Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna Michele
Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado

Morar junto antes de casar

Bruna Michele, dia 9 de Março de 2022 às 22:04

Publicado em Fórum Vida de casal 40

Oi, comuuu!! Que saudade de vocês, tudo bem por aí? Gente, sabe quando os seus planos não estão dando errado, mas aos poucos estão dando certo de uma forma diferente do que planejamos? Então, minha vida está assim e aos poucos eu estou me adapatando. Além disso, estou no meu último ano da...

Oi, comuuu!! Smiley heart

Que saudade de vocês, tudo bem por aí?

Gente, sabe quando os seus planos não estão dando errado, mas aos poucos estão dando certo de uma forma diferente do que planejamos? Então, minha vida está assim e aos poucos eu estou me adapatando. Além disso, estou no meu último ano da faculdade, fazendo o terrível TCC, então já dá para imaginar o motivo do meu sumiço por aqui, né.

Mas enfim... hoje abro este debate na expectativa de que vocês me contem a experiência de vocês de morar junto antes de casar, pois a curiosidade por aqui sobre esse assunto está gigantesca.

Eu sempre cresci com a ideia de uma "ordem cronológica" para minha vida, e agora que sou uma mulher adulta, consigo ver com muita clareza que a vida não é bem assim, as coisas vão acontecendo e temos que ir nos ajeitando para que dê tudo certo. A única ordem que tinha na minha mente de maneira bem resumida é: namorar, casar e só depois ter filhos.

Entretanto, há uma boa possibilidade de meu noivo e eu morarmos juntos antes do casamento, e apesar de compreender, estou tendo problemas para me desapegar dessa ordem de coisas que "deveria" acontecer na minha vida, por medo do casamento acabar caindo no esquecimento. Vejo tantos casais que moraram juntos antes de casar e quando um deles quer concretizar o casamento o outro responde: "Para que? nós já moramos juntos. Será um desperdício de dinheiro. Não tem necessidade".

Tenho um medo enorme disso acontecer comigo, pois o casamento é um grande sonho meu, mesmo conversando bastante com o meu noivo sobre o assunto, ainda tenho esse receio. Por isso gostaria de ouvir relatos de pessoas que passaram por esse experiência e como foi quando vocês decidiram casar mesmo.

Me ajuda aí, por favor Smiley winking Nos falamos nos comentários.

Beijos!

40 Respostas

• Emellyn
    Noiva Esperta Fevereiro 2023 Rio Grande do Sul
    Emellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha

Falando por mim
    Eu não sei se conseguiria casar sem morar junto com uma pessoa.
    Só casei depois de 2 anos morando juntos e aí entendi se eu aguentaria ou não as manias dele, o jeito dele fazer as coisas e vice versa, afinal, todos nós temos nossas particularidades. .
    Mas siga seu coração e faça o que ele disser e o que as.suas condições permitirem 🙏❤
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Março 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bru!! Eu também falava que ia morar junto só depois de casar, mas acabei vindo mais de 1 ano antes do civil, e 2 anos antes do religioso (que é semana que vem)!
    Eu entendi que as vezes temos que nos adaptar e abrir mão de algumas coisas… mas foi um processo lento e foi fluindo naturalmente! Não sei nem tomo aconselhar
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Bruna. Primeiramente boa sorte no seu TCC, vai dar tudo certo e ja ja essa loucura passa!

Não posso dar uma opinião concreta sobre o assunto pq só irei morar junto depois do casamento. Mas acredito que como vcs já tem uma data pro casamento, ir morar junto antes não faria isso cair no esquecimento. O importante é seguir com os preparativos e deixar claro pro seu noivo que apesar de as coisas acontecerem "fora da ordem", o casamento continua sendo importante pra vc e que não abrirá mão.

• Responder
  • Luciana
    Super Noiva Junho 2022 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bruna! Super entendo seu receio, mas ao mmo tempo, eu pessoalmente nunca casaria sem antes morar junto. Da minha experiência, eu e meu noivo moramos juntos já fazem quase 9 anos, qdo começamos a namorar eu tb estava estudando e fizemos o plano de primeiro comprar uma casa e depois casar. Pra gente foi importante planejar assim pra podermos: 1. Nos planejarmos financeiramente para só investir em uma festa qdo estivessemos confortáveis de grana e já tendo garantido o mais importante - a casa; 2. Termos tempo de nos conhecermos mais a fundo antes de assumir o compromisso do casamento, q pra gente vai ser uma só vez na vida. Nós temos esse alinhamento muito certo desde q começamos a namorar. Depois de comprar a casa e acomodar as contas, eu relembrei meu noivo de q casar era um sonho meu, q era importante. E ele entendeu. Fez surpresa no pedido e tudo 🥰
    Vida de casado é isso: apoiar um ao outro em tudo, inclusive nos sonhos. Se vc quer casar com seu noivo, tem q confiar q ele vai te apoiar nos seus sonhos, inclusive o do casamento. E ir morar junto antes é a única forma de realmente conhecer alguém e avaliar se é mmo com essa pessoa q vc quer se casar.
    • Responder
  • Carol
    Super Noiva Março 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já sou casada no civil a dois anos, moramos juntos desde então e a cerimônia será daqui 16 dias. Sempre quis festão, cerimônia na igreja mas nunca pensei em uma ordem para isso, no começo do nosso relacionamento pensamos em casar no civil, morar junto, trabalhar e depois de uns anos fazer a cerimônia na igreja mas depois mudamos de ideia, veio a pandemia e do mesmo jeito tivemos que fazer um tempo depois a cerimônia. Acho que não existe uma ordem perfeita, a gente faz a ordem (ou o destino) hahah

Só não desista do seu sonho, continua planejando, pensando nos detalhes, beijooo Smiley heart

• Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ei Bruna, ontem mesmo estava pensando em você, que estava sumida, que bom que está bem, te desejo uma boa sorte para o seu TCC (Vai dar tudo certo).
    Infelizmente não posso te dar opinião, pois não vivo essa realidade, mas tenho uma amiga muito próxima que passa pelo exemplo que você citou, ela mora junto, e sempre quis casar na igreja certinho, e o marido fala que não precisa, pois eles já moram juntos, e ela sempre chora conversando sobre esse assunto, porque é algo que ela quer muito.
    Eu te aconselho, a se for morar junto antes, a não desistir do seu sonho, a gente sabe que homem é mais desligado para essas coisas mesmo, então tome a frente da situação, não deixe para depois, mantenha a sua data, tenho certeza que dará certo.

• Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Bruna,
    Fico muito feliz que esteja já a fazer o seu TCC, sei bem como é essa fase. Dormimos e acordamos a pensar no bendito TCC hehehe.

Eu também tinha essa ordem do namorar, noivar, casar e ter filhos. Mas é isso, a vida vai acontecendo de formas que nem nós por vezes imaginamos, ela vai tomando o seu rumo. Mas não significa que esse rumo seja menos bom do que aquele que idealizávamos. Vou fazer dois anos a viver com o meu noivo, mas acredite, nunca tiramos da nossa cabeça a vontade de nos casarmos, e mesmo que não fosse para agora, por termos outras prioridades na vida, não haveria problema, porque estamos a construir a nossa vida. Mas o empenho e a vontade de nos casarmos não mudou em absolutamente nada, porque estamos a fazer por nós e não porque a sociedade acha que tem que ser. Parecido com o que a Anna disse, na altura, que começamos a morar juntos, não tinha amiga nenhuma que estivesse na mesma situação todas já estavam casadas, e no início, a minha mãe pelo que achava conveniente, também não aceitou muito bem. Mas hoje não me arrependo em nada. Hoje temos uma casa de sonhos, porque trabalhamos e quisemos antes de gastar dinheiro com casamento, construir a nossa casa. Hoje temos os nossos carros, e não dependemos absolutamente de ninguém. Já as amigas que se casaram antes de nós, sem medo de errar, não tenho nem uma que já tenha à casa própria até hoje, isso para não dizer das que já se separaram. A vida é assim Bruna, é o que tem de ser, não é por nos casarmos antes de morar juntos, ou não que vai nos fazer sermos mais ou menos felizes. A felicidade fizemos nós, com empenho, sacrifícios e muito amor. E se é a vossa vontade um dia oficializar a vossa união, estão assim será.
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bruna,
    Sumidinha mesmo, mas por uma boa causa né?! Finalizando uma outra etapa.
    Vou te falar sobre minha experiência e o que acontece ao meu redor pra te tranquilizar.TODOS os nossos amigos são do time ordem cronológica e nenhum deles está no primeiro casamento, nenhum! Falo isso pq eu me sentia péssima em saber que muita gente me julgava. Eu engravidei por acidente com 6 meses de namoro no segundo período da faculdade. Casei um mês antes de nossa filha nasceu, começamos um relacionamento do nada e estamos juntos e pode parecer muito clichê, mas justos real, unidos, e felizes até hoje. Vamos casar de novo com 14 anos de relacionamento. Na época demos prioridade a iniciar uma vida e construir a vida juntos e não me arrependo por ter esperado. Hoje estamos tranquilos financeiramente, temos nosso lar, uma vida de cumplicidade e respeito juntos, e tbm sonhamos juntos. Viver com a pessoa que você quer viver a vida é uma experiência que não vai fazer algo acabar se não for pra ser. Ali no dia a dia a gente presencia a pessoa em estado cru real, e isso antes de casar é um ótimo ponto, pq eu penso " imagina a frustração após tanto planejamento se separar com uma incompatibilidade gritante" e sim , isso acontece, tenho amigas que namoraram uma vida, mas é no dia a dia que os nossos piores defeitos aparecem, então quem tá disposto a mudar uma coisa ali outra acolá, balancear pra equilibrar?! Até que ponto vai existir consecoes de ambos! Então se for preciso, vá segura, e deixe o diálogo sempre ser o principal ponto. A gente tá vibrando muito com cada preparativo, nada vai tirar o brilho que já existe.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas