Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Camila
Noiva Principiante Setembro 2023 Espírito Santo

Noiva evangélica x Noivo católico

Camila, dia 22 de Fevereiro de 2018 às 20:48

Publicado em Fórum Antes do casamento 56

Bem eu ainda não estou noiva, mas eu e meu namorado sempre falamos em nos casar depois de nos formarmos na faculdade, o que será daqui uns 4 ou 5 anos. Enfim, ele é o tipo de católico praticante, mas muito religioso mesmo. Eu não estou praticando no momento, porém fui criada na Presbiteriana, com...

Bem eu ainda não estou noiva, mas eu e meu namorado sempre falamos em nos casar depois de nos formarmos na faculdade, o que será daqui uns 4 ou 5 anos. Enfim, ele é o tipo de católico praticante, mas muito religioso mesmo. Eu não estou praticando no momento, porém fui criada na Presbiteriana, com tios presbíteros e diáconos da igreja, já fui sim muito praticante, mas hoje em dia nem tanto... Já fui várias vezes na missa com ele, aliás frequento a católica desde pequena também com minha mãe de consideração, mas nunca senti vontade em ser católica, sempre respeitei, sei algumas rezas de cor, de tanto ouvir. Nós decidimos ter essa conversa sobre quem vai ceder agora, porque se não acharmos uma forma de oficializar nossa união na presença de Deus, para que estamos continuando nosso namoro!?

Ele já deu a palavra dele que não abre mão de o casamento ser na católica, porém ele quer ainda mais, quer que eu seja católica, e isso para mim não dá.

Propus um casamento com padre e pastor, mas ele não aceita, ou é só padre ou não é nada.

A decisão está cabendo à mim, e eu estou com o coração na mão, por mais que eu ame ele, não quero ser hipócrita e me tornar uma católica que não acredita em muitas das doutrinas dessa religião .

56 Respostas

• Rayane
    Super Noiva Julho 2020 Minas Gerais
    Rayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha pense muito bem nessa decisão que você deve tomar, pois julgo desigual não dar certo, sempre haverá um problema. Se ele diz que não abre mão você ou você muda de religião, ou você abre mão do seu parceiro. Isso deveria ser conversado desde o início, eu e meu noivo somos evangélicos e de congregações diferentes. Mas desde o início eu e ele conversamos porque cm o propósito do casamento e viver o resto das nossas vidas juntos exige que alguém abra mão, e eu abrir mão, irei congregar na igreja que ele participa. Essa decisão é difícil, mas você tem que ver oq será melhor para você, pois o seu parceiro já disse o que será melhor para ele.
    • Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O problema é que esta não é uma opção, tanto ele como eu queremos a benção de Deus, seja do padre ou do pastor, no caso dele só a do padre

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha. Sei bem cm é. Mas no meu caso eu sou católica e meu noivo é envagelico. No começo eu fui na igreja dele mas não me senti bem cm ele tb foi na minha e não concordou cm algumas coisas. Mas começamos a conversar e eu dei a idéia de chamarmos o padre e o pastor ,mas ele falou pra mim q aceitava ser na católica e não precisava do pastor , fiquei admirada,no domingo ele foi comigo fazer o curso de noivos. Oque ele deixou claro desde o começo q não iria se batizar e eu super concordei. Mas conversar noivinha,mostra pra ele q o amor de vcs tem q ser maior e q as duas religião segue o mam Deus.
    • Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No caso, não vou dizer que conheço as doutrinas da igreja católica 1o0%, mas como eu disse eu frequento desde pequena com a minha mãe de consideração, sei um pouco à respeito e ela também me tirou várias dúvidas ao longo dos anos... Sim, eu cresci ouvindo coisas da igreja católica, mas como eu disse conheço um pouco e respeito muito, já participei também de alguns eventos católicos como EAC e TLC, aprendi ainda mais sobre o catolicismo, enxerguei/conheci esse lado pentecostal do catolicismo que confesso se não tivesse me proposto a participar desses movimentos não conheceria ou mesmo não acreditaria que são da forma de são, pensaria sempre em missas monótonas... Mas o ponto em questão é que mesmo conhecendo um pouco o catolicismo eu não me sinto aberta a mudar a minha religião, a agregar dogmas...

• Responder
  • Karlla
    Noiva Constante Dezembro 2018 Espírito Santo
    Karlla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Siga seu coração amorzinho.
    Se pra você é algo que não quer desculpe mas seu namorado esta sendo egoísta. Ele deve respeitar você e suas escolhas tanto quanto vejo que você respeita ele.
    Ou vocês podem apenas casar no civil e fazer uma festa sem padre e sem pastor.
    • Responder
  • Natiele
    Noiva VIP Julho 2018 São Paulo
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Converse com ele depois de muitas orações, pois assim terá sentido em volta na conversa. Outra opção é casar com padre e pastor ou apenas civil
    • Responder
  • Osmaisa
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Osmaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha,
    Então, eu sou católica e meu noivo é evangélico , eu sou praticante , ele não. Conversamos sobre o meu sonho em casar na igreja católica , ele concordou e disse que não se importa nenhum pouco, porém ,minha sogra se incomodou, mas , estamos firmes e resolvimos a nós casar na igreja católica. Mas a sua situação é um tanto quanto delicada , alguém terá que ceder. Boa sorte,pois é um assunto delicado!
    beijos.
    • Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu respeito a religião dele, porém depois de vários comentários entendi que o ponto é ele ter a necessidade de ter uma família católica, isso que pretendo conversar com ele agora.

• Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu pretendo ter mais conversas com ele à respeito desse assunto, afinal se nos casarmos a cerimônia está longe, mas não podemos empurrar essa questão com a barriga até lá ... Porém o que eu percebi é que ele quer ter uma família católica, esse é o ponto a ser conversado, pois Deus é o mesmo em todas as igrejas, a fé é a mesma.

• Responder
  • Michelle
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha.
    Taí um assunto complicado. Eu sou católica e meu noivo é da congregação. E o segredo da nossa relação é o Respeito. Ele respeita eu ir na minha e eu respeito ele ir na dele e sempre tentamos ir na do outro de vez em quando. É muito complicado. Mas acima de tudo Deus é um só e Deus é amor. Se vocês se amam, Dsus está presente na vida de voces. Coloque em suas orações que seja feita a vontade de Deus, pois a vontade dele é melhor que a nossa. As vezes ambos vão seguir uma outra religião, não necessariamente nenhuma das duas.
    • Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada pelas palavras ! Como eu disse em outra resposta depois dos comentários estou me sentindo mais confiante em ter outra conversa.

• Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

A gente conversou poucas vezes, mas o que ele diz é que faz questão do casamento ser realizado por um padre e na igreja católica. A opinião de várias pessoas aqui estão me deixando mais confiante em relação à ter mais argumentos em uma próxima conversa, vou fazer isso e ver o que resolvemos.

• Responder
  • Leticia
    Noiva Constante Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em um casamento os dois devem ceder , você não deve seguir uma religião pq ele quer , nem ele seguir uma pq vc quer, cada pessoa deve seguir a religião que se sente melhor , pq no final o mesmo Deus da religião dele é o da sua , precisa ter respeitos entre ambos. Acho bem egoista da parte dele não querer o padre e o pastor , e acho mais absurdo ainda ele querer impor uma religião para vc. Seja firme em sua palavra e não siga uma religião por obrigação e seja mais firme ainda dizendo que respeita à vontade dele , mas que deseja tbm ser abençoada por um pastor.
    • Responder
  • T
    Top das Noivas Janeiro 2019 Santa Catarina
    Thayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por mais duras que possam parecer as palavras, é totalmente verdadeiro o que a nath escreveu..vc deve analisar..na propria biblia tem explicações sobre jugo desigual.

Meu noivo é catolico luterano e eu evangelica..mas ambos passamos a desfrutar da mesma fé..fui na catolica cm ele,e ele na evangelica que eu seguia..nao me adapto ao catolicismo, assim como vc nao concordo com alguns pontos, e ele começou a ver algumas coisas tbm, hj estamos vendo os cultos on line de uma igreja q pretendemos seguir na cidade dele q é onde irei morar apos casados..ele ja foi pessoalmente e vai qndo pode, já eu somente a distancia por enquanto,mas é essa fé e denominação que seguiremos, e ambos decidimos juntos, acho essa decisao mto importante para o casal, para o crescimento e partilha da mesma fé.

• Responder
  • Emmy
    Noiva Master Março 2018 Rio Grande do Sul
    Emmy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acredito que um relacionamento onde o outro está sendo "obrigado " a fazer parte de uma religião que não acredita ,não seja duradouto , essa é a minha opinião ,mas claro, você deve serviu o seu coração
    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esse negócio de julgo desigual sempre dá conflito noivinha, quando as religiões ou conceitos doutrinários não batem é bem complicado, mas não é justo ele afirmar que não abre mão como se só você devesse ceder. Tente jogar a ideia de que só será no civil então, já que ele quer que você aceite algo que não concorda, quem sabe isso não leve ele a refletir. E você pode conversar para não casar na igreja e casar em Buffet ou sítio algo assim e contratar um cerimonialista evitaria prolongar essa discussão.
    • Responder
  • Bianka
    Noiva Ativa Dezembro 2020 Ceará
    Bianka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha entendo vcs 2!! Ele é praticante e vc não... se fosse o inverso seria da mesma forma... e assim como vc é evangélica talvez vc cresceu ouvindo coisas da igreja católica e isso acaba te dando um certo receio... afinal vc cresceu ouvindo isso e é o que vc acredita e quando existe essa barreira não tem como mesmo... eu sou católica... uma.parte da minha família é evangélica e ja participei de várias coisas e sei como é... e tbm inclusive quando criança e hoje não mais... ja fiz parte de um movimento católico chamado RCC e na boa, não vejo muita diferença até pq esse movimento ele é meio pentecostal tbm... sai daquele universo "apenas missa", bom o que quero dizer tbm que não me vejo sendo evangélica, amo a minha santa igreja e ja participei como vc... mas sabe tudo bem vc não querer... a gente não ama aquilo que não conhece... da mesma forma que não me encontrei na evangélica pq eu era apenas uma criança quando eu ia... e de fato não conheço mto e conforme a minha crença não preciso mudar de religião pra encontrar Deus, porém, no seu caso, o que vc tem q observar é o que te prende... pq vc disse que não pratica... mas por mais que nos afastamos da igreja, seja ela qual for, levamos ensinamentos pra vida inteira! E vc têm os seus... por isso o indicado é não namorar com pessoas de outras religiões... que por mais que um venha a ceder, sempre vai ter aquele impasse... por isso, faz o seguinte, entra no teu quarto, busca tua bíblia e pede a Deus uma resposta... só Ele pode te dar... Deus abençoe vcs! E que se cumpra a vontade dEle...
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Setembro 2018 Paraná
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo com a Nathalia, o certo é vocês sentaram e conversarem, pq isso provavelmente não vai ser uma barra so agora, mas depois de casados e quando terem filhos tbm, assim como seu noivo, eu tbm sou Católica e faço mta questão de me casar com alguém com os mesmos princípios e crenças que eu, pra fazer dar certo agora e futuramente! Mas vocês dois vão ter que entrar num acordo, pq tbm concordo com você, sobre vc mudar sua religião pra uma que você nem acredita, não faz sentido nenhum, acho que pra sua vida!
    Pq eu particularmente considero minha religião minha vida!
    O melhor que tem a fazer é se sentarem e conversarem seriamente sobre como levarão isso, uma vez que pra ele é tão importante que vc mude de religião e pra vc é importante não ser desonesta frequentando algo que vc não crê!
    Boa sorte lindona, super beijo
    • Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu estou sem rumo, ele é uma pessoa maravilhosa em todos os sentidos, não sei se terminarmos eu irei encontrar alguém como ele novamente, mas o que nos faz divergir é a religião, não quero ser uma católica hipócrita, mas ao mesmo tempo não queria me separar dele.

• Responder
  • F
    Noiva Master outubro 2019 São Paulo
    Francielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com as palavras da Nath. Eu sou católica e meu noivo não ele, entramos num acordo vamos casar na chácara com o pastor e juiz de paz, e depois vamos fazer uma benção das alianças na igreja e isso foi a decisão tomada pelos dois. Se ele quer obrigar você a fazer isso está na hora mesmo de rever a consciência.
    • Responder
  • Camila
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente isso, ele quer uma família católica! E não sei se estou disposta a tanto, mas meu coração dói só de pensar que talvez nós teremos de terminar por uma coisa dessas.

• Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também bem acho que vcs tem que repensar a relação. Religião é coisa séria ou pelo menos deveria ser, já que muitos não dão valor. Mas o problema não é só esse. Ele não pode te impor nada, nem religião nem outras coisas. Se vc ceder agora a algo que não quer mais pra frente ele vai querer que vc ceda a outras. Pensa bem, Camila.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Camila isso é uma grande decisão. Pelo que você fala, pra ele viver a religião dele é algo seríssimo e ele tem em mente ter uma família católica.

Se ele está tão irredutível, acho que é hora de pensar na relação de vocês. Porque concordo com você que se converter a algo só pra agradar alguém, sem ser de coração é realmente hipocrisia.

Eu sou católica e inclusive terminei um namoro por ele ser evangélico, ainda que não praticante. Pra mim seria impensável levar adiante uma relação com alguém de outra religião, pois a minha religião é quem sou.

Acho que é hora de um exame de consciência de se vale a pena seguir com isso. Como eu sempre falo, casamento vai além do amor, é uma nova família, junção de crenças e, se um não quer ceder não vai funcionar.
    • Responder
  • Nathany
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Nathany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, o casamento é de vcs 2, não é só ele que tem que decidir, não adianta ele estar feliz, e vc não, no caso que vc falou de chamar o padre e o pastor, é a melhor opção, converse com ele a respeito, e diz como vc sente relação a isso
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas