Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Evelin
Noiva Principiante Abril 2019 Paraná

Não estou me sentindo a vontade para mudar o meu sobrenome :/

Evelin, dia 22 de Novembro de 2017 às 14:02

Publicado em Fórum Antes do casamento 46

Meninas, amo muito meu noivo, morro de orgulho dele. Nada contra, mas não sou feminista, porém não estou me sentindo a vontade para inserir o sobrenome dele no meu. Me sinto, trocando a minha família pela dele, sei lá, parece que vou me tornar posse deles (da família toda dele). Tenho muito orgulho...

Meninas, amo muito meu noivo, morro de orgulho dele. Nada contra, mas não sou feminista, porém não estou me sentindo a vontade para inserir o sobrenome dele no meu.

Me sinto, trocando a minha família pela dele, sei lá, parece que vou me tornar posse deles (da família toda dele). Tenho muito orgulho do meu sobrenome e não queria mudar. Mas, ele está triste com essa minha escolha, apesar de aceitar, sinto que ele fica triste com isso, se sente meio ofendido, por eu não querer o sobrenome dele...

Já propus que ele adquirisse o meu também, pra ver como ele se sentia, ele diz que isso não é tradição, mas nós já nem vamos casar na igreja (graças a mãe dele - que não aceita minha religião), não vou entrar com a marcha nupcial, logo, não somos um casal tradicional, somos nós. Também me entristece essa situação...

Mais alguém já passou por isso?

46 Respostas

• Jéssica
    Noiva Ativa Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou numa situação parecida. Adoro meu sobrenome e amo demais meu noivo, sempre sonhei em ter o nome do meu marido mas eu encontrei ele rs, e o sobrenome dele não se encaixa em nada no meu, fico pensando até quando tivermos filho... Mas em fim, eu ainda não tenho a decisão! "Coloco o sobrenome dele no meu e fica feio ou deixo como é?!"
    Te entendo um pouco
    • Responder
  • Yngrid
    Noiva Esperta Março 2018 Ceará
    Yngrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho isso tudo muito relativo. Só pela tradição não é legal, mas seria bom já que ele se sentiria tão feliz em ver que vc adotou o sobrenome dele, eu quero aderir ao dele, não por tradição, mas quero muito casar e vai ser importante pra nós pela nossa família, nossos filhos vão ter nossos sobrenomes... enfim...

Conversa com teu noivo, já q ele fica triste e explica teus motivos.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu passei. Dei o ultimato: ou os dois mudam oi ninguém! Concordo com você , fica parcendo que vc está trocando sua família pela do outro. Essa tradição pra mim é do tempo que a mulher pertencia ao homem. Paciência. Eu jamais mudaria algo tão íntimo pra agradar meu namorado! Nunca mesmo! Fora que já tenho diploma, TCC tudo com meu nome é tenho muito orgulho!

Que mau lhe pergunte: pq sua sogra não aceita sua religião?
    • Responder
  • Yngridi
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Ceará
    Yngridi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh o textão...
    Oi noivinha estava procurando agora mesmo debates sobre o assunto. E estou na mesma situação... De verdade, assim que noivei fui pesquisar se seria obrigada a mudar de nome, já que antigamente era obrigação, e fiquei aliviada quando descobri que podia continuar com meu nome de solteira que sempre foi minha vontade.
    Mais certeza tive quando descobri o porquê da obrigação de mudar de nome e realmente era pelo lance de posse: sair do "nome do pai" para passar a ser "do marido". Li o código Civil quase todo neste dia kkkk
    Depois de afirmar minha decisão internamente foi hora de comentar com o noivo, e olhe, foi um auê explicar meu ponto de vista pra ele e pra minha mãe que é super tradicional.
    Ele demorou entender mas sei que até hoje não aceitou. Há algum tempo comentei sobre ele também mudar o nome. Já que a intenção é formar uma NOVA FAMÍLIA porque não os dois aderirem ao novo nome? Ele respondeu que isso não era o comum e que o certo é a mulher pegar o sobrenome do marido e por aí vai.
    Pois pronto, seguimos cada um com sua opinião e cada um com seu nome kkkk (ontem mesmo ele fez piadinha por isso, dou risada e nem discuto mais)
    • Responder
  • Jade
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Jade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi tb n quero mudar o meu nada é tão nosso quanto nosso nome. Então vc tem q fazer o que está no seu coração n adianta fazer algo que vc n quer. E acho justo ja q ele quer q vc coloque ele colocar tb.
    • Responder
  • Suelen
    Noiva Ativa Agosto 2018 Ceará
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou mudar meu nome não. Já conversei com ele e pra ele tudo bem. Assim como eu não quero trocar meu nome, ele tbm não vai querer adicionar o meu. Vc trocar seu nome por ser uma tradição é algo muito pequeno. Essa questão do nome causar um briga entre vocês, é bobagem demais. Vc não será menos esposa por não ter o nome dele, o amor de vocês não vai ser baseado nisso.
    Vocês formarão uma família de qualquer forma e os filhos de vocês que serão essa família, eles que terão o seu sobrenome e o dele.

Enfim. A palavra para essa questão é conversar. Dialogar vocês dois. Smiley kiss
    • Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito legal seu ponto de vista Fahay. De verdade, me fez até refletir, mas partindo do ponto de pensamento que vocês vão formar uma nova família (amei essa parte), porque os dois não mudam de sobrenome? Ele adota o seu e você o dele?

Eu sei que tradicionalmente não é assim que acontece, mas quando propus isso pro meu noivo, ele achou mega estranho, disse que não é assim...

• Responder
  • Fahay
    Noiva VIP Julho 2018 Paraná
    Fahay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oiii noivinha, super entendo sua vontade, mas deixa eu te falar meu ponto de vista.

Eu vou mudar meu sobrenome, não porque vou ser mais da família dele do que da minha , mas porque vamos criar uma NOVA família juntos.

Eu faço história da família e arvore genealógica e é muito importante até pra manter a ordem essa mudança.

Mas a minha principal motivação, é que vamos nos tornar um. Em tudo. Eu amo meu sobrenome, minha família e a história dela, mas eu quero criar uma continuação e uma nova história do zero com o meu noivo.

E quanto a marcha, naaaada a ver hahahaha eu nem gosto da marcha sabia?? #prontofalei o casamento é seu, você arruma esses detalhes do jeito que quer e tem que ficar a cara de vocês, não porque é tradição ou pq outros acham bonito. Vocês são os protagonistas e diretores desse dia!

Esse é a minha vontade, mas cada uma segue com o seu desejo e seu jeitinho *-*

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha, eu também não me sinto a vontade e pretendo não mudar.

• Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que sempre é questão de conversa..eu ja me divorciei antes e é burocratico pra caramba correr atras de tudo, e engraçado que eu antes nao queria mudar meu nome, parecia q previa algo de errado..rsrsrs, hj já quero colocar o nome do meu futuro, vai entender?!

• Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não vou mudar o meu e também não é por questão de feminismo é porque dá muito trabalho pra tirar novos documentos,rsrs.

• Responder
  • Evelin
    Evelin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nem fale Luiza, tem toda essa questão dos documentos, além do tempo, o custo que isso deve causar... :/

Também não me decidi ainda... Fico com dózinho do meu noivo, mas também não quero deixar de ser eu, pra ser a "senhora dele", entende?

• Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Evelin! Eu também tenho esse dilema, principalmente pq vamos morar fora em breve e me dá uma super preguiça de correr atrás de todos os vistos e documentos de novo. Ainda não decidi, mas acho que vou manter meu nome como sempre foi.

Meu noivo acha isso tranquilo, mas eu ainda estou bem indecisa também.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas