Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Camila
Noiva Principiante Setembro 2023 Espírito Santo

Noiva evangélica x Noivo católico

Camila, dia 22 de Fevereiro de 2018 às 20:48 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 56

Bem eu ainda não estou noiva, mas eu e meu namorado sempre falamos em nos casar depois de nos formarmos na faculdade, o que será daqui uns 4 ou 5 anos. Enfim, ele é o tipo de católico praticante, mas muito religioso mesmo. Eu não estou praticando no momento, porém fui criada na Presbiteriana, com tios presbíteros e diáconos da igreja, já fui sim muito praticante, mas hoje em dia nem tanto... Já fui várias vezes na missa com ele, aliás frequento a católica desde pequena também com minha mãe de consideração, mas nunca senti vontade em ser católica, sempre respeitei, sei algumas rezas de cor, de tanto ouvir. Nós decidimos ter essa conversa sobre quem vai ceder agora, porque se não acharmos uma forma de oficializar nossa união na presença de Deus, para que estamos continuando nosso namoro!?

Ele já deu a palavra dele que não abre mão de o casamento ser na católica, porém ele quer ainda mais, quer que eu seja católica, e isso para mim não dá.

Propus um casamento com padre e pastor, mas ele não aceita, ou é só padre ou não é nada.

A decisão está cabendo à mim, e eu estou com o coração na mão, por mais que eu ame ele, não quero ser hipócrita e me tornar uma católica que não acredita em muitas das doutrinas dessa religião .

56 Respostas

Última atividade por Larissa, dia 23 de Fevereiro de 2018 às 13:47
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então na realidade vcs dois estão com o coração fechado né, eu sentaria e conversaria com o noivo pq mesmo religião sendo pessoal, isso interfere e molda uma vida inteira.

• Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não vou entrar no tema "religião", pois com quatro páginas de respostas, acredito que você já tenha lido tudo o que precisa em diversos ângulos diferentes. Quero falar um pouquinho sobre ele estar fechado para a sua opção religiosa.

A atitude em si é o mais preocupante, pois um casamento é feito de escolhas em conjunto e de ceder um pouco até chegar num equilíbrio. Um relacionamento torna-se muito conturbado se um lado está 100% fechado para um determinado assunto (independente de qual seja), pois isso demonstra egoísmo e preocupação apenas consigo próprio, e não com o bem estar do outro. É difícil demais lidar com isso, pois o casal é formado de DUAS pessoas, e não de uma só. O que ele está fazendo com você pode ser um indício de um traço da personalidade dele, o que vai trazer dor de cabeça pra você em vários aspectos depois de casados, na criação dos filhos, etc.

A melhor coisa que você pode fazer é a ligação direta com o céu por meio da oração. Dobre seus joelhos, entre num propósito e peça a direção de Deus, que enxerga toda a situação de cima e vai te mostrar qual caminho você deve seguir. Por mais que a gente opine e opine, são questões ligadas à nossa visão de mundo, e Deus criou você, ninguém melhor que ele pra te guiar. E tenha força independente de qual seja a resposta de Deus: para lidar com o problema ou para terminar tudo.

• Responder
  • Taynnara
    Noiva Constante Maio 2018 Goiás
    Taynnara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha ele está jogando a responsabilidade toda pra você,se ele te ama ele vai te compreender,para uma união dar certo deve a ver renúncia de ambas as partes,ele não pode simplesmente falar pra você que não abre não,ele está te deixando em um jogo cruzado,pôs isso não é só religião,e sim a vida de vocês no futuro que estão em jogo,pense bem e converse com ele,felicidades 😘
    • Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu, primeiramente, pretendo conversar com o padre sozinha, já até procurei saber os horários de atendimento dele, quero ter uma base do que eu posso estar fazendo e passa isso para o meu namorado. Creio que uma conversa com um padre será bem mais imparcial do que com um pastor, sou evangélica e sei como os evangélicos podem ser bem mais intolerantes que os católicos.

• Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que tenho em mim muito desse sentimento de que vou estar fazendo algo errado, como eu disse à ele, não me sinto aberta a viver o catolicismo, talvez isso seja algo que eu tenha que ceder e experimentar, eu até entendo, mas parece que meu coração está tão fechado em relação à isso.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem sim. Ele sendo batizado vc consegue. Só q o bispo tem q assinar.
    • Responder
  • L
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noiva, essa questão é bem delicada, pois não influencia apenas no casamento, mas também na criação de filhos, transmissão de valores, etc. Isso precisa ser bem esclarecido antes do casamento, pois tal problema pode se tornar uma bola de neve gigante e até mesmo comprometer o relacionamento de vocês. Alguns dizem que isso não atrapalha, pode ate ser que não no começo, mas uma hora os conflitos baterão à porta e, até um resolver ceder, o caldo ja entornou. Meu noivo e eu somos evangélicos e decidimos frequentar a mesma igreja desde o namoro, pois sabemos que estar com alguém com os mesmo objetivos e pensamentos já é complicado, imagine alguém que possui concepções diferentes! Tenha absoluta certeza bride do que quer e se é realmente está disposta a passar por isso, pois é um caminho sem volta. Digo isso por ter.amigas que se casaram com pessoas de religiões diferentes e muitas vezes entraram em atrito por conta dessa questão. Que Deus te abençoe e te dê sabedoria e equilíbrio! ❤❤❤❤❤❤😘
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E complementando, eu aconselho você a repensar esse namoro. Pelo que vc mesma falou, não é só a celebração da cerimônia que está em jogo, e sim o respeito à sua religião, coisa que deve ter ao longo da vida de casada.
    • Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Abril 2017 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa é uma decisão difícil e não pode ser imposta. Não se pode obrigar alguém a ser de uma religião. Eu também fazia questão de um casamento evangélico, um esposo evangélico, filhos criados na religião evangélica: por isso escolhi um namorado que já fosse evangélico e pensasse semelhante. O que não daria era pra namorar alguém que não tivesse esses requisitos pra depois exigir.

Mas como vocês são de religiões diferentes, casa um vai ter que ceder um pouco no quesito religião.
    • Responder
  • Ana Tereza
    Super Noiva Maio 2020 Rio Grande do Norte
    Ana Tereza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Conversa com Deus! Ele vai te dá discernimento pra resolver tudo.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cresci em lar evangélico e fui praticante por muitos anos. Meu noivo católico e de família bem ativa na comunidade, imagina só né?

Dentro de mim, sempre quis conhecer melhor o catolicismo e hoje me converti a ela. Foi bem estranho no começo e pedi ajuda de Deus, parecia que eu tava fazendo algo errado (isso tudo por causa da educação e da maneira que fui criada). E tudo mudou, sou muito feliz na igreja católica, vamos receber o sacramento, fiz catequese e crisma, nossos filhos crescerão frequentando a igreja católica (ao invés de ficar nessa confusão de ser católico ou evangelico).

Isso é uma decisão que só cabe ao casal e os dois tem que abrir o coração.

• Responder
  • I
    Noiva Master Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já eu era católica e nunca gostei , ia por obrigação quando era criança . Meu noivo foi criado na igreja batista e quando nos conhecemos ele me convidou e fui algumas vezes e acabei me identificando e comecei a frequentar e agora sou membro da igreja batista .
    Eu te aconselho a conversar novamente com ele , não faça uma coisa obrigada porque vc não vai se sentir feliz com essa escolha . Se ele te ama , ele tem que ver um jeito para que ambos fiquem bem e felizes . Casamento é pra ser uma só vez na vida e espero que se entendam . E o que decidirem contem para nós em um novo debate , pq pode ter certeza que estaremos torcendo para que tudo se ajeite e vcs tenham uma nova solução !
    • Responder
  • Ariane
    Noiva Ativa outubro 2019 Rio de Janeiro
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou no mesmo dilema, meu noivo protestante e eu católica. Decidimos casar no sítio e respeitar as religiões. O casamento vai ser com um celebrante, eu até queria uma entrada para a imagem da sagrada família no casamento, mas ele n gosta. Então tudo Bem, seguiremos felizes
    • Responder
  • Morgana
    Noiva VIP Novembro 2023 Paraná
    Morgana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Porque não sugere a ele a conversar com vocês dois junto com o Padre pra ver o que ele diz... aqui na minha paroquia os padres conversam bastante com os noivos e convencem eles a fazer a cerimonia concelebrada pastor e padre juntos... mas seu noivo só vai aceitar se o próprio padre falar pra ele que tudo bem.... é a melhor solução por hora antes de você tomar uma decisão...
    • Responder
  • Osmaisa
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Osmaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem sim , o meu noivo por exemplo não irá se batizar , só fará o curso de noivos pq é obrigatório para casar .
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! E não se desespere com isso. Você não é a primeira e nem a última a passar por isso. Não acredito que religião seja um empecilho tão grande a ponto de afundar a relação. A relação se afunda quando não há amor de verdade. Aí as pessoas ficam procurando mil desculpas pra amenizar a culpa do fim do amor. Se religiões iguais fossem o pilar de um relacionamento, não haveriam tantos divórcios no mundo.
    Pessoas são muito mais que um status religioso.

Onde existir amor, respeito, compaixão, Deus estará lá.

• Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada ! Vou dar uma olhada nisso, vou ver se converso com o padre até antes mesmo de eu conversar com o Lucas Smiley smile

• Responder
  • Joice
    Noiva Constante Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Joice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha. Eu sei como isso é difícil e o quanto criticam.. "Case-se com uma pessoa que professe da mesma fé que você".. Eu sou cristã e acredito que se ele prefere te forçar a casar sendo católica sem VC querer, isso não é amor. Por exemplo, eu e meu noivo somos evangélicos, houve momento de fraqueza na fé, mas nos nunca nos obrigados à nada q não queríamos fazer. Eu acredito sim que é melhor casar-se com alguém que professe da mesma fé que VC, pq noivinha.. A resposta está nisso aí.. Ele é católico praticante, quer que VC seja tbm, VC não quer.. Nisso aí já não há uma forma de comum acordo.. Se ao menos houvesse respeito por decisões de ambos, mas sem isso é mesmo difícil.
    Quer uma dica de amiga em Cristo? Dá uma olhadinha nas palestras do pastor Cláudio Duarte à respeito de religiões de casais. Não sou contra católicos, longe de mim, respeito à todos, mas seja qual for a religião noivinha, têm q ter comum acordo entre o casal, caso contrário das duas uma, ou você vai viver fazendo do jeito dele sem ser da forma que VC sempre quis, ou até mesmo casados ele vai querer tudo do jeito dele.
    Bom tudo q eu disse, são conselhos de pastores e do meu pai que tbm já foi católico praticante como seu namorado.
    Bom.. Espero ter ajudado.. Beijinhos.. Fica com Deus.. Ah.. Não se esqueça, se for verdadeiro, e dá vontade de Deus, tudo noivinha, Tudo se encaixará de forma linda, que nem VC entenderá como aconteceu. Somente ore, entregue tudo nas mãos de Deus. Eu vou orar por vocês. 🤗
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Agosto 2018 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sabe..quando conheci meu noivo ele se dizia católico, mas ia em outras coisas tb! Eu sou evangélica e jamais iria impor a ele que teria que mudar de religião...então orei a Deus e pedi ajuda, pois eu ia terminar...para mim em primeiro lugar Deus!
    resumindo...hj ele é evangélico batizado é muito temente a Deus!
    Então se tem dúvidas...ore e a resposta virá!!
    • Responder
  • S
    Noiva Curiosa Julho 2018 Minas Gerais
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Existe a possibilidade do casamento ecumênico. A cerimônia é realizada com o padre e o pastor ao mesmo tempo. Isso deve ser colocado para o padre numa conversa com vocês dois. Agora vc tem que pensar no futuro, porque pelo que vejo, seu namorado não aceita muito a sua religião. Eu sou católica e meu noivo evangélico, mas ele não é praticante. Ele aceita super bem a minha religião, inclusive vai comigo as missas, e eu a dele. No meu caso, ele aceitou casar na igreja católica sem problema nenhum. Agora isso vai de cada casal, os dois tem que aceitar a religião um do outro e buscar entender isso.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa outubro 2019 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Onde a religião afasta, pensamentos desiguais, mas onde está Jesus! Se é de Deus “realmente” então deixe, ele vai mudar algum coração! Sou Cristã, e meu marido Tbm! Nunca me imaginei passar por isso! Mas ore para Deus 🙏🏻❤️
    • Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você pode se casar na igreja católica sem precisar se converter de fato. Isso se chama: casamento misto . É só fazer um pedido na igreja e aceitar os termos exigidos, um deles é criar os filhos na igreja católica.

Mas seu noivo tem que abrir a mente e aceitar que você não pensa como ele. Concordo com vc que não adianta ser hipócrita e fingir que acredita. Isso fará mal a você e te trará infelicidade.

Deus é um só! E Ele preza pelo amor e união entre todas as religiões
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bem pontuado!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Fran! Se tem acordo, se se respeitam então ok. Mas no caso não há isso. Não acho certo a pessoa "virar" algo que não acredita.

É o caso de uma seria conversa!
    • Responder
  • Renata
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha opinião noivinha, o amor nasce nas diferenças, e acho interessante que vocês aprendam um com o outro, na minha opinião, vocês poderiam casar um dia com o padre e no outro com o pastor, mesmo sabendo que as religiões não são muito favoráveis a isso, porque sou católica e sempre ouço na igreja que o ideal é que me case com católico, para poder viver a religião e ensinar os nossos filhos, mas na minha opinião, o amor não faz esse tipo de distinção, e nem Deus, porque sabemos que Deus é amor.
    • Responder
  • Rayssa
    Noiva Esperta Julho 2018 Goiás
    Rayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma boa, procura um padre q seja gente boa, ele vai te aconselhar bem melhor, digamos q somos TDS leigos, já um padre vai saber melhor o ué fazer. Mas é bem complicado mesmo, se para mim foi complicado pq meu noivo é agnóstico e eu sou católica, imagina para vc q é duas religioes diferentes.
    • Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Na hora da conversa nem pensei nessa possibilidade, mas depois me veio a ideia, estou até pensando em ir conversar com o padre, saber como funciona.

• Responder
  • Rayssa
    Noiva Esperta Julho 2018 Goiás
    Rayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha tem a possibilidade de fazer um casamento católico sem vc receber os outros sacramentos nem comunga apenas o sacramento do matrimônio, e aí ele recebe os outros, eu nunca vi um casamento assim mas minha mãe FL q já viu dois desse jeito, então é pq existe. Meu irmão e minha cunhada estão no mesmo, mas ela optou por casar na igreja católica, pq se meu irmão não for casado na igreja católica não vai pode receber a comunhão e nem servir na igreja.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Camila, eu acho que antes de resolver em que igreja e de que jeito irão casar, vocês precisam conversar e entender se ambos se aceitam em religiões diferentes. Percebi que você aceita ele ser católico, apesar de você não desejar ser católica. E ele?

Eu falo por mim, eu não aceitaria uma pessoa de religião diferente para casar, porque para mim é uma coisa muito forte e muito presente na minha vida, mas eu não pediria que alguém mudasse, comigo foi uma coisa natural do início de namoro, logo quando conheci eu já quis saber isso porque era importante pra mim, senão nem teria ido adiante... acho que para casar, não basta "amar", tem uma série de coisas que precisa ser comum:

- religião - é a mesma? se diferentes, ambos aceitam?

- filhos? os dois querem? quantos?

- morar na mesma cidade/país? um tem sonho de mudar de país, o outro aceita isso?

e por aí vai... por isso requer uma maturidade e entender se os caminhos NA VIDA são os mesmos e se dessa forma, caminharão juntos.

Conversem e cheguem a uma conclusão se é possível viver cada um em uma religião, um respeitando ao outro. E a partir daí é respeitar mesmo, não vale ficar tentando convencer a levar para o outro lado. Se ele faz questão de ter uma mulher católica e você jamais irá se tornar católica e ele não abrir mão disso de jeito nenhum, então vocês tem um problema.

Eu já passei por situação "semelhante" com um ex-namorado, onde cada um queria uma coisa na vida, era uma coisa muito forte que impactava muito na minha vida e na dele, ele queria A e eu queria B, e não havia nenhuma forma de um dos dois ceder, não era algo que dava para ceder, era algo que tornaria um dos lados extremamente infeliz, e então nós chegamos à conclusão que aquele era o fim. Eu sofri no momento, e depois percebi que foi a melhor coisa que me aconteceu porque de fato eu desejava ter alguém que andasse ao meu lado, com os mesmos objetivos e mesmos caminhos na vida.

Conversem e cheguem a essa conclusão: é possível? O amor é "maior" e a diferença será respeitada? Para sempre? Se sim, um dos dois ainda deverá ceder a cerimônia religiosa, mas isso é uma parte pequena, depois tem o dia a dia para o resto da vida, só conversando e entendendo os dois lados, não tem outro jeito... Smiley kiss

• Responder
  • Nayara
    Noiva Ativa Junho 2018 Goiás
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Independente da religião somos peca de um mesmo quebra cabeca: Jesus Cristo. Acima do amor que vocês sentem um pelo outro, vem o amor que devem ter a Deus. Ele quer alegria na união de cada filhos seus. Por mais que vocês casem ou na católica ou na evangélica já parou para pensar como vão criar seus filhos? Que estrutura familiar terão? Provavelmente em cima do muro. Um dua vão com o pai e outro com a mãe. Onde fica o exemplo de casal unido?
    Acho que vocês tem que pensar no futuro e deixar um pouco de lados as vontades humanas. Casamento por si so já é complicado. Sabemos que acaba tendo algumas brigas. E esse motivo de religiões diferentes sera um deles, e pode ser evitado. Você tem que ficar onde se sente bem. Onde sente a presença de Jesus.
    Coloquem os vossos corações na presença dele e confie que o melhor sera feito na vida de vocês. Aproveite essa oportunidade para firmar em alguma crença.
    Abraços. Estarei rezando por vocês.
    • Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas tem como eu me casar na católica sem ter que batizar , fazer primeira eucaristia, crisma, no caso o casamento ser realizado pelo padre, porém ser eu me tornar católica ?

• Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Até mesmo pensei em amanhã ir conversar com o Padre, conheço ele à anos, ver se tem alguma forma de o casamento ser na católica, mas sem precisar de eu fazer batismo, eucaristia...

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas