Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giovanna
Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo

Noivas católicas - desabafo.

Giovanna, dia 1 de Junho de 2020 às 18:36 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 54

Olá noivinhas! Como estão os preparativos? Smiley ring

Sempre quis casar na igreja, porém o local da recepção que fechamos já havia espaço para cerimônia e decidimos que valia mais a pena fazer a cerimônia e festa no mesmo local, devido a locomoção, valores e etc.

Aqui na minha cidade (SBC-SP) o valor para casamento na igreja fica em média de 3 mil reais. Comecei a refletir muito sobre as taxas da igreja e o verdadeiro significado do sacramento do matrimônio... Vi alguns debates na comunidade de noivas que desistiram de realizar a cerimônia devido toda burocracia e taxas...

Uma das minhas ideias seria comemorar o matrimônio em outra data, numa capela bem intimista. Pois sei que para a igreja católica o casamento só é válido no templo. Então fiquei na dúvida se havia necessidade de realizar outra cerimônia, ir atrás de vestido etc... Mas pensando com meus pais (que me criaram na igreja, fiz batismo, comunhão e crisma) entendemos que onde há amor e fé, há Deus.

Além disso, minha família e família do noivo são muito diferenciadas em questão de religião, então achamos que o melhor seria contratar um celebrante.

Como vocês decidiram realizar a cerimônia de vocês?




54 Respostas

Última atividade por Giovanna, dia 2 de Junho de 2020 às 10:34
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já deu tudo certo 🥰
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2021 Rio de Janeiro
    Noiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Estou muito ansiosa!
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que lindeza... Tenho certeza que será muito especial e cheio de significado ♥️
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oooow igreja linda!


    Eu tb prefiro as menores, até pq só tive 100 convidados e eles iriam ficar espalhados dando a impressão de igreja vazia e eu gosto de casa cheia e quente ❤
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Lili! E senso sincera, gostonmais da igreja que voce casou kkk sou bem clean. Mas a outra é linda! A que eu irei casar cobra 1000 reais e ainda tem uma tachinha porque o padre será um amigo da família e não o paroco, mas não ligo. Pago com gosto.


    É essa aqui:
    Noivas católicas - desabafo. 1
    Noivas católicas - desabafo. 2
    Noivas católicas - desabafo. 3
    Nem vou decorar nem nada porque já é linda e pra mim o sacramento que tem que tá em evidência!
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2021 Rio de Janeiro
    Noiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo já moramos juntos, porém achamos super importante a benção na igreja e a nossa vai ser lá por mais que saibamos que economizaríamos muito mais com a taça da igreja, a decoração que no salão é inclusa, o carro para levar, enfim... TB tenho um carinho pelo lugar... Minha mãe casou lá, meu batizado e a renovação de votos deles foi lá e ainda sou devota da santa que dá o nome a paróquia.
    • Responder
  • E
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraíba
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eita kkkkk 😅
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que comentarii naravilhoso. Concordo em absolutamente tudoooo.



    Aqui na minha cidade a igreja mais linda e antiga da região cobra o total de 0 centavos pra realizar o sacramento do matrimônio, ela só realiza os comunitários. É essa igreja aqui; Noivas católicas - desabafo. 4

    Como ela só realiza cerimônias nas sextas feiras, eu casei em outra (cerimônia privada) e gastei 250 reais (taxa igreja + esportula do padre) e 30 reais pra atualizar minha certidão de batismo. Ou seja, gastei 280 reais apenas. Casei nessa igreja aqui (linda tb);Noivas católicas - desabafo. 5


    Achei muito edificante seu comentário e resolvi compartilhar minha experiência pra mostrar q pesquisando, podemos encontrar o q estamos procurando dentro da nossa igreja.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Lá! Vi várias noivinhas falando isso... Sobre os custos que vão aparecendo e no final acabam optando por um celebrante! Eu te entendo, de verdade! Infelizmente não são todas as igrejas que nos sentimos acolhidas e compartilham nossos pensamentos. Estou esperando a pandemia passar pra buscar uma capela ou algo bem simples para termos nosso sacramento. Mas independente disso, sei que nossos casamentos serão lindos e Deus estará presente ♥️
    • Responder
  • Laís
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Gio,

    Aqui aconteceu o seguinte: somos muitos católicos, até demais, porém não concordamos com inúmeras coisas impostas pela igreja, e ai já viu né...

    Meu noivo e eu somos catequistas e queríamos casar na nossa comunidade, maaaas, nós não nos sentimos bem ali, o ego das pessoas que cuidam da Igreja é maior, e optamos por mudar de paróquia, mudar dizimo e casar sem a taxa.

    sim, aqui dá pra fazer isso.

    ou dava, pq pra mim não deu.

    Mudamos o dizimo pra outra paroquia, pra casar na igreja da comunidade e enfim, quando fomos fechar, tivemos que pagar a tal da taxa.

    ai medimos o que era mais conveniente, casaríamos em um local aonde teriamos que andar mais um tanto pra chegar na recepção... já que teriamos que pagar a taxa, escolhemos uma igreja maior que já possuía um local de recepção ao lado.

    é uma burocracia total e agora descobrimos que temos que pagar a taxa do padre que não está inclusa.....

    se tivessemos pensado melhor, teríamos pego um celebrante, já que nem os votos poderemos ler na Igreja Smiley cry

    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Lili, obrigada pela sua opinião! Também acho um casamento intimista especial e concordo com a questão do sacramento. É muito importante pra mim! Devido a pandemia está muito difícil de buscar... Mas assim que passar vou atrás disso! Obrigada pelo carinho! Felicidades 😘
    • Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q essa é uma questão muito particular de cada casal. Entendi o q vc quis dizer e respeito de mais sua opinião, sério 💓


    Eu sou católica e, graças a Deus, meu marido tb. Sendo assim, eu nao passei por isso q vc está passando. Mesmo assim vou falar minha opinião.

    Eu, euzinha, acho fundamental receber o sacramento do matrimonio na igreja antes de ir morar junto. Se por um acaso eu tivesse na sua pele (eu até consigo me colocar um pouquinho no seu lugar pq vi q vc é de família católica praticante tb) eu faria isso q vc citou no debate (casaria em uma capela em um dia diferente ao da festa).

    Eu sinceramente acho lindo essa cerimônia intimista e acho muito especial. Talvez até mais especial do q um casamento gigante com milhares de pessoas q as vezes estão ali na igreja mas nem entendem o significado. Sabe?

    Já pensou em casar em uma cerimônia comunitária? O custo é zero.

    Desejo toda sorte do mundo a vcs. ❣
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Será tudo lindo, dentro do que cada um acredita e com a bênção de Deus!
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Nat, concordo com as suas colocações... Fui criada na igreja, mas meu noivo não é catolico, ele é cristão e por mim casaria na igreja. Optamos por realizar a cerimônia no local da festa, mas concordo com você que o sacramento é o mais importante na igreja católica. Com certeza, nossos casamentos serão lindos e Deus estará presente! Felicidades 😘
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém!!! ♥️♥️♥️
    • Responder
  • N
    Super Noiva outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Giovanna se o sacramento é importante, vocês podem casar na sacristia ou mesmo durante a missa. Sem pompa, sem vestido, sem decoração. Inclusive vocês podem pedir isenção na Igreja já que não vai estar com um horário separado pra vocês. O sacramento é o mesmo. Porém precisa fazer sentido pra vocês. Por ex: o casal tem que aceitar a indissolubilidade, tem que estar aberto a vida, isto é se comprometer a não usar contraceptivo, salvo os naturais, pra espaçar os filhos. Precisa se comprometer a educar os filhos na fé católica. Se vocês têm esse desejo, é uma opção. Se não, talvez um celebrante seja mais adequado.


    Eu entendo a frustração de muitas pessoas, mas a igreja tem custos. Sabe nos católicos não somos tão fiéis no dízimo como nossos irmãos protestantes. E isso encarece as coisas. Veja, se a igreja arrecadasse o suficiente pra cobrir as despesas, não seria necessária a taxa alta. Mas não é assim. Tem luz que é gasta a mais quando a igreja está exclusiva pra um casamento, tem os papéis (muitos alias ) que correm no processo, tem funcionário que recebe hora extra porque fica até mais tarde pra fechar. Então tem um custo que muitas vezes nos católicos negligenciamos. Olha eu trabalhei em igreja e tinha mês que era na tábua pra pagar as contas.
    Por aqui jamais abri mão da igreja e pagaria com gosto 3 mil reais tranquilamente. Porque pra mim é como devolver a Igreja tudo que ela tem me dado (e é pouco). E no meu caso nem decorar irei, pois além de linda, pra mim é o sacramento que tem que estar em evidência. No caso, festa nunca foi uma opção porque não queremos mesmo, não é prioridade. Mas se fosse, nos acordamos que iríamos cortar na festa pra pagar o que precisasse na Igreja.
    Mas isso somos nos, nossa realidade. Se não é a de vocês, um celebrante na festa e se for o caso o sacramento depois é o mais adequado. E sera lindo e especial com toda certeza ❤


    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ctz!
    Eh isso aí
    Amém amém amém Hahahaha conseguimos simEla tb n dificultou 😂👏🏻🙏🏻
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí Cá! Concordo plenamente... Deus é amor! Deus está em todas as coisas... Casamento é isso, união, família, amor... Então também acreditamos na presença e benção de Deus independente do local! Vai ser lindooo seu casamento no por do sol! E que bom que entraram em consenso com a sogra hahaha 😘
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui tb será um celebrante
    Fomos criados católicos mas nunca frequentamos
    Acreditamos que Deus é amor E onde o amor estiver ele estará E o que importa pra gt eh isso Sabemos que Deus abençoou e vai abençoar sempreFora que queríamos um local com por do solQue eh o meu horario favorito do dia e que me traz uma paz e sensação que tudo fica bem sabe?Minha sogra até tentou que fosse na igreja Mas convencemos e deixamos a igreja que ela queria pro batizado dos netos hehehehe
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu te entendo! Metade da minha família praticamente iria sente na festa então acabamos optando em economizar e casar no mesmo local da festa, que é muito lindo por sinal! Sem contar na facilidade da lomocao... Mas estou pensando na opção de ir num dia de manhã na capela e realizar o sacramento!
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou com essa dúvida, sempre sonhei em casar na igreja católica, porém fiquei pensando no custo e na facilidade para os convidados não terem que se locomover , afinal acabam optando em ir só na festa.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi noivinha! Concordo com vc... Pensarei bastante antes de decidir 🥰
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A família do meu noivo é bem tranquila, o desconfortável é a minha família mesmo kkkk alguns são católicos, outros não podem pisar na igreja... Então optamos pela cerimônia no local da festa tbm
    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master outubro 2021 Rio Grande do Sul
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Noivinha,


    Meu local tem espaço para cerimônia, mas não abro mão de casar na igreja. Vou fazer a celebração na igreja, e depois vamos para a recepção. Usaremos o espaço de cerimônia para outra coisa.
    Eu escolhi assim, pq pra mim casamento é sacramento, e isso é o mais importante. Porém acho que cada pessoa sabe o que pesa mais.
    Se vc fica confortável em não casar na igreja, não faça, mas se isso te deixa incomoda de alguma forma, pense bem e pese todas as coisas para que não tenha arrependimentos.
    😘
    • Responder
  • E
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraíba
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tbm sou católica e frequento a igreja mas infelizmente não vou casar na igreja, pq a família do meu noivo e ele são evangélicos (por ele sem problemas masssssss a família 🙄) aí pra n ficar desconfortável pras famílias pesquisamos e nos apaixonamos pelo casamento ao ar livre.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou olhar! Obrigada de coração 😘😘
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico super feliz em ajudar com a experiência que tive. Eu amei a cerimonia dele, recomendo de olhos fechados!! Ele é fornecedor cadastrado aqui e super recomendado, olha só os comentários das noivas: https://www.casamentos.com.br/celebrante/rafael-spinelli-celebrante-de-casamentos-e-mestre-de-cerimonias--e167889 . Beijos!! Grande beijo

    • Responder
  • Karol
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraná
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amémmmmmmmm
    🙂🙂🙂🙂🙂
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai sim! Pra todas nós, eu creio 🥰
    • Responder
  • Karol
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraná
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Entendi, mas tudo vai dar certo.
    • Responder
  • Giovanna
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bacana! Realmente, aqui em SP tem que procurar bastante para fugir dos preços altos!
    • Responder
  • Karol
    Noiva VIP Dezembro 2022 Paraná
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A nossa será na igreja católica, não abrimos mão disso, mas aqui não escuto falar de taxas, ou se tem são bem acessíveis. Mas tbm as igrejas não são tão antigas, e ricas em detalhes, com.as de SP, talvez seja esse o.motivo das altas taxas.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas