Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ester
Noiva Novata Dezembro 2024 Rondônia

Morar com a mãe é uma boa ideia?

Ester, dia 30 de outubro de 2023 às 11:37 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 14

Preciso muito de bons conselhos. Minha mãe é viúva e desde que meu pai faleceu ela insiste em dizer que eu tenho que levar ela para morar comigo e com meu futuro marido após ser casada. Ela fica insinuando que sou uma filha ruim por não quer isso, e também usa chantagem emocional. Sempre usa frases como "sou um tropeço na sua vida" "não posso contar com voce no futuro". Sempre disse a ela que nunca vou desamparar em nada, mas parece que não é o suficiente. O que eu faço?

14 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 26 de Novembro de 2023 às 20:21
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vcs precisam de terapia, tipo urgente mesmo....vc p não deixar ser manipulada e sua mãe p não ser manipuladora...
    Não ceda de maneira nenhuma a essa chantagem da sua mãe ...se vc leva- lá p sua casa nestes termos, ela ira atrapalhar a sua vida....
    Eu entendo sua mãe, tbm sou mãe ..mãe a gente Cris filho pro mundo..
    • Responder
  • Vitoria
    Noiva Esperta Dezembro 2024 São Paulo
    Vitoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se ela já usa chantagem de agora, imagine na sua propria casa? Compreendo que ela esta sozinha, mas de forma alguma eu faria isso, não é estar sendo uma filha ruim e etc, é querer ter sua casa, sua paz, sua privacidade, com SEU marido.

• Responder
  • Heloisa
    Noiva VIP Agosto 2024 Espírito Santo
    Heloisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cliquei sem querer para responder, kkkk, continuando:
    ...Os primeiros anos de casamento não são fáceis e ter sua mãe ali pode dificultar que vocês se adaptem um ao outro e criem a rotina e os costumes dessa família que está nascendo.
    Sair da casa dos pais é difícil, mas faz parte da vida. Deixe sua mãe 100% ciente de que você estará lá para ela quando precisar, mas que passará por isso já que é esse o seu desejo e o do seu futuro marido.
    • Responder
  • Heloisa
    Noiva VIP Agosto 2024 Espírito Santo
    Heloisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ei noivinha!
    Primeiramente faça terapia para entender que você não está errada em querer se casar e ter a sua casa.
    Em segundo converse com sua mãe, sei que é difícil e que ela vai fazer chantagem. Fale para ela que assim como ela teve o momento dela de se casar e formar sua própria família, agora é sua vez de passar por isso. Os primeiros anosnde casamento não são fáceis e ter sua mãe ali
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Primeiro: terapia. Você precisa estar forte pra enfrentar isso. Segundo: deixa a criança mimada fazer drama e seja você a madura. Se ela soltar frases assim, diga: tá bom sou. Quer que eu agende o asilo?

Eu tenho 0 paciência pra adulto mimado e por aqui já podo minha avó. Não tem jeito, idoso autorreferente a gente tem que fazer tratamento de choque, ainda que com amor.
    Sugiro tbm seguir a Mila Marsili
    • Responder
  • Melissa
    Noiva Curiosa Dezembro 2024 Rio de Janeiro
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aconselho você buscar uma boa terapeuta! De verdade, irá ajudar muito a lidar com toda essa questão
    • Responder
  • Rebeca
    Super Noiva Dezembro 2023 Rio Grande do Sul
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ester, imagino que seja filha única e que esteja saindo de casa para casar. Por um lado, tenta entender como é pra ela ficar sozinha depois de tantos anos convivendo com a filha. Ela precisa de um tempo para se adaptar a nova situação. Mantenha o contato, ligue, mande mensagens, visite quando puder. Mas morar junto, nunca será a melhor opção, principalmente recém casada. Vocês precisam de privacidade como casal, será uma rotina com muito desafios, estarão se preparando para a nova família que vão construir, para isso, é necessário liberdade e autonomia. Tenho certeza que, no fundo, sua mãe tem plena consciência do que está acontecendo e que sabe que era questão de tempo.

• Responder
  • L
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo a situação da sua mãe, mas vc está criando a sua família e precisa de espaço p descobrir como fazer isso funcionar. Entendo que mtos filhos vão acabar cuidado dos pais na velhice por questões de saúde e ou fragilidades da idade mesmo, mas se esse não é o caso agora, acho q n tem pq sua mãe ir junto.
    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2024 Bahia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, a situação é difícil mesmo, mas concordo com o que as outras noivas aqui disseram. É sua vez de construir sua família, sinto muito por sua mãe estar se sentindo sozinha, mas eu aposto que ela consegue lidar com isso. Morar separado não é sinônimo de abandono, vocês podem se visitar quando necessário. Se sua mãe tem saúde para morar só não há razão para você começar sua vida à dois com ela morando junto, isso pode afetar sua relação e a construção de sua nova família.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha bom eu não acho que temos que sacar e morar com os pais pois e uma vida nova que vocês estão construindo então não deixe essa situação tomar conta da sua vida

• Responder
  • Heloísa
    Noiva Ativa Dezembro 2023 Bahia
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Minha mãe também é viúva e já ouvi muito disso. Comecei a agir de uma forma mais individualista propositalmente com ela, pois apenas conversa não foi suficiente. Hoje, graças a Deus, ela melhorou muito.

Não acho uma boa ideia ir morar com mãe/pai; sogro/sogra. Acredito que isso dá abertura para opinarem na sua vida de casada, e você precisa ser 'dona' do seu canto. É o ciclo da vida e ela precisa entender.

• Responder
  • C
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha mãe também é viúva e às vezes age da mesma forma. Isso pode ser síndrome do ninho vazio, que ela está sentindo sua saída de casa. Mas não se culpe, nem volte atrás. O casamento precisa de espaço e de tempo pra vocês se acostumarem, criarem a sua rotina e sua vida nova. Não é bom morar com ninguém não. Deixe sempre isso bem claro, e se possível, busquem ajuda psicológica. É extremamente importante para as duas
    • Responder
  • Isabella
    Noiva Constante Fevereiro 2024 São Paulo Estado
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Situação complicada, noivinha! Sua mãe já teve a vez de ter a casa dela e as coisas dela com seu pai, agora é a sua vez de ter sua vida e sua privacidade com seu futuro esposo. Não se sinta culpada, é o ciclo natural da vida sairmos da casa dos nossos pais. É complicada a situação dela principalmente se você for filha única pq realmente, ela deve estar sentindo essa separação. Você sabe que se ela precisar vai estar sempre disponível pra ajudá-la, principalmente quando ela estiver mais velha, então fique com a consciência tranquila, você está saindo pra construir sua família, sua casa, suas coisas... e isso faz parte da vida, mesmo que ela demore pra assimilar e se acostumar. Ela gosta de animais de estimação? Se sim, pensa em dar um bichinho pra ela, pra que ela não fique tão sozinha. Mantenha contato frequente quando se casar (não de visitar todo dia, mas de mandar mensagem com frequência, ligar), até que ela se acostume. Com o tempo tudo vai se ajeitando.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Ester, com sinceridade da minha parte, sua mãe esta sendo manipuladora! Eu mesma pretendo que meus pais e sogros morem comigo QUANDO eles nao tiverem mais saúde para morarem sozinhos (eventualmente nao vao mais poder dirigir, limpar a casa, etc, entao acho que será o momento) mas enquanto a pessoa é saudavel e capaz ela não precisa morar com você nao, e é uma pessima ideia começar um casamento ja com um “dependente” pra dividir a casa, isso tira as suas possibilidades de ser a matriarca da sua propria casa, organizar sua propria rotina e etc
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas