Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Evelin
Noiva Principiante Abril 2019 Paraná

Não estou me sentindo a vontade para mudar o meu sobrenome :/

Evelin, dia 22 de Novembro de 2017 às 14:02 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 46

Meninas, amo muito meu noivo, morro de orgulho dele. Nada contra, mas não sou feminista, porém não estou me sentindo a vontade para inserir o sobrenome dele no meu.

Me sinto, trocando a minha família pela dele, sei lá, parece que vou me tornar posse deles (da família toda dele). Tenho muito orgulho do meu sobrenome e não queria mudar. Mas, ele está triste com essa minha escolha, apesar de aceitar, sinto que ele fica triste com isso, se sente meio ofendido, por eu não querer o sobrenome dele...

Já propus que ele adquirisse o meu também, pra ver como ele se sentia, ele diz que isso não é tradição, mas nós já nem vamos casar na igreja (graças a mãe dele - que não aceita minha religião), não vou entrar com a marcha nupcial, logo, não somos um casal tradicional, somos nós. Também me entristece essa situação...

Mais alguém já passou por isso?

46 Respostas

Última atividade por Estela, dia 23 de Novembro de 2017 às 15:34
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh entendi o q vc quis dizer sobre a marcha rsrs, eu te entendo sim c ctza pq concordo plenamente com esse seu ponto de vista. Tb acho q colocar sobrenome pela justificativa de "ser tradicional" não é motivo. Conversa melhor com ele, ele não pode te impor isso, usa a desculpa da burocracia tb, q nao ta a fim, é mesmo uma chateação fazer isso rs... e o nome é seu, se nao ta a vontade não tem q por, ele precisa entender isdo e q nao é isso q vai mostrar o quanto vc o ama e vao compartilhar tantas outras coisas juntos , tomara q de td certo 😘
    • Responder
  • Rafa
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Rafa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kkkkk acho q ele achou q por ter colocado o nome na aliança vc teria aceito.... Eu até queria colocar o Castro dele, mas iria vir o De junto então n quis.. Eu me sinto da familia delee do msm jeito... E bom menina é que qndo nós estamos conversando entre nós ou ate msm com amigos ele fala p mim " Ja era, agr vc ta no meu nome" aiii q eu dou mais risada msm e lembro ele q não to nome dele, aiii ele faz aquela cara de "pois é" kkkkk, um casal de amigos meu q foram minhas testemunhas no cartório no dia perg como ficou meu nome, qndo falei q n acrescentei só faltou me crucificarem rs, falando q como isso, q eu tinha q ter colocado o nome dele, falou algo não sei ql palavras utilizaram, mas querendo dizer q sem o acréscimo do nome não pareciamos q somos casados, q era errado e tudo mais kkkk, falei q nao era obrigada a pegar nome de ngm e que só n peguei pq não iria ser como queria, ficaram falando q eu tinha q ter pego, q nada haver esse De, q não fazia diferença e td mais, ai deixei falando, tanto pq quem estava casando era eu e quem decide se acrescento ou não sou eu rs... Mas depois seu marido vai esquecer desse detalhe pq realmente, é só um detalhe, mas qndo eu vejo minha certidão de casamento e vejo q não houve alteração de nome eu tenho a sensação de q nada mudou kkkkkk, por mais q seja só um nome, mas msm assim n me arrependo.
    • Responder
  • I
    Noiva Master Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se você não se sente a vontade não mude , converse melhor com ele e exponha seu ponto de vista sobre isso. Eu quero mudar o meu rs
    • Responder
  • Iolanda
    Noiva Esperta Dezembro 2023 Bahia
    Iolanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Garcia Kawiski? Sobrenome dele ou seu? Achei maravilhoso. Então conversa com ele, para ele tbm colocar o seu. Se vc conversar com jeitinho tenho ctz que não será um grande problema.

E relação a benção de Deus é preciso, já que ela não quer ir até a igreja evangélica. Casa onde vc vai casar, porém em vez de juiz e tals, pede pro pastor fazer o casamento, pq assim vc recebera a benção do Senhor (e sua sogra não precisa saber que vai ser o pastor, só na hora mesmo) lkkkkkkkkk

• Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade Lais, pelo que eu tô vendo, não sou a unica que pensa assim. Agora me sinto mais tranquila para manter minha decisão firme!

Obrigada! Smiley heart

• Responder
  • Lais Knupp
    Super Noiva Junho 2018 São Paulo
    Lais Knupp ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Evelin eu também não mudarei o meu, por 2 fatores

1-AMO MEU SOBRONOME E NÃO GOSTO MUITO DO DELE

2-PENSO NA TRABALHEIRA QUE DEVE SER.

Ele já está ciente que não mudarei e ficou super tranquilo com ele, acho que hoje em dias as coisas estão bem diferentes e muitas pessoas estão optando por não mudar, fique tranquila!Smiley heart

• Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então Estela, até propus para meu noivo para ele colocar o meu também, mas daí ele não quis...

Eu não quero inserir o sobrenome dele, pq não quero me tornar a "senhora dele" quero continuar sendo eu, que tenho um relacionamento com ele... não sei se me entendem Smiley sad .

Quanto a marcha, não vou entrar com ela, porque não gosto mesmo, mas não porque não vamos casar na igreja. Então, esses pequenos detalhes mostram, que não somos tradicionais, então, não aceito que ele venha com essa desculpinha que é tradicional eu colocar o nome dele e que não é tradicional ele colocar o meu... Smiley winking

• Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então Iolanda, eu sei que não preciso tirar o meu sobrenome, mas se eu acrescentar o dele, é o sobrenome dele que ficará em evidência, como se eu fosse parte da família dele e não serei. Se a ideia é que seremos uma NOVA família "Garcia Kawiski" porque só eu e nossos filhos terão esse sobrenome e ele só o dele?!

Quanto a não casar na igreja por causa da minha sogra... Pense na tristeza que eu estou... mas meu noivo é filho único e disse que não pode se casar sem a mãe dele. Por mim... quem não quisesse ir, que não fosse e pronto. Mas pra ele, ela é importantíssima e tem a segunda opção (que me deixa menos feliz - mas também não tenho horror a isso Smiley sad

A benção de Deus vai fazer muita falta pra mim, mas meu noivo disse que podemos ir depois na igreja pedir a benção, não é o ideal, né, maass...

• Responder
  • Emmy
    Noiva Master Março 2018 Rio Grande do Sul
    Emmy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que chato isso , nos dias de hoje as coisas mudaram e bom vocês conversarem bem sobre isso , não podem entrar com nenhum mágoa no casamento, eu vou colocar o sobrenome do meu noivo mas não vou tirar o meu .
    E meu noivo vai fazer a mesma coisa .
    Mas já estávamos falando disso a um ano e entramos em acordo sobre o sobrenome .não faça nada sem a sua vontade para não ser motivo para futuras brigas
    • Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Rafa, concordo com você, por que só nós é que temos que mudar nosso nome, néh?

Então, aconteceu algo meio parecido comigo... Quando fomos colocar nome em nossas alianças de noivado, de última hora ele disse que queria colocar meu nome, com as iniciais do meu sobrenome e o dele junto (sendo que eu já tinha dito que não queria colocar o dele), ok, em cima da hora, na frente da vendedora... eu "arreguei" e falei ok, pode por, mas 2 dias depois já falei pra ele de novo, olha... eu realmente não queria acrescentar seu sobrenome, e sim gente, já expliquei todos os meus motivos com muito carinho pra ele, acho que até por isso ele aceita, mas fica com aquela cara de cachorrinho sem dono, choramingando que eu não quero o sobrenome dele...

• Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não coloquei sobrenome pq não quis a burocracia e tb pq acho q não tem necessidade nenhuma pra nada isso rs, meu marido até chegou a comentar de nós dois pegarmos do outro, mas eu convenci a não fazer pela burocracia mesmo, temos horários malucos de trabalho e ia ser um transtorno correr atras dessas coisas, onde eu trabalho tudo quanto é mulher que fez isso diz que se arrependeu. Acho q se vc não quer, não faça, isso não muda nada na vida mesmo. Quanto à marcha nupcial, eu tive mesmo casando fora da igreja, foi numa chácara e nada impede.
    • Responder
  • Iolanda
    Noiva Esperta Dezembro 2023 Bahia
    Iolanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha... Primeiro em relação ao sobrenome, todos os homens são assim viu, mas pensa assim.
    Vc não estará trocando sua família e sim sua família está crescendo, vc não precisa tirar o sobrenome da sua família, eu mesmo não vou tirar de forma nenhuma, vou acrescentar o do meu futuro marido, mas não tirarei o da minha família.

Segundo sobro sua sogra e a igreja, noivinha pelo o que eu vi vc deve ser evangélica. (Como eu) temos o temor de Deus, sabemos o certo é o errado, não pensa que pode machucar fulano ou sicrano por suas escolhas, pense que vc pode machucar Deus com isso.
    Pense o que vai alegrar a Deus em primeiro lugar, muitas pessoas vão falar pra vc que vc tem que fazer algo que agradece todos e bla bla bla
    mas vc tem que agradar ao Senhor e se seu sonho e casar na igreja peça direção a Ele, pq Ele vai he ajudar nessa parte.

Eu mesmo postei uma vez aqui que minhas lembrancinhas iam ser bíblias, pq Deus falou comigo pra fazer isso, é se for alegrar Ele, EU FAÇO.
    muitas pessoas veio me criticar falando que pensar pq nem todos ia gostar de ganhar, que muitos não podem não ser cristã e tals.
    Porem Deus falou comigo exatamente pra isso, para levar a palavra dEle para quem não é cristã, pq pensa comigo qual seria a necessidade de evangelizar um cristã já? Nenhuma né
    a intenção a tocar o que não são.

Entao por isso que te falo ora e peça direção a Deus, Ele vai saber te conduzir.

Fica na benção noivinha 👰🏻👸🏻
    • Responder
  • Sara
    Noiva Constante Abril 2018 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou querendo colocar o nome do noiva ,acrescentar ,mais já tenho um nome grande ,se tiver que tirar um dos meus nomes não coloco o dele . Ele aceitou acrescentar o meu , e acho legal . Converse com seu noivo novamente , esponja esses pontos que citou aqui no debate . Se ele não quiser colocar o seu nome pq não é tradição segundo ele , sendo que você disse que não estão tendo um casamento tradicionais por conta de algumas coisas , não mude o seu nome tbm . Converse com ele tudo bem conversado se resolve
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Novembro 2022 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também estou meio assim para receber mais um nome, adoro o sobrenome dele porém gosto dos meus, da minha família. É um tanto complicado ver que a pessoa ficou triste mas também não se sentir bem fazendo algo... 😞
    • Responder
  • Osmaisa
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Osmaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha,

Eu também não pretendo mudar, também penso que estarei trocando minha família pela dele kk...

• Responder
  • Rafa
    Noiva VIP Setembro 2017 São Paulo
    Rafa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu tbm não ficou nada feliz no dia em q estavamos no cartório, eu queria colocar o nome de Castro, porém iria vir junto o De Castro, e por mais q esse De seja insignificante p mim não é e faz td a diferença, então como n deixaram ser como eu queria, então n peguei o nome dele, e percebi que na hr ele ficou bem chateado mas nao ligo, tbm n quis pegar o meu, então ja q não serve p ambos, então p um q não vai ser, mas tbm é só na hr ou qndo alguém questiona pq não coloquei.. E n me arrependo..
    • Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se não está sentindo a vontade não mude.

Converse com ele, ele entenderá.

• Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Haushauhauhs, é um fato... meu noivo é bem engraçadinho, eu coloco o dele, mas ele não quer por o meu?! Se é uma nova família, porque só eu e meus filhos teremos os dois nomes? Não acho certo!

É difícil quando a pessoa já tem uma ideia na cabeça, mas ele aceita, fica com aquela carinha, fico com dó mas "sigo o baile" Smiley smile

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo! Pra jogar na cara não da!

Infelizmente as igrejas católicas tem um valor alto pq na maioria das vezes o dízimo não paga as contas (infelizmente, vergonha como católica de falar isso, afinal o dízimo é bíblico). E com isso acabam embutindo na taxa dos casamentos.

Quanto a fazer no sítio, pense que assim fica democratico! E vcs não ofendem ninguém (mesmo que sua sogra não seja assídua). Além disso, pressupondo que vc vai casar com pastor, uma vez que a igreja católica não permite casamento fora da igreja!

O valor pago nesse caso acho que compensa. Ate pq no seu caso seria necessário pedir uma dispensa na curia regional pra casamento de mista religião. Fora que, dentre outras coisas, você assinaria um documento de comprometendo a criar os filhos na fé católica (requisito pra liberar -fonte: ex secretaria de paróquia).

Acho que assim fica bom pra todos!

Quanto ao nome nem chance! Não pertenço a ninguém! Quer formar família nova? Ponha o meu nome tbm. Caso contrário seguimos o baile!
    • Responder
  • Emanuela
    Noiva Esperta Agosto 2018 São Paulo
    Emanuela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então noivinha eu sei que essas situações ninguém além de nós mesmas devemos decidir! Eu mesma não vejo a hora de me casar e adquirir o sobrenome do meu marido 😍 eu me sinto muito à vontade e tenho maior orgulho!
    Porem se vc não está feli com essa ideia tente explicar da melhor forma ao seu noivo não falando que se sentira posse deles até pq garanto que isso é coisa da sua cabecinha rsrs percebo que é mto importante para os homens kkkkk mas se não te agrada conversem direitinho e tomem a melhor decisão para o relacionamento de vcs até pq isso não afetará em muita coisa!!!

Em relação a sua sogra não deixem de fazer nada por ninguém até pq pensem que é um dia único e poderão se arrepender de não terem curtido cada detalhe!!!
    Peça para Deus lhe mostrar o melhor caminho, ele será o único que lhe orientará na decisão certa!! Fica com Deus e espero que tudo ocorra bem 😍😘
    • Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Seria um jeito Gabriela, mas ele não quer acrescentar o meu... engraçadinho né... :/

• Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, sobre minha sogra... Quando comunicamos que vamos nos casar e a cerimônia seria na igreja evangélica, ela até pulou da cadeira, fez o maior barraco, disse que não ia.

Meu noivo defendeu nosso ponto de vista e explicou tudo... que ele não tava se convertendo, que era uma questão financeira e tals... Ela se disse que pagava, mas eu não aceito de jeito nenhum... porque conheço... vai ficar jogando na cara o resto da vida que pagou meu casamento, pq daí... já vai ser o casamento todo que ela vai dizer que pagou... Enfim, depois que as coisas acalmara, meu noivo que é filho único, disse que não podia casar sem a mãe.

E nós vamos casar num sítio agora, gastando bem mais do que gostaríamos, por conta disso. Smiley sad

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não adotei o sobrenome do meu marido, nem ele o meu. Mas se quiserem mudar de sobrenome, podem cada acrescentar o do outro sem retirar o seu.
    • Responder
  • Najara
    Noiva Constante outubro 2018 São Paulo
    Najara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi novinha eu tbm não quero mudar meu nome porém meu noivo é como o seu, não aceita. Conversei com ele e melhorou muito a aceitação... Então, converse bastante, coloque seu ponto de vista e ele vai entender e aceitar... Afinal ele te ama...
    • Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa Nathália! Também fico com essa impressão, sinto que estaria me tornando posse dele...

Quanto a minha sogra, ela é católica (daquelas que nunca vai à igreja) e eu e minha família somos evangélicos. A questão é que iriamos fazer na evangélica, principalmente, por uma questão de custos, que na evangélica é de graça e na católica aqui em Curitiba +- R$ 2.000,00... Enfim, ela disse que paga, mas pra quê? Pra ficar jogando na minha cara e na cara da minha família que ela pagou meu casamento? Nem aqui nem na China!!!

Daí vamos casar um sítio, com um juiz de paz, não era bem o que eu queria, né... mas... Smiley sad

• Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Yngridi, de fato sua situação é igualzinha a minha!

Achei que ninguém mais passasse por isso, mas acho legal você seguir firma na sua escolha. É o que pretendo fazer também...

• Responder
  • D
    Noiva Novata Maio 2018 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Vou me casar em breve e não pretendo mudar o meu. Não quero e não vejo necessidade alguma. Pretendo fugir da burocracia, além disso gosto muito do meu. Para mim não altera nada emocionalmente falando. Nossos filhos terão a junção dos nossos nomes e pronto. Mas respeito quem pensa diferente, é uma decisão muito particular. Siga seu coração.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii, eu também decidi não colocar o sobrenome do meu noivo, mas por opção! Fiz questão de perguntar para ele se seria um problema, e ele concordou em deixar como está! Acho que é tempo e dinheiro desperdiçado já que teremos que trocar passaporte e todos os demais documentos.

Converse com ele direitinho, explique o seu ponto de vista, mas se pra ele realmente foi importante o ideal seria chegar em um equilíbrio. Smiley smile

• Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não mudei meu nome. EU não vejo necessidade disso (na minha vida). Foi minha decisão e do meu marido.

• Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mudar nome é escolha sua já quem irá usa lo é vc. Eu até quero mudar por o meu ser muito pequeno (Natiele da Silva), mas não curto Fonseca (começo a chorar de rir quando escuto). Sobre casamento e não aceita religião O. O como assim sua sogra mandar na decisões de vcs????? Terá que pedi permissão para ter filho???!!!! Escolha é unicamente de vcs dois. Exemplo nem queria festa, mas meu noivo sim aíiremos faze algo iíntimo.
    • Responder
  • Sheila
    Super Noiva Março 2019 São Paulo
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou mudar o meu tbm Noivinha, uma por que meu nome já é bem grande e outra por que convenhamos da o maior trabalho mudar todos os documentos. Mas meu noivo em bem tranquilo nem deu importância.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que isso é muito particular, não acho que você deixará de fazer parte da sua família ou pertencerá mais a família dele, como já comentaram é uma família nova que vocês estão formando, mas hoje em dia não tem essa obrigação com os sobrenomes, aliás é mais comum não mudar, pensa com carinho e explica pra ele o seu ponto de vista. Eu mudarei o sobrenome por uma questão mais complexa, carrego o sobrenome do mau pai biológico (que não conheço e nem quero. kkk) e nunca me senti bem com ele, tanto que normalmente uso apenas o sobrenome da minha mãe. Essa é a oportunidade de mudar e eu vou aproveitá-la, queria que meu noivo adotasse o nome da minha família, mas ele não quer, então ok. Acho que você deve fazer oq sente vontade e se sente bem, mas aconselho a não pensar por esse lado de "ser propriedade da família dele)

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas