Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

L
Noivo Novato Dezembro 2023 Rio de Janeiro

Noivo em apuros! Me ajudem!

Lucas, dia 28 de Setembro de 2023 às 10:22 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 22

Sou noivo e estou passando por uma situação muito delicada.


Estou noivo há 1 ano e 3 meses, num relacionamento de, agora, 5 anos. Já temos a casa pronta, reformada, quase tudo comprado, faltando poucas coisas.


O grande impasse vem agora: ela gosta de festas, eu corro até do meu aniversário. Não gosto. Estávamos para casar agora em dezembro mas ela quer cerimônia com festa e eu quero só cartório. É quem eu sou. Eu não me vejo participando de algo assim. No geral, acho que os homens são assim. Casamento para mim é a vida a dois, é o que vem depois e não uma festa. Para ela é importante mas para mim, não.


Podem dizer que se eu a amar, eu vou querer realizar o sonho dela. Mas isso vale até eu sendo infeliz? Eu vou estar infeliz lá na frente. Não é o ambiente que eu quero estar. Não gosto. Sou tímido. Tenho vergonha.


Isso já deu muita briga. A mãe dela até me bloqueou no WhatsApp porque ela que estava correndo atrás de organizar tudo e eu dei logo uma dura dizendo que não queria.


Minha noiva já até falou que não vai mais casar em dezembro. Quer adiar.


Estou a ponto de perder o relacionamento por conta disso.


Minha visão disso tudo é que se ela adiar ou terminar, a festa é mais importante que a vida a dois. Mais importante do que eu. Ela quer se casar com a festa/cerimônia e não com o noivo.


Qual o sentido de tanto desgaste para viver a dois?


Me ajudem.

22 Respostas

Última atividade por Taline, dia 2 de outubro de 2023 às 01:12
  • Taline
    Noiva Constante outubro 2023 Bahia
    Taline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amigo, eu entendi seu lado. Mas você precisa precisa entender que homens e mulheres pensam de forma diferente. Desde de criança somos incentivadas a casar, e ter festa sim.
    Se ela gosta muito e vc não gosta nada, eu indicaria fazerem uma pequena. Ela não terá a festa de 200 convidados que ela sonhou e vc não terá uma "casamento" sem festa que você sonhou.
    Essa é uma nova etapa na vida de vocês dois. Nada mais justo que comemorar ao lado de quem vocês amam. Juntar todos para celebrar o amor!
    • Responder
  • Melyssa Pinheiro Lopes
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Melyssa Pinheiro Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por que ela pode abrir mão da festa e você não pode abrir mão da sua introversão?

    Parece uma falsa equivalência, mas não é. A gente sempre acha mais fácil ver o outro ceder, mas casamento não pode ser assim.

    Sei que pelo meu noivo a gente faria um jantar no play, mas ele não casou sozinho, tem outra pessoa na equação. Fazer o que não gosta, ou apenas o que não prefere, faz parte da vida adulta, e resolver desse jeito que você tá tentando, é no mínimo do mínimo infantil demais, não condiz com a maturidade.

    Tentem chegar em um acordo, pq quando um só cede, o desgaste é certo.

    Uma festa menor resolveria? Talvez um mini wedding com menos convidados e uma cerimônia mais curta?

    Pense em uma maneira de resolver que não seja apenas benéfica pra ti. Casamento são 2, não esqueça disso. Do contrário, melhor nem casar mesmo!

    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Novata Setembro 2024 Santa Catarina
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo não é chegado em festas e foge ate do aniversário, se fosse por ele seria nós dois, sem gastos e seria isso. O meu sonho desde pequena e por ver minhas primas casando, sempre tive vontade de viver esse momento. Então optamos por uma festa de no maximo 120 convidados, apenas as pessoas que realmente fizeram parte dos 5 anos que estamos juntos até o momento (incluindo familia e amigos). Festas podem ser um grande sacrificio, e você pode não ver sentido em gastar tanto dinheiro por algo que va durar apenas algumas e realmente nao tem.
    Você esta preocupado com o seu lado da historia, e o dela? Não vale a pena o seu sacrifício? Casamento e relacionamentos no geral são uma via de mão dupla, cada um tem que ceder um pouco e fazer sacrificios um pelo outro.
    Eu acharia valido uma conversa para chegar em um meio termo. Se vocês tem certeza que querem viver ao lado um do outro todos os dias, vale apena cada sacrificio
    • Responder
  • Karinati
    Super Noiva Março 2024 Santa Catarina
    Karinati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sempre quis um cerimonia de casamento, vestir vestido de noiva, mas festa nunca foi minha vontade, por mim seria so um bolo com champagne pros pais e pronto, meu sonho estaria concluído. Porém meu noivo fez mta questao de ter uma festa completa, com buffet e banda... um gasto gigantesco, q eu nao acho necessário, mas estou feliz por ele ter esse momento que ele quer, entao aceitei.
    • Responder
  • Isabelly
    Noiva Constante Abril 2024 São Paulo Estado
    Isabelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lucas, eu nem ia comentar nesse post pois já falaram minha opinião um pouco, mas queria complementar! Eu tenho quase 1 ano e 3 meses de namoro agora, e resolvemos casar aos 20 anos, sem eu estar grávida ou qualquer coisa do tipo com 8 meses de namoro e eu sempre tive a plena certeza que meu noivo é o homem certo para mim, porém nesses 7 meses que resolvemos casar tivemos MUITAS discussões, palavras de má fé e até mesmo índices de término e justamente por estarmos estressados com tudo isso de gastos, responsabilidade, nossos serviços, academia, nossas famílias, a reforma de onde vamos morar e com isso chegamos a conclusão que os mudávamos e evoluíamos ou simplesmente não tínhamos motivos para casar! O casal é composto por 2 pessoas, e independentemente de tudo será sempre 2 pessoas diferentes em algo e isso uma hora ou outra irá vir a tona! Você mesmo na verdade já respondeu sua pergunta que fez no final. Leia novamente o que escreveu aqui e pense daqui 10 anos, como irão estar se tiverem a festa, e também se não tiverem. Creio eu que não mudará nada de você ceder uma coisa tão especial a ela. Se fosse algo repetitivo, seria diferente mas não é e além de tudo vocês estão desgastando o relacionamento de vocês. Conversem, chorem, se beijem, se abracem e vejam se o amor de vocês vale acabar assim. Quando todos falam “ a conversa é a chave de tudo “ eles até tem razão mas tem que ser a conversa com o coração frio e mente aberta, conversar raciocinando apenas o lado de um não irá resolver! Boa sorte e que dê tudo certo a vocês!
    • Responder
  • João
    Super Noivo Setembro 2023 São Paulo Estado
    João ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Opaa! Como noivo que curte festa demaais (tô fora das tuas estatísticas aí), acho que o questionamento que você fez tem que ser respondido por você mesmo: Cara, "qual o sentido de tanto desgaste para viver a dois?"


    Vão ter uma vida toda de acordos e eles começam desde agora. Se em mais de um ano de noivado não deu pra perceber isso, tá tarde, mas dá pra buscar resolver ainda. Casamento é sim sobre a vida a dois, e há um abismo enorme entre ser egoísta numa relação e ceder por amor.
    Se a sua forma de passar por datas importantes é fugindo das comemorações, a forma da tua noiva passar é celebrar. Poxa, não dá pra conversarem e chegar num meio termo? O que não rola é você não ceder e achar que quem tá errada é ela.
    • Responder
  • Nathália
    Super Noiva Novembro 2023 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lucas,
    Como já falaram aqui, conversa com ela e achem um meio termo.
    Meu noivo também não queria festa, mas expliquei pra ele que era importante, não pela festa em si, mas pelo que iríamos comemorar. Nem semrpe a nossa vontade vai prevalecer, mas é possível achar um meio termo. Aqui por exemplo eu queria fazer o ensaio do pré casamento e o meu noivo não quis, mas ele propôs de nós sairmos e fazermos umas fotos, alguns casais aqui já até fizeram assim e achei super válido.
    Então, vê a possibilidade de talvez um casamento mais intimista, acredito que possa se sentir melhor. Espero que resolvam essa questão 🙏
    • Responder
  • Mayara
    Super Noiva Abril 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinho, acho que vocês precisam realmente conversar, sempre deixei claro para o meu noivo que o casamento era um sonho pra mim, na cabeça dele isso nunca havia se passado, ele só queria casar no civil e morar junto, mas sempre deixei muito claro, falei que era um sonho pra mim, e que só aconteceria uma vez, ele era uma peça essencial para que esse sonho acontece-se, obviamente por ele ser o noivo, conversamos muito e ele aceitou e acendeu uma chama no coração dele de também querer casar e graças a Deus está dando tudo certo, mas infelizmente se ele não topasse, o nosso relacionamento iria pôr água a baixo, eu não conseguiria viver junto pensando que por causa dele eu não consegui realizar o meu sonho. Espero que você e sua noiva conversem e cheguem a uma decisão boa para ambos❤️🙏🏽
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Ativa Agosto 2025 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, na minha opinião, um casamento, vida a dois, é aprendermos a renunciar algumas coisas, acharmos um meio termo! Minha sugestão é: já que ela gosta de festa, faça uma! Mulheres crescem muitas vezes sonhando com esse momento. Vai além de ser apenas uma festa, mas sim uma realização de um sonho! Agora, pra que você tb fique feliz ou pelo menos mais confortável, sugira uma festa mais íntima, pra pessoas que realmente fazem parte da vida de vcs e que vcs gostariam de ter por perto nesse momento! Acredito que assim, vc ficaria mais confortável e menos inseguro de ficar no altar, que é um local de destaque. Outra sugestão seria fazer os votos só entre vcs dois, pois já resolveria o problema de falar algo em público que também pode trazer insegurança. Acho q da pra encontrar um meio termo nessa situação, vcs só precisam se entender e conseguir encontrar um meio termo entre vcs
    • Responder
  • Karina
    Noiva VIP outubro 2024 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo tb não curte muito festasasss e pensei no meio termo, algo mais intimista (dentro do que e possível porque minha família e grande). Eu feliz, ele feliz porque estou feliz e as concessões necessárias de uma vida a dois.
    • Responder
  • Carlos
    Noiva Ativa Março 2025 Minas Gerais
    Carlos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fala jovem !! Eu sou homem e tbm não gosto muito de festa não !! Mas esse dia é o mais importante para 90% das mulheres !! Faz do jeito dela , deixa ela escolher , gastar e aproveitar !!
    Casamento na vdd é isso , saber o que é importante para o seu parceiro e tentar atender!!
    Imagino que você faz várias coisas que vc gosta , pq não abrir mão de uma? Apenas nesse dia ? Tenta pensar como se estivesse no lugar dela !! Tmj ..abraço !!
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vc vai estar infeliz numa festa (que dura umas 4 horas) e por isso não quer, mas ela estando infeliz o resto da vida por ter casado só no cartório é o certo? Acho que casamento é ceder as vezes e se vc não ta disposto nem a ceder pelo sonho da sua noiva, não me admira q ela queira adiar, afinal é por ai que vc começa a conhecer com quem vai dividir a vida. Quantas coisas vc vai impor só a sua vontade sobre a dela? Essa está sendo só a primeira.

    E não, o homem não é assim, conheço vários que viveram o sonho do casamento com festa e amaram, vc é assim!

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lucas, entendo seu desconforto e sei como é difícil lidar com uma exposição nesse nível, mas assim, muitas vezes, o casamento é um sonho de muitos anos, desde a infância eu diria. Acho mais fácil você ir trabalhando esse desconforto que não vai durar muitas horas lá no dia do que a sua noiva lidar a vida inteira com o fato de não ter feito um casamento nem que tenha sido simples, mas do jeito que ela sonhou. Converse com ela e cheguem num ponto em comum, nem que seja um evento pra poucas pessoas, só os íntimos. Ficar nos extremos pode deixar os dois lados muito chateados e o relacionamento pode acabar por uma coisa "simples"
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se você trocar sua colocação "se ela adiar ou terminar, a festa é mais importante que a vida a dois. Mais importante do que eu. Ela quer se casar com a festa/cerimônia e não com o noivo." para a versão da sua noiva, poderia ficar assim: "se ele não consegue abrir mão de apenas 1 dia, algumas horas de festa para me apoiar em uma coisa importante, então a individualidade dele é mais importante do que eu. Ele quer se casar para satisfação pessoal e não para nosso bem estar conjunto." Não acha uma forma pesada e radical de olhar a situação?

    Ambos tem desejos individuais, limites e vontades que devem ter igual peso na balança do relacionamento. Você não gosta de festa e exposição, ela tem a celebração do casamento como um sonho. Vocês estão em lugares opostos nessa situação, se não conseguirem achar um ponto intermediário de equilíbrio, o que é apenas uma festa pode se tornar uma mágoa eterna ou então o término de uma relação de 5 anos.

    Sugiro que vocês trabalhem a flexibilidade (olhar a situação por vários ângulos), a empatia (se colocarem no lugar um do outro) e o diálogo honesto e cuidadoso (sem julgamentos e acusações, buscando ouvir com atenção e falar só depois de processar a emoção e elaborar o pensamento, sem ferir ou acusar o outro). Sem essas virtudes, a decisão com certeza terá um desfecho ruim para vocês dois.

    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha, relacionamentos são feitos de concessões recíprocas... nem sempre o que é o sonho do outro e nosso sonho tb... e quando a gente ama o outro, entende q faz parte ceder pra ver o outro feliz, e vice versa...

    se vcs se amam de verdade este impasse não pode acabar com relacionamento de vcs... vcs precisam chegar em um denominador comum... avaliem a possibilidade de fazer uma festa intima talvez só a família, poucos convidados, assim, agrada a ela, e com menos pessoas vc fica menos tímido....

    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lucas, acredito que o princípio fundamental de todo relacionamento é a conversa. Sem diálogo não existe relacionamento nenhum, muito menos casamento, que é oferta e sacrifício diário, todos os dias os dois precisam ceder pelo bem do casal.

    Vocês já conversaram a fundo sobre isso? Uma festa não precisa ser uma festona de arromba, mas pode ser uma celebração íntima, para familiares poucos. Uma recepção em um restaurante, que tenha a cara de vocês, de modo que agrade os dois.

    Sem contar que uma festa dura só umas horinhas de um único dia, um casamento dura uma vida inteira e os traumas que você já vai causar na sua noiva com uma escolha "egoísta" podem durar uma vida inteira e acabar com o relacionamento construído até aqui. É preciso sim saber ceder e normalmente as mulheres sempre saem mais atingidas nisso. Então, sugiro que busquem terapia, busquem conversar sempre mais e entrar num consenso para marcar essa grande decisão de viverem juntos e se casarem. Casamento é sobre amor, dedicação e doação não sobre egoísmo, "vontade dele" ou "vontade dela", é sobre o que é bom e agradável pros dois

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Setembro 2024 Minas Gerais
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinho concordo com as meninas o melhor a se fazer e vocês dois sentarem e conversar sobre tudo que está acontecendo pois relacionamento é isso um entendendo o outro sempre não que seja sempre um infeliz mais sendo sempre entendido

    • Responder
  • Aline
    Noiva VIP Janeiro 2023 São Paulo Estado
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que eu acho que vocês realmente precisam é sentar e conversar como adultos. Do jeito que você expôs de qualquer modo um de vocês sairia machucado dessa história.
    Sente com ela e tente entender o que é importante pra ela!
    Por aqui o noivo também não era de festas, nunca tinha ido em balada na vida, e acabou embarcando no meu sonho. Na época eu disse que o que importava pra mim era a celebração (fosse uma super festa ou um almoço com os mais próximos). Acabamos optando pela festa e no dia do nosso casamento ele estava fervendo na pista com os amigos e família. Tente entender da sua noiva o que realmente importa pra ela, se ela não toparia fazer por exemplo um churrasco, uma ida a um restaurante com os familiares e amigos… a propósito existem até restaurantes que decoram e fazem um mini wedding como já disseram abaixo. O importante na vida a dois (e não só agora nessa decisão) é que vocês se entendam, saibam ceder e gerenciar os conflitos sem que machuquem um ao outro.
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Ativa Novembro 2024 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui, o sonho do meu marido era casar - com algo extremamente grandioso - e eu assim como vc, nunca tive esse sonho.


    Isso tbm gerou alguns pequenos conflitos por aqui, mas como as meninas disseram: o casamento é um acordo!
    Você conhece o Mini Wedding? Acho que é um caminho que vai agradar vocês dois pq é algo bem mais intimista, vocês podem fazer tudo mais tranquilo, personalizado…
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com a Gi, você está vendo só o seu lado mas já se perguntou que talvez isso seja importante pra ela?

    Casamento é sobre fazer acordos, negociar até chegar em um consenso que seja bom para os dois, é sobre não desprezar os sonhos do outro por mais bobos que possam parecer, sem isso não vai existir vida a dois, sempre um dos lados vai se sentir infeliz ou menosprezado.

    • Responder
  • Anny
    Noiva VIP Março 2024 Paraná
    Anny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordo com a Gizelle!

    É muito importante vocês conversarem, pois só assim irá se resolver.

    • Responder
  • Gizelle
    Noiva Ativa Maio 2024 São Paulo
    Gizelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, a festa de casamento pode ser um grande sonho para ela, isso não significa que ela não te ame ou que a vida a dois seja menos importante. Assim como para você é desconfortável fazer a festa, para ela não fazer uma celebração pode ser algo muito decepcionante. O melhor nesse caso é vocês conversarem com calma e tentarem chegar em um meio termo. Em um relacionamento, é essencial algumas vezes ambos abrirem mão de algo que julgam importante, para que possam segue construindo a relação a dois.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas