Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Estefany
Noiva Esperta Janeiro 2017 São Paulo

Ninguém é obrigada a pagar a taxa do cartório para casar!!

Estefany, dia 22 de Setembro de 2016 às 10:28 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 61

Noivihas acho essa informação bem interessante para quem mora em locais onde as taxas de cartório são abusivas!! NINGUÉM É OBRIGADO A PAGAR GENTE, só fazer declaração de atestado de pobreza!!!

Eu já disse que bem vou fazer no meu, porque o governo já rouba muito da gente, vou usar o que me é de direito!

Segue Reportagem:

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

Casando no CivilPara o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Segundo decisão do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, José Antonio de Paula Santos Neto (Processo ****-74.2010.2.00.0000, assinado em 26/04/2011), "Como o intuito da lei é o de facilitar ao máximo a obtenção da gratuidade, parece de melhor alvitre que nada mais se imponha além do já estabelecido no art. 1.512 do Código Civil: simples declaração de pobreza, sob as penas da lei, que poderá ser até manuscrita, sem forma especial." Portanto, se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça

61 Respostas

Última atividade por Luana, dia 25 de Setembro de 2019 às 03:33
  • Luana
    Noiva Novata outubro 2019 Distrito Federal
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No cartório onde moro, Santa Cruz -RJ eles estão cobrando cerca de R$790. A quem recorrer quando o valor é abusivo?

• Responder
  • M
    Noiva Ativa outubro 2019 São Paulo
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E ele me pediram holerite vou levar do meu noivo ,Obrigada !

• Responder
  • G
    São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eles pedem pra comprovar que realmente você não tem condições de pagar. Isso acontece também quando você entra com um processo na justiça, o juiz pode pedir o documento que quiser para comprovar sua hipossuficiência. Inclusive se for falsa a sua declaração de pobreza, pode gerar prisão e multa.
    • Responder
  • Josiane
    Noiva Novata Novembro 2018 São Paulo
    Josiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Agradeço ajudou muito
    • Responder
  • Josiane
    Josiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha na nossa cidade se você receber até 2 salários mínimos ai você precisa saber espero ter ajudado
    • Responder
  • Josiane
    Josiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também estou na mesma situação vamos crer em DEUS
    • Responder
  • Josiane
    Josiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas temos que ter fé e confiar em Deus
    • Responder
  • Josiane
    Josiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até 2 salários mínimos
    • Responder
  • M
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Me pediram holerite do meu noivo .

• Responder
  • M
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pediram holerite do meu noivo.

• Responder
  • M
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por que eles me pediram 3 holerites ? No caso só meu noivo trabalha com carteira assinada e paga aluguel por me pediram os 3 holerites está correto isso ?

• Responder
  • Cláudia Lima
    Noiva Esperta Maio 2019 São Paulo
    Cláudia Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Noivinha, sou de Jandira também, acho um absurdo isso, visto que a lei é muito clara quanto aos documentos solicitados.

Vc já procurou a defensoria pública ou a corregedoria?

• Responder
  • P
    Noiva Novata Maio 2019 Goiás
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde! Mas tem uma base de quanto o casal recebe para assinarem a declaração? Ou é independente de valor?
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Maio 2019 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eles fazem de tudo pra complicar e nos vencer pelo cansaço e constrangimento...

• Responder
  • Maryane
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio de Janeiro
    Maryane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que vou pesquisar mais sobre isso. Aqui na minha cidade dizem que é um salário mínimo. Imagine gastar quase mil reais pra casar no cartório?! Smiley ups

• Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Maio 2019 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Moramos em Jandira, e aqui a taxa é R$ 442,00.. sim, eu acho um absurdo.. liguei no cartório pra ter mais informações, e realmente foi pedido a carteira de trabalho, e me adiantaram que a gratuidade é para apenas quem tem renda conjunta inferior a 2 salários mínimos... ou seja, vc realmente tem que se lascar ate pra casar rs.. Acho que será um pouco complicado conseguirmos a gratuidade, mesmo pra nós esse valor ser apertado realmente.. Smiley ups

• Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como falei aí nos comentários tem cartório que é bem firme na exigência o que acontece é que a maioria tem condições de pagar mais quer esse beneficio ex imagina eu pedindo para ser gratuito e aí a moça pergunta onde vai ser a no buffet afrikan na hora ia falar não kkkkkk tem muito isso as pessoas do cartório me contaram várias
    • Responder
  • L
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É só você levar no cartório mais o mais indicado é na defensoria da entrada
    • Responder
  • R
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Lorena você poderia me informar se meu esposo sendo aposentado e eu desempregada temos esse direito, uma vez que podemos apresentar as carteiras de trabalho para comprovação.

• Responder
  • Adriana
    Noiva Novata outubro 2018 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!!! Espero que simm ... Bjos

• Responder
  • L
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é correto pois eles não podem impedir você de fazer até porque é por sua conta e risco suas afirmações cada cartório trabalha de uma forma tem uns que são privados são mais exigentes espero que dê tudo certo para você 😊
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Novata outubro 2018 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lorena, eu fui sábado tentar agendar mas como não estava com a carteira de Trabalho eles não quiseram agendar mesmo eu assinando o atestado de pobreza. Será que isso é correto?
    • Responder
  • L
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É realmente é direito nosso mais para quem realmente não tem como pagar como o cartório não pode e não faz essa exigência de comprovação de pobreza muitos utilizam esse diretório de forma indevida temos cartório e já vi muito isso.
    • Responder
  • D
    DENISE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde fui hoje no cartório, tive que levar a carteira de trabalho e holerite, olharam perguntaram se tenho carro e disse que sim ela me disse então não pode, minha noiva esta desempregada, será isso mesmo?

• Responder
  • T
    Noiva Constante Setembro 2018 Bahia
    Thay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fernandooo, me perdoe!! Só vi sua pergunta agora.
    Então... Sim! Não pagamos nada de custas para casar, apenas os emolumentos (segunda via das nossas certidões de nascimento). Como eu disse, esse é um direito nosso. Demorou um mês para ter a resposta e no dia da resposta eles disponibilizaram datas possíveis, acredita que casei no início do mês seguinte? A papelada ficou pronta em 23/03 e em 13/04 casamos. 😍👰🏻🤵🏽
    • Responder
  • F
    Noivo Novato Maio 2018 São Paulo
    Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa tarde Thay!

Gostaria de saber se vocês conseguiram o não pagamento da taxa?

Irei casar em Julho e pretendo ir ao cartório dia 12/05 para marcar, porém, liguei no cartório para saber o valor e acredite se quiser.. nos foi cobrado R$ 395,00 achei um absurdo!

Desde já obrigado!

• Responder
  • K
    Noiva Ativa Maio 2018 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde....

conseguiu?
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Abril 2018 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alem de todos os documentos necessarios me cobraram 189.00 de taxa pelo casamento gratuito.. Aff..Smiley angry
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Setembro 2018 Bahia
    Thay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde babys,

A lei é clara quando diz que esse é um direito nosso, também é clara quando fala que o cartório não tem o direto de nos cobrar documentos comprobatórios de carência. Costumo dizer que sou pobre na acepção jurídica do termo kkkkk, ou seja, para tantas custas, sempre serei pobre!!!

Nos casaremos em junho, irei amanhã marcar o civil, espero conseguir a bendita declaração. #Oremos.

• Responder
  • CAROLINE
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Rio de Janeiro
    CAROLINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Em Queimados aqui no Rio, fui ano passado ver estava 860 reais...

• Responder
  • T
    Noiva Novata Janeiro 2018 São Paulo
    TAIANNY ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa Tarde , fui ao cartorio do jaragua onde gostaria de assinar o atestado de pobreza , fui orientada a voltar durante a semana com carteira de trabalho e etc alguma sugestão?

• Responder
  • Jaqui
    Super Noiva Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Jaqui ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pior do que você pagar todas essas taxas, é você ter que ir ao cartório para obter informações, pois o mesmo não dar informações por telefone e o cartório no site enfim, essa ''burrocracia'' só existe para atrapalhar todo o processo.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas