Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Estefany
Noiva Esperta Janeiro 2017 São Paulo

Ninguém é obrigada a pagar a taxa do cartório para casar!!

Estefany, dia 22 de Setembro de 2016 às 10:28

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 61

Noivihas acho essa informação bem interessante para quem mora em locais onde as taxas de cartório são abusivas!! NINGUÉM É OBRIGADO A PAGAR GENTE, só fazer declaração de atestado de pobreza!!! Eu já disse que bem vou fazer no meu, porque o governo já rouba muito da gente, vou usar o que me é de...

Noivihas acho essa informação bem interessante para quem mora em locais onde as taxas de cartório são abusivas!! NINGUÉM É OBRIGADO A PAGAR GENTE, só fazer declaração de atestado de pobreza!!!

Eu já disse que bem vou fazer no meu, porque o governo já rouba muito da gente, vou usar o que me é de direito!

Segue Reportagem:

Um casamento no civil, em cartório, custa em torno de R$ 300,00 dependendo do estado da realização da cerimônia e, se houver a necessidade do deslocamento do juiz de paz para um outro local à escolha do casal, esse preço chega a triplicar. Mas você sabia que é possível casar de graça no Brasil? Pois é. Infelizmente, pouca gente tem conhecimento desse direito, que está previsto no Artigo 1.512 do Código Civil e é destinado a casais que não têm condições financeiras para bancar um casamento civil, mas mesmo assim desejam oficializar a união.

Casando no CivilPara o casamento gratuito, os noivos devem assinar uma “Declaração de Hipossuficiência”, popularmente conhecida como “Declaração de Pobreza”, no próprio cartório. Essa declaração não precisa ser um formulário ou ter formato padronizado, podendo inclusive ser manuscrito. Cabe ao casal apenas garantir que as informações são verdadeiras. Alguns cartórios podem oferecer um formulário impresso apenas para facilitar o procedimento. Lembre-se que o cartório não tem o direito de pedir nenhum comprovante de renda, carteira de trabalho, etc. ou submeter os noivos a qualquer outra burocracia ou constrangimento.

Segundo decisão do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, José Antonio de Paula Santos Neto (Processo ****-74.2010.2.00.0000, assinado em 26/04/2011), "Como o intuito da lei é o de facilitar ao máximo a obtenção da gratuidade, parece de melhor alvitre que nada mais se imponha além do já estabelecido no art. 1.512 do Código Civil: simples declaração de pobreza, sob as penas da lei, que poderá ser até manuscrita, sem forma especial." Portanto, se o cartório de registro civil que você procurou estiver oferecendo dificuldades para a realização do casamento civil gratuito, procure a Defensoria Pública ou faça uma denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça

61 Respostas

• N
    Noiva Novata Agosto 2019 São Paulo
    Neusa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Michelle por lei o cartório não pode pedir qualquer tipo de registro ou comprovante de renda para dar inicio a declaração de pobreza, e nem algo que lhes tragam constrangimento como afinalidade da lei é facilitar o casamento para todos, não deve em hipótese alguma exigir o comprovante de renda de ambos is noivos.
    • Responder
  • D
    São Paulo
    Daequison ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais eu e minha noiva temos uma renda de 3.200.00
    • Responder
  • Teresa
    Rio de Janeiro
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meninas, vi no site da ANOREG (Associação de Notarios e registradores do Brasil), a tabela de emolumentos para o Rio de Janeiro. Habilitação para casamente é 161,48 reais, registro casamento civil 43,00 reais, primeira certidao 43,00 e a observação É VEDADO QUALQUER COBRANÇA DE QUAISQUER OUTROS EMOLUMENTOS PELO ATO DA CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO CIVIL CONFORME ARTIGO 226 & 1 DA CF E ARTIGO 1512 DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO.

Ou seja essa cobrança é abusiva, sejam os noivos pobres ou não. Os declaradamente pobres não pagam as taxas mencionadas acima, mas os outros, só pagam essas mencionadas nos emolumentos.

Pode-se fazer queixa ao Juiz Corregedor do Cartório para que eles se expliquem. Seo casamento for celebrado no próprio cartório não tem mais o que cobrar. Caso tenha que deslocar o tabelião aí sim tem as outras taxas.

• Responder
  • Gisele
    Super Noiva outubro 2017 Paraná
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E no Brasil da corrupção todo mundo quer meter a mão, até os noivos.

• Responder
  • E
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Eslen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao é tão simples assim fazer o atestado de pobreza. Fui sábado dar a entrada no meu casamento, o casal tem que ganhar até dois salários mínimos, essa declaracao vai para juiz que analisará as informações. Caso não seja verídica além de multa da processo... E para quem acha que não pegam está enganada... na mnha cidade muito difícil alguém conseguir...
    • Responder
  • Léia
    Top das Noivas Setembro 2017 São Paulo
    Léia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também acho uma absurdo noivinha!! Ond eu moro a taxa é 417,00 até o fim desse ano, depoiis aumenta...

• Responder
  • N
    Noiva Curiosa Agosto 2017 Rio de Janeiro
    Noelma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui em Niterói a taxa está chegando a R$ 1075,75.

Um absurdo ao meu ver....

• Responder
  • Jacianne Brayner
    Noiva Master Março 2018 Minas Gerais
    Jacianne Brayner ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Utilidade pública. Mas cá entre nós, um desaforo isso de atestado de pobreza né? Podia somente não ter que pagar e pronto. Nem para oficializar uma união é gratuito gente. O governo rouba demais.
    • Responder
  • Bárbara
    Super Noiva Setembro 2017 Minas Gerais
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito importante isso.

• Responder
  • Mylla
    Noiva Ativa Abril 2017 São Paulo
    Mylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Puts estou revoltada aqui esta 392,00 nossa pra quem esta preste a casar e muita coisa, tanta coisa que tenho que pagar isso e revoltante

• Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Março 2017 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vamos recorrer a esta declaração tbm, começamos a ver sobre o cartório e descobrimos que além da taxa que eles cobram a igreja que vamos casar cobra outra taxa no valor de 460,00 para casamento com efeito civil. Que absurdo isso, tenho que pagar duas vezes a mesma coisa. Nem pensar! Vou pedir a gratuidade no cartório.

• Responder
  • Ester
    Noiva Ativa Julho 2024 Espírito Santo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um absurdo!
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Ativa Novembro 2016 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu paguei 140 em dinheiro e 612 eu pude passar no cartão. Infelizmente pegar esse atestado de pobreza é muito difícil e demorado aqui onde eu moro. Digo isso porque o primo do meu noivo casou assim. E como eu sei que meu noivo não tem paciência ele mesmo preferiu pagar. Esse é o Brasil em que vivemos!
    • Responder
  • Michelle
    Noiva Esperta Maio 2019 Rio de Janeiro
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui onde eu moro esta em media de R$700,00 e tbm pedem carteira de trabalho para atestar essa declaração.
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui no cartório da minha cidade para declarar eles pedem a carteira de trabalho para comprovar se os dois não estiverem trabalhando não pagam a taxa e as datas disponíveis são sempre de longa data.
    • Responder
  • Aline
    Noiva Novata Maio 2027 Espírito Santo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui onde moro, mesmo com essa declaração de pobreza, fomos informados que ainda sim teremos q pagar uma taxa, não lembro d q agora, mas daria em torno de 200,00 se não me engano. O casamento normal esta mais ou menos 500,00 600,00.
    • Responder
  • Aline
    Noiva Esperta Março 2018 Minas Gerais
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Informacao muito importante. Obrigada
    • Responder
  • Catherine
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Catherine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mas no caso de deslocamento. Do juiz ir ao evento, tem como diminuir o valor ? Eles cobram mais de 1000$.
    • Responder
  • Iara
    Noiva Ativa outubro 2016 São Paulo
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu paguei 430 reais :/ medo de não conseguir a data !!!!
    • Responder
  • Estefany
    Estefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sorte sua noivinha. Aqui onde moro é R$376,00 reais.

• Responder
  • Estefany
    Estefany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso aí noivinha é o correto! Como ele afirma na reportagem o cartório não tem o direito de pedir nenhum tipo de comprovante de renda !!

• Responder
  • Thaynara Milena
    Noiva Esperta Novembro 2016 Distrito Federal
    Thaynara Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha cidade a taxa é 150 kkk
    • Responder
  • Alessandra / Israeel
    Noiva Master Dezembro 2017 São Paulo
    Alessandra / Israeel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se eu optar por casar no civil rs' Farei isso aí , se posso fazer de graça pra qe vou pagar ?! Kkkkk
    • Responder
  • Lisiane
    Noiva VIP Setembro 2016 São Paulo
    Lisiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não paguei nenhuma taxa!

Questionei sobre a gratuidade e ela só nos perguntou se declaramos imposto de renda, respondemos que não e ela imprimiu o atestado de pobreza pra assinarmos. Não foi solicitado nenhum comprovante de renda.

• Responder
  • Paula
    Noiva Master Março 2054 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei a informação! De utilidade publica!!! Já acho os impostos que pagamos um absurdo, ta mais que certa!

• Responder
  • Paulla
    Super Noiva Abril 2027 Minas Gerais
    Paulla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otimoo isso viu, eu mesmo casei de graça. aqui na minha cidade tem acho que tem ainda né
    tipo uma vez por ano tem casamento de graça no civil!

• Responder
  • Aline Cavalcanti
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Aline Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Otimo debate nivinha obrigado pela ajuda Smiley smile

• Responder
  • Emanuele
    Noiva Constante Março 2018 Maranhão
    Emanuele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Arrasou noivinha.. nao sabia disso e mto obrigada pela informação. Vou fazer isso pq onde moro é um absurdo meus avós pagaram mais d 300 reais.
    • Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito Bom Estefany! A única coisa que o cartório que vou me casar está pedindo é o comprovante de residência atualizado.. Estou correndo atrás disso e espero que fique tudo bem!!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas