Brides Tudo bem com vocês?
No planejamento do casamento são vários detalhes a serem escolhidos, observados e desde cedo decididos.
No que tange à cerimônia religiosa, tem uma infinidade de detalhes e itens que devem ser observados. Um deles, em especial, é o missal que é um livrinho que é entregue aos convidados na Cerimônia Religiosa, para que eles possam acompanhar todo o rito da celebração.
No meu casamento, eu farei questão de ter o missal, para quem gosta de acompanhar a Missa (como eu e meu noivo) é super interessante, pois assim os convidados entendem melhor cada momento da celebração/missa.
Vamos a alguns detalhes que devem ser observados:
1. Informações primordiais
A capa é a folha de rosto do missal. O ideal é que tenha o nome dos noivos, o nome da igreja, por exemplo, e a data. Já vi em alguns que colocaram o mesmo versículo do convite de casamento.
2. Olho na formatação e personalização
O objeto segue a identidade visual do restante dos itens do casamento. Não podemos esquecer de ter uma certa cautela na escolha da personalização, pois o momento da cerimônia religiosa é algo bem sério. Lembrando ainda, que antes de fazer o missal em grande escala, precisa levar para o pároco aprovar!
No meu caso terá que passar por dois, o padre responsável pela igreja e o padre que irá celebrar o nosso casamento.
3. Informações que poderá conter no missal
Texto e nome do celebrante (seja a base bíblica do sermão, algum ponto de partida do discurso ou – raramente – a fala na íntegra)
Músicas que serão cantadas (completas ou apenas os nomes)
Cronograma enumerado para guiar a cerimônia (ex: entrada das alianças, homenagem da família, hora dos votos…)
Ilustrações leves e simples
Marcação de páginas
Recadinho dos noivos de agradecimento
Foto do casal
Sintonia com a identidade visual do casamento
4. Monograma
Ele é clássico! É bastante comum ele vim em destaque, seja na capa do missal ou na parte interna.
5. Tamanho
Não é para ser um livro, né!? Tentem planejar uma diagramação entre 3 e 6 páginas. Mais do que isso fica muito grande! A não ser em casos de missais bilíngues, que seja necessário colocar também em língua estrangeira.
6. Como entregar aos convidados
Não existe um jeito certo para distribuir o livreto, mas há 3 opções que o meu cerimonial indicou:
- Entregar na entrada da igreja distribuindo ou ir até os convidados após acomodados - - Distribuir no banco da igreja + lágrimas de alegria (por exemplo: estimasse-se que no banco da igreja caibam 6 pessoas, coloca essa quantidade em cada espaço)
- Deixar na entrada da igreja em algum lugar visível da cerimônia – assim, quem quiser pega.
Eu escolhi a opção da entrega na entrada da igreja, junto com as lágrimas de alegria. E na hora que começar a cerimônia, caso alguém chegue atrasado (tomara que isso não aconteça), uma das meninas da equipe irá até a pessoa para entregar.
7. Por que fazer?
Quem opta por confeccionar o missal está fazendo “um mimo” (minha opinião) para os convidados. É um sinal de que os noivos não querem que ninguém perca nenhum detalhe da celebração, ainda que se distraia em algum momento.
O meu missal será tamanho médio quadrado, irá acompanhar a identidade visual do casamento, nas lágrimas de alegria iremos colocar um mini terço; e estamos pensando em colocar a ilustração da estrutura da capela. Quanto ao conteúdo estamos ainda organizando, juntamente com a ajuda do nosso padrinho, que é membro da igreja.
Espero que tenham gostado das dicas, irei deixar algumas inspirações vocês. Qualquer dúvida só perguntar!
Beijos
Meus debates:
1ª reunião para definir músicas do cortejo + missa | #casamentomobem
Detalhes de um casamento católico - #casamentomobem 👰🏻🤵🏻
Lenço para as lágrimas de alegria #casamentomobem 👰🏻
#casamentomobem - a entrega do convite dos pais