Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

F
Noiva Master Março 2019 Minas Gerais

Minha experiência com um casamento sem festa #textao

Fabi, dia 29 de Março de 2019 às 17:50

Publicado em Fórum Antes do casamento 108

Brides Tudo bem? Hoje vim aqui contar sobre a minha experiência de um casamento sem festa. A decisão de não fazer festa nem outro tipo de recepção para os convidados veio da soma de vários motivos... 1. Eu e meu noivo não somos festeiros e certamente não aproveitaríamos a festa; 2. Casamos...

Brides Smiley heart Tudo bem?

Hoje vim aqui contar sobre a minha experiência de um casamento sem festa.


A decisão de não fazer festa nem outro tipo de recepção para os convidados veio da soma de vários motivos...


1. Eu e meu noivo não somos festeiros e certamente não aproveitaríamos a festa;

2. Casamos num domingo, no horário do por do sol, e festas/recepções assim não são proveitosas, o pessoal prefere ir embora cedo devido aos compromissos de segunda feira;

3. Condições financeiras. Respeitamos opiniões diversas, mas achamos prudente não gastar um valor alto com festa tendo em vista que iríamos morar de aluguel, fora os móveis que precisamos de comprar;

4. Caso fizéssemos festa, não queríamos fazer só pra uns e para outros não. O que indica um número grande de convidados, pois temos família grande e muitos amigos.


No início fiquei cismada, pensativa sobre como as pessoas receberiam esse fato de não ter festa, até mesmo um pouco envergonhada pensando nos convidados que viriam de longe... Mas só os noivos sabem o que é bancar um casamento e o início de uma nova vida, não é mesmo?


Infelizmente, festa de casamento foi a primeira coisa que nos perguntaram depois da data do casamento, e fomos sinceros ao responder, dissemos os nossos motivos com carinho. Algumas pessoas compreenderam e nos apoiaram, já outras, disseram comentários ácidos. Mas foi com essa sinceridade que fizemos o nosso convite para a cerimônia que foi civil e religiosa.


Ah! No convite impresso, também colocamos a frase "os noivos receberão os cumprimentos na igreja" , e isso já é um indicativo de que não teríamos recepção.


Além do mais, fizemos nosso chá de panela 05 meses antes do dia C, e lá deixamos claro que ali seria a nossa comemoração. Investimos um pouco mais para chamarmos o máximo de familiares e amigos... Estimamos 150 pessoas. Foi muito bom, ganhamos muitos presentes e todos abraçaram a nossa ideia.


Chegou o dia C...


Durante o dia, despi-me de todas as preocupações, pois tinha dado o meu melhor e fui sincera em tudo. Iria ficar ressentida por não poder dar o que não tinha condições? Pensei comigo: "quem me ama estará comigo. não me importo se a igreja estiver vazia..."


Chegando na igreja, que tem capacidade para 320 pessoas sentadas, todos os bancos estavam completos e tinha gente em pé! Além disso, ganhamos muitos presentes na igreja.

No final da cerimônia, demos bem casados aos convidados. E até hoje recebo elogios pelo casamento!


É isso, minha gente. O casamento de vocês não será menos especial se não tiver festa. Deixem essa insegurança pra lá! O que importa é sermos prudentes, sinceros em tudo e pricipalmente, celebrar o amor! Cada coisa a seu tempo!


Beijos!

108 Respostas

  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que lindo comentário, Lili!

    Senti seu carinho!

    Obrigada Smiley heart

    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como não tinha visto seu debate antes?
    Nossa q relato lindo.
    Eu amei Fabi. Parabéns. E sua festa estava linda e vc mais ainda.
    Eu tbm não tinha orçamento pra festa, tínhamos acabado de sair de uma longa construção da nossa casa e estávamos mobiliando a casa. Ganhamos a festa do meu pai. Se nao fosse, teria feito igualmente vc.
    Recepção na igreja e distribuição dos meus adorados bem casados ❤❤
    • Responder
  • Nataline
    Super Noiva outubro 2019 São Paulo
    Nataline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola casadinha...
    Nossa tbm irei casar somente na igreja e nao farei festa!
    E os motivos sao os mesmos que os seus...E mei pensamento é exatamente o mesmo quem nos ama msm estara la na igreja abencoando a nossa uniaoAmei o swu texto e nao vejo a hora de poder escrever o meu 😀
    • Responder
  • Lajhon
    Noiva Curiosa Março 2022 Rio de Janeiro
    Lajhon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por compartilhar ☺️
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Julho 2019 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo! Emocionante! Parabéns pelo casamento e que Deus abençoe vcs.
    Às vezes a gente faz o que não pode tentando agradar as pessoas, mas na realidade aqueles que realmente se importam conosco vão independentemente do que será oferecido. Lindo!

    • Responder
  • Thamires
    Noiva Constante Fevereiro 2020 São Paulo
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo. Amei!
    O Mais importante é mesmo as pessoas que estão do nosso lado não importa o que, e tenho certeza que você aproveitou o seu dia. Queria ter pensado como vc agora... agnt gasta o qu tem e o que não tem pra fazer uma festa que as vezes agnt nem ve passar né... MAs ta bom.

    Fiquei feliz por ter dado certo para vc!
    Smiley heart

    • Responder
  • Malu
    Noiva Ativa Setembro 2020 Rio de Janeiro
    Malu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo!!!! Parabéns. Amei a idéia e a sinceridade que vocês tiveram.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal casadinha! Bem legal seu depoimento!

    Eu só discordo um pouco com relação ao casamento no domingo nesse horário. O meu foi num domingo às 16hrs e o pessoal aproveitou muito, somente os mais velhos foram embora mais cedo porque não curtiam festa mesmo, mas o restante ficou até o final.

    • Responder
  • Leticia
    Noiva Esperta Agosto 2019 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha não farei festa pelos mesmos motivos que você...não estou podendo nem fazer tudo do jeito que queria na igreja por condições quanto menos fazer festa...e tal bom ouvir relatos de pessoas como você que não fizeram e estão felizes com isso...porque a gente escuta cada comentário...
    • Responder
  • J
    Noiva VIP Abril 2021 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada por compartilhar...

    Minha neura toda com a festa é que penso que queria que meu noivo tivesse essa experiencia de se divertir, fazer bagunça com os amigos...celebrar esse momento!

    Eu particularmente não me importo pq pra mim o essencial do casamento eu faria com bolo e champanhe numa boa...

    Mas divido o mesmo dilema de não querer excluir pessoas, adesão não daria certo (eu acho) meu noivado foi assim e teve muita falta no dia....enfim muitas coisinhas pra ponderar daqui até lá...

    Felicidades e muito amor Fabi, amei seu debate

    • Responder
  • Gabrielly
    Noiva Novata Agosto 2019 São Paulo
    Gabrielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom compartilhar isso conosco iremos pra um restaurante depois e cada um irá pagar o seu !
    • Responder
  • Samara
    Noiva Curiosa Dezembro 2021 Espírito Santo
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pela decisão. Também estou pensando seriamente em não fazer festa e investir numa viagem.

    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depende. Não vou contratar buffet* (não consegui apagar o comentário anterior). Vou contratar uma cozinheira, que sai muito mais em conta! Como sao poucas pessoas, tudo é "menos" rsrs
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depende. Não vou contratar bufdet
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Fevereiro 2020 Distrito Federal
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hummm. Pois é. Mas aí tem que contratar tudo né kk
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Maravilhoso! Obrigada por compartilhar! Vejo muitas postando sobre festa, mas quem realmente se importa com o casal estará lá independe se após terá uma festa ou não. CASAMENTO NAO É EVENTO! É BÊNÇÃO!
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva outubro 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bruna, irei fazer uma pequena recepção apenas para pais e padrinhos, para eles n terem q ir para casa depois.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Fevereiro 2020 Distrito Federal
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ei Fabi, você fez algum jantar para os pais? Tenho essa preocupação depois. Quero fazer só bolo e refrigerante, mas penso nos pais e irmãos depois... Acho meio complicado oferecer um jantar depois só para eles (já fizemos isso no noivado juntamente com o pastor), mas também não queria que eles fossem direto para casa...
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ahh que top Fabi!!! Amei teu relato, e é isso, no inicio não sabemos muito como lidar com as coisas, pq a tradição manda isso, os parentes falam aquilo, o vizinho casou e fez isso. Mas depois que conhecemos tantas histórias como a sua e de muitas noivinhas, fico repensando sobre nossas decisões e por muitas vezes me pego imaginando que poderiamos ter feito diferente, com a grana ter feito um casamento somente para os mais proximos mesmo (30 pessoas) em um lugar lindo onde todos pudessem aproveitar juntos, com mais qualidade e mais intimista. Mas enfim não devemos nos arrepender, mas que penso, isso eu penso kkkk. Toda a felicidade do mundo para vcs linda! Smiley love

    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Junho 2020 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei seu debate noivinha, muito valioso.

    • Responder
  • Jeniffer
    Noiva Novata Novembro 2019 São Paulo
    Jeniffer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom saber que por aqui tem noivas "gente como a gente", atualmente eu e meu noivo não frequentamos nenhuma igreja e pelos mesmos motivos estamos pensando nessa questão de fazer ou não alguma coisa, jantar, churrasco, algum tipo de celebração ou não, já que vamos até então, casar no civil. Em fim, obrigada por postar sua experiência, com certeza nos faz parar pra pensar mais uma, duas, três, infinitas vezes no assunto. Smiley heart

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Cá!

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz em ajudar!

    • Responder
  • Thais e Guilherme
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Thais e Guilherme ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo esse texto.. amei

    • Responder
  • Cinthya
    Super Noiva Fevereiro 2020 Minas Gerais
    Cinthya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bacana noivinha!
    O meu também não terá festa. Optamos por fazer uma viagem que sera muito mais proveitoso pra nós. Fora que o que vc disse é verdade, como meu ape nao vai ficar pronto vamos morar de aluguel e tem os móveis tbm.
    Não estou preocupada com isso, como vc ressaltou muito bem, quem gostar de nós dr verdade estará presente. E a familia dele tbm é de fora!

    • Responder
  • Thais
    Noiva Esperta Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bom, casadinha!!! Que Deus continue abençoando vocês sempre Smiley heart

    • Responder
  • Cássia
    Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindo depoimento, Fabi!

    Tudo que é feito com amor e carinho fica perfeito! Smiley heart

    • Responder
  • Mythalle
    Noiva Master Junho 2019 Minas Gerais
    Mythalle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fabi, iremos fazer um casamento sem festa também, daremos só bombons na porta da igreja. E estou igual a você quem se importa com a gente vai está la. No nosso convite não colocamos que os noivos receberão os cumprimentos na igreja, pois estávamos querendo fazer festa e depois do convite está pronto, decidimos não fazer mais festa devido as condições e outras prioridades, iremos deixar claro para os convidados na hora de entregar os convites que não teremos festa! Smiley smile

    • Responder
  • Paloma
    Noiva Esperta Agosto 2020 São Paulo
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Irei fazer o mesmo que você e sigo com esse lema "Quem realmente for importante, estará lá" ❤️
    • Responder
  • R
    Noiva Curiosa Abril 2019 Minas Gerais
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca liguei casamento a festa, principalmente agora que eu vou casar.
    Festa é pra quem pode, pra quem tem. Se eu e meu noivo tivéssemos condições ia ter, mas é como se isso nem existisse pra nós. As pessoas perguntam se vai ter festa ou recepção como se fosse obrigatório! Eu gosto de ir a casamentos e n fico esperando comes e bebes não, engraçado é que o que mais tem é gente fazendo as coisas sem poder, simplesmente pra mostrar status ou pra não ficar "feio".
    Entram no casamento com dívidas e as pessoas que foram "festejar" não se deram o trabalho de levar uma colher de pau de presente.
    • Responder
  • Anny
    Noiva Master Maio 2019 São Paulo
    Anny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate noivinha! Arrasou 👏👏👏👏
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2019 Sergipe
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo o seu depoimento! Que bom o estilo leve de vida que vce o seu esposo escolheram. Quanta serenidade em um debate. Parabéns!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas