechar e até mesmo não ir ao casamento.
    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mayara, é uma situação bem complicada mesmo... é sua escolha, é seu nome a partir de agora, mas eu acho que seu pai tem direito de estar chateado, é o nome dele saindo do seu. Porém, o fato de ele estar chateado não tira seu direito de escolha, se sua decisão é essa e é importante pra você acho legal manter.
    O que quero dizer é que acho você tem todo direito se fazer sua escolha e seu pai tem todo direito de não gostar dela, seu pai não precisa estar feliz em todas as suas decisões, ele pode ficar chateado às vezes como todo mundo pode e ele precisa saber lidar com isso, pois ele é adulto. Assim como você vai precisar lidar com o fato de magoar alguém que você gosta, e tá tudo certo. Eu quando casei não mudei de nome, por vários motivos, mas pretendo mudar depois de casar no religioso, vou entrar com o pedido no cartório pra isso. Mas não vou tirar o sobrenome de meu pai, vou apenas acrescentar o do meu esposo e vou ficar com meu nome+ 3 sobrenomes.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas