Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna Michele
Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado

Morar junto antes de casar

Bruna Michele, dia 9 de Março de 2022 às 22:04 Publicado em Fórum Vida de casal 0 40

Oi, comuuu!! Smiley heart

Que saudade de vocês, tudo bem por aí?

Gente, sabe quando os seus planos não estão dando errado, mas aos poucos estão dando certo de uma forma diferente do que planejamos? Então, minha vida está assim e aos poucos eu estou me adapatando. Além disso, estou no meu último ano da faculdade, fazendo o terrível TCC, então já dá para imaginar o motivo do meu sumiço por aqui, né.

Mas enfim... hoje abro este debate na expectativa de que vocês me contem a experiência de vocês de morar junto antes de casar, pois a curiosidade por aqui sobre esse assunto está gigantesca.

Eu sempre cresci com a ideia de uma "ordem cronológica" para minha vida, e agora que sou uma mulher adulta, consigo ver com muita clareza que a vida não é bem assim, as coisas vão acontecendo e temos que ir nos ajeitando para que dê tudo certo. A única ordem que tinha na minha mente de maneira bem resumida é: namorar, casar e só depois ter filhos.

Entretanto, há uma boa possibilidade de meu noivo e eu morarmos juntos antes do casamento, e apesar de compreender, estou tendo problemas para me desapegar dessa ordem de coisas que "deveria" acontecer na minha vida, por medo do casamento acabar caindo no esquecimento. Vejo tantos casais que moraram juntos antes de casar e quando um deles quer concretizar o casamento o outro responde: "Para que? nós já moramos juntos. Será um desperdício de dinheiro. Não tem necessidade".

Tenho um medo enorme disso acontecer comigo, pois o casamento é um grande sonho meu, mesmo conversando bastante com o meu noivo sobre o assunto, ainda tenho esse receio. Por isso gostaria de ouvir relatos de pessoas que passaram por esse experiência e como foi quando vocês decidiram casar mesmo.

Me ajuda aí, por favor Smiley winking Nos falamos nos comentários.

Beijos!






40 Respostas

Última atividade por Beatriz, dia 22 de Setembro de 2022 às 20:52
  • Beatriz
    Noiva VIP Julho 2023 Paraná
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo e eu moramos juntos, mas foi algo que aconteceu naturalmente.
    Eu morava sozinha e ele também, não temos família aqui em Curitiba. Com pouco mais de um ano juntos resolvemos morar juntos de vez!
    Faz um ano que moramos juntos e foi a melhor coisa que nos aconteceu, ele me pediu em casamento esse ano, na minha formatura e foi lindo... E os preparativos estão sendo também...Uma coisa não anula a outra, se vocês decidirem assim tenho certeza que serão felizes também
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa isso é tão pessoal. Por aqui a frase é clara: sem sacramento, sem mesmo teto. Eu sou católica então não moraria junto sem me casar por mais barato ou prático que fosse. Então pra mim isso não está em negociação (até pq não temos vida íntima ainda). Mas se pro casal da certo e eles não tem questões religiosas sobre, não vejo problema. Vai mesmo da prioridade de vocês
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, que interessante, eu não sabia disso. Obrigada pela informação.

    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Maio 2025 São Paulo Estado
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na realidade é visto como União Estável, que por Lei se equipara ao Casamento. Tem os mesmos direitos! Mas, não é preciso morar junto para ser considerada uma União Estável, se você possui um relacionamento duradouro a vista da sociedade, se você dorme aos finais de semana na casa do namorado (a) ou se você recebe correspondência na casa dele (a), já é o suficiente para ser considerado uma União Estável.


    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Ana! Estou bem e você?

    Realmente já se vê um casal que mora junto como casados, né. E se eu não me engano, por lei, quando mora junto há mais de um ano já são casados. Meu noivo e eu temos conversado muito sobre isso e concordamos em não abrir mão do casamento de jeito nenhum.

    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Maio 2025 São Paulo Estado
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Bruna, tudo bem?!
    Então, depende muito do casal.
    Eu fiz a faculdade, engravidei e estou morando junto. Meu sonho é casar, mas como temos uma filha, as prioridades mudaram com o tempo. Iremos nos casar, mas não é no imediatismo. Muitos já dizem que somos casados, pelo simples fato de morarmos juntos, mas ainda queremos concretizar o sonho de nos casarmos.
    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende muito do casal. Eu preferi casar primeiro e morar depois, mas minha amiga foi o contrário
    • Responder
  • Poliana
    Noiva Novata outubro 2022 São Paulo Estado
    Poliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oiiii, tudo bem? gostei muito do seu relato. Estou nesse de querer conquistar a independência financeira x casamento. Vou te mandar mensagem, pode ser?

    Smiley love

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Poliana!

    Meu noivo e eu já estamos conversando bastante sobre o assunto. Muito obrigada pelo seu comentário.

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Andrea!

    Muito obrigada pelo seu comentário e pelas palavras de carinho Smiley heart

    • Responder
  • Andrea
    Noiva Esperta Novembro 2022 São Paulo
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi!! Olha, eu acho que se vocês já conversaram a respeito, tá tudo certo e você não corre esse risco, principalmente porque é um sonho seu. Meu noivo e eu moramos juntos e isso não tirou o encanto do planejamento do casamento, muito pelo contrário! A única coisa que fizemos foi adiar o casamento no civil para novembro (mês da nossa cerimônia) porque fazia mais sentido pra gente! Siga seu coração e vai sem medo! 💕

    • Responder
  • Poliana
    Noiva Novata outubro 2022 São Paulo Estado
    Poliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Moro junto com meu namorado e vamos nos casar. Parece uma questão que pode ser facilmente conversada. Fora que acho a experiência de morar junto antes de casar bem importante, mas é uma escolha bem pessoal.
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É aquele grande empasse "não temos controle sobre tudo", por aqui nós casamos no civil para morar junto, e depois de seis meses teve nossa festa, olha foi a melhor coisa que eu fiz te juro! não me arrependendo nenhum pouco e não perdeu a magica da festa, muito pelo contrário ouso dizer que foi até melhor Smiley heart

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Chelsea!

    Muito obrigada pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência comigo.

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ci,

    Eu fiquei muito feliz com o seu comentário e adorei a dica de já ir com alguns contratos fechados kkkk.

    Eu já conversei com os meus pais e ate falei com o padre, quero que meu coração esteja em paz para que qual seja a decisar que eu tomar, sabe. Estou tentanto me desapegar dessa ordem cronológica para que não seja um peso para mim e está dando certo, cada dia que passa me sinto ainda mais leve.

    Aos poucos vamos alinhando as coisas e estamos entregando na mão de Deus e tenho certeza que é a vontade dele que será feita em nossas vidas.

    Muito obrigada por compartilhar a sua experiência comigo Smiley heart

    • Responder
  • Cibeli
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Cibeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Bru, tudo bem?

    A época do TCC é terrível, mas você vai dar conta.

    Smiley laugh

    Eu também tinha essa ideia cronológica na cabeça, porém a vida é uma caixinha de surpresas.

    Logo que começamos a namorar(2016) já compramos nosso apartamento na planta (2 loucos, rs) e era para entregar em fevereiro/21. No inicio do relacionamento ele era resistente à ideia de casar (festa), pois pra ele só o civil estava bom, e eu sempre deixei claro que era um desejo meu casar na igreja e depois ter a recepção.

    Acabou que recebemos o apartamento em julho/20, pandemia acontecendo e limitações financeiras por ele não estar trabalhando. Fomos arrumando o apartamento devagar e nisso ele comprou meu sonho de casar e começamos a olhar as coisas, porém queríamos numa data especifica (o dia que nos conhecemos e começamos a namorar) então só daria pra fazer em 2022 por acharmos que a pandemia estaria mais tranquila, mas o apartamento já estava pronto, já pagávamos várias contas de lá e decidimos ir morar juntos.

    No inicio eu passei por vários dilemas na minha cabeça (crendices minhas e falas que tinha escutado de algumas pessoas), porém hoje eu não faria nada diferente e, inclusive, falo para minha amigas: “Faça o Test Drive” (HAHAHAHA) é ótimo! Me fez ter certeza de várias coisas, eu aprendi e cresci muito nesse período.

    É difícil, não vou mentir, pois no inicio tem dificuldades financeiras, nova rotina, vocês vão conhecer as manias um do outro e etc. E existem pessoas que já vivem num relacionamento falido antes do casamento e acham que casando vai melhorar, e não vai.

    Minha mãe foi primordial nos dilemas que eu passei, conversei com ela antes de ir, pedi a benção, ela me deu e ela me falou “se vocês se amam e respeitam não tem porque Deus ficar bravo com vocês e nem eu”.

    Eu te aconselho a analisar como você vai se sentir, conversar com seus pais (se você sentir necessidade) e se você se sentir confortável vá sim! Mas não esqueça nunca seus planos e sonhos, se possível já vai com uns contratos fechados para não voltar atrás ou adiar, HAHAHAHA .

    Espero ter ajudado.

    • Responder
  • Chelsea
    Noiva Master Agosto 2022 Espírito Santo
    Chelsea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu também tinha essa ideia, de seguir a ordem, só morar junto depois de casar, muito pela questão religiosa.

    Mas fui vendo que algumas coisas não fazem sentido para cada tipo de casal.

    Eu e meu novio nos conhecemos, começamos a namorar no mesmo dia, depois de dois meses decidimos morar juntos (em parte pela pandemia, mas isso é desculpa, porque eu já queria "casar" com ele na hora, e ele também), com dois meses ele já me "pediu em casamento" não oficialmente e fomos morar juntos e cada dia foi maravilhoso.

    Não me arrependi em nenhum momento.

    Estamos morando juntos há dois anos e dois meses e cada dia é melhor que o outro.

    Quando fizemos 1 ano juntos, ele me "surpreendeu" com um pedido de casamento oficial, com lindas alianças, um jantar romântico e tudo (eu já tinha descoberto antes kkkk, mas deixei ele fazer a surpresa dele).

    Antes disso, sempre falávamos que mesmo morando junto nós queríamos nos casar, oficialmente, queríamos ter o prazer de mostrar para o mundo o que já tínhamos, quero que tenhamos um nome para a nossa família (por isso vou adicionar o sobrenome dele) e seguir o protocolo.

    Até hoje, nada do que fizemos foi forçado, tudo teve seu tempo, tudo foi feito seguindo nosso coração, e a decisão de morar juntos foi o melhor, pois nossa relação melhorou muito nós dois como casal e também como indivíduo no mundo.

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Mayara!
    Muito obrigada pelo seu comentário ❤
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Le!
    Eu entendo que é algo super pessoal de cada casal, né. Cada tem seus desejos e sua forma de viver. Meu noivo e eu estamos conversando bastante para encontrar a melhor opção para nós.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Bá!
    Nós estamos conversando muito sobre o assunto, fui até a igreja para conversar com o padre sobre e me senti mais tranquila para tomar qualquer decisão.
    Muito obrigada pelo comentário.
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, Bru!

    Eu sempre tive essa ideia de morar juntos depois do casamento e assim o fiz.

    Depende muito do casal, tem casais que se acomodam de morar juntos e não fazem mais o casamento e outros e mantém esse objetivo. Vai da vontade de cada um mesmo...mas eu sempre preferi casar antes.

    • Responder
  • ALENI
    Noiva Ativa Agosto 2022 São Paulo
    ALENI ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha .. aqui foi assim : noivamos, moramos juntos, e vamos casar e ta tudo bem ! eu acho que não terá problema algum desde que você deixe isso bem explicado para o seu noivo e ele concorde desde já que vocês não vão abrir mão do casamento .. mas te adianto que quando vocês ja estão morando juntos, ja tem uma vida de casados então o casamento acaba não sendo uma prioridade .. porque são uma series de conflitos. e acaba que suas prioridades podem sim acabar mudando .. ex: vocês estão com toda a grana pra casar .. mas ai seu cachorro fica doente e precisa de cirurgia .. coisas assim podem acontecer.. e consequentemente vão deixando o casamento cada vez mais pra depois ... mas se os dois concordarem em não abrir mão .. da super certo sim .. eu e meu noivo vamos casar agora depois de 3 anos morando juntos .. deu certo sim .. embora adiamos bastante por ter outras prioridades .. decidimos comprar nossos moveis primeiro .. nosso carro .. decidimos conquistar nossa independencia financeira (largar nossos empregos) só depois disso decidimos casar ..e deu certo sim .. não abrimos mão do casamento .. então se por um acaso os seus planos não derem certo e não sair como planejado .. aconselho você ir sem medo ..apenas não abra mão do seu sonho noivinha

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Luciana!

    Muito obrigada pelas suas palavras e por contar um pouco da sua experiência, estou pensando muito sobre o assunto.
    Um beijo.

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Mayara! Muito obrigada, irei precisar haha

    Olha, eu não tinha pensado por esse lado, mas faz muito sentido. Muito obrigada por essa visão que eu não tive.

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Le!

    Eu fui pedir conselhos a padre da minha paróquia, me senti muito mais aliviada para tomar uma decisão, seja tanto pelo sim, quanto pelo não. Apesar de ainda querer morar junto antes de casar, sei que se eu optar por um outro caminho, irei me sentir bem da mesma forma.

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Emellyn!

    Eu nunca me imaginei morando junto antes de casar, acredita? Isso é uma grande novidade para mim. Muito obrigada por compartilhar a sua experiência comigo.

    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amém!
    Muito obrigada Smiley heart

    • Responder
  • B
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tudo acontece no tempo certo, e quando acontecer será maravilhoso.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, xará!
    Fico muito feliz que tenha dado tudo certo para vocês.

    Meu noivo e eu já estamos juntos há 6 anos e meio e eu estou em uma agonia muito grande, por depois desse tempo todo ainda continuarmos cada um na sua casa, sabe? As vezes sinto uma tristeza muito grande por isso, mal vejo a hora de termos nossas vidas juntos.

    • Responder
  • B
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eita noivinha, se eu te contasse. Conheci meu noivo numa viagem de férias que fiz, encontrei ele no Badoo e logo ficou um namoro. Mas voltei para minha cidade e o amor resistiu a 4 anos de idas e vindas. Quanto terminei minha faculdade, não aguentava em mim de ansiedade, então me mudei de mala e cuia para o AP do meu namorido. Mas sempre deixei bem claro, independente de moramos juntos o casamento era uma questão de honra. Então organizamos todos os nossos planos e aqui estou eu, maravilhada por ter passado todo esse tempo de convívio juntinho. Pegamos até COVID juntos, e não me arrependo nem um segundo de não ter adiado a criação de nossas rotinas diárias.
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Maya!
    Ah, nem me fala, tenho uma saudade imensa da comu, mas estou tentando voltar.

    Deus nos surpreende de todas as formas, né. Fico muito feliz por vocês seguirem com o sonho do casamento e sinto pelo estado de saúde da sua sogra, rezarei por ela e por todos vocês.
    Muito obrigada pelas palavras ❤
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Bru! Saudades dos seus posts... O fim da faculdade é triste hahaha mas vai dar tudo certo!
    Por aqui, moro com meu noivo há 2 anos, desde que iniciou a pandemia.
    Sempre sonhamos em casar e fazer tudo na ordem cronológica, mas a vida nos reserva muitas surpresas e as coisas saem do nosso controle e nós vamos nos adaptando realmente. Minha sogra tem câncer de mama, e assim que estourou a pandemia, meu noivo ficou sem o ajudante dele no trabalho. Logo, tinha que se virar nos 30 no trabalho (ele tem uma oficina mecânica) e mal podia se ausentar para levar sua mãe nas consultas, exames, quimioterapias, enfim... Nisso, eu saí da casa dos meus pais e vim ajudá-lo com isso, levando minha sogra ao médico, sempre que precisava (eram aproximadamente 3 vezes por semana) e sempre que ele precisava sair da oficina para buscar peças ou resolver pendências externas eu ficava tomando conta da oficina (que fica no andar térreo da casa dos pais dele), então decidi morar lá, não ficar indo e vindo por conta da pandemia. Em junho de 2020 descobrimos que meu sogro estava com um câncer também e tinha que operar, mais uma vez fomos pegos de surpresa e a correria para médico triplicou. Meu sogro foi curado e está recuperado, graças a Deus! Em fevereiro de 2021 nosso apartamento ficou pronto, pois estava em reforma, e nós decidimos morar nele, fiquei com um medo terrível de não conseguir realizar o sonho do casamento. Em março já veio o pedido de noivado e em julho fechamos nosso primeiro contrato do casamento. Hoje faltam apenas 7 meses para o grande dia, o grande segredo é não desistir do sonho, pois Deus é o escritor da nossa vida, algumas coisas podem sim sair fora do controle, mas Deus nos honra...Hoje seria meu ensaio pré wedding, porém, minha sogra foi internada ontem com complicações do câncer, que já é metástase, estamos em constante oração para sua melhora, espero em Deus que ela consiga levar meu noivo ao altar, será um dia emocionante! 🙏🏻❤️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas