Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna
Noiva Master Fevereiro 2019 Paraná

Minha experiência trabalhando com a minha cerimonialista e dicas para um casamento perfeito

Bruna, dia 25 de Junho de 2018 às 12:56 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 45

Gente, há um tempo atrás eu contei pra vocês que eu fechei minha cerimonialista depois de trabalhar num casamento com ela.

Resumindo a história, eu tava procurando alguma cerimonialista pra trabalhar, pra ter referências de casamento na minha cidade, saber o que está em alta, o que dá errado, como as cerimonialistas trabalham, e etc, além de fazer uma graninha extra. E essa, foi a unica cerimonialista que acatou minha ideia. Aí, claro, trabalhei com ela.. e ADOREI o trabalho dela.

Ela fez um preço super especial pra mim, como contei no debate, e aí eu trabalhei em mais um casamento com ela no começo do mes (Dia 09/06). Foi ainda mais incrível essa segunda experiência. Era um casamento mais parecido com o meu (estilo clássico, casamento+ salão). O primeiro casamento tinha sido um rústico, bemmm simples.

Pois bem. Cada um de nós cerimonialistas (éramos 4, pra 150 convidados), estávamos com a programação do casamento todo em uma prancheta. Tinha horário pra TUDO e cada mínimo detalhe estava detalhado no cronograma. E pasmem: absolutamente NADA deu errado casamento. O casamento iniciou exatamente na hora que estava programado, as entradas foram com exatamente as musicas escolhidas pela noiva, a ordem das entradas foi como ela havia programado.. e enfim.. acabou na hora certa.

Os convidados tinham lugares marcados, e ao contrário do que eu pensei, isso foi um show de organização. Eu pensava que isso gerava muvuca e confusão.. mas nossa, fez toda a diferença. Os convidados chegam, nós, cerimonialistas, estávamos com alista dos convidados, por ordem alfabética, indicando o numero da mesa e o mapa das mesas. Então dávamos boas vindas, perguntávamos o nome, falávamos o numero da mesa e onde ficava. Gerou uma pequena fila, mas foi tudo muito rápido. E aí a mágica foi quando a noiva estava tirando foto e estava no cronograma pra não esquecer de tirar fotos com as avós. Como saber quem é a avó? Simples. Estava na lista dos convidados. bastava ir diretamente à mesa 10, por exemplo, e chamar a senhora fulana pra tirar foto. Sem o muvuco de "cadê a senhora fulana? alguém viu?". Entre outros benefícios de indicar em quais meses tinham idosos, bebês e gestantes, para darmos prioridade na liberação das mesas pro buffet.

Gente, até a hora da gravata e do sapato foi mega organizado. Os noivos se dividiram no salão de um jeito que eles não se chocassem pra não ficar um aglomerado barulhento de pessoas.. rs.. e deu certinho.. eles revesaram os lados do salão e todo mundo adorou! Nessa hora, eu fiquei responsável em distribuir os numeros da senha do sorteio.. foi o máximo!

Enfim.. eu fiquei abismada quando eu olhava no relogio e via tudo funcionando na hora exata, nunca tinha visto aquilo. Nada atrasou gente.. A noiva conseguiu cumprimentar todo mundo, tirar fotos com todos os padrinhos e familiares, conseguiu comer, conseguiu aproveitar a festa até o ultimo, porque a gente dava o suporte máximo pra ela o tempo todo.

Quando eu voltei embora, estava ainda mais animada com a cerimonial que contratei.. fiquei bem satisfeita mesmo.

E eis que hoje a noivinha que atendemos mandou um áudio pra minha cerimonialista dizendo que os convidados dela elogiram muiiiitooo a nossa equipe, que os convidados nunca viram um casamento tão organizado.. Nossa.. fiquei mega feliz né? Afinal, fiz parte de tudo pra que a magica acontecesse. O segredo de tudo, segundo minha cerimonialista, foi a preparação pré-casamento, durante a assessoria. Foram váárias reuniões para passar um pente fino de toooodo o cronograma. tim-tim por tim-tim. Quanto mais exigente e detalhista é a noiva antes do casamento, maior a chance do casamento ser impecável.

Então gente: sejam detalhistas e exigentes com vossas cerimonialistas. Peguem no pé, se reúnam com os fornecedores (junto com a cerimonialista), passem a limpo o cardápio, as musicas, as bebidas, seja lá, os doces, as cores das flores, a coreografia, os vídeos e fotos, seja lá o que for, e exija que tudo saia de acordo com o previsto. Não existe essa de "não falei nada pra ela porque achei que era óbvio". Nada é óbvio num casamento, porque um é diferente do outro. Tudo tem que ser conversado. Qualquer dúvida que você tenha, por mais ridicula que seja, pergunte. Peça o máximo de auxilio possível, afinal, você está pagando por aquilo.

E principalmente, não deixem de contratar esse serviço. Se tá faltando grana, economiza em outro fornecedor, mas não deixe passar em branco essa parte. É muito essencial. Vocês podem até ter vistos depoimentos de casamento que deu certo sem cerimonial, mas pode ter certeza que a noiva trabalhou em triplo, e não foi nada fácil. E como sabemos, é a minoria que dá certo sem cerimonial.

Enfim gente, é isso! Vou deixar aqui a foto minha trabalhando hahaha

CerimonialMinha experiência trabalhando com a minha cerimonialista e dicas para um casamento perfeito 1CerimonialMinha experiência trabalhando com a minha cerimonialista e dicas para um casamento perfeito 2

Um beijooo, espero que tenham gostado!

45 Respostas

Última atividade por Gabriela, dia 28 de Junho de 2018 às 07:25
  • Gabriela
    Noiva Master Setembro 2026 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah sim, é algo que você pode planejar de acordo com os dias que quer trabalhar. Depois do seu debate fui dar uma olhada na internet e tem vários cursos disponíveis. No momento estou sem grana, mas futuramente quem sabe eu não faço né? É bem interessante Smiley smile

• Responder
  • J
    Noiva Ativa Janeiro 2020 São Paulo
    Jailma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu amei , aqui pelo casamento.com estou fazendo a lista de convidados e o mapa das mesas pra poder ter uma base facilita muito . Mais muito obrigado pela dica ! Bjs
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahhh, mas tenho certeza que você vai achar uma ótima cerimonialista também.

Visite vááárias, converse com várias e feche com aquela que mais te deixar confortável e confiante. Não se esqueça de conversar com noivas que já fizeram com ela. Veja o portifolio dela (insta, face) e tire tooodas suas duvidas antes de fechar. Boa sorte

• Responder
  • T
    Noiva Curiosa Fevereiro 2023 São Paulo
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahhhhhh que pena, sou da Capital de São Paulo 😥
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então Gabi, a minha cerimonial não faz muitos eventos por opção. No máááximo 2 casamentos por mes, e olhe lá. Porque ela gosta de dar atenção exclusiva pra noiva nas semanas pré-casamento. E eu participei de dois casamentos só com ela, então os fins de semana com meu noivo estão ok hahahha

Depois do casamento eu vou ver se eu ela fechamos uma parceria mais séria, como sócias mesmo. Aí o valor de cada contrato vai ser divido 50% pra cada. Já conversamos sobre isso e acho que vai vingar.. é uma area que eu gosto muito.

O valor dela também é bem acessível. Varia de acordo com o contrato que a pessoa quer fechar (só dia, com confirmação de presença no ativo, e etc). Mas se você quer mesmo começar nessa área, te sugiro fazer alguns cursos de eventos e participar de workshops. Algumas igrejas inclusive exigem que a cerimonialista tenha feito curso de cerimonial. Assim que passar a correria do casamento, eu com certeza vou investir em alguns cursos pra me qualificar melhor!

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Setembro 2026 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que legal ver seu relato! Sou assistente social e está muito difícil achar emprego na minha área e amo tudo o que envolve casamento, o único grande porém para trabalhar com isso é porque provavelmente 99% dos finais de semana você estará trabalhando né? E tendo, por exemplo, um noivo que trabalha normalmente durante a semana, os únicos dias livres são sábado e domingo né? De qualquer forma é algo que desperta muito o meu interesse e achei bem bacana você se disponibilizar para auxiliar essa assessora.

No caso da minha achei o valor bem acessível, você acha que os valores recebidos são bons?

Agradeço pelo debate, vou me esforçar pra junto à minha assessora deixar tudo o mais organizado possível previamente Smiley kiss

• Responder
  • Cris
    Noiva Curiosa Fevereiro 2019 Rio Grande do Sul
    Cris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu é para 250 convidados, quantas tenho que ter?

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que maximo ler isso Bruna, eu já estou montando todo eu cronograma com base em todo minha experiencia (aqui na comu kkk) já pra não dar nada errado! Acho que isso vai ajudar muito e com relação as mesas uso o organizador aqui do site e foi uma das primeiras coisas que fiz por achar muito mais pratico!

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo Lau.. seja uma noiva exigente hehhe dê bastante trabalho pra sua cerimonial antes do grande dia!

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Larissa, eu recomendo sempre duas, independente do numero de convidados. Te digo porque:

na hora da entrada da noiva, por exemplo, uma fica a total dispor da noiva enquanto a outra fica lá dentro, dando sinal pro musico nas entradas.

Na hora da festa... uma pessoa vai ficar toda hora indo no carro/salinha buscando coisas de emergência. Por ex: uma convidada tava com dor de cabeça e pediu remédio.. fui no carro buscar.. outra estorou a alça do vestido, fui no carro buscar o joguinho de costura que gente tem de emergência.. enfim.. e quando isso acontece, festa não pode ficar sem ninguém, sabe? sempre tem que ter alguém de olho.. mas essa é a minha opinião.. não sei como uma cerimonial dá conta sozinha de um casamento, por menor que ele seja.. rs

Mas sobre a indicação... isso, abra debate e procure indicação. quando for fechar, converse com noivas que fez com essa pessoa antes e pergunte detalhadamente como foi.. se ela tava uniformizada, se ela é atenta, se ela é educada, etc. Porque eu queria contratar alguma cerimonialista com indicação (tenho várias primas que já casaram), e não tive coragem de fechar com nenhuma, porque foram tudo má educada no casamento ou fizeram um trabalho péssimo... não consegui nenhuma prima que dissesse: fecha com ela pq é a melhor.. então procure muito indicação..

• Responder
  • Renata De Oliveira
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Renata De Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Bruna!Smiley smile bjs
    • Responder
  • Lauany
    Noiva VIP Março 2019 São Paulo
    Lauany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que relato heim, noivinha vou anotar todas as sua dicas aqui e coloca-las em pratica Smiley heart

• Responder
  • Larissa
    Noiva Curiosa Fevereiro 2019 Bahia
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito interessante seu post.. inclusive vou fazer um perguntando se alguém tem indicação aqui em Salvador. Estou pesquisando! O meu será para 60 convidados. Será que apenas uma é suficiente?
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Maio 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sensacionaaaaal, acho que é o sonho de toda noiva que tudo ocorra perfeitamente e sem atrasos, adorei a dica, já sou detalhista faltando quase 2 anos, agora é que serei ainda mais. Obrigada pela dica viu, foram muito úteis
    • Responder
  • L
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahaha....faço ideia! Eu sou responsável pela coordenação e organização de todas as entradas e checagem de tudo o que participará da cerimônia! Tem dias que ando com tudo debaixo do braço pra não sair de perto de mim....kkkkkkkkkkk.....
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Thayná! Nós somos de Curitiba!

• Responder
  • T
    Noiva Curiosa Fevereiro 2023 São Paulo
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bruna, de que estado/ região você é?
    Tem o contato da cerimonoalista? Pode passar? Já amei a equipe!!! 👏👏👏👏👌
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tente procurar alguma por aí Lari ahhahah vai que acha?

Eu também adoreii, nossa, depois desse casamento tenho dormido bem mais tranquila kkkk

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

é verdade Lorena, muita responsa mesmo hahaha. eu fiquei responsável pelas alianças na hora de cerimônia.. tava no meu bolso.. magina? kkk a cada dez segundos eu checava se tava lá hahahah

• Responder
  • L
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eh maravilhoso e muita responsa lidar com os sonhos de outras noivinhas Bru! Eu também amo ver o brilho nos olhos dos noivos e dos convidados quando tudo dá certo!
    Parabéns e sucesso! 😙😍😍😍😍😍😍
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahh, se ela falou então deixa assim Smiley smile vai dar tudo certooo!

• Responder
  • Renata De Oliveira
    Renata De Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ela falou q teremos uma reunião 1 mês antes..q será em agosto.
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Renata, marque uma reunião já.. Passe pra ela os detalhes.. Se você sair da reunião super confiante e feliz, e se vocÊs continuarem a acertar os detalhes por whats, telefone, acho que tá ótimo. Senão, marque mais uma uma semana antes.

A cerimonialista não falou nada sobre reunião com vc ainda?

• Responder
  • T
    Noiva Constante Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso que eu não sei, acho que é só cerimônia mesmo
    • Responder
  • Renata De Oliveira
    Renata De Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas Bruna. .depois q vi mtos debates aqui sobre ccerimonialista ..refleti melhor e vi q é importante sim. Por isso terei uma..mas somente p dia...Tu acha q uma reunião q eu tiver c ela será o suficiente? (Obs: faltam 2 meses p o grande dia)
    • Responder
  • Tamires
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah que diferente o sorteio. Geralmente dá uma lembrancinha para cada um que dá dinheiro. Mas gostei dessa ideia tb. Obrigada! Que Deus te abençoe 🙏🏾😘
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sabrinaaa! Eu também to sendo muito organizada com as coisas do casamento, e muita coisa to fazendo sozinha, mas ainda assim.. é mt bom ter ajuda dela. até pra decidir maquiagem e cabelo ela me ajudou (perguntei se já tinha noiva que tinha feito no lugar e se ficaram bonitas, e ela disse que sim e que são bem pontuais, então fechei). Na nossa primeira reunião ela me fez perguntas que não tinha nemmm passado na minha cabeça (não lembro agora), mas detalhezinhos que a gente não pensa na organização, porque é muita coisa..

Mesmo que seja só pro dia, contrate. Mas não converse com ela só no dia.. faça pelo menos uma reunião perto do casamento e passe o pente fino com ela. Deuzolivre se no dia a cerimonialista nem sabia que tinha um músico especifico pra tocar a musica da entrada do noivo, e ele acaba entrando com a musica dos padrinhos, POR EXEMPLO, sabe? essas coisinhas pequenas, mas que fazem a diferença. A boa cerimonialista do dia, não vai ser só do dia.. ela vai te dar um suporte antes (não completo, mas um suporte basico tem que ter)

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso Mesmo! Seja bem exigente! Fale tuuuuuuuudo!

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tamires, te sugiro contratar tão logo você tiver a data e já tiver noção de como quer teu casamento (estilo, horário, essas coisas). Ela vai te ajudar no contrato de fornecedores, te acompanhar nas reuniões, e etc, além de ter uma luz..

Sobre a senha do sorteio, é que na hora da gravata e do sapato, pra cada mulher e homem que desse dinheiro, ganhava um numero. Aí depois tem sorteio do premio conforme esses numeros.

A noiva quis sortear dois kits com chandon e chocolate (um pros homens e um pras mulheres). Foi bem legal.

• Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tati, a primeira reunião vocês devem ter o quanto antes sim! Você precisa passar pra ela que tipo de casamento você quer.. ela te dá ideias, te indica fornecedores, te acompanha no contrato de novos fornecedores (Se for assessoria completa) e isso ajuda muitoooo!!

• Responder
  • Maria
    Noiva Constante Setembro 2018 São Paulo
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa amei!!! Contratei acessória pro dia, e seu debate me deixou mais esperta rsrs vou ser mais exigente falar tudo! tim-tim por tim-tim, eu também achava que o óbvio não precisava falar rsrs mas realmente nenhum casamento é igual! Obrigada!!!
    • Responder
  • Tamires
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E com quanto tempo antes é melhor contratar uma cerimonialista?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas