Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Maria Alice
Noiva Novata Novembro 2026 São Paulo Estado

Noivas, o que vocês acham de fazer um manual dos convidados?

Maria Alice, dia 21 de outubro de 2025 às 21:34 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 15
Guardado
Vi vários relatos de noivas que tiveram problemas em relação a vestimenta inadequada ou o "ataque" à mesas de doces.

Por isso pensei em criar um manual com regrinhas de etiqueta básica para os desavisados (por mais que filtre sempre tem um).
O que vocês acham?

Vale a pena!

73%

47 votos

Não adianta nada!

27%

17 votos

15 Respostas

Última atividade por Sara Torquato, dia 24 de Novembro de 2025 às 18:50
  • Sara Torquato
    Noiva Curiosa Novembro 2026 São Paulo Estado
    Sara Torquato ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou fazer,mas estou procurando uma forma delicafa de escrever,para não ficar algo muito arrogante.

Com estou optando pelo Dress Code vou aproveitar e incluir um manual.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho isso completamente deselegante.

• Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Maio 2026 São Paulo Estado
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho brega e deselegante kkkk gente sem noção vai ser sem noção com ou sem manual! Tem muitas coisas mais relevantes pra se preocupar do que isso, ninguém apaga a beleza da noiva! Em relação ao ataque à mesa, acho mais comum acontecer por crianças e aí vai do papel dos pais e da cerimonialista em barrar.
    • Responder
  • Maria Alice
    Maria Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa... Que ódio kkkk

Eu falei pra minha cerimonialista barrar da festa. Antes a pessoa passar raiva do que eu.
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Votei no "não adianta", porque gente sem noção é sem noção com ou sem manual. Até pode colocar no site do casamento, mas deixar o manual anexado ao convite pode soar arrogante, como se fosse uma "festa da firma" onde todo mundo tem que se portar de tal modo como se não tivessem bom senso ou educação. Entendo que queira evitar transtornos com uns dois ou três, mas todos os convidados terão que receber algo assim?
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Agosto 2026 Minas Gerais
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu irei fazer e mandar no WhatsApp, porque ontem eu fui no casamento e vi 3 mulheres de vestido branco, eu fiquei muito chateada pela a noiva
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Constante outubro 2025 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que seria bem legal
    • Responder
  • Lima
    Noiva Esperta Julho 2025 Ceará
    Lima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tem gente sem noção, é arriscado ir de branco ...então na dúvida é melhor nao arriscar.
    • Responder
  • Maria Alice
    Maria Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Além da roupa, o que mais acham relevante colocar no site / convite? (Fora as informações como horário, Claro kkk)
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se você acha necessário fazer, faça. Eu não fiz, não achei algo necessário. Sobre vestimentas deixei no site do casamento
    E com assessor/cerimonialista no dia, ele da conta dessas coisas no dia sobre a mesa

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A ideia é boa, vale a pena fazer com que as pessoas tenham coerência, saibam respeitar os horários kkkkk, boa sorte.

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com ctza... casamento é uma celebração não e escola para ter um monte de regras... e tb tem isso de a pessoa conhecer os seus convidados... se vc convida pessoas mais simples, é pq essas pessoas sao importante... então tem q ser flexivel e entender q estes não vao ter condições de comparecer com vestimenta de entrega do oscar

• Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é verdade! Teve uma pessoa aqui na comunidade que colocou tanta coisa no manual que ficou mais do que deselegante, ficou sem noção. É preciso também entender o público, claro que não queremos ngm de qualquer jeito, mas será que a pessoa não tinha só aquilo? É todo um conjunto a se analisar. Tenho uma amiga que casou e alguns parentes eram muito humildes, então ela sugeriu, mas não podia obrigar.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, honestamente eu acho q não adianta nada e dependendo da forma q foi escrito pode ficar até indelicado com os convidados q tem educação e bom senso...o que vc pode fazer e no site sugerir o dress code e no dia do casamento, como a Pamella sugeriu pedir pra sua assessoria vigiar a mesa de doces... mas em relação a esse ultimo, tome cuidado tb para evitar exageros... eu fui em um casamento q a equipe de assessoria ficou que nem leão de chácara na mesa de doces e so deixava os convidados comerem na hora que fossem embora...resultado, no dia seguinte eu fui na casa da mãe do noivo (era da minha familia) e tinha sobrado muita, muita coisa... então, na minha opinião, o ideal e a partir de um horário liberar a mesa de doces e deixar pessoal comer... ( no meu casamento eu comprei doces em quantidade para repor, então, eu deixei a mesa livre o tempo todo)

• Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu irei apenas informar a vestimenta no convite, graças a Deus no dia tenho assessoria, então eles não permitem que ngm ataque a mesa de doces.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas