Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Patrícia
Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro

Mudança de sobrenome/novos documentos

Patrícia, dia 20 de Abril de 2021 às 22:10 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 47
Hi, Brides!!
Hoje queria a opinião de vocês: Vão aderir ao sobrenome do noivo? Ou os dois vão mudar os sobrenomes? Vi que há essa possibilidade dos dois mudarem o sobrenome, mesclando um do outro.
A minha questão são os documentos. Sabem se demora, se é difícil troca-los? Eu não moro no estado que nasci e onde foram emitidos os documentos. Sabem me dizer se tenho que emitir no estado de origem? Se emitir no estado atual, o número dos documentos permanece o mesmo? É muita dor de cabeça fazer isso?

47 Respostas

Última atividade por Gisa, dia 24 de Abril de 2021 às 23:43
  • Gisa
    Noiva Constante Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Gisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo que o cartório me falou, só não pode tirar se vc tem apenas um sobrenome mas se tiver dois vc pode trocar. Meu marido fez isso, ele tinha dois sobrenomes, tirou o da parte da mãe e acrescentou o meu.
    • Responder
  • Gisa
    Noiva Constante Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Gisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acrescentei o sobrenome dele e ele acrescentou o meu, então fica os com os mesmos sobrenomes. Não achei nada demais para alterar os documentos, o que dificulta um pouco é a pandemia, alguns lugares não estão atendendo então tem que esperar.
    Pra alterar a identidade tive que agendar, mas consegui de um dia para o outro e paguei 72,00
    CPF alterei pela internet mesmo.Carteira de trabalho, como agora é digital.. no momento que altera o CPF a carteira já altera tbm.Agora só está faltando a carteira de motorista, mas como não uso mesmo vou deixar pra alterar mais pra frente.

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda não decidi se irei acrescentar o sobrenome do noivo ou não. Sobre a troca dos documentos acho q é sim um pouco chato pq demanda tempo, mas tbm não vejo como uma coisa que deva ser feita com pressa.

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Patrícia!

    Ouço falar que é trabalhoso, outros dizem ser tranquilo, então não sei rs

    Eu pretendo e irei sim acrescentar o sobrenome do meu noivo. Acho lindo, e faço questão!

    Smiley love

    • Responder
  • The
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii! Por aqui sempre fui da opinião de que eu não pegaria o sobrenome do meu futuro marido. Agora que estou noiva e quase casando, esse sentimento ficou super aflorado. Eu amo meus sobrenomes, jamais me identificaria com outro sobrenome que não seja aquele que eu usei a vida inteira, que me identifica como pessoa, que eu herdei dos meus pais. Além de eu não gostar muito do sobrenome do meu noivo (kkkkk) acho que o processo seria super burocrático, principalmente na pandemia que está tudo fechado 🤣 Enfim, vai da opinião de cada noivinha 💕 tenho um casal de amigos que um pegou o sobrenome do outro e ficaram com nomes iguais hehehe
    Só não pode esquecer de mudar o nome no conselho de classe da sua profissão tb!!
    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia!
    Por cá, tanto ele quanto eu queríamos levar o sobrenome um do outro, só que vimos que o nome dele já é grande demais 😂, mas eu, claro, vou levar o dele, que sempre quis 😂
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Diploma (tem que mandar ratificar e emitir outro), carteira de entidade de classe (se for o caso), artigo científico (nesse caso permanece o de solteira, colocam um adendo no final que vc mudou de nome). Enfim, pra mim não compensa...

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Patrícia,

    Eu vou mudar o meu nome. Tirar um sobrenome meu, e colocar um do noivo.

    Sei que essa questão dos documentos é trabalhosa, mas estou disposta a fazer mesmo assim.

    Eu ainda não pesquisei muito, mas acredito que o único que depende do local onde se está é o título de eleitor.

    Smiley kiss

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, vou procurar ver isso no cartório. Espero muito conseguir tirar todos os documentos aqui mesmo.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Nathalia!
    Verdade, tem o diploma! Nem tinha pensado nisso!!
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Totalmente compreensível, Jéssica!! Também acho lindo!!
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaah, que lindo Giovana!!
    Obrigada por contar a sua experiência com os documentos. Acho que não terei tanto problemas com a questão do estado então, acho que é só me organizar mesmo!!
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aaaah, não moro no meu estado de origem!!
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Patrícia. É uma questão bem pessoal. Particularmente eu acho lindo e adoro o sobrenome do meu noivo, por isso optei por aderir. No civil, nós já nos casamos. CPF e título de eleitor mudei tudo online. Celular tbm. RG e CNH o processo inicia online e termina presencialmente na minha cidade, mas por enquanto ainda nem mudei pq tô esperando vencer a CNH daqui uns meses haha. Pra mim, foi super tranquilo fazer as alterações. E mesmo ainda não usando nas redes sociais, por exemplo, pq pra nós o que vale é o religioso em setembro, eu já amo quando alguém me chama pelo sobrenome dele haha ❤️
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Julho 2021 Bahia
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Justamente por conta de toda troca de documentos ainda mais nessa pandemia acabamos optando por não trocarmos. Mas acho lindo e romantico Smiley heart

    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom, eu não pretendo mudar pq aqui não pode retirar sobrenome (isso vai de cartório pra cartório) e eu tenho o nome gigante (2 da minha mãe e 1 do meu pai). Se pudesse tirar eu tiraria o do meu pai e 1 dos da minha mãe sem pensar 2 vezes. Além disso tenho apego ao meu diploma com ele. Já me falaram que a troca de documentos é até tranquila, mas eu to dispensando mais essa dor de cabeça...

    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Março 2022 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, eu não vou aderir o nome dele e nem ele o meu, vamos permanecer com nossos nomes de nascença.
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui somente eu vou mudar o nome. Tenho 3 sobrenomes, então vou tirar 2 pra ficar com um meu e pegar um dele. Esse processo de mudança é extremamente burocrático, mas acho que você pode fazer em qualquer estado sim.

    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou aderir o sobrenome dele, não teria graça casar e não mudar o nome
    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Patrícia,
    Aqui ainda não fiz o civil devido ao Covid.
    Mas com certeza colocarei o sobrenome dele.
    • Responder
  • Sueila
    Top das Noivas Maio 2022 Rio de Janeiro
    Sueila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada, Pati! Smiley kiss

    • Responder
  • Monise
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo
    Monise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mais justo e mais poético hehe
    • Responder
  • Larissa
    Super Noiva Junho 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Patii
    Aqui eu irei pegar o sobrenome do meu noivo. Acho muito importante ter o nome de casada (gosto de seguir a tradição rsss) e vou retirar o nome da minha mãe, infelizmente porque senão meu nome ficaria muito grande.
    • Responder
  • Paula
    Super Noiva outubro 2021 Bahia
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pretendo retirar o meu "Santos" e colocar o dele (vi alguém comentando que não pode, mas minha cunhada fez isso ao se casar com meu irmão) porque meu nome já é composto, se acrescentar mais um vai ficar gigantesco. Meu nome vai ficar Paula Fabiana Lago Miranda.

    • Responder
  • Thifany
    Noiva Constante Maio 2021 Bahia
    Thifany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até me arrependi, pois achei que ficou muito grande.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Thifany!
    Não sabia que não podia retirar!! Vou ao cartório ver como pode ficar a combinação dos nomes.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Karina! Que diferente! Nunca vi só o noivo acrescentar, mas acho válido se é o que ele quer!!
    Eu gosto da ideia de quando os dois acrescentam um do outro!
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Lara!
    Eu também acho legal!! Estou mais inclinada a incluir sim!!!
    • Responder
  • Thifany
    Noiva Constante Maio 2021 Bahia
    Thifany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu mudei o meu, na verdade acrescentei por que não pode retirar um sobrenome meu, pelo nomes aqui onde moro.
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou aderir, quando eu era pequena nunca conseguia entender pq a minha mãe tinha um nome e depois que casou tinha o mesmo nome do meu pai, naquela época eu ja achava uma coisa sem sentido nenhum kkkk, então por aqui eu vou manter o meu mas o meu noivo vai acrescentar o meu sobrenome ao dele pq ele não gosta do sobrenome dele🙄
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desde pequena eu sempre achei bonito sobrenomes grandes e acho legal quando a mulher passa a ter o nome de casada. Acho que é um marco importante. Mas sempre tive na minha cabeça q só faria isso se o sobrenome do noivo fosse bonito kkkkk. Resumindo, vou incluir o dele e amando meu nome com 4 sobrenomes hahaha. Se é algo q vc gosta, acho q vale a pena incluir, mesmo com as trocas de documentos.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Monise!!
    Eu gosto da ideia dos dois mudarem os nomes. Acho bonito haha e também os dois acabam participando juntos das burocracias rs
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas