Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giovanna
Noiva Novata Setembro 2028 São Paulo Estado

Minha história de casamento e o sonho de renovar meus votos em 2028

Giovanna, dia 8 de Setembro de 2025 às 20:56 Publicado em Fórum Festa 0 8

Oi, noivinhas

Espero que estejam bem!

Quero compartilhar com vocês a minha história, que até hoje me emociona muito e, confesso, ainda me machuca quando penso em tudo que aconteceu.

Eu me casei no dia 9 de setembro de 2023. Sempre sonhei com esse momento e coloquei muita expectativa em cada detalhe. Mas, infelizmente, muitas coisas saíram diferente do que eu esperava.

Resumindo um pouco da minha história, para vocês terem noção: a comida que o buffet serviu estava estragada. Eu e meu noivo tivemos uma lua de mel de quatro dias e passamos mal em todos eles. Muitos convidados também passaram mal, e alguns chegaram até a ser hospitalizados. Foi desesperador. Deus foi muito bom, preparou muitas coisas especiais no nosso casamento, mas infelizmente é uma experiência que ainda me frustra muito lembrar.

Na verdade, acho que fiquei frustrada um pouco com todos os fornecedores. Tive pequenos problemas com todos. Sei que pode parecer que eu seja problemática, e talvez até seja um pouco (rs), mas realmente vivi uma situação que não desejo a ninguém. Não quero me vitimizar, mas sei o quanto esse momento é sonhado por tantas noivas, e olhando para trás, eu desejaria não ter vivido a experiência da forma como aconteceu.

Além disso, houve muita interferência de familiares. Minha mãe, minha sogra… foram muitas opiniões, muitos conflitos. Até a lista de convidados não foi a que eu queria. Acabei tendo que chamar pessoas que eu nem conhecia, porque me senti obrigada. Isso também contribuiu muito para eu não viver o casamento do jeito que sonhava.

Para terem ideia de como muitas coisas me decepcionaram, no meu álbum de casamento não tem nem foto do buffet. Todas as fotos que eu tinha dele, acabei não colocando. A fotógrafa até achou estranho eu não querer colocar, mas eu realmente não quis lembrar desses momentos. Eu nem quis carregar as memórias da outra conta que tinha no aplicativo e acabei criando uma nova conta.

Também não tive a oportunidade de realizar alguns sonhos que eram muito importantes para mim, como ter músicos no casamento, algo que sempre quis. Sabemos que muita coisa não deu certo por causa de brigas e conflitos entre nossas famílias na época do casamento, e isso com certeza foi algo que desagradou a Deus.

Sou uma pessoa ansiosa, e por isso decidi que não quero carregar esse peso para sempre. Eu e meu marido tomamos a decisão de renovar nossos votos em setembro de 2028, completando 5 anos de casados. Sei que muita gente espera 10, 15, até 25 anos para fazer isso, mas eu não quero esperar tanto tempo. Casei nova e quero viver essa experiência de uma forma diferente, sem pressa, mas também sem deixar que o tempo leve a vontade de celebrar o amor do jeito que sempre imaginei.

Outro motivo que pesou na minha decisão é que eu não tenho planos de ter filhos. Mas, caso aconteça, eu gostaria muito que essa festa fosse apenas nossa, sem precisar conciliar com essa nova fase. Quero viver esse dia plenamente, do jeitinho que sempre sonhei.

Eu sei que pode parecer complicado para quem lê, mas para mim essa decisão é muito importante. Meu primeiro casamento deixou marcas que até hoje me doem, e a renovação de votos é a chance de ressignificar tudo isso.

Queria muito ouvir a opinião de vocês: acham que 5 anos é pouco tempo para fazer uma renovação de votos? Vocês também sentem que a festa, o planejamento e a realização do casamento, às vezes, não sai como sonhamos? Alguma de vocês já pensou em viver esse momento de novo, mesmo em um intervalo curto de tempo?

Obrigada por lerem até aqui. 💙 Esse espaço é importante para mim porque sei que vocês entendem a delicadeza do assunto e o quanto isso mexe com o coração de uma noiva.

8 Respostas

Última atividade por Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 9 de Setembro de 2025 às 19:59
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A resposta é mais simples que você imagina, o dinheiro é seu, a vontade é sua, tem que fazer mais sentido pra você que para os outros, dessa vez faz direito kkkkkkkk, brincadeiras a parte, não dê ouvido e faça o que seu coração mandar, Deus os abençoe, dessa vez vai dar certo 100%.

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu passei por uma situação muito complicada na minha vida (não tem nada a ver com casamento) e fui diagnosticada com transtorno de estresse pos traumático.. eu so comecei melhorar (pq eu ainda nao estou 100%) depois que eu comecei a fazer terapia e fiz um tratamento espiritual da minha religião... eu te aconselho a seguir o mesmo caminho... terapia (que parece q vc ja esta fazendo) e buscar aconselhamento na sua religião...

Em relação q aconteceu, eu sinto muitissimo q aconteceu, até acho q lembro de ter lido um relato contando tudo q aconteceu no seu casamento...acho q vc tem todo direito de querer ressignificar o seu casamento, e vc tem todo direito de renovar seus votos seja com 5 anos, 3 anos de casada...e não se importe com opiniões alheias...

a unica ressalva que vou tomar liberdade de fazer, por ser uma pessoa que tb passou por um trauma, é não criar muita expectativa com essa renovação, pois em terapia eu aprendi q a expectativa e mãe da frustraçao... quanto mais expectativa a gente cria, se algo não sair do jeito q gente sonha, a gente se frustra..

• Responder
  • Rebeca
    Noiva Constante outubro 2025 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que história complicada, mas gostaria que vocês pudessem seguir em frente como apenas uma fase ruim que não deu certo. E que aproveitassem a vida de vocês como um casal, afinal o dia a dia é mais importante que o momento, não é verdade?

Eu não criaria muitas expectativas numa renovação de votos, pois você poderia se frustrar novamente, mesmo que tudo saísse como planejado. Eu também não investiria nisso com tão pouco tempo de casado. Imagina planejar tudo novamente e gastar todo aquele dinheiro, enfim... mas se é isso que você quer, é uma escolha sua! Espero que sejam felizes em sua decisão.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Esperta Junho 2026 São Paulo Estado
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, Giovanna!

Fico triste por vc e espero que com o tempo, vc consiga resolver isso tudo internamente. Acho que a renovação de votos com 5 anos de casados vai ser uma ótima maneira de, como vc disse, ressignificar tudo, fazer tudo ser melhor. Mas dessa vez, mentalize quais foram os pontos que errou na primeira vez (como aceitar opiniões de todos, convidar quem vc não queria) e aproveite a chance pra fazer exclusivamente do jeito de vcs.

Chegou a entrar com processo contra o buffet por ter servido aquela comida estragada? No que deu? Se puder compartilhar, fiquei indignada com a situação.

Espero muito que de tudo certo desta vez 🙏🏻

• Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Maio 2026 São Paulo Estado
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É muito doloroso quando um dia tão sonhado acaba trazendo lembranças que machucam, você tem toda razão e direito de se sentir assim, ninguém imagina passar por tantas dificuldades no próprio casamento.. Sobre a renovação de votos, acho lindo e válido fazer com 5 anos de casado se isso fizer sentido pra vocês! Se é a forma de ressignificar tudo, então já é motivo suficiente. Tenho certeza que será um momento único, cheio de significado e muito especial 🥰
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Maio 2026 São Paulo Estado
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É muito doloroso quando um dia tão sonhado acaba trazendo lembranças que machucam, você tem toda razão e direito de se sentir assim, ninguém imagina passar por tantas dificuldades no próprio casamento.. Sobre a renovação de votos, acho lindo e válido fazer com 5 anos de casado se isso fizer sentido pra vocês! Se é a forma de ressignificar tudo, então já é motivo suficiente. Tenho certeza que será um momento único, cheio de significado e muito especial 🥰
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Novata Setembro 2028 São Paulo Estado
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Pâmella, obrigada pelas palavras Smiley sad

sim, eu voltei a fazer terapia tem um mês - ainda não entrei nesse assunto profundamente, mas pra ser honesta estou ansiosa pra levar isso pra terapia, mas tem coisas que precisam ser tratadas antes, e vc tem razão, preciso tratar pra não carregar o medo e o trauma comigo.

sim! eu ouvi DEMAIS as pessoas, e me frustrei 3x mais do que se não tivesse ouvido, dessa vez eu vou fazer do meu jeito e do meu esposo, vai ser tudo muito diferente! nao vejo a hora de concretizar esse desejo e vir postar as fotos...

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinto muito por tudo que aconteceu e que sua experiência tenha sido a pior possível. Já pensou em tratar isso em terapia? Você não merece carregar esse peso e essa frustração, talvez terapia possa te ajudar a absorver esse trauma tão grande pra que na sua renovação de votos você não chegue já com esse medo. Outro ponto, seu primeiro casamento não deu certo pq você ouviu demais as opiniões alheias, não comece errando de novo. Não importa o que ngm ache, se você quer fazer sua renovação de votos, faça! Não ouça comentários, não dê ouvidos a inteferências, isso pode ser brecha pra dar errado de novo. Espero que agora seja do jeito que você sonhou.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas