Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

E
Noiva Novata Junho 2024 São Paulo Estado

Morar junto após o civil

Emanuelle, dia 18 de Janeiro de 2024 às 13:31 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 11
Meninas poderiam me ajudar? Vou casar em julho deste ano no civil. Meu noivo mora em outro país, namoramos quase 3 anos e 5 meses se vendo e ficando a distancia.
Somos evangélicos, mas no caso teria que casar no civil e me mudar pois já estamos muito tempo a distância. O nosso casamento (festa) planejaríamos só daqui 1 ano pra mais ainda. Vocês acham que é errado ir morar junto após o civil? Pq neste caso não temos muita escolha, já que nosso religioso vai demorar quase 2 anos…

11 Respostas

Última atividade por Nathalia, dia 27 de Janeiro de 2024 às 13:22
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não posso falar de evangélicos porque sou católica, mas vou dizer o que um católico faria. Aos fatos: pra um católico civil e NADA é a mesma coisa. Para nós o matrimônio é Sacramento, aliança entre Deus e o casal. Civil é um contrato (que é exigido pra, entre outras coisas, garantir os direitos civis e também evitar bigamia) e pra nós quem é casado apenas no civil, sem o Sacramento, está em pecado.

    Conheço pessoas na sua situação, católicas, que fizerem o seguinte: casaram no cartório, casaram na igreja pra receber o Sacramento (sem nenhuma pompa, vestido, festa ou o que for, queriam o Sacramento). E tempos depois fizeram a festa com um celebrante e tudo que tinha direito.

    Se for o caso, converse com seu pastor para fazer algo assim. Não precisa de festa, pompa, vestido. Assim vocês ficam numa boa. E depois fazem uma festa e chamam o pastor pra uma renovação. Assim a consciência de vocês fica em paz.

    • Responder
  • Kira
    Noiva Constante Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha não sou religiosa, mas conheço um caso de um casal que fez o seguinte: casaram civil e religioso no mesmo dia, só que no religioso só foram só os dois, o padre e mais duas testemunhas.
    Pra eles era extremamente importante fazerem a cerimônia religiosa antes de morarem juntos, só que eles não tinham dinheiro pra festa, foram fazer festa uns 10 anos depois de casados só. Daí na igreja eles fizeram renovação de votos no dia da festa. Então se for o caso, façam isso, não sei qual a religião mas provavelmente vcs conseguem fazer assim tbm, escolham uma data que vcs achem bonita pra depois poderem fazer a renovação num dia igual.
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Emanuelle, nem todas as denominações protestantes tem o mesmo viés, mas vou te passar a visão da Presbiteriana, da qual faço parte: para nós, o casamento civil é o efetivo. A cerimônia religiosa é um ritual não obrigatório, que tem valor simbólico. Se for realizada uma oração no dia do seu casamento civil, feita por qualquer um dos presentes (não sendo necessário ser feita sequer por um pastor, afinal temos livre acesso ao Pai por meio de Jesus), você já terá consagrado aquele momento.

    Eu e meu marido fizemos desta forma, devido a pandemia. Nos casamos no civil em 2021 e fizemos nossa cerimônia religiosa em 2022 apenas. Mas isso foi por conta de uma força maior; se eu fosse escolher, com certeza faria tudo junto. Como aparentemente vocês não podem fazer as cerimônias juntas, fica a sugestão de terem esse momento de oração no civil.

    Mas, repito, isso é a visão da denominação Presbiteriana. Sugiro que você confirme as informações com o responsável pelo templo que você frequenta. Muito sucesso e felicidades nessa nova fase! Smiley heart

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De fato, a sua dúvida é de cunho religioso e não sei se nós aqui poderemos ajudar nessa questão. Melhor você falar com alguém da sua igreja e pedir uma orientação
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esse seu questionamento tem fundo religioso... então cada pessoa vai dar sua visão, de acordo com a sua orientação religiosa.. eu acho q vc precisa se aconselhar com as pessoas de sua religião e o seu lider religioso (pastor/padre/rabino/etc)

    • Responder
  • Ingridy
    Noiva Ativa Dezembro 2024 São Paulo Estado
    Ingridy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, também sou evangélica e eu particularmente não acho que seja errado, até porque o civil é um documento oficial que vocês estão casados, conheço uma amiga que também casou no civil e fez uma pequena recepção pra receber a benção da igreja e foi morar junto com o marido e depois de 1 ano foi o casamento no religioso
    Se for possível converse com os lideres ou pastores de vocês, peçam orientação e creio que Deus vai clarear nos corações de vocês 🤍
    • Responder
  • Isabella
    Noiva Constante Fevereiro 2024 São Paulo Estado
    Isabella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! Bom, não sei no que vocês acreditam, mas sou católica e para nós o casamento só é válido após o religioso. Caso vocês entendam assim também, acho que o melhor seria esperar para fazer o casamento civil mais próximo do religioso, para morarem juntos após a cerimônia religiosa, porque no civil estamos casados perante os homens mas não perante Deus ainda, que é o que realmente importa
    • Responder
  • Francini
    Noiva Ativa Junho 2026 São Paulo
    Francini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na minha opnião não tem problema nenhum mesmo, vocês estarem felizes e se sentindo realizados é o melhor caminho. E um detalhe importante o casamento civil, também é casamento. Smiley smile

    • Responder
  • Karina
    Super Noiva outubro 2024 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que as suas dúvidas é mais pelo lado de religioso então fica um pouco difícil opinar, mas pela lei dos homens estarão casados, acho que pode ver na igreja também se depois quando forem fazer a celebração podem receber as bençãos da igreja, isso deve acalmar um pouco seu coração.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá eu não vejo nada de errado ir morar juntos depois do civil por que já estarão casados agora isso vai depender de vocês como casal e da crença de vocês

    • Responder
  • Ludmila
    Super Noiva Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q não tem certo e errado, varia de casal para casal. Vocês tem q ver o que é melhor p vcs. Quais são suas crenças e costumes, etc.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas