Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daniele
Noiva Novata outubro 2024 São Paulo Estado

Minha mãe não vai se arrumar comigo no casamento

Daniele, dia 4 de Março de 2024 às 08:51 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 13

Bom dia! Estou noiva e me caso em outubro de 2024. Estou muito triste com meus pais. Desde o início da organização do casamento (comecei em 2023) eu venho tentando colocar minha mãe pra me ajudar mas parece que o interesse dela é zero. Minha sogra tem me ajudado muito, mas muito mesmo, parece que ocupou a posição que minha mãe deveria estar nesse casamento sabe? Tem me ajudado muito. Meu pai não ajuda, só sabe criticar o fato de não termos casado apenas no civil pra sair mais barato e já cansei de dizer que se trata de uma realização minha e eu quero uma festa e vou ter uma.

Fechei o salão de beleza pra me arrumar com minha mãe, sogra e duas madrinhas que são amigas bem próximas minhas. Essas madrinhas já deram entrada e minha sogra tbm. Minha mãe não pôde, ela não está trabalhando no momento e meu pai não quer pagar o salão pra ela porque disse que é caro (já adianto que o preço aqui da cidade é caro, na faixa de 300 reais), mas avisei o valor desde o ano passado pra eles irem pagando de pouco em pouco pra não ficarem sobrecarregados. Mas não fizeram isso e agora com vestido... Paletó e tal... Faltando 6 meses não vai pagar o salão pra minha mãe. Disse que se eu quisesse, eu que pagasse, mas eu avisei desde o ano passado pra eles pagarem de pouquinho em pouquinho justamente porque eu não tenho condições de pagar minhas coisas de noiva que são um absurdo de caro e mais os deles ainda sabe? Eu entendo a situação, mas eu avisei com antecedência pra dar certo, mas não fizeram questão e agora faltando pouco pro casamento eles ainda estão me colocando como culpada por ter fechado num salão caro, mas todos os salões BONS aqui da minha cidade, que sei que prestam bom serviço pedem a faixa de 300 reais pra fazer cabelo e maquiagem das acompanhantes. Quem tá saindo no "preju" sou eu que tenho que pagar 1700 pra fazer o meu.

Estou muito frustrada porque eu no momento não estou podendo ajudar nisso por conta das contas do casamento e ainda tem coisas pra eu terminar de pagar. Não posso pegar essa responsabilidade. Poderia dar a entrada do salão pra ajudar ela, mas isso não garante que meu pai vai pagar o resto. A moça do salão não devolve a entrada em caso de desistência e tão acabaria perdendo dinheiro tbm.

Eu não sei o que fazer sabe? Tô triste porque eu queria me arrumar com ela, mas quer ir num salão que não tem estruturas pra tirar foto, profissionais que eu queria que trabalhassem em mim no dia... Eu precisava ir num salão bom e não em um que ela quer só porque é mais barato e acabar me frustrando com cabelo e maquiagem mal feitos, sem contar que já até paguei a entrada do meu salão, então perderia essa entrada e não foi barata.

Não sei se continuo com quem quer fazer o cabelo comigo sem minha mãe ou se cancelo com todas e faço sozinha.

Só penso que não fui apoiada em vários momentos pelos meus pais nesse casamento e ainda se eu for me arrumar com o resto das acompanhantes, ainda vou me expor e expor eles pelo fato de minha mãe até nisso não me apoiar (de ir se arrumar comigo).

Digo novamente que entendo a situação, mas desde o ano passado, se tivesse feito o que eu tinha dito, teria dado certo. Até apresentei quanto poderiam dar por mês e não ia ficar caro pra ninguém

13 Respostas

Última atividade por Florinda, dia 5 de Março de 2024 às 12:16
  • Florinda
    Noiva Constante Agosto 2025 Rio de Janeiro
    Florinda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente, acho lindo qnd as mães se arrumam junto e tal, mas aqui eu n vou nem tentar. Já sei que vai ser stress.
    Opiniões divergentes desde sempre.
    Falta de apoio, etc. Se as coisas estão demorando a acontecer é justamente pq n estamos contando com nossas famílias até então.Sendo assim, eu não vou levar ninguém comigo. No máximo minha filha. Tenho meus rituais que quero fazer antes tbm. E que sei que nem TD mundo entenderia ou concordaria.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, eu acho q é a melhor opção, eu acho q sim, falta um pouco de compreensão dos seus pais...de entender a questão que o casamento é um sonho para vc (eu sou mãe e natural quando se é mãe/pai e q os sonhos dos nossos filhos virem nossos tb) mas tb não dá para obrigar a arcá-los com algo q eles tb não tem condições... pq pelo q eu entendi a questão não é so a falta de compreensão, tb tem q questão q para a situação financeira deles o valor do salão é caro.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, se te falar que isso é normal :/

    No meu casamento minha mãe nem queria vir do RJ para SP, pois ficava dizendo que não tinha dinheiro, e isso eu pagando passagem área, eu pagando o airbnb, eu pagando a maquiagem dela, e ela pagando apenas o aluguel do vestido. Minha sogra também não ajudou, só reclamava que era caro, mesmo não pagando absolutamente nada.

    Eu ficava muito triste, mas depois simplesmente desencanei e fui curtir o meu momento de noiva, do processo das coisas, mesmo que sozinha.

    Ai sabe o que aconteceu, na semana no meu casamento, minha mãe infartou e não pode ir no meu casamento, chorei muito pois não podia desmarcar.

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já foi falado, mas quero reforçar. Sei que é frustrante, mas você entende que tá sofrendo por um pensamento e não por uma situação? Você idealizou sua mãe se arrumando com você e tal. Ok, certíssima. SE você estivesse pagando ou SE ela já tivesse aceitado pagar o valor (e você ter conversado antes de fechar). Não vamos mudar a cabeça de ninguém, ainda mais de idosos que são de outra época. Então é aquilo, ou você aperta e paga o dela ou desapega, deixa ela se arrumar em outro local e conversa no seu salão para ela chegar e tirar foto arrumada. Não tem pra onde correr nesse sentido.

    O casamento é algo do casal e só do casal. Se alguém, como sua sogra, quer ajudar e embarca, ótimo. Se a pessoa não quer, não é obrigada, simplesmente porque ninguém nos deve absolutamente nada. Eu sei a frustração, entendo demais, até porque nosso imaginário foi moldado por hollywood que disseminou aquela cultura americana de todo mundo se envolver no casamento. Mas essa não é a nossa cultura. Então se me permite um conselho de vida: Não foque no que idealizou, foque no que você tem. Quantas noivas sonhariam com uma sogra como a sua? Entende que tudo ta ligado a ver o copo meio cheio e não o copo meio vazio. Pense nisso. No fim, o dia de vocês será lindo não porque X ou Y se arrumaram com você, mas porque é a realização sua e do seu marido. Isso que tem que ser o foco.

    • Responder
  • Daniele
    Noiva Novata outubro 2024 São Paulo Estado
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada queridas, vou tentar pagar a parte de minha mãe, embora eu não sabia como ainda KKK, mas vou tentar. Obrigada pelas orientações! Smiley heart

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caramba, sei como pode ser uma situação muito frustrante, porque você já avisou todo mundo com antecedência. Se eu estivesse no seu lugar, seguiria me arrumando no salão que já paguei a entrada e ela vê depois então o que vai fazer. Noiva já tem muita conta e realmente não tem como bancar mais essa pra ela. Quando eu passei o preço do salão pra minha mãe, ela também tinha achado salgado e não queria, mas aí falei das fotos do making off e que ela não sairia em nenhuma foto, tudo pra pagar mais barato, aí ela desistiu da ideia e fechou no mesmo salão que eu. Não arque com essa responsabilidade e saiba que não é culpa sua se ela não for
    • Responder
  • Anne
    Super Noiva Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Daniele, essa realmente é uma situação frustrante, entendo o seu lado e acredito que nessa situação você tem duas escolhas, ou se esforça mais um pouco e paga o da sua mãe e resolve essa questão, ou então deixa ela se arrumar onde ela queria por ser mais barato e pede pra ela se encontrar com você (já pronta ou só faltando se vestir) onde você tiver se arrumando pra tirar as fotos, claro, se o salão permite isso.

    Eu sei que a segunda opção não seria o seu ideal, mas é algo dentro do possível que seus pais podem fazer agora caso você não possa pagar o dela. Eu só não acho que desistir do salão, que você já ta pagando e sua sogra e madrinhas também, seria uma opção, pois além de um prejuízo financeiro também seria uma situação chata.

    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A falta de compreensão é grande e acontece por aqui também. Eu de você abria mão e parava de mostrar que me importo. É assim que to fazendo aqui. Assim eles vão se tocar que o casamento não é sobre eles. É sobre você e seu noivo, é a vontade de vocês, a vida e o dia de vocês
    • Responder
  • Ana
    Noiva Esperta outubro 2025 Distrito Federal
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, que situação chata né
    A gente que que tudo saia como sonhamos mas esquecemos que nem tudo esta no nosso controle
    Não fique mentalizando somente o lado financeiro Mentalize o quanto esse momento em si é importante para você Eu concordo com as meninas infelizmente foi você que fechou o salão Claro que falta compreensão e um pouco de dedicação dos seus pais Mas se eles nao tem condições de arcar com todo esse gasto cabe a você dar um jeitinho para ter a sua mae ao seu lado nesse momento!! E isso é realmente aquela frase casamento é o sonho dos noivos para todos os seus convidados sera apenas mais uma festa ou um dia normal!
    • Responder
  • Daniele
    Noiva Novata outubro 2024 São Paulo Estado
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Entendi seu ponto de vista e não tinha pensado nisso. Mas obrigada por me ajudar a pensar, vou fazer algo pra conseguir ajudar

    • Responder
  • Daniele
    Noiva Novata outubro 2024 São Paulo Estado
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Entendi, obrigada! Eu vou tentar de alguma forma, pagar o da minha mãe. Ela merece tbm e como eu disse, entendo a situação deles e faço muita questão que ela esteja comigo nesse dia, então, embora eu tenha chamado com antecedência, vou fazer isso por ela.

    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, eu entendo seu lado como noiva, acho q realmente falta um pouco de compreensão, principalmente do seu pai, pq sim, casar no civil sai infinitamente mais barato, mas tb a gente não pode so pensar no lado financeiro quando estamos falando de sonho... e mesma ideia de viajar... ficar em casa é mais barato do q viajar, mas as pessoas viajam para realizar sonhos...

    mas por outro lado, concordo com que a tayana falou... infelizmente a gente não tem controle sobre aquilo q não estamos pagando... da mesma forma q seu pai não pode te impedir de dar festa- já q ele não está pagando, se vc nao pagar, infelizmente nao tem como vc "obrigar" q sua mãe se arrume com vc.... quando eu me casei, eu quis fazer um agrado para a minha mãe e quando contratei a equipe q me arrumou, eu ja paguei a dela...mas até acho q se eu não tivesse pago, ela pagaria o dela, mas eu preferi pagar pq, por mais que eu e meu marido tenhamos pago tudo do casamento, eu sei q meus pais tiveram gastos com meu casamento com meu casamento e era sonho meu...

    • Responder
  • Tayana
    Noiva Principiante Setembro 2024 São Paulo
    Tayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Daniele, sei que é uma situação frustrante, mas eu acho que você deveria ter perguntado para os seus pais se eles poderiam arcar coma despesa do salão com a sua mãe antes de fechar essa parte.


    Eles realmente não têm a obrigação de pagar por algo que você fechou.
    Como eu queria muito que minha mãe e sogra se arrumassem comigo, não poderia impor isso para elas ainda mais sabendo que elas não poderiam, então eu paguei a parte delas junto com a minha no salão.Eu e meu noivo estamos pagando todo o casamento sem ajuda de ninguém porque isso é um sonho nosso. Ninguém tem a obrigação de nos ajudar financeiramente.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas