Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

M
Noivo Principiante Novembro 2026 Rio de Janeiro

Meus pais não aceitam meu noivado!

Marcelle, dia 4 de Janeiro de 2026 às 22:26 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 15

Estou noiva há quase 2 meses com 11 meses de relacionamento no total.

Eu tenho 20 anos com curso técnico, cursando faculdade e com um estágio maravilhoso que vai me abrir portas pro mercado de trabalho, tenho CNH também...

Meu noivo tem 25 anos com curso técnico, cursando faculdade e é funcionário público.

Estou contando tudo isso para mostrar que somos responsáveis e eu, pela minha pouca idade, já tenho muitas conquistas. Mas, meus pais continuam me colocando no lugar de quem não sabe o que está fazendo da vida.

Depois de noiva, resolvi ir dormir na casa do meu noivo (ele mora com os pais dele). Chegando no dia, os meus pais simplesmente ignoraram minha escolha e foram às 22h, na casa do meu noivo, tentar me buscar como uma adolescente que fugiu de casa. Fizeram um escândalo, eu bati o pé e não fui com eles.

Eles estão constantemente querendo insinuar que meu noivo me faz mal. Ele é um homem que me ouve, me ajuda a refletir, me acolhe... e nesse dia que meus pais fizeram um escândalo, ele não falou uma palavra pra me colocar contra meus pais, mesmo com eles tentando colocá-lo como vilão... Como alguém assim me faz mal?

Eu me sinto triste, tudo o que eu mais desejo é que meus pais aceitem o fato de que somos um casal adulto. Queria tanto ver eles ansiosos pro meu casamento, que me perguntassem sobre e oferecessem ajuda.

Minha sogra vêm constantemente nos ajudando e apoiando, ela já até deu algumas coisinhas para a casa.

PS: Ainda não temos data pro casamento. Com toda essa dificuldade com meus pais, só penso em primeiro organizar onde vou morar com meu noivo e me mudar, depois organizar a cerimônia que deve sair no final desse ano.

15 Respostas

Última atividade por Giovana, dia 2 de Fevereiro de 2026 às 14:15
  • G
    Noiva Principiante Julho 2027 Santa Catarina
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, tudo bem?

Confesso que aos 20 anos eu tinha uma opinião bem diferente da que eu tenho hoje com 30, principalmente porque agora eu sou mãe.

Não estou dizendo que teus pais estejam certos (longe disso), mas tente ver pelo lado de que eles querem o melhor pra você, provavelmente só te acham muito novinha pra estar tomando essa decisão.

Minha opinião: Desde que vocês dois consigam se sustentar sem a ajuda de ninguém e estejam felizes, segue em frente com teu casamento porque vale a pena.

• Responder
  • Marina
    Noiva Novata outubro 2026 Minas Gerais
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, querida.
    Passei por isso nos últimos 3 anos e não sou novinha.
    Recentemente tive uma conversa muito séria e difícil com meus pais. Foi muito difícil porque além de falar temos que estar abertas a ouvir o que não queremos.Conversei com seus pais, aprecie o que eles tem a te dizer, reflita, apresente seus pontos, com calma, com muito respeito e amor.Tenho certeza que eles te amam muito e querem o melhor pra você.
    • Responder
  • Priscilla Schendroski
    Noiva Curiosa Novembro 2028 São Paulo
    Priscilla Schendroski ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Marcelle!
    Parabéns pelo seu noivado. Que Deus abençoe esse novo e importante passo na vida de vocês.
    Gostaria de compartilhar um conselho que aprendi alguns anos atrás. Quando iniciei a terapia, levei muitas questões relacionadas a implicâncias dos meus pais com algumas decisões minhas. Eu ficava muito brava e reagia de forma confrontadora. Com o tempo, a psicóloga me ajudou a entender que meus pais não iriam mudar, e que cabia a mim respeitar a forma deles pensarem, sem “peitar” ou agir de maneira afrontosa, como eu fazia antes.Aprendi que é possível seguir em frente com aquilo que é bom e correto, mostrando com sabedoria que é a nossa vida e que tomamos nossas próprias decisões, mas sempre com respeito. Assim como outras noivinhas já comentaram, o diálogo feito com mansidão é essencial. Mesmo que não haja mudança imediata, a nossa parte terá sido feita.Entregue tudo nas mãos de Deus. Nossos pais viveram mais do que nós e, muitas vezes, não falam por mal, mas por experiências difíceis que tiveram e, principalmente, porque nos amam e querem o nosso bem. Eu realmente acredito nisso.
    • Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tenho 19 anos e tambem vou me casar jovem, minha vida é bem parecida, tenho curso técnico, facul a diferença é que vou sair do meu emprego pra mudar de cidade e a unica coisa que eu te digo é FAÇA! Seus pais não vão aceitar provavelmente eles já determinaram um "futuro" pra você, faça o que você deseja, vocês podem construir uma estabilidade juntos já que você esta caminhando pra isso, não existe tempo certo ou errado pra casar, se você sente que é isso que quer faça!

Se você fazer as vontades deles vai estar seguindo a vida deles e não a sua!

se algo der errado (Deus queira que não) você sempre vai ter a chance de recomeçar novamenteSmiley heart

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Marcelle, sinto muito pela sua situação... para quem está de fora, fica dificil opinar, pq a gente não teve acesso a versão de seus pais... para entender essa implicância de seus pais com seu noivo... de todo modo, o que me chamou atenção nesta história é que além de vocês terem pouco tempo de relacionamento (o que não é exatamente um problema, pq eu conheço pessoas q casaram c 6 meses de namoro e são casados e até hj e uma amiga da minha que namorou 11 anos se separou pq o marido tinha amante... e ela descobriu da pior forma, pq ele transmitiu uma doença para ela) ... mas mme parece tb que voces nao estão exatamente estabelecidos financeiramente, ainda cursando faculdade e não sei exatamente qual é o curso q vc frequenta, mas o fato de vc estar fazendo um bom estágio não significa que vc será efetivada... infelizmente, o mercado de trabalho, não é uma matemática em que 1+1=2... as vezes a pessoa faz uma faculdade boa, estagia num lugar legal q vai conseguir um emprego bacana quando se formar...então, o conselho que eu te dou e primeiramente se estabeleçam profissionalmente, solidifiquem o relacionamento e depois deem o proximo passo...

• Responder
  • Monique
    Noiva Ativa Junho 2026 Santa Catarina
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Marcelle.

Sua situação é realmente complicada, e na minha opinião existem vários pontos que precisam de atenção neste caso, e que eu acho que você deveria tratar com terapia para entender melhor.

1º Vejo uma superproteção dos seus pais sobre você, e por mais que seja com boa intenção, acaba tendo mais efeitos negativos do que os positivos. É o caso do dia que foram buscar você na casa do seu noivo, mesmo vocês tendo acordado que você dormiria lá.

2º O relacionamento de vocês eu considero relativamente recente, o que não é um problema, porque realmente não acredito que o tempo significa nada, mas com a sua idade às vezes tendemos a agir por impulso, e talvez este seja um dos receios dos seus pais. O medo deles pode ser que vocês estejam indo rápido de mais. Tente entender se é este o caso, e como você pode confortá-los de que essa é uma decisão Sua. Você é adulta, e livre pra tomar suas decisões, mas você precisa analisar se você não está querendo dar esse passo na vida a dois buscando "fugir" das rédeas que seus pais colocam em você.

3º O casamento trás inúmeras responsabilidades, e como bem colocou a Elisandra, a responsabilidade financeira é uma delas. Para que o casamento dê certo vocês dois precisam estar alinhados quanto a isso, se não a questão financeira vai ser sempre motivo de brigas e desentendimentos entre vocês.

Eu sugiro uma conversa clara com seus pais de que esta é uma decisão que você está tomando com base nas suas próprias vontades, e que você quer que eles estejam do seu lado te apoiando. Você vai precisar deixar claro também que está ciente das consequências que esta nova fase poderá ter na sua vida, e isto inclui os prós e os contras. Mostre pra eles que você tem capacidade de ser independente, e que pretende contar com eles como seus conselheiros, mas que as atitudes que estão tendo só fazem você querer afastá-los das suas decisões.

• Responder
  • Simara
    Noiva Novata outubro 2026 São Paulo Estado
    Simara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Marcelle não sei se você faz terapia... se fizer Ótimo! Se não... faça! Te dará mais clareza.
    Meu pai fez comigo o que sua mãe fez com você. Eu reconheço a sua dor.

Siga de olhos abertos, invista em terapia, cursos de auto conhecimento, constelação sistêmica... não tenha pressa! Viva o processo e sinta se abraçada
    • Responder
  • M
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Parabéns pelo recomeço, Simara!

Sendo sincera, eu amo e honro muito meus pais, mas eu tenho mais motivos para desconfiar que minha mãe esta sendo abusiva ao invés do meu noivo.

Quando eu tinha 18 anos, eu tinha combinado de sair às 19h pra ir no carnaval que era pertinho da minha casa com pessoas confiáveis, era seguro e eu ia voltar às 22h. Mas, ela disse que eu só iria se ela fosse. Discordamos, ela tentou me trancar em casa, ficamos um tempão nisso, até que eu consegui sair de casa finalmente. E não, isso não se tratava de apenas proteção.

Obrigada pelo conselho, vou ficar de olhos abertos para meu noivo.

• Responder
  • Elisandra
    Noiva Curiosa Março 2027 São Paulo
    Elisandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Marcelle,
    Parabéns pelo noivado. Referente aos seus pais, já sentou para conversar com eles ? Sei que essa fase de noivado ficamos na empolgação, mas é necessário analisar todos os pontos. Você disse que ainda está cursando faculdade e estagiando, já conversou com seu noivo sobre a situação financeira ? Estudos pós casamento, etc ?
    Digo isso porque tenho 25 e meu noivo 28, decidimos noivar e nos casar somente agora, depois que passamos a fase de faculdade para justamente não nos apertarmos financeiramente e estarmos em empregos estáveis. É importante ter essa conversa e sempre plano B, casamento e morar junto é muito bom mas a parte financeira e dos estudos é muito importante também.
    • Responder
  • Simara
    Noiva Novata outubro 2026 São Paulo Estado
    Simara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha Marcelle... Tenho 43 anos e estou indo para meu segundo casamento e que deveria ter sido o primeiro e único se tivesse ouvido a minha mãe.

Eu casei com uma pessoa que era abusivo mas eu não via isso e minha mãe me alertou que ele não era para mim e eu sofreria muito. Eu ja conhecia meu atual (so ficavamos) mas ela dizia para que eu tivesse paciência que seria ele. Eu n tive paciência e meu ex me pediu em namoro e eu aceitei, depois casamos e vivo o pior da minha vida por 14 anos, ele ne manipulava e eu não sabia. Era normal pra mim! Todos diziam que ele me amava muito e eu acreditava. Descobri depois de fazer um curso de Coaching no IBC que era um relacionamento abusivo. Me separei e reencontrei meu atual e vamos nos casar e eu sou a mulher maia respeitada, feliz do mundooooo. Minha mãe estava certa. Então te digo: Observe! Observe! Dificilmente seus pais estão errados.
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Você já perguntou ao seus pais o motivo, já sentou com eles e noivo pra conversar, primeiro veja com seus pais o motivo desse auê todo e em segundo prepare o noivo, senta todo mundo junto se os pais dele quiserem estar presente também é bem vindo e bate o papo, olho no olho, escolha bem as palavras sejam abertos e sinceros como isso tudo pode ser bom para a família, se depois disso não houver um entendimento, aí você segue seu caminho, não desista do sonho e nem do noivo, mas apure bem, e ore a Deus pedindo discernimento, Deus os abençoe.

• Responder
  • M
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelas palavras, Larissa!

Antes do noivado, minha mãe já implicava com o meu relacionamento, ela até chegava a chamar nosso relacionamento de "abusivo", o motivo? Porque na cabeça dela estávamos nos vendo demais. Mas nada chegava a ser extremo.

Depois do noivado, parece que finalmente eles perceberam que eu tenho autonomia para sair de casa. Sempre conversei com eles sobre isso, da vontade que eu sinto de ter autonomia, mas parece que só ignoraram e agora culpam meu noivo, tentando insinuar que eu não seria capaz de ter essa ideia. Como se o meu homem tivesse sequestrado a filha deles.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Esperta Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Marcelle. Imagino como seja difícil para você passar por essa situação. Você já chegou a sentar com seus pais e tentar entender porque eles agem dessa forma? Como você ainda é jovem, talvez seja difícil para eles te verem como adulta já, principalmente se você for filha única. Seus pais sempre foram contra o relacionamento ou contra o seu noivo? Pergunto porque talvez seus pais estejam com ciúmes agora que você está noiva, talvez pensem que você vai abandona-los.
    • Responder
  • M
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que delicia o seu relato, Nanda. Obrigada pelas palavras.
    Uma coisa que digo pro meu noivo é que não importa o que aconteça, o que existe entre o casal é o que prevalece sempre. Se vamos construir uma vida a dois, os nossos laços precisam ser fortes.
    • Responder
  • Nanda
    Noiva Curiosa Março 2026 São Paulo Estado
    Nanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Marcelle primeiramente sinta-se abraçada e todos os seus sentimentos são válidos e são seus! Permita-me dar minha opinião tendo como base o que você escreveu, primeiro, seus pais te amam e sempre vão te enxergar como a “menininha” deles! Sou mãe de um rapaz de 15 anos, e sempre que olho pra ele com sua chatice de adolescente, eu enxergo o bebê que olhava pra mim enquanto sugava meu peito pra mamar (esse momento de troca de olhares entre mãe e filho é mágico). Então acredite, eles não fazem por mal e nem te querem mal.
    Talvez estejam com receio, e querendo te proteger!
    Você é jovem! Mas sim, é uma mulher adulta! E tem todo direito de fazer suas escolhas, e arcar com todas as consequências delas.Acredito que o ponto principal é seus pais perceberem que VOCÊ ESTÁ FELIZ! Que seu noivo TE FAZ FELIZ!Afinal todos os bons pais desejam que seus filhos sejam felizes.Não sei qual sua fé, e seja qual for, entregue e confie.Faça sua parte sendo feliz, tendo paz no coração e eles vão perceber!Justamente por ser jovem, você tem todo direito de TENTAR!Eu me casei aos 22anos, vivi um relacionamento altamente abusivo, mas fruto disso tive a melhor experiência da minha vida: SER MÃE! Então nunca posso dizer que não faria novamente, pois amo meu filho, e ele não seria ele se fosse diferente!Hoje reconheço o amor leve, e vou me casar novamente! E sempre digo ao meu noivo que reconheço o quão bom é nosso relacionamento porque vivi o ruim.Ou seja, EXPERIÊNCIA! Viver a vida e não só existir!VIVA A SUA VIDA! E se possível SENDO FELIZ!Cedo ou tarde, seus pais aceitarão!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas